10 coisas para ver e fazer em Ibiza no verão
Ibiza no verão oferece um número infinito de planos, embora muitas pessoas insistam em conhecer apenas as praias e a vida nocturna da ilha.
Ibiza é um dos melhores destinos de férias, graças à sua oferta cultural, gastronómica, paisagística e de lazer. Para que possa conhecer a ilha a fundo, preparei uma lista de 10 coisas para ver e fazer em Ibiza no verão, que inclui actividades para todos os gostos, desde baptismos de mergulho a um passeio de bicicleta pela cidade.
Para além de todas as atracções que Ibiza tem para oferecer regularmente, no verão a ilha enche-se de eventos, festas e festivais. Se decidires visitar, posso garantir-te que não te vais aborrecer em nenhum momento.
1. Experimenta a noite de San Juan
Embora a ilha seja famosa pela vida que mostra quando o sol se põe, talvez a sua noite mais famosa seja a noite de San Juan. Esta festa é celebrada em toda a ilha entre os dias 23 e 24 de junho.
A noite de San Juan é especialmente importante no município de San Juan, onde se realizam espectáculos e as ruas se enchem de barracas de comida.
É claro que as fogueiras e os fogos de artifício, que se realizam em diferentes municípios de Ibiza, são imperdíveis. Trata-se de um evento que reúne todos os habitantes da ilha e marca o início do verão.
2. Divirta-se no Festival Ibiza Dreams of Freedom
O festival Sueños de Libertad (Sonhos de Liberdade) realiza-se em Ibiza desde 2015. Este evento destaca o passado cultural e artístico da ilha, que atingiu o seu auge na década de 1970.
Hoje em dia, pessoas de todo o mundo vêm a este evento para ouvir grandes artistas, tanto nacionais como internacionais.
Entre os géneros mais notórios estão o rock e o indie. Além disso, Sueños de Libertad não é apenas uma montra para a cena musical, mas também uma forma de reivindicar a gastronomia de Ibiza. Como se isso não bastasse, encontrará obras de arte de artistas de todo o mundo.
Informações práticas
- Onde: em várias zonas da cidade de Ibiza, como a Plaza del Parque, o Baluarte de Sant Pere e o cais comercial.
- Quando: geralmente no início de julho
- Preço: a entrada é gratuita
3. Descobrir o Bloop Festival Ibiza
É tudo uma questão de festivais, e nesta ocasião recomendo o Bloop Festival Ibiza ou Festival de Arte Proactiva, que se realiza habitualmente durante os meses de julho e agosto.
Dentro do panorama artístico, tem uma grande importância, pois é o primeiro festival de arte proactiva do mundo.
No Bloop Festival Ibiza, o público faz parte do processo artístico e colabora ativamente na criação da obra. As obras são maioritariamente de arte de rua. Sem dúvida, este é um plano ideal se for um grande amante da arte.
Informações práticas
- Onde: em várias ruas de Ibiza
- Quando: entre julho e agosto
- Preço: a entrada é gratuita
4. Divertir-se nas Festes de la Terra
Para além das festas de San Juan, Festes de la Terra é a celebração mais importante de Ibiza.
Aqui poderá ver a cultura da cidade em todo o seu esplendor, através de diferentes desfiles de danças tradicionais da ilha. É um evento perfeito para as famílias, pois inclui actividades para todas as idades e públicos. De facto, é altamente recomendável se estiver à procura de coisas para fazer em Ibiza com crianças.
Há competições desportivas, workshops culturais e actividades divertidas. Há também barracas de comida e bebida nas ruas do centro da cidade de Ibiza.
Em suma, Festes de la Terra é a oportunidade perfeita para conhecer a cultura da cidade, e não deve faltar nos teus planos se visitares Ibiza em agosto.
Informações práticas
- Onde: em toda a cidade de Ibiza
- Quando: primeira quinzena de agosto
- Preço: a entrada é gratuita
5. Aproveite o bom tempo e descubra Formentera
Não se limite a conhecer Ibiza durante a sua viagem. Tal como recomendo que descubram todas e cada uma das facetas da ilha, também vos recomendo que saiam dos seus limites geográficos.
Formentera é uma das ilhas mais bonitas das Baleares, e esta opinião é amplamente partilhada por todos aqueles que a visitaram. Para além disso, o acesso a partir de Ibiza é muito fácil. Basta apanhar um ferry, que demora cerca de uma hora, no máximo, a chegar ao seu destino.
O meu conselho é passar um dia inteiro em Formentera. De facto, há quem, uma vez lá, decida passar a noite na ilha para a desfrutar um pouco mais. De todas as suas praias, uma das melhores é a de Ses Illetes, que ganhou vários prémios de "melhor praia da Europa".
Visitar as aldeias de Formentera
Para além das suas praias e enseadas, Formentera tem muito para oferecer. Por exemplo, as suas aldeias do interior, que (apesar do turismo) conservam o espírito das Baleares na sua arquitetura, merecem uma visita.
De todas elas, Sant Francesc é uma das mais bonitas, juntamente com Sant Ferrán. Em ambas encontrará uma grande quantidade de restaurantes onde poderá saborear a comida típica da zona.
Se estiveres um pouco perdido e quiseres facilitar as coisas, também tens a opção de contratar uma excursão a Formentera a partir de Ibiza. Estas incluem o transfer entre as duas ilhas e um passeio de barco pelas melhores praias e enseadas de Formentera. Desta forma, não terás de te preocupar com nada.
6. Praticar desportos náuticos
Há muitas maneiras de apreciar o mar, embora a mais comum seja vê-lo mover-se a partir de uma rede, sob o abrigo de um guarda-chuva. Aproveite a sua viagem a Ibiza no verão para dar a conhecer o seu lado mais aventureiro e praticar alguns desportos aquáticos. Este último é uma das melhores coisas para fazer em Ibiza.
A ilha tem muitas opções, desde snorkelling a wake boarding e paddle surfing. O meu conselho pessoal é fazer o maior número possível de desportos, sempre sob a supervisão de um profissional e com as medidas de segurança necessárias, especialmente se vai estar em Ibiza durante pelo menos 3 dias.
Há muitas praias com estações de aluguer de barcos a pedal ou de banana ski. Há também muitas empresas que oferecem motas de água, flyboards, seabobs ou flyrides. Assim, não tem desculpa para sair da sua toalha e experimentar algo novo. Também pode reservar uma excursão que combine o pôr do sol com desportos aquáticos.
Descobrir o mergulho: os melhores sítios para o fazer
Uma das actividades aquáticas mais incríveis é o mergulho. No início, pode estar um pouco relutante em experimentá-lo, mas uma vez que o faça, vai arrepender-se de não o ter feito antes.
Entre os melhores locais de mergulho em Ibiza para principiantes está o Dado Pequeño, uma rocha localizada junto ao Porto de Ibiza. À sua volta podem ver-se polvos, barracudas, raias e até peixes-escorpião.
Também um bom sítio para principiantes é a Cueva de la Luz, que se situa na costa norte da ilha. Se tiveres experiência neste mundo, recomendo-te que vás ao Don Pedro, um naufrágio situado muito perto do porto de Ibiza.
Tem uma profundidade de 26 metros. Quando lá chegar, pode visitar o que era a sala de controlo e as hélices. Por outro lado, se o mergulho é demasiado arriscado para si, pode tentar a sua sorte com os melhores locais de snorkelling em Ibiza.
7. Conhecer as suas enseadas e praias
Não, não me estava a esquecer das enseadas e praias da ilha. Sem dúvida, este é um dos planos de verão por excelência de Ibiza. Neste sentido, o seu património é extremamente rico. De facto, há quem passe dias em Ibiza e nunca saia das suas praias.
Já viram que não sou a favor desta última opção, mas recomendo que aproveitem ao máximo esta parte da ilha. Como as opções são infinitas, vou recomendar as melhores praias e enseadas, ou pelo menos as minhas preferidas.
Las Salinas e Cala Bassa
Antes de mais, é obrigatório visitar Las Salinas. Esta é uma das praias mais famosas de Ibiza e é o oposto da típica enseada selvagem em que está a pensar. Para lhe dar uma ideia, Las Salinas é a praia das celebridades, o local que lhe permite encontrar o seu ídolo favorito banhado em protetor solar.
É uma praia muito grande, com cerca de 1.000 metros de comprimento e 20 metros de largura. É muito confortável devido à grande oferta de serviços, como bares de praia, casas de banho públicas e vendedores ambulantes.
Se preferir uma praia deserta onde reina a tranquilidade, recomendo Cala Bassa. Este é o lugar ideal para fugir da agitação de Ibiza no verão. Situa-se na bonita aldeia de Sant Josep de sa Talaia e está rodeada por centenas de pinheiros. Se preferir outra forma de lá chegar, esta enseada está incluída em alguns dos passeios de barco por Ibiza.
Tem também vários restaurantes para quem quiser passar o dia a desfrutar do sol e do mar. Outra enseada muito tranquila para quem quer fugir das multidões é Cala Molí.
8. Ir a uma festa de barco
As capas dos principais tablóides, as antevisões dos tablóides, as redes sociais dos seus ídolos preferidos: em todos eles já viu uma festa num barco em Ibiza.
Esta é uma das actividades mais comuns para quem vai a Ibiza no verão, quer sejam celebridades ou turistas como tu e eu. A verdade é que é uma experiência divertida e diferente, por isso encorajo-te a experimentá-la.
Tudo sobre as festas de barco
As festas de barco partem normalmente de San Antonio por volta das 18:00 horas. Esta hora e local de partida não é um capricho, embora possa parecer. A realidade é que foi concebida para que possa desfrutar do pôr do sol durante a sua excursão, enquanto bebe um mojito e ouve a banda sonora da sessão de DJ do barco.
A maioria das festas de barco inclui petiscos, música ao vivo, entretenimento e até desportos aquáticos.
9. Visitar um mercado hippie
Durante os anos 60 e 70, Ibiza foi o local de culto da comunidade hippie. Longe do que a ilha representa atualmente (fama e dinheiro), Ibiza era a residência desses jovens de cabelos compridos que se uniam pela paz.
Hoje, pouco resta dessa Ibiza. No entanto, esse espírito revolucionário e rebelde permanece nos seus mercados de rua. Embora seja possível encontrar um se visitar Ibiza no inverno, a verdade é que existem muitos mais no verão.
Existem vários mercados hippies na ilha. Um dos mais importantes encontra-se no município de San Carlos, que foi o principal refúgio do movimento. Las Dalias é um estímulo para a mente, devido às cores arrojadas que dominam o olhar assim que se entra.
Nesta feira da ladra encontrará um total de 200 bancas que vendem todo o tipo de produtos. Há espaço para todos os tipos de passatempos, mesmo os menos convencionais. Podem ler a tua mão, fazer-te uma massagem ou vender-te jóias feitas à mão com as tuas iniciais.
Outros mercados hippies em Ibiza
Outro dos melhores mercados hippies para visitar em Ibiza no verão é o mercado de San Jordi. Uma particularidade que faz de San Jordi um lugar muito especial é o facto de não necessitar de licença para vender.
Por esta razão, aqui pode encontrar objectos que ultrapassam os limites da sua imaginação. Se gosta de colecionar coisas estranhas, esta é uma paragem obrigatória na sua viagem a Ibiza.
Finalmente, não pode perder Punta Arabí, o maior mercado de rua da ilha e o primeiro a aparecer. É composto por um total de 500 bancas de vários tipos, e aqui realizam-se concertos e espectáculos ao vivo nas noites de verão.
10. Fuja das multidões de verão na gruta de Can Marçà
A gruta de Can Marçà é um dos tesouros mais bem guardados da ilha. Situa-se a cerca de 20 quilómetros da cidade, muito perto de Sant Miquel. As suas origens remontam a 100.000 anos e tem uma superfície de 8.500 metros quadrados. Uma das curiosidades de Can Marçà tem a ver com a sua descoberta.
Esta gruta foi descoberta por um grupo de contrabandistas, que a utilizavam como esconderijo para os seus pertences. Para localizar a entrada e a saída da gruta, pintaram marcas vermelhas e pretas, que ainda hoje se mantêm.
Algum tempo depois, nos anos 70, Jean Pierre Van Der Abeelle, um espeleólogo belga, interessou-se pela gruta, tentando localizar a sua entrada e saída. Foi assim que, a partir dos anos 80, a gruta de Can Marçà começou a ser explorada para fins turísticos.
Embora a gruta esteja atualmente seca, outrora deixava entrar água, o que faz com que o local tenha estalactites e estalagmites. Para além disso, um dos aspectos que motiva a sua visita são as falésias no exterior da gruta, que formam uma paisagem de sonho.
11. Emocione-se com um pôr do sol digno de filme
Este ponto pode parecer óbvio para si, mas a verdade é que nunca verá um pôr do sol como os de Ibiza. A ilha é famosa pelos seus pores-do-sol, que parecem saídos de uma pintura com um grande contraste de cores. É por isso que recomendo que não perca um dos pores-do-sol em Ibiza no verão.
Um dos melhores lugares para desfrutar de um pôr do sol único é Es Vedrà. Este nome é dado a um pequeno ilhéu pertencente ao Parc de Cala d'Hort i Es Vedrà.
Este ilhéu situa-se em frente a Cala d'Hort e o seu acesso não é permitido, uma vez que se trata de uma propriedade privada: pertence a cerca de trinta famílias. Além disso, devido à sua riqueza natural, a abertura de estabelecimentos comerciais e de restaurantes é proibida.
Se estiver interessado em descobrir Es Vedrà, recomendo-lhe que leia este artigo sobre as melhores coisas para fazer em Es Vedrà.
Pôr do sol em Es Vedrà: tudo o que precisa de saber
Tenho a certeza de que, depois do que vos disse, estão a perguntar-se como é possível ver o pôr do sol a partir de Es Vedrà, se nem sequer é possível pôr os pés dentro da ilhota. Pois bem, a atividade consiste em alugar um barco que navega à volta do monte.
A maioria destas excursões planeia os seus horários de forma a que o pôr do sol coincida com a chegada às águas que banham Es Vedrà.
Outro lugar magnífico para desfrutar de um pôr do sol em Ibiza no verão é Cala Conta, uma das praias mais famosas da ilha. No entanto, devo avisar-vos que esta praia é muito popular, por isso tende a estar cheia de gente.
No entanto, se quiseres fugir das multidões, podes reservar uma mesa num dos restaurantes com vista para o mar, como o Sunset Ashram.