Mais sobre: Excursões a partir de Gran Canaria
Uma das melhores coisas a fazer em Gran Canaria é uma excursão para descobrir todos os encantos naturais da ilha e dos seus arredores. Esta ilha canária está situada ao largo da costa noroeste de África e é conhecida pelas suas praias de águas cristalinas e areias brancas. No entanto, esta não é a sua única atração.
A partir de Gran Canaria é possível fazer diferentes excursões ao sul ou ao norte da ilha ou às ilhas vizinhas. Por todo o lado, encontrarás aldeias pitorescas, selva, parques naturais e muito mais. Cada canto esconde muita beleza e diversão. Escolha o plano que mais lhe convém e desfrute das suas férias. De que está à espera?
1. Excursão de Gran Canaria para Tenerife
Tenerife e Gran Canaria são ilhas muito próximas uma da outra. Se estiver na Gran Canaria, pode fazer uma viagem de um dia a Santa Cruz de Tenerife de ferry a partir de Agaete, na Gran Canaria. Estas excursões demoram normalmente cerca de 15 horas e custam, em média, 70 euros.
Estas excursões começam de manhã e partem normalmente da pequena cidade de Agaete, em Las Palmas. A partir daí, viaja-se cerca de 80 minutos até ao porto de Santa Cruz de Tenerife. Uma vez lá, pode fazer uma das melhores excursões em Tenerife.
O seu guia irá levá-lo pelas ruas e vielas de Santa Cruz para fazer algumas compras e depois visitar um restaurante ou café. Depois, passará por algumas das mais belas praias da ilha. Na próxima paragem, o seu guia levá-lo-á de autocarro até La Giganta de Santa Ursula, uma estátua de pedra com cerca de quatro metros de altura.
Seguindo este percurso, chegará a Villa de la Orotava, a mais bela aldeia do norte de Tenerife. O centro histórico desta vila foi declarado conjunto histórico-artístico. Poderá ver as igrejas e casas de arquitetura colonial, os Jardins Victoria, a Igreja de Nuestra Señora de la Concepción, entre outros. No final do passeio, regressará a Santa Cruz e depois viajará de ferry para Gran Canaria.
Detalhes interessantes
-
Preço: cerca de 70 euros.
-
Duração: aproximadamente 15 horas
-
Meios de transporte: ferry e autocarro.
-
Vantagens desta opção: poderá visitar vários dos sítios emblemáticos de Tenerife.
-
Desvantagens desta opção: o almoço ou o lanche não estão incluídos no passeio, apenas o transporte e o guia.
2. Excursão guiada de um dia à floresta tropical com degustação
O Bosque Tropical de Doramas ou Parque Rural de Doramas está situado no norte de Gran Canaria e com esta excursão poderá conhecê-lo em todo o seu esplendor. Deslumbre-se com as belas cascatas e piscinas naturais. Uma aventura como esta dura em média oito horas e custa aproximadamente 90 euros.
Estas excursões começam de manhã cedo. O autocarro vai buscá-lo ao seu hotel para se juntar ao grupo e levá-lo para a selva. Poderá ver todas as belas paisagens naturais enquanto se dirige para o Desfiladeiro de Azuaje. Nesta Reserva Natural Especial, verá encostas cheias de laurissilva, cascatas, Tilos de Moya que fazem parte da Floresta de Doramas e árvores da Era Terciária.
O seu guia ajudá-lo-á a percorrer todas estas paisagens naturais numa caminhada suave e tranquila. Poderá ainda visitar uma quinta e uma bodega para ver as árvores de fruto e as plantações de café. Aqui poderá provar estes frutos e tomar uma chávena de café das Canárias. Antes de terminar a excursão, o seu guia levá-lo-á a dar um mergulho nas piscinas naturais.
Detalhes interessantes
-
Preço: cerca de 90 euros.
-
Duração: aproximadamente 8 horas.
-
Meios de transporte: autocarro e passeio a pé.
-
Vantagens desta opção: poderá explorar a floresta tropical e interagir com a natureza.
-
Desvantagensdesta opção: deve estar preparado para uma longa caminhada na selva, por isso tenha cuidado no caminho para não cair e esteja atento ao percurso.
Dica de viajante
Quando for para a selva deve estar preparado com algumas coisas como protetor solar, roupa confortável, mackintosh e calças compridas. Embora este seja um trilho suave, é melhor tomar precauções. Pergunte ao seu guia quais os itens necessários para a sua excursão.
3. Viajar para Fuerteventura a partir de Gran Canaria
A partir de Gran Canaria também pode fazer uma viagem a Fuerteventura. Para lá chegar, tem de apanhar um ferry do porto de Las Palmas de Gran Canaria para Puerto de Rosario em Fuerteventura. O custo médio desta excursão é de pelo menos 90 euros e demora em média 15 horas. Note-se que a duração da viagem é de cerca de 4 horas.
Esta ilha foi declarada reserva da biosfera pela Unesco em 2009. À chegada, o seu guia levá-lo-á a explorar Corralejo, a zona mais turística da ilha. Aqui pode ir ao Parque Natural das Dunas de Corralejo, a principal atração de Fuerteventura, onde pode desfrutar de belas praias e visitar a aldeia vizinha.
Depois é tempo de visitar a aldeia de La Oliva. Aí encontrarás a igreja da Candelária e a Casa de los Coroneles, um antigo edifício senhorial. Também podem visitar o Ecomuseu de Alcogida, em Fuerteventura, onde poderão ver currais de animais com uma bela vegetação e um ambiente que evoca a vida do século XIX.
No final da visita, o guia levá-los-á de volta ao ponto de partida para apanhar o ferry de regresso a Gran Canaria. No entanto, pode decidir ficar aqui mais alguns dias ou regressar a casa. Dependendo do seu destino final, o preço da excursão será alterado.
Detalhes interessantes
-
Preço: cerca de 90 euros.
-
Duração: cerca de 15 horas
-
Meios de transporte: ferry e autocarro.
-
Vantagens desta opção: pode conhecer várias zonas verdes e atractivas de Fuerteventura.
-
Desvantagens destaopção: é uma viagem muito longa e é preciso ter a certeza se o seu guia o acompanhará ou não durante a visita à ilha.
4. Excursão pelo coração do vulcão e degustação de comida local
No centro geográfico de Gran Canaria, é possível fazer uma caminhada emblemática pelas formações vulcânicas da ilha. Esta excursão tem uma duração média de dez horas e custa aproximadamente 90 euros. Durante todo o percurso, será guiado por um especialista para descobrir ravinas, paredes rochosas e muito mais.
Este tipo de excursão começa muito cedo pela manhã. O seu guia dir-lhe-á onde se encontrar com o autocarro que o levará às Montanhas Sagradas de Gran Canaria. A primeira paragem será na aldeia de Moya para visitar a Casa-Museu do poeta Tomás Morales e conhecer a sua vida e obra. Em seguida, poderá ir ao miradouro da selva de Doramas.
Ao sair de lá, continuará a subir as montanhas de autocarro. No caminho, faremos outra paragem na cratera de pinheiros de Gáldar e no Montañón Negro. Mais adiante, encontra-se a aldeia de Artenara, de onde se pode desfrutar de belas vistas do Parque Rural Roque Nublo.
Aí teremos pelo menos uma hora para passear e almoçar num dos restaurantes locais. Por fim, passaremos pelas ruas empedradas da aldeia de Tejeda, onde provaremos os seus doces de amêndoa. No final do passeio, o guia levá-lo-á de volta ao ponto de partida.
Detalhes interessantes
-
Preço: aproximadamente 90 euros.
-
Duração: cerca de 10 horas.
-
Meios de transporte: autocarro e passeio a pé.
-
Vantagens desta opção: pode visitar várias aldeias e parques naturais de Gran Canaria.
-
Desvantagens desta opção: é uma excursão longa que levará várias horas, pelo que terá de fazer ajustes no seu itinerário de férias.
5. Excursão de Gran Canaria a Lanzarote
A viagem de Gran Canaria a Lanzarote pode demorar cerca de seis horas de ferry. Deve partir do cais de Las Palmas, na Gran Canaria, para Arrecife, a capital de Lanzarote. É melhor fazer o seu próprio itinerário de viagem, uma vez que normalmente não existe uma excursão pormenorizada entre as duas ilhas. O custo da viagem de ferry pode rondar os 50 euros ou mais.
Quando chegar a Lanzarote, pode explorar a cidade de Arrecife, começando pelo Charco de San Ginés. Por causa deste local, a cidade foi apelidada de "a Veneza do Atlântico". Nos arredores, há vários restaurantes e bares onde se pode entrar e comer o que se quiser com uma bela vista.
Outra paragem que recomendo é a Puente de las Bolas de piedras, onde se acedia ao Castillo de San Gabriel. Atualmente existe o Museu de História de Arrecife que podes visitar e aprender muito mais sobre a cidade.
Finalmente, e para terminar o dia, não é má ideia visitar a Playa del Reducto, uma praia urbana de águas calmas. Está localizada no centro da cidade e pode passar algum tempo aqui antes de apanhar o ferry de regresso a Gran Canaria. De notar que também se pode apanhar um voo para uma viagem mais rápida.
Detalhes interessantes
-
Preço: cerca de 50 euros.
-
Duração: aproximadamente 15 horas
-
Meio de transporte: ferry.
-
Vantagens desta opção: é uma excursão em que terá mais liberdade para decidir o seu itinerário, uma vez que viaja sem guia.
-
Desvantagens desta opção: é uma viagem muito longa e é melhor planear tudo muito bem, uma vez que não terá um guia profissional.
6. Passeio de carocha descapotável em Gran Canaria
Até agora, recomendei excursões em que os pontos altos são os sítios que vai ver. No entanto, esta excursão num VW Beetle descapotável também tem a ver com o meio de transporte. Esta é uma das dez melhores coisas para fazer em Gran Canaria por um custo de cerca de 75 euros e uma duração de pelo menos seis horas.
Para participar, você deve ir ao ponto de encontro indicado pelo seu guia. Aí ser-lhe-á indicado qual o carro que deve conduzir. No total, haverá pelo menos dez carros nesta aventura. As primeiras paragens serão em San Bartolomé de Tirajana e depois no Mirador El Guriete. Também continuaremos até Santa Lucía e Pico de las Nieves.
Outra paragem interessante neste passeio é uma visita à Finca Canarias Aloe Vera. Aqui poderá aprender um pouco sobre os benefícios desta planta e, se quiser, poderá levar uma amostra ou um produto consigo. A visita está incluída no preço da excursão.
Se viajar para a Gran Canaria durante os meses de inverno, como dezembro, algumas estradas podem estar fechadas. Por favor, note que esta rota é muito dependente do clima, por isso, verifique sempre com o seu guia e tome precauções.
Detalhes de interesse
- Preço: cerca de 75 euros.
- Duração: aproximadamente 6 horas.
- Meio de transporte: VW Beetle descapotável.
- Vantagens desta opção: para além de ver muitos lugares pitorescos de Gran Canaria, viverá uma aventura diferente num descapotável.
- Desvantagens desta opção: é necessário saber conduzir para poder seguir o percurso.
O que é que vou ver neste tipo de excursão?
O arquipélago das Canárias conta com sete ilhas muito pitorescas onde encontrará uma grande variedade de actividades recreativas relacionadas com a água e o mar, mas Gran Canaria é habitualmente o ponto de partida para muitas delas. Além de desfrutar das ilhas, também terá a oportunidade de visitar aldeias com casas muito bonitas e parques naturais.
Estará sempre em contacto com o mar, uma vez que muitas destas excursões são feitas de ferry ou de barco. Se fores viajar para uma ilha longe de Gran Canaria, então é recomendável viajar de avião. Assim, poderá observar a paisagem de cima.
Conselhos para uma excursão a partir de Gran Canaria
As excursões a partir da Gran Canaria demoram normalmente muito tempo. Quando se viaja para o interior, a experiência termina rapidamente, mas se for para outras ilhas, pode demorar mais de quatro horas. Por isso, é aconselhável pensar bem no seu itinerário e prever as horas.
Se quiser explorar uma ilha inteira, é melhor ficar lá pelo menos um dia antes de regressar a Gran Canaria. Desta forma, não perderá nenhum destino turístico.
Vamos comparar as opções
- Excursão ao Vale do Agaete a partir de Las Palmas
- Preço: aproximadamente 40 euros.
- Duração: cerca de 7 horas.
- Meios de transporte: autocarro e passeio a pé.
- Vantagens desta opção: inclui degustação de café e ficará a conhecer várias aldeias da Gran Canaria.
- Desvantagens desta opção: esta excursão não inclui almoço ou lanche durante o percurso.
- Excursão de Gran Canaria a Tenerife
- Preço: cerca de 70 euros.
- Duração: cerca de 15 horas
- Meios de transporte: ferry e autocarro.
- Vantagens desta opção: poderá visitar vários sítios emblemáticos de Tenerife.
- Desvantagens desta opção: o almoço ou o lanche não estão incluídos na excursão, apenas o transporte e o guia.
- Excursão guiada de um dia à floresta tropical com degustação.
- Preço: cerca de 90 euros.
- Duração: cerca de 8 horas.
- Meios de transporte: autocarro e passeio a pé.
- Vantagens desta opção: poderá explorar a floresta tropical e interagir com a natureza.
- Desvantagens desta opção: deve estar preparado para uma longa caminhada na floresta tropical, por isso tenha cuidado no caminho para não cair e esteja atento ao percurso.
- Viagem a Fuerteventura a partir de Gran Canaria
- Preço: cerca de 90 euros.
- Duração: cerca de 15 horas
- Meios de transporte: ferry e autocarro.
- Vantagens desta opção: pode conhecer várias zonas verdes e atractivas de Fuerteventura.
- Desvantagens desta opção: é uma viagem muito longa e é preciso ter a certeza se o seu guia o acompanhará ou não durante a visita à ilha.
- Excursão de Gran Canaria a Lanzarote
- Preço: cerca de 50 euros.
- Duração: cerca de 15 horas
- Meio de transporte: ferry.
- Vantagens desta opção: trata-se de uma excursão em que terá mais liberdade para decidir o seu itinerário, uma vez que viaja sem guia.
- Desvantagens desta opção: é uma viagem muito longa e é melhor planear tudo muito bem, uma vez que não terá um guia profissional.
- Passeio pelo coração do vulcão e degustação de comida local.
- Preço: cerca de 90 euros.
- Duração: cerca de 10 horas.
- Meios de transporte: autocarro e passeio a pé.
- Vantagens desta opção: pode visitar várias aldeias e parques naturais da Gran Canaria.
- Desvantagens desta opção: trata-se de uma excursão longa, que levará várias horas, pelo que terá de fazer ajustes no seu itinerário de férias.
- Excursão num Carocha descapotável em Gran Canaria
- Preço: cerca de 75 euros.
- Duração: cerca de 6 horas.
- Meio de transporte: VW Beetle descapotável.
- Vantagens desta opção: para além de ver muitos lugares pitorescos em Gran Canaria, viverá uma aventura diferente num descapotável.
- Desvantagens desta opção: é necessário saber conduzir para poder seguir o percurso.