Bem-estar e Spas em Córdoba

Os banhos árabes de Córdoba são herdeiros de uma tradição que remonta à Idade Média. Aqui reuni tudo o que precisa de saber para desfrutar de uma experiência única.
Bem-estar e Spas em Córdoba

    Mais sobre: Bem-estar e Spas em Córdoba

    Embora haja realmente muito para ver e fazer em Córdoba, uma visita aos banhos árabes é uma daquelas coisas que não se pode perder. Local de lazer e convívio na cultura árabe da Idade Média, os banhos árabes ou Hammam são o antepassado longínquo das actuais termas. Neles, a água era responsável por unificar e acalmar. Para a cultura árabe, a água é o elemento mais importante, aquele que simboliza a pureza e a sabedoria, razão pela qual estes banhos eram utilizados como locais onde as pessoas conversavam e até filosofavam sobre o sentido da vida, enquanto a água a diferentes temperaturas era responsável pelo relaxamento do corpo.

    Atualmente, apenas dois banhos árabes continuam a ser utilizados, situados muito perto da Mesquita-Catedral e do Bairro Judeu. Foram encontrados restos de outros importantes hammams espalhados pela cidade, que foram restaurados e mantidos como museus, mas não são utilizados como banhos. A seguir, conto-lhe tudo o que precisa de saber para aproveitar ao máximo os banhos árabes de Córdova.

    1. Banhos árabes de Córdova

    Banhos árabes de Córdoba| ©Monica Duran
    Banhos árabes de Córdoba| ©Monica Duran

    Desfrute de uma experiência de relaxamento completo num dos banhos árabes mais tradicionais e encantadores da cidade de Córdoba. Localizados no coração do Bairro Judeu, os Banhos Árabes de Córdoba eram originalmente banhos romanos, construídos no século XV. Eram popularmente conhecidas como as Termas de Juan Mendez.

    Atualmente, os banhos árabes de Córdoba têm instalações modernas, construídas com muito bom gosto e mantendo o estilo árabe, para que possa desfrutar de uma experiência absolutamente relaxante e diferente. É o maior complexo de banhos árabes de Córdova e um dos mais importantes de Espanha.

    Para além das três piscinas com diferentes temperaturas (morna, quente e fria) e de uma sala de vapor, há massagens, tratamentos com pedras quentes e outros serviços que o deixarão a flutuar. Depois da sua sessão, irá para uma sala onde lhe será servido chá, enquanto uma música suave toca para um relaxamento total.

    Estes banhos árabes estão situados no Bairro Judeu, uma das zonas mais interessantes para visitar, onde cada canto tem o seu próprio encanto. Se és daqueles que gostam de caminhar, podes contratar um passeio a pé por Córdoba com experiência nos banhos árabes da cidade, para que possas desfrutar da cidade e de todo o relaxamento do spa mais tradicional e exclusivo.

    Informações úteis:

    • Onde estão situados: estão situados na Calle Almanzor, 18, La Judería, Córdoba. Situado no centro da cidade, muito perto das principais atracções, é fácil chegar a pé.
    • Horário de funcionamento: aberto de domingo a sexta-feira das 10h às 12h e aos sábados das 10h às 2h.

    Das 10h às 2h.

    • Preço: depende do serviço que contratar, mas os banhos começam em 24 euros por pessoa.

    Reserve já o seu passeio a pé em Córdoba com a experiência dos banhos árabes!

    2. Hammam Al Andalus Banhos Árabes

    Relaxe com um ritual de hammam| ©Sandra Vallaure
    Relaxe com um ritual de hammam| ©Sandra Vallaure

    Desfrute da experiência de se sentir como um Califa ou um Sultão neste hammam de primeira classe. Os banhos árabes Hammam Al Andalus são um dos banhos mais incríveis que pode visitar. Construído seguindo a antiga tradição dos banhos árabes da época do califado, aqui encontrará a paz e o relaxamento de que necessita.

    Situado a poucos metros da Mesquita-Catedral e dos tradicionais banhos árabes de La Pescadería, agora declarados de interesse cultural, este Hammam tem toda a experiência de piscinas com diferentes temperaturas (mornas, quentes e frias) e uma série de serviços de massagens, essências e ambientes que o farão sentir-se noutro mundo.

    Os banhos árabes Al Andalus são uma das melhores opções, não só na cidade de Córdoba, mas também em outras partes de Espanha, como Madrid, Palma, Granada ou Málaga. Oferecendo sempre a melhor experiência para que se sinta completamente relaxado.

    Ao entrar nos banhos árabes, pede-se aos visitantes que moderem o volume da sua voz, de modo a manter um ambiente calmo durante todo o tempo em que se encontra no interior. Sentirá as águas do Hammam a embalá-lo.

    Factos interessantes:

    • Onde estão situados: estão situados na Calle Corregidor Luis de la Cerda, 51, La Judería, Córdoba. Facilmente acessível a partir de qualquer ponto da cidade, uma vez que La Judería se encontra no centro histórico de Córdova.
    • Horário de funcionamento: aberto de segunda a domingo, das 10h às 24h.
    • Preço: depende do serviço contratado, mas os banhos começam em 35 euros por pessoa.

    O que é um banho árabe?

    Banho árabe| ©Tyler Fisher
    Banho árabe| ©Tyler Fisher

    É um spa ou uma espécie de templo? Não, os banhos árabes são um costume muito antigo, cujo objetivo era purificar o corpo, convidando-o a relaxar e a conversar, a falar e a socializar com outras pessoas. Tradicionalmente, o cuidado e a higiene do corpo eram um sinal de estatuto social e nem todos tinham acesso a este tipo de experiência, que era reservada aos mais selectos da classe dirigente árabe.

    Com o passar do tempo, e sobretudo após a chegada do cristianismo, estes locais foram transformados noutras coisas, alguns foram pousadas, tabernas, outros foram simplesmente enterrados. Atualmente, foi encontrado um grande número de ruínas de antigos banhos árabes, muitos deles em bom estado de conservação.

    Os banhos árabes de La Pescadería foram declarados Bem de Interesse Cultural em Espanha. Foram construídos no século X e restaurados nos séculos XIV e XV, mas com o tempo, depois de deixarem de ser utilizados, foram enterrados.

    As termas do Alcázar do Califado, situadas nas traseiras do Alcázar de los Reyes Cristianos, junto ao bairro judeu, foram descobertas por acaso no início do século XX. Agora podem ser visitados, pois foram transformados num museu. Recomendo-vos que visitem este lugar incrível, apesar de não poderem dar um mergulho, irão absorver toda a história do lugar.

    Algumas dicas para ter em conta quando visitar os banhos árabes em Córdoba

    Teto de um banho árabe| ©Jo Cas
    Teto de um banho árabe| ©Jo Cas
    • Relaxar: Os banhos árabes de Córdoba são, acima de tudo, uma experiência para os sentidos, por isso recomendo que relaxe, não é uma piscina convencional, aqui ninguém estará a observá-lo, mas todos se concentram no seu próprio bem-estar.
    • Usar um fato de banho: Parece um pouco óbvio, mas vale a pena lembrar. De qualquer forma, não se preocupe, nos dois hammams da cidade de Córdoba pode comprar um, caso se esqueça dele no quarto do hotel.
    • Hidrate-se: Lembre-se de se hidratar antes e depois de entrar no hammam. Beba água, chás de ervas, chá ou sumos. Lembre-se que na sala de vapor o seu corpo vai perder muito líquido, por isso deve ter boas reservas. Além disso, não há nada melhor para purificar o corpo e eliminar toxinas do que a água a circular para dentro e para fora do organismo.
    • Questões médicas: Deve aconselhar-se antes de entrar no hammam se sofrer de tensão arterial baixa, hipertensão ou se estiver grávida, pois as mudanças bruscas de temperatura podem afectá-la.
    • Deve tomarum duche antes de entrar no hammam: Embora possa parecer redundante, sim, deve tomar um duche antes de se banhar. Tenha em conta que a higiene e a limpeza das piscinas têm de ser mantidas, pelo que é essencial que entre na piscina previamente banhado.
    • Traga um roupão de banho ou um roupão de banho: Depois das mudanças de temperatura nas diferentes salas, provavelmente vai querer envolver-se no seu roupão de banho e tirar algum tempo para desfrutar de uma chávena de chá e de um momento de calma.

    Como escolher o melhor banho árabe em Córdoba?

    Dia do banho árabe| ©AER
    Dia do banho árabe| ©AER

    Atualmente, existem apenas dois banhos árabes em funcionamento na cidade de Córdova. Ambos são de alto nível e, portanto, altamente recomendados para uma experiência extremamente agradável. Os banhos árabes de Córdoba são banhos tradicionais, que foram reformados e modernizados para que possam ser utilizados novamente com sua função original. O local também tem um pequeno hotel, caso queira passar a noite.

    Os banhos árabes Hammam Al Andalus, por outro lado, são banhos modernos construídos à imagem e semelhança dos banhos tradicionais, com todo o bom gosto e qualidade de um centro de primeira classe.

    Ambos oferecem salas diferentes, para que o seu corpo possa experimentar a viagem da água, da purificação e da calma. Talvez o Hammam Al Andalus tenha alguns serviços extra, como massagens com espumas e óleos essenciais sobre pedras quentes, e uma estética mais requintada, mas devo dizer que ambos são excelentes para se entregar ao prazer e ao relaxamento.

    Avaliações de outros viajantes

    4.5
    · 513 Avaliações
  • A
    A.
    4
    (0 Avaliações)
    O banho termal antes da massagem foi um deleite para os nossos sentidos. As diferentes temperaturas das piscinas permitiram-nos relaxar e desconectar completamente.
  • A
    A.
    5
    (0 Avaliações)
    Guiaram-nos em todas as fases do hammam, certificando-se de que nos sentíamos confortáveis em todos os momentos.
  • H
    H.
    5
    (0 Avaliações)
    Os funcionários foram simpáticos e profissionais, fizeram-nos sentir bem-vindos e prestaram um serviço excecional.
  • R
    R.
    4
    (0 Avaliações)
    Sentimo-nos privilegiados por podermos mergulhar neste antigo ritual de purificação e de cuidados pessoais.
  • F
    F.
    4
    (0 Avaliações)
    O hammam em si era impressionante, com a sua arquitetura tradicional e belos azulejos.