10 coisas para ver e fazer em Gran Canaria em outubro

outubro é um dos meses de época baixa na Gran Canaria, mas a ilha tem alguns dos melhores festivais e actividades de aventura para oferecer.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 11 minutos

10 coisas para ver e fazer em Gran Canaria em outubro

Nascer do sol na Gran Canaria | Diego LM

A Gran Canaria é conhecida pelas suas áreas naturais e excursões de aventura, mas também pelos seus festivais, concertos e competições de resistência, razão pela qual o calendário da ilha está normalmente repleto de actividades, mesmo nos meses em que há menos turistas, como é o caso de outubro.

As melhores coisas para ver e fazer em Gran Canaria em outubro incluem, entre outras, as celebrações da Noche de los Finaos, que é uma espanholização do Halloween, a Fiesta de la Manzana e festivais e concertos de música.

1. Celebrar a Noche de Los Finaos, o Halloween das Canárias

Parranda na Noite de Los Finaos| ©Tino Prieto
Parranda na Noite de Los Finaos| ©Tino Prieto

O Halloween é celebrado nas Ilhas Canárias para comemorar o popular Dia dos Mortos, mas tem um nome muito diferente: Noche de Los Finaos. Tradicionalmente, era celebrado na noite anterior ao Dia de Todos os Santos (1 a 2 de novembro), mas atualmente é celebrado na véspera do Dia de Todos os Santos (31 de outubro a 1 de novembro)

. Trata-se de uma tradição insular que foi reavivada nos últimos anos e que, no passado, consistia em as crianças tocarem às campainhas das portas e receberem em troca amêndoas, nozes, castanhas e outros frutos secos. Esta variante da festa anglo-saxónica costumava incluir danças e refeições familiares.

Atualmente, na Gran Canaria, a Noche de Los Finaos é celebrada de várias formas. As crianças vestem-se com disfarces e pedem doces e guloseimas, que partilham com os seus amigos ou familiares. Os adultos, por outro lado, costumam sair para festejar em discotecas temáticas e dançar a noite toda.

A Noche de los Finaos é a versão espanhola do Halloween e não difere muito da festa tradicional anglo-saxónica, embora mantenha algumas das suas próprias tradições, como o facto de as crianças continuarem a perguntar se há santos quando batem à porta das casas vizinhas, em vez de pedirem o popular "doce ou travessura".

2. Revisitar as viagens de Cristóvão Colombo no Museu da cidade velha

Casa de Colombo, Gran Canaria| ©Christian Corsano
Casa de Colombo, Gran Canaria| ©Christian Corsano

Se planeia visitar a Gran Canaria em outubro, pode visitar a Casa de Colón para acompanhar os eventos do Dia de Colombo e também mergulhar na história pessoal do conquistador, que estava intimamente ligado às Ilhas Canárias.

Em Vegueta, o centro histórico de Las Palmas, também se pode visitar a Catedral, a Praça de Santa Ana e o Castillo de la Luz, que fica um pouco mais longe.

A 12 de outubro de 1492 Cristóvão Colombo chegou à América, mas antes da sua viagem de descoberta passou muito tempo nas Ilhas Canárias, onde terminou de preparar a caravela para o itinerário. Na Gran Canaria, a longa estadia de Colombo nas ilhas está amplamente documentada pela Casa de Colón, situada no centro histórico de Las Palmas.

Além disso, após a descoberta, cada um dos navios carregados que regressavam a Espanha tinha de passar pelo Castillo de la Luz, onde a fortificação defensiva guardava as embarcações e as mantinha a salvo dos piratas que rondavam as águas das Ilhas Canárias.

A cada 12 de outubro, a Gran Canaria também celebra o Dia de Colombo, e a ilha comemora o tempo que Colombo passou nas Ilhas Canárias antes das suas viagens de fundação à América.

Detalhes interessantes

  • Preço: A entrada geral na Casa de Colón custa aproximadamente 4 euros.
  • Localização: C. Colón 1, Las Palmas.
  • Horário de abertura: De segunda a sábado, das 10.00 às 18.00 horas. Encerra aos domingos.
  • Como chegar: De autocarro, linhas 7, 54 e 70, até à estação de Lentini.

Reserve o seu passeio de autocarro turístico com paragens gratuitas em Las Palmas

3. Viva a Festa da Maçã em Valleseco

Festa da Maçã| ©Revista BienMeSabe
Festa da Maçã| ©Revista BienMeSabe

Durante os meses de época baixa, a Gran Canaria celebra várias festas locais e de santos padroeiros. Uma delas é a Fiesta de la Manzana, que se realiza todos os primeiros domingos de outubro em Valleseco, a pitoresca aldeia situada no centro-norte da ilha.

A Fiesta de la Manzana destaca-se pelos seus concursos de pratos de maçã, provas de sidra local, que é uma das melhores do mundo, bem como pelos espectáculos musicais, exposições de pintura e fotografia e fogo de artifício que encerram a festa todos os anos.

Se planeia visitar a ilha em outubro, assistir à Fiesta de la Manzana é uma das melhores coisas para fazer em Gran Canaria no outono.

Valleseco está localizado a cerca de 30 quilómetros de Las Palmas, perto do Parque Rural de Doramas, a principal área para excursões de buggy pela ilha.

  • Como chegar: De carro pela estrada GC-3 ou de autocarro pelas linhas 1, 10, 12 e 17 combinadas com as linhas 206 e 210.

Reservar um passeio de buggy em Gran Canaria

4. Participe no Festival de Caminhadas da Gran Canaria

Festival de Caminhadas de Gran Canaria| ©GCWF
Festival de Caminhadas de Gran Canaria| ©GCWF

Se está interessado em percursos pedestres (uma das melhores actividades para fazer em Gran Canaria) e está a planear visitar a ilha em outubro, o Festival de Caminhadas pode ser ideal para si, porque é um evento onde os entusiastas das caminhadas se reúnem para descobrir a ilha em grupos e percorrer os caminhos mais bonitos das Ilhas Canárias.

O Festival de Caminhadas da Gran Canaria realiza-se todos os anos durante os últimos dias de outubro e oferece aos caminhantes a oportunidade de conhecer o perfil natural e desconhecido da Gran Canaria, de descobrir os contrastes da ilha, de provar os sabores da gastronomia local e de concorrer aos prémios sorteados pela organização entre os que terminam o percurso.

Este percurso pedestre oferece também uma opção que liga Maspalomas, no sul da ilha, a Gáldar, no norte. Quem termina este percurso recebe uma credencial de peregrino carimbada e o certificado oficial de conclusão do Caminho de Santiago de Gran Canaria.

O Caminho de Santiago, do sul ao norte da ilha, percorre os circuitos de aventura mais exigentes, incluindo os pontos mais altos de Gran Canaria, como o Roque Nublo e o Pico de las Nieves.

Detalhes interessantes

  • Preço: A inscrição custa aproximadamente 40 euros por pessoa.
  • Localização: A partida é em Maspalomas, Gran Canaria.
  • Quando: Todos os anos em outubro.
  • Como chegar: De carro pela estrada GC-1.

5. Assistir ao espetáculo Don Juan Tenorio em Vegueta

Praça de Santa Ana| ©Miguel Jesus D
Praça de Santa Ana| ©Miguel Jesus D

Vegueta é o bairro antigo de Las Palmas e também o cenário do espetáculo Don Juan Tenorio, que desenrola as suas façanhas amorosas na Praça de Santa Ana ou no Castillo de la Luz.

O espetáculo Don Juan Tenorio muda todos os anos de encenador e de intérpretes, mas a história que conta é sempre a mesma: a do Don Juan e das suas amantes. Este evento é um dos mais populares em Gran Canaria e todos os anos milhares de espectadores inundam as ruas empedradas de Vegueta.

A personagem libertina e sedutora de Don Juan Tenorio é já um ponto de referência para os habitantes de Gran Canaria, que vêm todos os anos a Vegueta para reviver as aventuras de uma figura arquetípica da literatura espanhola.

Se está a planear visitar as Ilhas Canárias em outubro, pode assistir a este espetáculo, que é gratuito e aberto ao público. Se está a planear uma estadia curta na ilha, tenha em conta que é um espetáculo que dura apenas algumas horas, pelo que não deve interferir com os seus planos de viagem. Se esse é o seu caso e está a planear visitar Gran Canaria em 3 dias, aqui está uma lista de coisas para fazer e ver para descobrir a ilha.

Detalhes interessantes

  • Preço: O espetáculo é gratuito
  • Local: Vegueta, Las Palmas.
  • Quando: Todos os anos em outubro.
  • Como chegar: Autocarros 7, 54 e 70 até à estação de Lentini.

6. Viva a experiência do Fronton King Pro, o campeonato de bodyboard mais importante do mundo.

Fronton King Pro| ©Colecionista de instantes
Fronton King Pro| ©Colecionista de instantes

Gran Canaria é a capital do surf em Espanha e também um local ideal para a prática de desportos aquáticos, incluindo o bodyboard. É por isso que todos os anos, em outubro, a ilha recebe o Fronton King Pro, que é o campeonato de bodyboard mais importante do mundo.

Alguns dos melhores surfistas do mundo competem no Fronton King Pro, um desporto que fez de Gran Canaria uma referência internacional pelas suas grandes ondas e pelas suas extensas praias em Gáldar, no norte da ilha, muito perto da paradisíaca Playa de Sardina del Norte.

Se planeares visitar Gran Canaria em outubro, poderás assistir à competição e também participar nas festas dos participantes e na entrega dos troféus aos campeões mundiais de bodyboard Open e Junior.

Detalhes interessantes

  • Localização: Praias de Sardina del Norte, Gáldar.
  • Quando: Todos os anos em outubro.
  • Como chegar: De carro pela estrada GC-2.

Marca a tua aula de surf em Gran Canaria

7. Participar no evento Binter Night Run

Binter Night Run| ©DG Eventos
Binter Night Run| ©DG Eventos

Se está a planear visitar a Gran Canaria em outubro e é um entusiasta da corrida, talvez o evento Binter Night Run lhe possa interessar.

Se acha que participar numa corrida diurna pelas estradas sinuosas da ilha é um desafio, imagine participar no maior circuito nacional de corrida nocturna. Durante a Binter Night Run, ao cair da noite, as ruas de Gran Canaria iluminam-se de verde e é possível participar em corridas de 5, 10 e 21 quilómetros, num dos eventos mais eclécticos das Canárias.

A corrida tem lugar todos os anos em outubro e é promovida com os valores da solidariedade, inclusão e sustentabilidade. A Binter Night Run é orientada cada ano para um objetivo social e contribui para o desenvolvimento da Gran Canaria como refúgio de minorias.

O custo da inscrição é de aproximadamente 30 euros por pessoa para os 21 quilómetros mais longos e inclui a t-shirt da corrida.

Detalhes de interesse

  • Preço: A inscrição na corrida tem um custo aproximado de 30 euros por pessoa.
  • Local: Maspalomas, Gran Canaria.
  • Quando: Todos os anos em outubro.
  • Como chegar: De carro pela estrada GC-1.

8. Assistir ao Festival CERO

Pessoas no Festival CERO| ©Quique Curbelo
Pessoas no Festival CERO| ©Quique Curbelo

O Festival CERO é um dos concertos de música mais populares da ilha e reúne todos os anos, em outubro, uma série de artistas e bandas internacionais de rock, pop e hip hop, durante três dias, na Plaza de la Música, em Las Palmas de Gran Canaria.

O CERO é o último dos festivais de Gran Canaria a encerrar a época de verão e é o local ideal para conhecer o perfil mais jovem e multicultural das Canárias, onde se destacam os trabalhadores de toda a Espanha que se deslocam para a ilha durante a época alta para trabalhar nos bares, restaurantes e serviços turísticos.

Se está a planear visitar a Gran Canaria em outubro e quer assistir ao Festival CERO, recomendo que reserve os seus bilhetes com antecedência, uma vez que tendem a esgotar-se ou a aumentar de preço à última hora.

Detalhes interessantes

  • Preço: O bilhete diário para o Festival CERO custa aproximadamente 15 euros.
  • Local: Plaza de la Música, Las Palmas.
  • Quando: Todos os anos, em outubro.
  • Como chegar: De autocarro, nas linhas 1, 8, 11, 17 e 82.

9. Participar nas Fiestas Patronales del Pilar em Guanarteme

Festas do Pilar em Guanarteme| ©Håkan Dahlström
Festas do Pilar em Guanarteme| ©Håkan Dahlström

Se está a planear visitar a Gran Canaria em outubro, aconselho-o a não perder as Fiestas Patronales del Pilar, pois são um evento tradicional na ilha e também um ponto de encontro para todos os canários.

A Virgen del Pilar é a padroeira do bairro de Guanarteme, em Las Palmas, e é também a protagonista de uma das mais famosas festas patronais da Gran Canaria. Desde há alguns anos que esta celebração se realiza na Plaza de la Música, embora nos seus inícios fosse uma festa de rua.

Durante as Fiestas Patronales del Pilar, os habitantes do bairro de Guanarteme saem à rua, comem alimentos que compram a outros vizinhos e improvisam festivais de música de rua. Embora seja uma festa religiosa, as celebrações do Pilar têm uma função social, daí a predominância de espectáculos de teatro, música e circo.

É também uma atividade a que recomendo assistir se estiver a planear uma curta estadia na cidade. Se for esse o seu caso, aqui está uma lista das melhores atracções para descobrir Gran Canaria em 4 dias.

10. Desfrute dos parques temáticos sem turistas e com descontos

Holiday World Maspalomas| ©Angeles Espino
Holiday World Maspalomas| ©Angeles Espino

Tal como nos meses de novembro e dezembro, se visitar a Gran Canaria em outubro irá notar que a afluência de turistas diminui drasticamente e, por isso, poderá visitar algumas das principais atracções da ilha sem atrasos e sem filas. Entre estas atracções, pode visitar os melhores parques temáticos da Gran Canaria ao seu próprio ritmo.

OHoliday World Maspalomas é um dos mais conhecidos de Gran Canaria e destaca-se pelas suas rodas-gigantes e montanhas-russas, enquanto o Sioux City Park é um dos mais bem-sucedidos e recria um ambiente de Faroeste, com cowboys, saloons e um xerife.

Se preferir parques aquáticos, pode escolher entre o Aqualand Maspalomas ou o Lago del Taurito e, se planeia visitar a ilha com amigos, pode divertir-se no Hangar 37, um parque temático onde enfrentará o resto dos visitantes e terá de se defender com armas de airsoft.

Compre o seu bilhete para o parque temático Sioux City Park

Temperaturas em Gran Canaria em outubro

Ruas de Gran Canaria| ©fse_reizen
Ruas de Gran Canaria| ©fse_reizen

Com temperaturas máximas de 27° e uma média de 19°, outubro é um mês quente em Gran Canaria. As mínimas rondam os 15°, pelo que o clima é agradável, embora possa arrefecer à noite

Tenha em atenção que outubro é também o início da estação das chuvas, pelo que aconselho a ter sempre à mão roupa impermeável, uma vez que o clima húmido da ilha pode tornar-se muito variável.

Números de turistas na Gran Canaria em outubro

Autocarro turístico| ©tigercub66
Autocarro turístico| ©tigercub66

outubro é outro dos meses de época baixa em que o número de turistas em Gran Canaria diminui, pelo que é uma altura ideal para fazer as melhores excursões a partir de Las Palmas

O baixo número de turistas também se mantém durante novembro e a primeira parte de dezembro, uma vez que perto do Natal a ilha recupera os seus visitantes e prepara-se para a época alta em janeiro.

Preços em Gran Canaria em outubro

Pessoa que paga| ©Towfiqu barbhuiya
Pessoa que paga| ©Towfiqu barbhuiya

outubro é um mês conveniente para visitar Gran Canaria do ponto de vista económico, uma vez que os preços diminuem numa dinâmica que também se mantém durante novembro e a primeira parte de dezembro.

Se reservar com antecedência as excursões para a sua viagem à Gran Canaria em outubro , também pode obter descontos e garantir o seu lugar nas excursões.

O que levar na mala para a sua visita à Gran Canaria em outubro

Bagagem de viagem| ©Swansway Motor Group
Bagagem de viagem| ©Swansway Motor Group
  • Fatos de banho
  • T-shirts
  • Casaco impermeável
  • Sapatos de cidade confortáveis
  • Sapatos de trekking
  • Calçado de corrida
  • Calças impermeáveis
  • Camisolas de verão
  • Óculos de sol
  • Casaco leve
  • Chapéu de sol desportivo