Excursões a partir de Gran Canaria

Gostaria de descobrir toda a beleza natural e as aldeias escondidas nos arredores de Gran Canaria? Então convido-vos a fazer uma destas excursões para umas férias inesquecíveis.
Excursões a partir de Gran Canaria

Outras atividades populares em Gran Canária

Mais sobre: Excursões a partir de Gran Canaria

Uma das melhores coisas a fazer em Gran Canaria é uma excursão para descobrir todos os encantos naturais da ilha e dos seus arredores. Esta ilha canária está situada ao largo da costa noroeste de África e é conhecida pelas suas praias de águas cristalinas e areias brancas. No entanto, esta não é a sua única atração.

A partir de Gran Canaria é possível fazer diferentes excursões ao sul ou ao norte da ilha ou às ilhas vizinhas. Por todo o lado, encontrarás aldeias pitorescas, selva, parques naturais e muito mais. Cada canto esconde muita beleza e diversão. Escolha o plano que mais lhe convém e desfrute das suas férias. De que está à espera?

1. Excursão de Gran Canaria para Tenerife

Santa Cruz de Tenerife| ©Jaume Escofet
Santa Cruz de Tenerife| ©Jaume Escofet

Tenerife e Gran Canaria são ilhas muito próximas uma da outra. Se estiver na Gran Canaria, pode fazer uma viagem de um dia a Santa Cruz de Tenerife de ferry a partir de Agaete, na Gran Canaria. Estas excursões demoram normalmente cerca de 15 horas e custam, em média, 70 euros.

Estas excursões começam de manhã e partem normalmente da pequena cidade de Agaete, em Las Palmas. A partir daí, viaja-se cerca de 80 minutos até ao porto de Santa Cruz de Tenerife. Uma vez lá, pode fazer uma das melhores excursões em Tenerife.

O seu guia irá levá-lo pelas ruas e vielas de Santa Cruz para fazer algumas compras e depois visitar um restaurante ou café. Depois, passará por algumas das mais belas praias da ilha. Na próxima paragem, o seu guia levá-lo-á de autocarro até La Giganta de Santa Ursula, uma estátua de pedra com cerca de quatro metros de altura.

Seguindo este percurso, chegará a Villa de la Orotava, a mais bela aldeia do norte de Tenerife. O centro histórico desta vila foi declarado conjunto histórico-artístico. Poderá ver as igrejas e casas de arquitetura colonial, os Jardins Victoria, a Igreja de Nuestra Señora de la Concepción, entre outros. No final do passeio, regressará a Santa Cruz e depois viajará de ferry para Gran Canaria.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 70 euros.

  • Duração: aproximadamente 15 horas

  • Meios de transporte: ferry e autocarro.

  • Vantagens desta opção: poderá visitar vários dos sítios emblemáticos de Tenerife.

  • Desvantagens desta opção: o almoço ou o lanche não estão incluídos no passeio, apenas o transporte e o guia.

2. Excursão guiada de um dia à floresta tropical com degustação

Parque de floresta tropical de Doramas| ©Victor Dominguez Farias
Parque de floresta tropical de Doramas| ©Victor Dominguez Farias

O Bosque Tropical de Doramas ou Parque Rural de Doramas está situado no norte de Gran Canaria e com esta excursão poderá conhecê-lo em todo o seu esplendor. Deslumbre-se com as belas cascatas e piscinas naturais. Uma aventura como esta dura em média oito horas e custa aproximadamente 90 euros.

Estas excursões começam de manhã cedo. O autocarro vai buscá-lo ao seu hotel para se juntar ao grupo e levá-lo para a selva. Poderá ver todas as belas paisagens naturais enquanto se dirige para o Desfiladeiro de Azuaje. Nesta Reserva Natural Especial, verá encostas cheias de laurissilva, cascatas, Tilos de Moya que fazem parte da Floresta de Doramas e árvores da Era Terciária.

O seu guia ajudá-lo-á a percorrer todas estas paisagens naturais numa caminhada suave e tranquila. Poderá ainda visitar uma quinta e uma bodega para ver as árvores de fruto e as plantações de café. Aqui poderá provar estes frutos e tomar uma chávena de café das Canárias. Antes de terminar a excursão, o seu guia levá-lo-á a dar um mergulho nas piscinas naturais.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 90 euros.

  • Duração: aproximadamente 8 horas.

  • Meios de transporte: autocarro e passeio a pé.

  • Vantagens desta opção: poderá explorar a floresta tropical e interagir com a natureza.

  • Desvantagensdesta opção: deve estar preparado para uma longa caminhada na selva, por isso tenha cuidado no caminho para não cair e esteja atento ao percurso.

Dica de viajante
Quando for para a selva deve estar preparado com algumas coisas como protetor solar, roupa confortável, mackintosh e calças compridas. Embora este seja um trilho suave, é melhor tomar precauções. Pergunte ao seu guia quais os itens necessários para a sua excursão.

3. Viajar para Fuerteventura a partir de Gran Canaria

Fuerteventura| ©Alex Healing
Fuerteventura| ©Alex Healing

A partir de Gran Canaria também pode fazer uma viagem a Fuerteventura. Para lá chegar, tem de apanhar um ferry do porto de Las Palmas de Gran Canaria para Puerto de Rosario em Fuerteventura. O custo médio desta excursão é de pelo menos 90 euros e demora em média 15 horas. Note-se que a duração da viagem é de cerca de 4 horas.

Esta ilha foi declarada reserva da biosfera pela Unesco em 2009. À chegada, o seu guia levá-lo-á a explorar Corralejo, a zona mais turística da ilha. Aqui pode ir ao Parque Natural das Dunas de Corralejo, a principal atração de Fuerteventura, onde pode desfrutar de belas praias e visitar a aldeia vizinha.

Depois é tempo de visitar a aldeia de La Oliva. Aí encontrarás a igreja da Candelária e a Casa de los Coroneles, um antigo edifício senhorial. Também podem visitar o Ecomuseu de Alcogida, em Fuerteventura, onde poderão ver currais de animais com uma bela vegetação e um ambiente que evoca a vida do século XIX.

No final da visita, o guia levá-los-á de volta ao ponto de partida para apanhar o ferry de regresso a Gran Canaria. No entanto, pode decidir ficar aqui mais alguns dias ou regressar a casa. Dependendo do seu destino final, o preço da excursão será alterado.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 90 euros.

  • Duração: cerca de 15 horas

  • Meios de transporte: ferry e autocarro.

  • Vantagens desta opção: pode conhecer várias zonas verdes e atractivas de Fuerteventura.

  • Desvantagens destaopção: é uma viagem muito longa e é preciso ter a certeza se o seu guia o acompanhará ou não durante a visita à ilha.

4. Excursão pelo coração do vulcão e degustação de comida local

Cratera dos pinheiros de Gáldar| ©smir_001
Cratera dos pinheiros de Gáldar| ©smir_001

No centro geográfico de Gran Canaria, é possível fazer uma caminhada emblemática pelas formações vulcânicas da ilha. Esta excursão tem uma duração média de dez horas e custa aproximadamente 90 euros. Durante todo o percurso, será guiado por um especialista para descobrir ravinas, paredes rochosas e muito mais.

Este tipo de excursão começa muito cedo pela manhã. O seu guia dir-lhe-á onde se encontrar com o autocarro que o levará às Montanhas Sagradas de Gran Canaria. A primeira paragem será na aldeia de Moya para visitar a Casa-Museu do poeta Tomás Morales e conhecer a sua vida e obra. Em seguida, poderá ir ao miradouro da selva de Doramas.

Ao sair de lá, continuará a subir as montanhas de autocarro. No caminho, faremos outra paragem na cratera de pinheiros de Gáldar e no Montañón Negro. Mais adiante, encontra-se a aldeia de Artenara, de onde se pode desfrutar de belas vistas do Parque Rural Roque Nublo.

Aí teremos pelo menos uma hora para passear e almoçar num dos restaurantes locais. Por fim, passaremos pelas ruas empedradas da aldeia de Tejeda, onde provaremos os seus doces de amêndoa. No final do passeio, o guia levá-lo-á de volta ao ponto de partida.

Detalhes interessantes

  • Preço: aproximadamente 90 euros.

  • Duração: cerca de 10 horas.

  • Meios de transporte: autocarro e passeio a pé.

  • Vantagens desta opção: pode visitar várias aldeias e parques naturais de Gran Canaria.

  • Desvantagens desta opção: é uma excursão longa que levará várias horas, pelo que terá de fazer ajustes no seu itinerário de férias.

Reservar um dia inteiro para o vulcão Bandama, o centro e os picos altos de Gran Canaria e Roque Nublo

5. Excursão de Gran Canaria a Lanzarote

Tarde em Lanzarote| ©Antonio Vaccarini
Tarde em Lanzarote| ©Antonio Vaccarini

A viagem de Gran Canaria a Lanzarote pode demorar cerca de seis horas de ferry. Deve partir do cais de Las Palmas, na Gran Canaria, para Arrecife, a capital de Lanzarote. É melhor fazer o seu próprio itinerário de viagem, uma vez que normalmente não existe uma excursão pormenorizada entre as duas ilhas. O custo da viagem de ferry pode rondar os 50 euros ou mais.

Quando chegar a Lanzarote, pode explorar a cidade de Arrecife, começando pelo Charco de San Ginés. Por causa deste local, a cidade foi apelidada de "a Veneza do Atlântico". Nos arredores, há vários restaurantes e bares onde se pode entrar e comer o que se quiser com uma bela vista.

Outra paragem que recomendo é a Puente de las Bolas de piedras, onde se acedia ao Castillo de San Gabriel. Atualmente existe o Museu de História de Arrecife que podes visitar e aprender muito mais sobre a cidade.

Finalmente, e para terminar o dia, não é má ideia visitar a Playa del Reducto, uma praia urbana de águas calmas. Está localizada no centro da cidade e pode passar algum tempo aqui antes de apanhar o ferry de regresso a Gran Canaria. De notar que também se pode apanhar um voo para uma viagem mais rápida.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 50 euros.

  • Duração: aproximadamente 15 horas

  • Meio de transporte: ferry.

  • Vantagens desta opção: é uma excursão em que terá mais liberdade para decidir o seu itinerário, uma vez que viaja sem guia.

  • Desvantagens desta opção: é uma viagem muito longa e é melhor planear tudo muito bem, uma vez que não terá um guia profissional.

6. Passeio de carocha descapotável em Gran Canaria

Volkswagen Carocha| ©Niels
Volkswagen Carocha| ©Niels

Até agora, recomendei excursões em que os pontos altos são os sítios que vai ver. No entanto, esta excursão num VW Beetle descapotável também tem a ver com o meio de transporte. Esta é uma das dez melhores coisas para fazer em Gran Canaria por um custo de cerca de 75 euros e uma duração de pelo menos seis horas.

Para participar, você deve ir ao ponto de encontro indicado pelo seu guia. Aí ser-lhe-á indicado qual o carro que deve conduzir. No total, haverá pelo menos dez carros nesta aventura. As primeiras paragens serão em San Bartolomé de Tirajana e depois no Mirador El Guriete. Também continuaremos até Santa Lucía e Pico de las Nieves.

Outra paragem interessante neste passeio é uma visita à Finca Canarias Aloe Vera. Aqui poderá aprender um pouco sobre os benefícios desta planta e, se quiser, poderá levar uma amostra ou um produto consigo. A visita está incluída no preço da excursão.

Se viajar para a Gran Canaria durante os meses de inverno, como dezembro, algumas estradas podem estar fechadas. Por favor, note que esta rota é muito dependente do clima, por isso, verifique sempre com o seu guia e tome precauções.

Detalhes de interesse

  • Preço: cerca de 75 euros.
  • Duração: aproximadamente 6 horas.
  • Meio de transporte: VW Beetle descapotável.
  • Vantagens desta opção: para além de ver muitos lugares pitorescos de Gran Canaria, viverá uma aventura diferente num descapotável.
  • Desvantagens desta opção: é necessário saber conduzir para poder seguir o percurso.

O que é que vou ver neste tipo de excursão?

Monumento Natural Roque Nublo| ©Roquenublogc
Monumento Natural Roque Nublo| ©Roquenublogc

O arquipélago das Canárias conta com sete ilhas muito pitorescas onde encontrará uma grande variedade de actividades recreativas relacionadas com a água e o mar, mas Gran Canaria é habitualmente o ponto de partida para muitas delas. Além de desfrutar das ilhas, também terá a oportunidade de visitar aldeias com casas muito bonitas e parques naturais.

Estará sempre em contacto com o mar, uma vez que muitas destas excursões são feitas de ferry ou de barco. Se fores viajar para uma ilha longe de Gran Canaria, então é recomendável viajar de avião. Assim, poderá observar a paisagem de cima.

Conselhos para uma excursão a partir de Gran Canaria

Las Palmas de Gran Canaria| ©Nicolas Vigier
Las Palmas de Gran Canaria| ©Nicolas Vigier

As excursões a partir da Gran Canaria demoram normalmente muito tempo. Quando se viaja para o interior, a experiência termina rapidamente, mas se for para outras ilhas, pode demorar mais de quatro horas. Por isso, é aconselhável pensar bem no seu itinerário e prever as horas.

Se quiser explorar uma ilha inteira, é melhor ficar lá pelo menos um dia antes de regressar a Gran Canaria. Desta forma, não perderá nenhum destino turístico.

Vamos comparar as opções

  • Excursão ao Vale do Agaete a partir de Las Palmas
  • Preço: aproximadamente 40 euros.
  • Duração: cerca de 7 horas.
  • Meios de transporte: autocarro e passeio a pé.
  • Vantagens desta opção: inclui degustação de café e ficará a conhecer várias aldeias da Gran Canaria.
  • Desvantagens desta opção: esta excursão não inclui almoço ou lanche durante o percurso.
  • Excursão de Gran Canaria a Tenerife
  • Preço: cerca de 70 euros.
  • Duração: cerca de 15 horas
  • Meios de transporte: ferry e autocarro.
  • Vantagens desta opção: poderá visitar vários sítios emblemáticos de Tenerife.
  • Desvantagens desta opção: o almoço ou o lanche não estão incluídos na excursão, apenas o transporte e o guia.
  • Excursão guiada de um dia à floresta tropical com degustação.
  • Preço: cerca de 90 euros.
  • Duração: cerca de 8 horas.
  • Meios de transporte: autocarro e passeio a pé.
  • Vantagens desta opção: poderá explorar a floresta tropical e interagir com a natureza.
  • Desvantagens desta opção: deve estar preparado para uma longa caminhada na floresta tropical, por isso tenha cuidado no caminho para não cair e esteja atento ao percurso.
  • Viagem a Fuerteventura a partir de Gran Canaria
  • Preço: cerca de 90 euros.
  • Duração: cerca de 15 horas
  • Meios de transporte: ferry e autocarro.
  • Vantagens desta opção: pode conhecer várias zonas verdes e atractivas de Fuerteventura.
  • Desvantagens desta opção: é uma viagem muito longa e é preciso ter a certeza se o seu guia o acompanhará ou não durante a visita à ilha.
  • Excursão de Gran Canaria a Lanzarote
  • Preço: cerca de 50 euros.
  • Duração: cerca de 15 horas
  • Meio de transporte: ferry.
  • Vantagens desta opção: trata-se de uma excursão em que terá mais liberdade para decidir o seu itinerário, uma vez que viaja sem guia.
  • Desvantagens desta opção: é uma viagem muito longa e é melhor planear tudo muito bem, uma vez que não terá um guia profissional.
  • Passeio pelo coração do vulcão e degustação de comida local.
  • Preço: cerca de 90 euros.
  • Duração: cerca de 10 horas.
  • Meios de transporte: autocarro e passeio a pé.
  • Vantagens desta opção: pode visitar várias aldeias e parques naturais da Gran Canaria.
  • Desvantagens desta opção: trata-se de uma excursão longa, que levará várias horas, pelo que terá de fazer ajustes no seu itinerário de férias.
  • Excursão num Carocha descapotável em Gran Canaria
  • Preço: cerca de 75 euros.
  • Duração: cerca de 6 horas.
  • Meio de transporte: VW Beetle descapotável.
  • Vantagens desta opção: para além de ver muitos lugares pitorescos em Gran Canaria, viverá uma aventura diferente num descapotável.
  • Desvantagens desta opção: é necessário saber conduzir para poder seguir o percurso.

Avaliações de outros viajantes

4.6
· 28 Avaliações
  • C
    C. O.
    4
    (0 Avaliações)
    A excursão aos picos e ao vulcão foi uma experiência única, mas penso que poderiam melhorar a organização dos tempos em cada paragem.
  • N
    N. V.
    5
    (0 Avaliações)
    A caminhada pelos picos e vulcão de Bandama foi uma experiência única, com paisagens de cortar a respiração e uma grande aventura ao ar livre.
  • S
    S. M.
    4
    (0 Avaliações)
    Adorei a visita aos picos e ao vulcão, uma experiência única que me deixou sem palavras. Sempre quis ver um vulcão de perto, e esta viagem superou as minhas expectativas.
  • O
    O. F.
    4
    (0 Avaliações)
    A excursão aos picos altos e ao vulcão Bandama foi muito fixe, paisagens que nos deixam loucos. A não perder, de facto.
  • B
    B.
    5
    (0 Avaliações)
    Adorámos a experiência. Ficámos fascinados com a explicação dos vulcões pelo guia, podia-se dizer que ele adorava o seu trabalho.