11 coisas para ver e fazer em Ibiza no inverno
Já imaginou ter Ibiza só para si, desejando poder desfrutar de um passeio tranquilo pela ilha? Se a sua intenção é explorar, relaxar e meditar, o inverno é a estação ideal para si.
Ibiza é conhecida pelas suas praias de águas cristalinas e areia macia e clara, bem como por ter um grande número de discotecas que são muito populares no verão.
No entanto, algumas das coisas para fazer em Ibiza no inverno incluem passear pelas suas aldeias, apreciar os belos pores-do-sol e as festas tradicionais em várias das suas aldeias. Outras coisas que pode fazer para desfrutar desta bela ilha são andar de bicicleta ou caminhar ao longo das praias, desfrutando da solidão. Se o verão é sinónimo de multidões e festas selvagens, o inverno em Ibiza representa paz e sossego. Aproveite ossaldos de inverno e faça uma viagem inesquecível a esta maravilhosa ilha.
1. Desfrute das praias só para si
Quando fores a Ibiza no inverno, recomendo-te que visites a praia da tua preferência, porque vais conseguir uma ligação e harmonia com o mar que não poderás experimentar noutras estações.
Além disso, andar descalço na praia pode ter muitos benefícios para a sua saúde, por isso, de que está à espera? No mar pode observar a alga Posidonia Oceanica, uma planta declarada património natural pela UNESCO, uma vez que oxigena o mar. Também pode encontrar praias onde pode desfrutar damelhor experiência de snorkelling, uma vez que não é uma atividade exclusiva do verão: Salinas, Cala Conta, Cala Saladeta ou Aguas Blancas. Também recomendo que visitem as praias de Ses Salines e Es Cavallet. Pode fazer um agradável passeio entre os dois locais passando pela Torre de Ses Portes.
2. Conhecer a ilha de bicicleta ou a pé
O clima fresco e as ruas limpas são a desculpa perfeita para um passeio de bicicleta em Ibiza. Terá a liberdade de se deslocar pelas diferentes aldeias e ruas, apreciando a natureza e a arquitetura das aldeias.
Em cada uma das aldeias encontrarás rotas de ciclismo que certamente adorarás. Se não tiveres uma bicicleta contigo, não te preocupes, podes alugar uma em empresas comoHasha Ibiza. Sugiro-te que visites igrejas como Nuestra Señora del Carmen ou De las Nieves. E convido-vos a fazer um percurso até ao topo de Puig de Missa, onde encontrarão uma igreja com uma arquitetura do século XVI. A partir dali, desfrutarão de belas vistas sobre a aldeia de Santa Eulália, Santa Gertrudies e a maravilhosa baía de Cala Llonga. Vale mesmo a pena a viagem.
3. Visitar o miradouro de Es Vedrá
Uma das melhores coisas para fazer em Es Vedrá é visitar o seu miradouro. Embora este seja um destino habitualmente de verão, se for no inverno poderá apreciar as melhores vistas do mar com mais comodidade.
A praia de Cala d'Hort, conhecida pelas suas águas cristalinas, pode ser vista mais claramente sem pessoas a nadar nela. Para além da praia, verá a misteriosailha de Es Vedrá, que os habitantes locais afirmam que emite uma energia especial. Se é uma pessoa espiritualizada, tenho a certeza que vai gostar de a ver, meditar e ligar-se à natureza.
Este espaço astral é também conhecido como o Triângulo do Silêncio devido aos acontecimentos misteriosos que o rodeiam.
4. Desfrute das festas da padroeira de Sant Agnès
O dia de Sant Agnès, padroeira do município com o mesmo nome, é celebrado a 21 de janeiro. Pode participar na eucaristia em honra da santa, seguida de missa e da procissão comemorativa. A celebração continua com um baile camponês, uma das mais antigas e belas tradições de Ibiza.
Alguns dias mais tarde, em janeiro, realiza-se o campeonato de Sofrit Pagès, um prato típico de Ibiza, especificamente de San Agnès. E, no final de fevereiro, realiza-se a Festa de sa Sitja de sa Rota d'en Coca. Trata-se de uma atividade tradicional para toda a família, na qual se acende tradicionalmente um silo. No dia 29 de fevereiro, realiza-se habitualmente a festa popular "Es de Corona feim colla", caracterizada pelo tradicional baile camponês que certamente irá adorar ver e fotografar.
Informações práticas
- Localização: na aldeia de Sant Agnès, perto da igreja de Sant Agnès.
- Datas: de 21 de janeiro à primeira semana de março.
- Preço: A festa é gratuita, só tem de pagar os alimentos que consumir.
- Horário: As celebrações começam às 9 horas e terminam às 21h30m.
5. Celebrar as festas de Santo António
Se há uma ocasião que não se pode perder no inverno, é uma visita à aldeia de San Antonio de Ibiza no dia 17 de janeiro. Este é o dia de San Antonio de Abad, o santo padroeiro dos animais e desta vila. Neste dia, começará a manhã com o famoso torneio de petanca. Ao meio-dia, pode assistir-se à missa solene.
No final da missa, é convidado a participar na procissão em honra do santo, onde são benzidos os animais, há desfiles de carros tradicionais, danças e degustação de comida típica, como fritos e vinhos. O evento seguinte é a Festa dos Caminhões de Sant Antoni, que tem lugar no porto. Aqui pode saborear uma variedade de pratos típicos. Também é convidado a dançar ao ritmo da música ao vivo. As edições anteriores contaram com artistas como osSmoking Stones, uma banda de tributo aos Rolling Stones. Com este grande evento, pode terminar um dia em Ibiza com uma nota alta, com boa comida, dançando e divertindo-se.
Informações práticas
-
Localização: na cidade de San Antonio, mais concretamente na igreja de San Antonio, perto da Câmara Municipal e do porto.
-
Quando ir: 17 de janeiro de cada ano.
-
Preço: é uma celebração gratuita.
-
Horário: as celebrações começam às 9h e terminam às 21h30m.
6. Apaixonar-se pelas amendoeiras de Sant Agnès
Se já esteve nas festas da cidade, recomendo que aprecie a beleza de Sant Agnès, que só se pode ver no inverno. Esta cidade é uma região fértil, com muitas zonas verdes, e quando chega o inverno, a cidade mostra o seu melhor lado.
Nesta estação, os seus recursos naturais e as amendoeiras embelezam toda a região, embora possam ser vistas por toda a Ibiza, o melhor sítio para as ver é Sant Agnès. Nomês de janeiro, as amendoeiras desta aldeia começam a florir e é possível ver um belo contraste com o ocre da terra. Para celebrar este facto, os habitantes locais reúnem-se nos arredores para admirar a beleza natural.
Aproveite a sua visita para passear pelas praças e tirar as melhores fotografias. Toda a aldeia está coberta por um belo manto branco. É, sem dúvida, uma das melhores alturas do ano para quem gosta da natureza. Como há poucos turistas nesta altura do ano, os passeios pelos campos e praças proporcionam-lhe paz e sossego. De certeza que será uma viagem inesquecível.
7. Festejar o Carnaval em Ibiza
O Carnaval em Ibiza é uma das festas mais aguardadas do ano. Realiza-se no final do inverno, normalmente em fevereiro, durante cinco dias. As ruas enchem-se de desfiles de trupes com trajes extravagantes e coloridos, enquanto executam danças ou coreografias específicas.
As actividades de Carnaval são uma das coisas que se podem fazer com as crianças em Ibiza. O desfile principal ou Rúa é o evento principal desta celebração. Os carnavais são também acompanhados por eventos gastronómicos ao longo da semana. Para além disso, cada aldeia tem as suas próprias celebrações, pelo que podes assistir a concertos e espectáculos cheios de alegria. Não percas os carnavais em Ibiza!
8. Aproveita as ofertas de inverno nos mercados de rua
Em Santa Eulália, pode visitar o mercado hippie mais famoso da ilha, Las Dalias, um paraíso de artesanato e boas pechinchas. Este local abre todos os sábados a partir das 10h00 e encerra às 19h00 e é um dos poucos mercados abertos no inverno.
Na feira da ladra de Dallas encontrará mais de 200 bancas. Está situada na localidade de Sant Carles de Peralta e é a maior representante da moda hippie de toda a Ibiza. Também podes visitar a feira de Sant Jordi, onde se vendem muitos artigos em segunda mão, bijutaria, música e livros antigos. Outra que recomendo que visites é a feira da ladra de Cala Llenya, em Santa Eulália. Aqui também se encontra roupa em segunda mão.
9. Assistir ou participar na Cursa de Passeig a Passeig
A Cursa de Passeig a Passeig é uma competição de atletismo icónica de Ibiza que tem lugar no início de março. Normalmente, a corrida parte do porto de Ibiza para a Alamera em Santa Eulália. Se estiver interessado neste desporto, pode inscrever-se online em Sportmaniacs por apenas cerca de 5 euros.
Parte do dinheiro angariado por esta corrida será enviado para a Associação de Esclerose Múltipla de Ibiza e Formentera (Aemif). Se não é um atleta ou não quer participar nesta competição, podeir ao porto e ver os atletas a prepararem-se. Normalmente, há uma pequena festa antes de deixarem o ponto de partida. Portanto, se está à procura de coisas para fazer em março em Ibiza, este pode ser um bom plano - venha e torça pelos atletas que competem por uma boa causa!
10. Desfrute da vida nocturna mais tranquila do ano
O ambiente de inverno em Ibiza é mais descontraído do que noutras estações do ano. A maioria das grandes discotecas fecha as portas devido à diminuição do número de turistas.
No entanto, Pachá é a exceção, pois abre as suas portas aos fins-de-semana e nas vésperas de feriados como o Natal. Graças ao facto de não haver muitos turistas no inverno, pode desfrutar da discoteca sem ser esbarrado ou sentir-se sufocado. No centro de Ibiza, mesmonas Pasajes Felipe II, encontrará diferentes locais com uma variedade de estilos musicais. Os preços das bebidas que podes desfrutar nestes locais são baratos. Para além disso, as discotecas permitirão aclimatar-se do frio. Um dos sítios que recomendo é o Malanga Café.
11. Ver o pôr do sol de inverno
Por último, sugiro-vos que experienciem um maravilhoso pôr do sol em diferentes pontos de Ibiza, seja na praia, em praças ou em miradouros. No verão, especialmente nos dias quentes, a atmosfera está cheia de gases e diferentes partículas que turvam o céu. No inverno, por outro lado, o céu é mais claro, especialmente se tiver chovido um pouco nos dias anteriores.
Para obter as melhores vistas, sugiro que vás aos pontos mais altos de Ibiza, como o pico de Sa Talaia, onde podes descobrir uma misteriosa ermida. Podes fazer um percurso pedestre e apreciar a natureza.
Se gostar da ideia, recomendo que arranje um guia privado para lhe mostrar o percurso. Conselho de viagem No inverno, as temperaturas são agradáveis, pelo que caminhar durante horas não será muito cansativo. No entanto, recomendo usar roupas e sapatos confortáveis, bem como uma garrafa de água para a caminhada.
Qual é o fluxo turístico em Ibiza no inverno e quais são os preços?
Ibiza é sobretudo um destino de férias de verão. No entanto, no inverno pode continuar a desfrutar das suas maravilhas com a grande vantagem de que tudo é mais barato do que noutras estações do ano!
Como há menos turistas, os preços dos alojamentos, das experiências, entre outros, diminuem, o que faz com que seja mais barato e fácil encontrar um sítio para ficar, beber uns copos, comer num restaurante, entre outros. Por outro lado,muitos sítios populares podem fechar. Apesar disso, terás sempre boas opções para aproveitar os teus dias em Ibiza.
Como é que está o tempo em Ibiza no inverno?
O inverno em Ibiza não é nada difícil. A temperatura média diária é de 16 °C, sendo muito raro registar-se uma temperatura de cerca de 12 °C. Além disso, as geadas são raras, por isso não há nada com que se preocupar.
O inverno começa no final de dezembro e prolonga-se até meados de março. Sugiro que leve uma camisola leve e impermeável, pois por vezes pode chover.
Se os seus sapatos também forem à prova de água, será ainda melhor.