10 coisas para ver e fazer em Ibiza em março
O terceiro mês do ano deixa o inverno para trás e dá as boas-vindas à beleza da primavera. Isto faz de Ibiza uma excelente ideia para esta altura do ano.
Ibiza é um destino que se mantém interessante para o turismo internacional durante todo o ano. Ao mesmo tempo, a transição do inverno para a primavera, durante o mês de março, faz com que seja uma das melhores alturas do ano para visitar a ilha e desfrutá-la devidamente.
Assim, aqui estão as melhores coisas para ver e fazer em Ibiza para aproveitar ao máximo esta transição para o bom tempo.
1. Visitar as enseadas mais famosas
Ibiza é um dos destinos turísticos mais procurados em todo o Mar Mediterrâneo e, logo em março, tem a oportunidade de desfrutar deste lugar sem ter de lidar com o excesso de turistas que tende a acontecer em alturas como o verão ou o Natal.
Em março, muitos dos locais emblemáticos da ilha estão livres para serem explorados a seu bel-prazer. Eis alguns deles:
- Platges de Comte, com vários quilómetros de areia ininterrupta.
- Cala d'Hort, com vista direta para o famoso ilhéu de Es Vedrà.
- Cala de Benirrás, Cala Bassa e as praias de Ses Salines.
De facto, uma boa maneira de as conhecer a todas é fazer um passeio de barco pelas costas de Ibiza, uma vez que a baixa afluência de turistas durante o mês pode também tornar este tipo de serviço muito mais barato do que no resto do ano.
2. Aprender a fazer snorkeling na época baixa
O snorkeling e o mergulho são outras das grandes actividades aquáticas para desfrutar em Ibiza se visitar a ilha em março, já que este é um mês ideal para desfrutar destes divertidos eventos.
A primeira razão é a poupança económica, uma vez que a baixa afluência turística do mês faz com que a maioria das agências que oferecem uma experiência de snorkelling em Ibiza baixem drasticamente os seus preços para convencer os turistas a juntarem-se à atividade nos recifes ao longo da costa norte e sul da ilha.
A segunda razão é a disponibilidade do serviço, uma vez que o mergulho e o snorkelling são actividades muito populares durante a época alta em Ibiza. No entanto, em março terá mais oportunidades de participar nesta experiência sem ter de reservar com tanta antecedência (embora eu recomende que reserve antes de chegar à ilha).
3. Desfrutar da discoteca ao ar livre
Embora março não seja o mês por excelência das noites de festa em Ibiza, também é verdade que a chegada da primavera e as festividades em honra do santo padroeiro de San José deixam os habitantes com vontade de festejar em grande estilo.
Este é o mote do Flower Power, um festival de música no centro da praça da cidade onde os participantes se vestem com roupas dos anos 60, 70 e 80, tal como na Pacha, a lendária discoteca que organiza a sua programação anual.
Se não quiser que a festa pare, também pode inscrever-se numa festa num barco nas águas de Ibiza. Imagine-se a desfrutar de horas da melhor música, bebidas e navegação no Mediterrâneo. Não lhe parece bem?
4. Aproveite o último swell de inverno para surfar
O Mediterrâneo não é conhecido por ser um epicentro internacional do surf e Ibiza não é certamente uma exceção neste contexto geral. Isso não quer dizer que não se possa desfrutar de um bom surf em certas alturas do ano que são favoráveis a ele em alguns cantos das ilhas.
março é precisamente o último mês para o fazer, já que o inverno é o melhor período do ano para aproveitar a proliferação de ondas com a intenção de dar tudo o que tem numa boa prancha de surf. Aqui estão as melhores praias para a prática do surf:
- A praia de Aigua Blanca, um dos melhores locais no extremo norte da ilha.
- Cala Jondal, no sul da ilha Pitiusa.
- Cala Nova, com os seus 250 metros de areal ininterrupto.
5. Festejar o dia das Baleares
O primeiro de março abre o mês em grande estilo com a celebração do Dia das Ilhas Baleares. Trata-se de uma festa criada para comemorar o Estatuto de Autonomia desta comunidade autónoma espanhola.
Na cidade de Ibiza organizam-se habitualmente actividades culturais, que vão desde concertos ao ar livre e feiras gastronómicas a exposições de arte e produções teatrais. Para além destes eventos tradicionais, é frequente haver outros encontros, como competições desportivas.
Tenha em conta que todos estes eventos, que também costumam ter lugar noutros pontos da ilha, como San Antonio de Abad, são uma daquelas coisas para fazer em Ibiza com crianças, pois são planos totalmente familiares que permitem que as crianças brinquem livremente e participem em workshops educativos.
6. Apreciar os sabores da Pintxa Sant Antoni
março e abril são dois meses que também apresentam algumas das tradições culinárias mais interessantes e divertidas de Ibiza, como a Pintxa Sant Antoni. Trata-se de uma espécie de festival gastronómico em que vários restaurantes modernos e tradicionais do município de Sant Antoni de Portmany se juntam numa rota dos pinchos e tapas típicos da gastronomia espanhola.
O melhor é que oferecem preços muito baratos que permitem prová-los todos no mesmo dia e dar o seu veredito. Ao mesmo tempo, ao participar na rota, tem a oportunidade de entrar numa espécie de comboio turístico que o levará gratuitamente a todos e cada um dos restaurantes que participam neste festival.
Tenha em conta que estes descontos e este tipo de rota turística não são dados todos os dias do mês, tradicionalmente a Pintxa Sant Antoni está reservada para as quintas-feiras de março.
7. Festejar o dia do santo padroeiro de San José
As festas tradicionais da ilha têm um grande atrativo turístico pelo simples facto de todos os municípios tentarem destacar-se ao máximo quando é a sua vez de celebrar o santo padroeiro da sua comunidade. O caso de São José não foge à regra, uma vez que as festividades começam no início do mês e prolongam-se até aos últimos dias de março.
Na realidade, não existe uma estrutura pré-estabelecida para o calendário de eventos ao longo do mês, uma vez que a intenção de inovar constantemente faz com que todos os anos o programa de todas as actividades seja reconfigurado.
No entanto, no dia 19 de março, que é o Dia Grande de São José, é habitual celebrar-se uma missa solene na igreja da vila principal deste município. Esta atividade religiosa é seguida de uma exibição de danças tradicionais, de uma feira de artesanato típico e de uma degustação de produtos gastronómicos locais.
8. Experimente a tranquilidade de Santa Gertrudis de Fruitera
Esta é uma aldeia típica de Ibiza que tem todo o encanto tradicional desta ilha e está localizada mesmo no centro geográfico de Ibiza. É excessivamente turística, mas em março as coisas mudam e pode ser visitada com absoluta tranquilidade.
As suas ruas pitorescas estão repletas das casas brancas que caracterizam as aldeias rurais das Ilhas Baleares. A sua oferta gastronómica, que se encontra nas esplanadas junto à igreja da ilha, também é bastante interessante, já que os pratos são muito simples mas cativantes da gastronomia tradicional de Ibiza.
9. Fazer um passeio de bicicleta pela rota das amendoeiras
Desde o final de janeiro até ao final de março, há normalmente um espetáculo da natureza em Ibiza que não pode perder. Basicamente, trata-se da floração das amendoeiras situadas no Vale de Corona, uma planície elevada de terra avermelhada que se estende por cerca de 3 quilómetros quadrados no norte da ilha.
Existem diferentes formas de desfrutar deste acontecimento natural, mas uma das melhores é fazer um dos passeios turísticos de bicicleta por Ibiza que prevêem chegar a esta comunidade. Se a ideia de percorrer tantos quilómetros de bicicleta não lhe interessar, pode optar por ir num carro particular.
Ah, e não pode perder as ruas da aldeia de Santa Inés, que também lhe oferecerão entretenimento gastronómico e a possibilidade de tomar uma bebida antes de ir para o próximo destino do seu itinerário turístico. Recorde-se que este vale também é conhecido localmente como Pla de Corona ou Vale de Santa Inés.
10. Desfrutar do humor local
Como já deve ter reparado com as actividades que mencionei, a baixa afluência de turistas em março permite à população local de Ibiza moldar o seu modo de vida e desfrutar da ilha de uma forma diferente da que é habitual durante a época mais movimentada do ano, no verão.
Assim, pode aproveitar ao máximo a sua visita em março para se juntar às tradições dos habitantes locais nos locais que mais os divertem. O café teatro de Ibiza e o pub La Kokotxa são dois lugares muito interessantes que vale a pena visitar neste contexto cultural.
Nas noites de quinta-feira de março recebem monólogos de comédia de um circuito local de Stand Up Comedy.
Temperaturas em Ibiza em março
Em março, Ibiza é um mês mais fresco do que se poderia esperar de um destino paradisíaco no meio do Mediterrâneo espanhol. As temperaturas máximas rondam normalmente os 16 a 18 graus Celsius, enquanto as temperaturas mínimas se situam quase sempre entre os 9 e os 11 graus Celsius durante todo o mês.
A afluência de turistas em Ibiza em março
março é um mês com pouca afluência de turistas em todas as Ilhas Baleares e é, de facto, o mês com o menor número de visitantes no primeiro trimestre do ano.
Em janeiro ainda há pessoas provenientes das festas de Natal e em fevereiro há algum movimento de viajantes no continente europeu devido ao Carnaval e às férias escolares que ocorrem durante este mês em alguns países da união.
Preços em Ibiza em março
março é um mês significativamente barato se compararmos os custos de visitar a ilha nesta altura com os preços da época de verão. Ao mesmo tempo, o facto de não haver festividades como o Carnaval ou a Epifania também faz com que seja o mês de inverno mais barato de todos.
O que levar na mala para visitar Ibiza em março?
Como já referi, este mês é frio para os padrões das Baleares, especialmente durante as duas primeiras semanas. Por isso, para além do fato de banho e do protetor solar, deve levar um casaco para as actividades nocturnas, para o caso de o vento lhe pregar uma partida e decidir soprar mais forte do que o esperado.