10 coisas para ver e fazer em Córdoba no verão
Tem dúvidas sobre viajar para Córdoba no verão por causa do calor? Aqui está uma lista de actividades ideais para esta época do ano, para que possa tirar as suas dúvidas.
Esta cidade andaluza é conhecida pelas suas altas temperaturas, mas o que poucas pessoas mencionam é a grande variedade de coisas que se podem fazer durante o verão.
Praias, banhos árabes, surf, rafting, parques aquáticos, feiras e muito mais. Aproveita a tua visita com este kit de actividades imprescindíveis para te refrescares e aproveitares ao máximo o verão em Córdoba.
1. Refrescar-se nos banhos árabes de Córdova
Os banhos á rabes são a oportunidade perfeita para baixar a temperatura do corpo enquanto relaxa. E em Córdoba tem a oportunidade de desfrutar de uma sessão no Hammam Al Ándalus C órdoba que, situado no coração de Córdoba, é um reflexo da arquitetura árabe com os seus pátios e salas.
Nesta experiência poderá desfrutar de uma relaxante sessão de spa, com uma duração aproximada de 1 hora e 30 minutos, que inclui uma massagem com óleos aromáticos, de 15 ou 30 minutos à sua escolha, e um tratamento com pedras quentes, de 15 minutos, ideal para esfoliar o corpo.
Para além disso, poderá desfrutar de uma deliciosa chávena de chá tradicional, apreciar as diferentes salas termais e viver uma experiência revitalizante!
2. Venha ao Viana Palace
Na visita guiada ao Palácio de Viana entrará em nada menos que cinco séculos, 12 pátios e infinitas sensações, uma proposta ideal para o verão, já que este palácio contemporâneo é muito fresco. Está situado na Plaza de Don Gome e pode ser acedido através do autocarro turístico de Córdoba.
Este palácio imponente tem mais de 6.500 metros quadrados nos quais se concentram centenas de tradições e recordações, parte importante do património andaluz. Alberga também uma dezena de pátios e um jardim de 1200 metros, um espaço concebido para responder às necessidades dos seus habitantes, bem como às condições do meio envolvente.
No verão, uma das razões para visitar este palácio, para além da frescura, é a época dos Concertos dos Sentidos. No Patio de las Columnas há um rico programa de concertos que se renova anualmente para o público, por isso faça deste palácio parte do seu roteiro de viagem. Para além de ser um monumento andaluz, é um museu onde cada canto conta uma história!
3. Refugiar-se do calor na Mesquita-Catedral
Conhecida atualmente como a Catedral da Assunção de Nossa Senhora, é a terceira maior mesquita do mundo, apenas atrás da Mesquita de Meca, e da Mesquita Azul, uma das 10 maiores mesquitas de Istambul.
A Torre da Mesquita, obra de Hernán Ruiz III, é considerada a linha do horizonte de Córdoba graças aos seus 55 metros de altura que mantêm o templo fresco para os milhões de visitantes que ali se reúnem. Esta é a principal razão para a visitar nesta altura do ano. Além disso, no dia 15 de agosto celebra-se a festa da Assunção da Virgem Maria, padroeira da Grande Mesquita de Córdoba.
A visita a este lugar é imprescindível quando se trata de Córdoba, e o verão é a época ideal pela temperatura quente que se faz sentir no seu interior. Os arcos duplos, o seu impressionante mihrab, a passagem pela cultura muçulmana e cristã, bem como a sua história que remonta a 786, levaram ao seu reconhecimento como Património Mundial em 1984. Há muito para descobrir neste espaço sagrado, um dos monumentos mais visitados de Espanha. Recomendo que marque a sua visita à Mesquita para não perder nenhum pormenor.
4. Baixar a temperatura no Jardim Botânico
O jardim botânico de Córdoba é um paraíso natural que oferece o refúgio perfeito para uma tarde de verão. Durante a sua visita a este espaço espetacular, percorrerá 7,5 hectares de terrenos paisagísticos de grande beleza.
O arboreto representa uma floresta natural, passando por diferentes estufas, a escola agrícola e o jardim de rosas, onde encontrará todo o tipo de jardins diferentes. Para além disso, existe um museu com informação sobre diferentes tipos de flora, um bosque de pedra, um centro de cultura de plantas, uma escola agrícola e, claro, um Pátio Cordobés.
O Museu Hidráulico integra o Molino de Martos com informação sobre a história através da cultura, gestão da água e tradição no uso de plantas na rota do moinho. Este é um lugar para relaxar e entrar em contacto com a natureza e pode ser visitado a partir de 3 €. Está situado na Avenida Linneo, a 800 metros do Alcázar. De facto, os visitantes costumam vir depois da visita guiada ao Alcázar.
5. Celebrar o dia da Virgen del Carmen
No verão também há espaço para as festas cristãs e todos os anos, a 16 de julho, os carmelitas participam na procissão para venerar a Virgem.
É um momento importante na tradição cristã. Crentes ou não, a energia é contagiante e convida toda a aldeia a participar no evento e a viver um dia inesquecível. Quer esteja na Mesquita-Catedral ou em qualquer outra igreja da cidade, junte-se a esta celebração litúrgica.
6. Aproveite os eventos das Noites de verão de Córdova
Durante o verão, as noites são agitadas em Córdova: festivais de teatro, concertos, festas e tablaos por todo o lado. Vamos lá! Vamos à vida nocturna!
Consulte o calendário de eventos e lembre-se que Córdova é um dos berços do flamenco e pode reservar o seu bilhete para um espetáculo de flamenco.
Por outro lado, não se esqueça do tradicional cinema de verão. Também conhecido como cinema à luz da lua, são projecções que se realizam em todo o centro histórico para apresentar o melhor da temporada e com preços de caridade a partir de 3,5 €. Nos quatro locais montados para o evento, as pipocas são trocadas por petiscos. Este é um evento familiar perfeito para adicionar à lista de coisas para ver e fazer em Córdoba com crianças no verão.
- Cine Delicias, Calle de los Frailes, 10.
- Cinema Coliseo San Andrés, na Calle Fernán Pérez de Oliva, 6.
- Cinema Olimpia, na rua Zarco.
- Cinema Fuenseca, na Plaza de la Fuenseca.
7. Leve a sua família aos melhores parques aquáticos de Córdoba
Vale a pena mencionar que quase todos os hotéis em Córdoba têm piscinas. No entanto, o Parque Aquático Aqu asierra e as piscinas Assuan oferecem muito mais do que um simples mergulho numa piscina.
Aquasierra
No Aquasierra encontrará 12 atracções e uma piscina para crianças - não se esqueça de levar os mais pequenos consigo - este parque é difícil de resistir no verão. Para os mais audazes, há o escorrega Kamikaze ou a língua do dragão. Outras atracções são mais calmas, como o rio aventura, os seus caracóis ou os seus espaços como a piscina do lago.
A sua maior vantagem é a vasta gama de serviços disponíveis: pode almoçar no seu restaurante ou trazer a sua própria comida e fazer um piquenique na zona de piqueniques. Não hesite em escolher pratos leves e típicos, como o salmorejo ou a paella, para que a digestão não seja demasiado pesada com o calor. E se quiser aprender a confeccioná-los, descobrir novas receitas ou aperfeiçoar a sua técnica, não hesite em reservar uma aula de culinária de paella e salmorejo, um plano ideal!
- Endereço. Carretera Córdoba, CO-3103, Km. 2, 5.
- Preço. A partir de 11 euros, consoante a altura do visitante.
- Transportes públicos. Pode-se chegar de autocarro, na linha de Córdova, em frente à estação de comboios, junto ao sítio arqueológico de Cercadilla.
Piscinas de Assuan
As Piscinas de Assuan são uma atração mais tradicional. Abriram as suas portas em 1975 como as maiores piscinas de Córdova. O seu serviço é igualmente encantador. A missão é passar um dia divertido com a família.
As instalações destacam-se pela amplitude das suas piscinas. São 18.000 metros quadrados de pura diversão e as instalações são modernizadas regularmente. Este é o local ideal para famílias com crianças pequenas. Os escorregas são para crianças e existe um parque infantil nas zonas verdes.
Assuan dispõe igualmente de um restaurante, de uma loja, de aluguer de redes, de flutuadores e o seu parque de estacionamento é gratuito.
- Endereço. Estrada de Córdoba a Villaviciosa, km. 9,8.
- Preço. A partir de 10 euros para adultos e 6,5 euros para crianças entre os 3 e os 12 anos.
- Transporte público. O autocarro Aucorsa número 76, que sai da Plaza de Colón de Las Jaras (em frente aos Jardines de la Merced, uma das paragens do autocarro turístico de Córdova), deixa-nos à entrada do parque.
8. Nadar nas praias de Córdova
Ao contrário das zonas costeiras, esta província tem as suas próprias praias interiores. Trata-se de três estâncias balneares que dependem das barragens ou dos pântanos onde se situam. É assim que as encontramos:
- Praia de La Colada. Está situada perto do rio Guadamatilla, em El Viso. Tem capacidade para 286 pessoas. É um lugar sereno. Depois do seu cocktail, sente-se ou dê um mergulho nas suas águas calmas.
- Praia La Breña II. Em Almodóvar, os banhistas podem desfrutar desta praia com capacidade para 100 pessoas. Oferece tantas actividades que é uma excelente alternativa às coisas para ver e fazer em Córdoba em 2 dias.
- Praia de Valdearenas. Situada na barragem de Iznájar, a maior barragem da Andaluzia, é muito popular na zona. Nas suas águas doces podem-se praticar vários desportos náuticos como o caiaque e a vela.
Para além dos desportos aquáticos para si, também é possível trazer os seus animais de estimação. Sim, existe aqui uma praia amiga dos cães. É uma diversão para toda a família. Descubra os detalhes.
Sabia que
La Playa Valdearenas será pioneira em energias renováveis na zona, depois de ter dois barcos turísticos electro-solares para ecoturismo.
9. Caiaque no rio Guadalquivir
Os passeios de caiaque ou caiaque são actividades que gritam o verão por todos os lados. A canoagem ou o caiaque no Guadalquivir é adequado tanto para principiantes como para remadores experientes nas águas calmas deste rio. De facto, é uma das melhores coisas para ver e fazer em Córdoba com crianças, pela diversão que oferece.
Durante o percurso, é possível ver a Ilha das Esculturas, os Sotos de la Albolafia e o troço entre a ponte de San Rafael e a Andaluzia. Também se tem a oportunidade de apreciar a Mesquita de Córdoba à distância. O passeio dura geralmente 2 horas e permite-lhe ver a cidade andaluza de uma perspetiva diferente.
As excursões partem frequentemente do cais do Jardim Botânico. Inscreva-se numa destas actividades de verão, disponíveis a partir de 30 euros.
10. Visitar as cascatas de Córdova
Quando o sol está a brilhar, há alguns lugares que oferecem águas cristalinas e sons relaxantes. É o caso das cascatas, essas correntes naturais de água que caem do cimo das montanhas. Na serra próxima encontrarás várias delas, como por exemplo:
Cachoeiras de Las Chorreras.
Encontram-se as cascatas de Las Chorreras em Zuheros quando se percorre o caminho do rio Bailón, no Parque Natural das Serras Subbéticas.
Seguindo o caminho até à aldeia de Zuheros, podemos desfrutar de duas cascatas e de um curioso rio, bem como de vistas panorâmicas sobre a paisagem. A melhor maneira de lá chegar é de carro pela N-432. A viagem de uma hora é muito bonita e a recompensa vale bem a pena.
As cascatas de La Gargantilla
Nestas cascatas pode mergulhar no riacho Gargantilla, visitar uma gruta e seguir o caminho das árvores petrificadas na Serra de Tejeda, entre Pozoblanco e Villaharta.
Chegar às cascatas de La Gargantilla aproximando-se da sua homónima, a Cascada de La Gargantilla.
- Como chegar: tal como o seu antecessor nesta lista, pela N-432. Neste caso, o tempo é menor, apenas 45 minutos.
As Termas de Poppea, a Fonte do Elefante e o Arroio Bejarano
O passeio começa com a visita a uma fonte de água do século X, conhecida como a Fonte do Elefante, que recorda o esplendor do Califado de Córdova. É de salientar que este é o percurso ideal para os principiantes. O percurso circular oferece um grau de dificuldade baixo.
Caminhar por Santa María de Trassierra é uma experiência tão encantadora como refrescante no meio de uma paisagem de 10. Ao longo do trilho encontraremos várias cascatas e piscinas até chegarmos à ribeira de Bejarano para um bom banho. Não se esqueça de apreciar a beleza do Arroyo Molino, um ponto de passagem obrigatório para os visitantes da zona.
Se quiser saber como é este trio mágico, veja este vídeo. Depois, é só arrumar a mochila e partir para Santa María de Trassierra. Se fores de carro particular, deves apanhar a estrada para Trassierra CO-3402. Também se pode chegar lá de transportes públicos com os autocarros de Córdoba. Demorará 35-37 minutos até à estação de La Virgencita, onde a fonte do elefante abrirá as portas para a sua excursão às Termas de Poppea.
Sabia que
As cascatas de La Gargantilla ganharam popularidade em 2008, quando o realizador Antonio Giménez Rico filmou o filme El libro de las aguas, uma adaptação do romance com o mesmo nome que recordava a beleza destas cascatas.
Como é o clima em Córdoba no verão?
Como já viu, há muitos planos e actividades para ver e fazer em Córdoba, independentemente da época do ano. No entanto, durante os meses de junho, julho e agosto, as terras cordovesas atingem as temperaturas mais elevadas da Europa. A temperatura média durante estes meses é de 40°C, por isso leve roupa fresca e certifique-se de que se mantém hidratado.
E se estiver demasiado calor para reservar uma visita guiada a Córdoba quando chegar à cidade, lembre-se que pode explorar a cidade com conforto no autocarro City Sightseeing de Córdoba
.