O que ver e fazer em Es Vedra, em Ibiza

Situada a sul de Ibiza, a ilha de Es Vedrá é um dos locais de visita obrigatória e de admiração nas Ilhas Baleares.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

O que ver e fazer em Es Vedra, em Ibiza

Vedrá | ©Sebastián Candela

Com uma grande riqueza natural, este pequeno ilhéu situa-se em frente de Cala d'Hort, no município de Sant Josep de Sa Talaia, a sudoeste de Ibiza. Es Vedrá é considerado um lugar mágico e paradisíaco, cheio de lendas e natureza. Em 2002 foi declarada reserva natural, o que a converteu numa área protegida de grande beleza e, por isso, é proibido visitá-la.

Há muitas coisas para ver e fazer em Ibiza, mas, sem dúvida, ver Es Vedrá é uma das mais populares. A enorme rocha de 382 metros de altura pode ser vista perfeitamente, tanto de Ibiza como do continente e de Formentera. Por esta razão, as actividades que proponho têm como objetivo oferecer as melhores vistas da ilha, uma vez que não é possível visitá-la. Venha descobrir mais sobre Es Vedrá.

1. Ver o pôr do sol a partir do mar

Enseada da Salada| ©albertoghera
Enseada da Salada| ©albertoghera

Muito perto de Es Vedrá, em San Antonio, é o ponto de partida para esta atividade. Os passeios de barco costumam percorrer a costa oeste de Ibiza, passando por Cala Bassa, Cala Tarida, Cala Salada, Isla Margarita ou Cala Conta. Para além do passeio de barco, é possível praticar diferentes desportos aquáticos, como snorkelling ou caiaque, cujo equipamento está incluído no preço.

No entanto, primeiro desfrutará de um agradável e tranquilo passeio de barco com bebidas incluídas, como sangria, mojitos ou champanhe. Pode acompanhar a sua bebida com alguma fruta fresca e desfrutar das belas vistas de Es Vedra e da baía. Depois, pode praticar snorkelling, paddle surf ou caiaque.

Quando estiver cansado, volte para o barco e deite-se numa rede para relaxar com música de fundo. Enquanto admira o pôr do sol, pode desfrutar de uma taça de champanhe e comer qualquer coisa. Sem dúvida, uma das melhores coisas para fazer em Ibiza no verão.

Reservar uma excursão de barco a Cala Salada com snorkelling

2. Passar um dia na praia em Cala d'Hort

Cala d'Hort| ©Nicolas Vigier
Cala d'Hort| ©Nicolas Vigier

Cala d'Hort fica muito perto de Es Vedra. Esta praia fica a cerca de 10 minutos de carro de San José. É uma praia muito pequena, com apenas cerca de 150 metros de comprimento. No entanto, dispõe de todo o tipo de serviços, como espreguiçadeiras, restaurantes, salva-vidas e acesso para deficientes.

Devido ao facto de ser uma praia muito pequena e com um encanto especial, na época alta costuma ser muito concorrida. Por isso, se for de carro, pode ser difícil estacionar o carro. A minha recomendação é que, se quiser ir lá com o seu próprio carro, vá de manhã cedo para evitar problemas.

Cala d'Hort oferece vistas espectaculares de Es Vedrà, uma vez que o ilhéu fica a poucos metros de distância. Para além das vistas, vale a pena pelo seu carácter natural, com areia fina e uma maré ideal para a prática de surf. Se puder, recomendo que almoce num dos seus restaurantes e fique na praia a ver o pôr do sol.

Na Cala d'Hort existem três restaurantes, todos eles especializados em peixe e marisco. Um dos mais famosos é o Es Boldadó, situado nas falésias, com vistas espectaculares sobre a baía e Es Vedrá. Pode ser acedido de carro ao longo da estrada ou por uma escada de madeira a partir da praia.

3. Fazer uma excursão de cruzeiro a Es Vedrá

Cruzeiro em Es Vedra| ©Ibiza Magic
Cruzeiro em Es Vedra| ©Ibiza Magic

Se quiser visitar Es Vedra, recomendo este passeio de barco. Tem uma duração total de 4 horas e parte do porto de San Antonio. Durante a viagem, o barco passará pelas baías de Cala Bassa, Cala Tarida, Cala Vadella e Cala d'Hort. Depois, contornará a ilha de Es Vedra.

A excursão está disponível de maio a outubro e é ideal para quem viaja para Ibiza com toda a família. Além disso, as crianças com menos de 5 anos de idade não têm de pagar uma taxa de entrada para a excursão.

No próprio barco pode comprar alguns snacks e bebidas, como latas de refrigerantes ou um copo de sangria. Além disso, um guia local comentará a viagem, informando-o sobre os pontos de interesse que está a ver e as principais curiosidades do local. No final, brindará com uma taça de champanhe com o resto dos passageiros.

Reservar um passeio de catamarã em Cala Bassa

4. Visita a Sa Pedrera de Cala d'Hort ou Atlantis

Sa Pedrera| ©beth woodrum
Sa Pedrera| ©beth woodrum

No mesmo parque natural de Cala d'Hort encontra-se Atlantis, um dos lugares mais mágicos de Ibiza. São muitas as lendas que rodeiam Sa Pedrera. A primeira delas fala de uma civilização chamada Atlântida, que se afundou no mar há milhões de anos.

Além de ser um lugar místico e mágico, é perfeito para ti se quiseres relaxar e esquecer o barulho durante as tuas férias em Ibiza. Para lá chegar, terás de descer um penhasco, de onde poderás ver vistas incríveis do local, incluindo Es Vedrá. Não é uma caminhada fácil, especialmente na volta, pois é preciso subir. Por esta razão, não é um sítio muito recomendável para ir com crianças pequenas. Também não recomendo ir lá à noite.

Sa Pedrera está coberto de areia dourada e tem piscinas naturais de água verde. No passado, este sítio não tinha este aspeto, mas era uma pedreira. Foi daqui que se extraiu parte das pedras que formaram as muralhas de Dalt Vila, razão pela qual foi um local de grande importância para a ilha desde as suas origens.

Depois de ter deixado de ser explorada para este fim, a comunidade hippie fez de Sa Pedrera um local de culto. Esta é a razão pela qual se podem encontrar diferentes figuras budistas esculpidas na rocha.

5. Descobrir Cala Carbó

Enseada Carbó| ©Francisco López
Enseada Carbó| ©Francisco López

Outra das melhores praias perto de Es Vedrá é Cala Carbó. Também fica muito perto de San José, a cerca de 10 minutos de carro. Cala Carbó é uma enseada muito pequena, com apenas cerca de 50 metros de comprimento. Tem guarda-sóis, espreguiçadeiras e vários restaurantes onde se pode tomar uma bebida.

É uma praia de areia fina e água azul-turquesa. Ao longo da costa, há várias rochas onde se pode sentar e relaxar e observar a maré. Muitos barcos passam por esta zona, oferecendo uma vista panorâmica que parece saída de um quadro. A este cenário junta-se o belo verde dos pinheiros que dão sombra à praia.

Tal como acontece com outras praias deste tipo, como a Cala d'Hort, o parque de estacionamento atribuído tende a encher muito cedo na época alta, especialmente aos fins-de-semana. Por conseguinte, é aconselhável chegar cedo se quiser estacionar. Além disso, caso pretenda almoçar num dos restaurantes da praia, terá de reservar com antecedência.

Existem dois restaurantes em Cala Carbó, ambos especializados em peixe, marisco e paella. O mais famoso é o Restaurante Balenari Cala Carbó. É claro que também pode trazer a sua própria comida de casa e fazer um piquenique na praia. Lembre-se apenas de deixar tudo arrumado, tal como o encontrou.

6. Volte atrás no tempo na povoação fenícia de Sa Caleta

Povoação fenícia de Sa Caleta| ©Thomas Prinket
Povoação fenícia de Sa Caleta| ©Thomas Prinket

Entre a praia de des Codolar e o monte des Jondal, encontra-se um sítio da época fenícia, declarado Património Mundial pela UNESCO em 1999. Trata-se de uma das principais jóias arqueológicas da ilha, datada do século VIII a.C.

A povoação possui um cais, que era utilizado na época e que ainda hoje se mantém ativo. Diz-se que a população que habitava o local se mudou para a baía de Ibiza, dando origem à cidade que conhecemos hoje.

Este é o plano perfeito para si, se é um apaixonado por história. Poderá ver os fornos utilizados para cozer o pão e as vistas espectaculares que o local oferece. Também poderás conhecer a forma como os fenícios organizaram o seu traçado urbano, que se caracteriza pelo seu carácter desordenado.

Para chegar a este lugar, podes ir de carro desde San José. Primeiro, apanhar a estrada de Ibiza. Depois, virar à direita no cruzamento de Sa Cova Santa. Mantenha-se nesta estrada durante 4 quilómetros, altura em que começam as indicações para Sa Caleta.

7. Descobrir a Torre des Savinar

Torre de Savinar| ©Alessio I
Torre de Savinar| ©Alessio I

A Torre des Savinar é também conhecida como a Torre dos Piratas. Está situada em Sant Josep de Sa Talaia, no Parque Natural de Cala d'Hort, no cimo de uma falésia. A partir daqui, tem-se uma vista maravilhosa de Es Vedrà e Es Vedranell.

A alcunha "Torre del Pirata" não se deve a nenhuma lenda ou facto histórico, mas a um romance do escritor Vicente Blasco Ibáñez. Originalmente foi construída como torre de artilharia. No entanto, nunca foi utilizada para esse fim e limitou-se a ser uma torre de vigia.

Para chegar à Torre des Savinar a partir de San José, é necessário seguir a estrada de Es Cubells. Em seguida, tomar a saída em direção a Cala d'Hort. Depois de passar uma curva, verá um caminho de terra à sua esquerda. Estacione o seu carro e caminhe meia hora até à torre.

Quando chegar ao local, verá o portão original da torre, que se encontra no topo de uma rampa. No entanto, não é possível entrar na torre, uma vez que esta é propriedade de uma família local. Este último facto não é uma desvantagem para visitar a torre, uma vez que está interessado nas vistas que oferece do ilhéu.

8. Ver o pôr do sol em San Antonio

Pôr do sol em Ibiza| ©Marcos Lozada Echenique
Pôr do sol em Ibiza| ©Marcos Lozada Echenique

A ilha de Ibiza é famosa pelo seu pôr do sol. Um dos melhores lugares para ver o pôr do sol com vista para Es Vedrá é San Antonio Abad. Este município fica a vinte minutos de carro de Cala D'hort.

Se quiser ir de transportes públicos, terá de apanhar um táxi para Can Vejer. Depois, terá de apanhar o autocarro L8. No total, a viagem não demora mais de meia hora.

Em San Antonio há muitos lugares para ver o pôr do sol, mas um dos mais recomendados é o Café del Mar. Este bar de praia com vista para o mar é ideal para ver o pôr do sol enquanto desfruta de um cocktail, de um refrigerante ou de um copo de vinho. Também pode ir ao Café Mambo ou ao bar Savannah.

Se quiser poupar na sua viagem, também pode comprar um gelado ou uma bebida em qualquer estabelecimento e ver o pôr do sol no passeio marítimo de San Antonio.

9. Seguir a rota do Ojo de Es Vedrá

Enseada de Llentrisca| ©Veroxs
Enseada de Llentrisca| ©Veroxs

Embora esta rota ofereça vistas incríveis, devo salientar que não é para todos. A rota sobe até um pico muito alto, pelo que não é recomendável se sofrer de vertigens. Além disso, não é uma rota muito difícil, exceto em certas secções em que as subidas são muito íngremes e o terreno é um pouco escorregadio.

A rota do Ojo de Es Vedrá dura cerca de 50 minutos: 25 minutos para ir e 25 minutos para voltar. No total, serão percorridos cerca de 2 quilómetros, pelo que não é um percurso longo. Para lá chegar, é preciso primeiro equipar-se bem com um bom calçado de caminhada, uma mochila com água e uma bateria externa para o telemóvel.

De seguida, terá de chegar a Cala Llentrisca, que fica perto do município de Es Cubells. Quando chegar a uma curva com um parque de estacionamento em terra batida, estacione o seu carro. Verá uma marca verde no chão que indica o início do percurso pedestre. Depois de caminhar cerca de 20 minutos, verá uma rocha com um grande buraco . Chegou ao seu destino!

O lugar chama-se miradouro de Cala Llentrisca ou Ojo de Es Vedrá e oferece vistas espectaculares do ilhéu em questão e da baía. No entanto, é preciso ter cuidado e não se afastar demasiado da falésia.

10. Desfrute de um dia ao sol em Cala Vedella

A enseada de Vedella| ©Sergio Carrasco
A enseada de Vedella| ©Sergio Carrasco

Na aldeia de Sant Josep de Sa Talaia, encontra-se uma das praias preferidas das famílias. Cala Vedella, ao contrário de Cala d'Hort e Cala Carbó, é uma praia larga, por isso não terá tantos problemas quando se trata de montar o seu guarda-sol. É uma praia selvagem com uma bela piscina natural, situada numa zona de pescadores e com belas vistas de Es Vedrá.

A praia tem areia branca e fina e a água é normalmente muito calma, o que a torna muito segura para as crianças. Por esta razão, esta é uma das melhores actividades para fazer com crianças em Ibiza. Cala Vedella tem todo o tipo de serviços, como lojas, restaurantes e bares.

Um dos restaurantes mais famosos é o María Luisa, especializado em peixe fresco. Além disso, há também cabines de aluguer de equipamento desportivo. Desta forma, pode alugar um jet ski ou o equipamento necessário para praticar mergulho.

Cala Vedella é uma praia muito tranquila onde, apesar de ser uma atração turística, encontrará pessoas locais do município. É verdade que aos fins-de-semana há mais barulho, mas nada comparado com outras praias da ilha. Para chegar a este local a partir de Sant Josep de Sa Talaia, não demorará mais de 10 minutos de carro. Se não tiver o seu próprio veículo, pode apanhar um autocarro. No entanto, não existe a opção de entrar no autocarro em Sant Josep e sair em Cala Vedella, pelo que terá de caminhar.