O que ver e fazer em Ibiza em setembro
Ibiza é um destino turístico que oferece uma grande diversidade de planos e actividades aos seus visitantes durante todo o ano. Ao mesmo tempo, setembro é uma altura ideal para estar na ilha, por isso aqui estão algumas das coisas que pode fazer para desfrutar da sua visita.
Em Ibiza, há planos para festas, campismo, turismo gastronómico, férias em hotéis com tudo incluído e também uma mistura de todos os anteriores. Na realidade, as melhores coisas para fazer em Ibiza são aquelas que equilib ram todas as facetas da ilha para dar ao turista a visão mais honesta de tudo o que se passa neste belo canto do Mediterrâneo espanhol.
Continue a ler esta compilação informativa se quiser ter a partir deste momento um número suficientemente grande de planos para o manter ocupado durante toda a sua visita no mês de setembro. O que é ótimo, pois não terá tempo a perder e poderá regressar a casa afirmando ter visto uma perspetiva totalmente nova de uma das ilhas mais bonitas do planeta.
1. Desfrutar do Festival Burlesco de Ibiza
Todos os anos, no início de setembro, é organizado um festival na baía de San Antonio, que consiste num evento de fim de semana inspirado no mundo do burlesco, numa reinterpretação de praia. É uma atividade que costuma durar cerca de 4 horas no final de cada dia, quase sempre entre as 19 e as 22 horas. Cada data oferece entretenimento diferente, mas o mais comum é que na sexta-feira, sábado e domingo haja espectáculos de cabaré e burlesco.
Alguns espectáculos são realizados na praia de Cala de Bou, mas outros eventos do festival tendem a ser festas na piscina em hotéis próximos. Ano após ano, o Aperture Terra ce é escolhido como o local para o espetáculo principal de cada noite. Alguns eventos do festival são de entrada livre, enquanto outros, como as after parties, podem funcionar com base em convites ou bilhetes pagos.
Este é um bom evento para se entreter durante uma das tardes ou noites do seu fim de semana. Se a sua viagem de 7 dias a Ibizacocoincidir com este evento, é recomendável que aproveite o seu tempo em San Antonio para conhecer a área de uma perspetiva diferente. Lembre-se de que a data muda todos os anos, mas o primeiro fim de semana de setembro é normalmente escolhido.
2. Não deixe de ir ao Festival da Cerveja de Ibiza
A cerveja é uma das bebidas mais importantes para a cultura da festa no Mediterrâneo espanhol e, como Ibiza é a capital desta tendência cultural, é muito apropriado que participe no Festival da Cerveja de Ibiza. Este evento é normalmente realizado no segundo ou terceiro fim de semana de setembro no Recinto Ferial, uma importante sala de exposições na cidade de Ibiza.
O evento é composto por duas secções. A primeira, que se realiza habitualmente no interior do recinto, é constituída basicamente por um vasto leque de propostas gastronómicas que utilizam a cerveja ou os derivados da cevada como um dos ingredientes principais da receita. A secção exterior é onde se encontram as bancas que oferecem mais de 100 cervejas diferentes com origens de todo o mundo.
O festival realiza-se habitualmente no sábado e no domingo da semana escolhida para o evento e, felizmente, é um evento gratuito que o pode ocupar a partir das 19 horas. No entanto, tenha em atenção que é um evento apenas para adultos e não poderá entrar com ninguém com menos de 18 anos.
3. O Eivissa Jazz é outro excelente evento da época
A indústria musical de Ibiza parece estar mais focada e orientada para a música eletrónica e tudo o que tem a ver com a cena da festa nas suas famosas discotecas. No entanto, também há eventos para outros géneros de música. O Festival de Jazz de Eivissa é apenas um deles, com a duração de 4 dias e que se realiza normalmente entre a última semana de agosto e os primeiros dias de setembro, para mostrar o melhor do jazz contemporâneo europeu e mundial.
Este festival tem mais de três décadas e durante todo este tempo tornou-se uma referência indiscutível de qualidade no mundo do jazz moderno e dos artistas que fazem parte desta indústria. Não existe um local específico para a realização dos concertos, uma vez que todos os anos são escolhidos novos espaços para os eventos do calendário do festival. No entanto, o Baluarte de Santa Lucía e o Parque Reina Sofía são alguns dos locais que nunca faltam na programação do festival.
Outro aspeto a destacar é que este festival costuma ter várias actividades gratuitas na sua programação, bem como algumas palestras de professores de jazz ou alguns espectáculos musicais que têm preços individuais. É um evento recomendado para assistir em família e definitivamente uma maneira de experimentar a cena musical de Ibiza de uma perspetiva muito diferente.
4. Ver o espetáculo do Festival Cartagineses e Romanos
Na praia de s'Arenal, no âmbito das Festas de Sant Bartomeu, há uma tradição que é extremamente interessante e divertida para os turistas que têm a oportunidade de testemunhar o evento em primeira mão. Trata-se da Festa de Cartagineses e Romanos, que é uma representação teatral e folclórica de uma guerra associada à história da ilha, na qual os participantes utilizam tomates como munições para se atacarem mutuamente.
A encenação começa com a chegada de ambas as partes à costa da praia em embarcações que tentam imitar fielmente o aspeto dos navios de guerra da época. Quando os chamados guerreiros desembarcam na praia, começam a batalha em que os tomates são atirados de um lado para o outro, o que é muito interessante para a sua posição de turista. Pode optar por se juntar a um dos lados ou pode também ficar como alguém que aprecia o espetáculo a partir de uma posição neutra.
Agora, tenha em mente que para participar tem de estar vestido com uma manta branca se quiser ser um romano ou com túnicas coloridas se quiser ser um cartaginês. Normalmente, realiza-se no primeiro sábado de setembro e o facto de haver música ao vivo após a atuação e de ser tão divertido e inofensivo faz deste evento uma das actividades para fazer em Ibiza com crianças durante o mês de setembro.
5. Aproveite a queda no número de turistas para ir à festa
A festa é um dos aspectos mais notórios e característicos do que os turistas de todas as idades, especialmente os jovens, fazem quando visitam Ibiza durante o verão. Ao mesmo tempo, a maioria das discotecas da ilha tem tido uma temporada de festas ininterruptas e ao nascer do sol desde o início do verão e, por isso, em setembro é comum começarem a realizar-se algumas das festas de encerramento da temporada.
Mesmo que as discotecas estejam de férias até à época do Ano Novo, é verdade que todas as discotecas terão uma afluência menos significativa do início ao fim de setembro. Por isso, este mês é a altura ideal para festejar se pretende experimentar noites em que pode dançar con fortavelmente sem ter de partilhar o espaço com 2.000, 5.000 ou mesmo 8.000 pessoas.
Tenha em mente que festejar é uma das actividades mais recomendadas para fazer em Ibiza durante o verão e, sabendo que setembro é o último mês desta estação, pode também desfrutar do bom tempo que define estas noites especiais e memoráveis.
6. Fazer compras em alguns dos últimos mercados de verão
Durante todo o verão, muitos artesãos ibicenenses tiveram uma temporada de vendas muito rentável graças aos mercados de rua que se realizam na maioria das comunidades da ilha, tanto de manhã como à tarde, aos fins-de-semana. Alguns também se realizam durante a semana, como é o caso do Mercado Hippy de Punta Arabí, que se realiza às quartas-feiras, ou o mercado de Cala Llonga, que se realiza todas as quintas-feiras da temporada.
A ideia de visitar estes espaços de entretenimento e comércio durante o mês de setembro deve-se ao facto de conseguir bons descontos em relação aos preços dos produtos em julho e agosto. Isto porque muitos dos participantes começam a terminar a sua mercadoria sabendo que depois de setembro começa a época baixa e isso significa que não conseguirão vender todo o seu inventário de bens.
Como provavelmente irá a várias aldeias como Cala Benirras na sua visita aos mercados da ilha, também é uma boa ideia coincidir este dia com uma sessão de snorkelling em Ibiza em algumas das praias próximas. Embora os mercados do interior, como a Mostra Artesanal de Sant Rafel, sejam boas alternativas se estiver apenas à procura de um passeio para levar para casa algumas peças decorativas.
7. Visite Cala de Sant Vicent enquanto ainda é verão
Sabendo que já mencionei algumas das enseadas da ilha, é uma excelente ideia aproveitar a sua visita em setembro para desfrutar de um dia de praia na Cala de Sant Vicent. Trata-se de um dos lugares mais afastados e isolados da ilha, mas a beleza das suas águas e o facto de haver agora uma oferta hoteleira nas proximidades fazem com que se mantenha repleta de turistas durante todo o verão.
No entanto, em setembro, a maioria dos visitantes já terá abandonado a zona. Isto significa que pode desfrutar da enseada sem ter de lidar com centenas de pessoas e pode até conseguir alojamento sem ter de reservar com antecedência, caso queira passar uma noite na cidade.
Outro aspeto positivo de visitar esta parte da ilha em setembro é que pode desfrutar de alguns dos passeios de barco de Ibiza que percorrem esta secção da costa leste. Em agosto, seria praticamente impossível conseguir um lugar barato se não reservar com bastante antecedência.
8. Participe da Feira Medieval de Frutos do Mar
Na cidade de San Antonio, apenas no último fim de semana de setembro, é celebrada a Feira Medieval de Marinheiros, que é basicamente um evento de 4 dias em que eles tentam recriar alegoricamente o modo de vida descrito nas fantasias de piratas. Este facto é bastante interessante, uma vez que foram estas personagens que durante muitos anos dominaram as águas dos mares e oceanos de todo o mundo.
É organizada bem no centro desta comunidade costeira e distingue-se por ter produtos artesanais que são vendidos em mercados ambientados no mundo marinho. Há também uma oferta gastronómica que tenta incorporar o maior número possível de elementos marinhos exóticos nas receitas e, acima de tudo, há espectáculos teatrais ao vivo totalmente gratuitos para todos os visitantes do festival.
Se quiser juntar-se ao tema, pode vestir-se como alguém da época em que os piratas eram um problema frequente para ilhas como Ibiza. Não se esqueça de que esta é uma das melhores coisas para fazer em Ibiza durante o final de setembro, uma vez que nesta altura a oferta cultural começa a diminuir consideravelmente. Isso acontece quase sempre na última semana do mês.
9. Desfrute das últimas sangrias do verão
A sangria estabeleceu-se como a bebida refrescante de verão por excelência e todas as suas interpretações são um verdadeiro sucesso em Ibiza. No entanto, em setembro, esta bebida cultural espanhola está a perder a sua relevância, uma vez que se espera que outras bebidas menos frescas combinem melhor com os sabores do outono e do inverno. Ainda mais sabendo que muitas das frutas que são adicionadas a esta preparação já não estão na época e tornam a bebida mais cara.
É por isso que é uma boa ideia aproveitar a sua visita a Ibiza em setembro para desfrutar das últimas sangrías da época de verão. E foi uma excelente ideia, pois a sangria é uma bebida para partilhar com amigos e familiares que é económica por excelência. O que combina perfeitamente com o espírito de gastar menos dinheiro pelas mesmas experiências de verão que definem o turismo em Ibiza durante o mês de setembro.
10. Despeça-se da ilha com os melhores pores-do-sol do ano
Os entardeceres de verão são alguns dos mais bonitos do ano e os de setembro destacam-se especificamente pelo facto de marcarem a transição entre o céu de verão com o tempo e o panorama que vem com o outono. Por esta razão, para muitos habitantes locais, os melhores entardeceres do verão são os de setembro e ir a qualquer ponto da costa sudeste da ilha, como Es Vedrà ou Cala Comte, é uma excelente forma de os aproveitar ao máximo.
Se tiver vontade, pode chegar ao Mirador des Vedrà ou a Sa Figuera Borda de bicicleta para combinar a diversão desportiva com a admiração do ambiente natural. Se preferir chegar no carro que alugou para a viagem, também tem a opção de participar em alguns dos melhores passeios de bicicleta em Ibiza. Estas tendem a focar-se nas paisagens da ilha, mas num percurso guiado e menos exigente.
Temperaturas em Ibiza em setembro
Não existe uma grande variação entre as temperaturas médias em Ibiza em setembro, em comparação com as temperaturas que poderá ter encontrado durante agosto ou julho. A temperatura máxima no final do verão costuma rondar os 27 graus Celsius, enquanto a frescura de uma noite apenas desce para os 19 ou 18 graus Celsius.
No entanto, é de salientar que em setembro há menos probabilidades de uma vaga de calor repentina, como aconteceu durante todo o verão, de junho a agosto. Isto é muito benéfico para aqueles que procuram desfrutar da ilha sem ter de lidar com um sol esmagador que é sufocante durante a maior parte do dia.
O afluxo de turistas em Ibiza em setembro
Embora setembro ainda seja verão e isso signifique que continuará a haver um número significativo de turistas na ilha, também é verdade que há menos pessoas do que em agosto e muito menos do que em julho.
Isto influencia uma série de questões que lhe serão muito convenientes, pois os hotéis estão mais vazios, os restaurantes terão sempre mesas disponíveis sem horas de espera e, em geral, o tempo de espera para qualquer um dos serviços turísticos da sua viagem será menor.
Isto também significa que pode mudar os seus planos à última hora, pois não há grandes consequências sabendo que não será complicado conseguir outra reserva para outro dia no local que abandonou para uma nova e mais interessante atividade.
Preços em Ibiza em setembro
Os preços de uma viagem a Ibiza em setembro ainda estão dentro dos parâmetros do verão, mas têm uma descida significativa em comparação com as taxas de agosto e julho. Estes são os meses mais populares para os turistas internacionais que vêm à ilha em busca de tranquilidade e beleza natural, ou para diversão desenfreada e festa até ao amanhecer.
Assim, uma viagem a Ibiza em setembro ainda é mais cara do que uma em outubro, mas também é mais barata do que uma em meados de agosto. E por cara quero dizer que os bilhetes de ida e volta, a reserva do alojamento e até o aluguer do carro podem ser alguns euros mais caros do que se consumir esses mesmos serviços durante uma viagem nos dois primeiros meses do último trimestre do ano.
O que levar na mala para uma visita a Ibiza em setembro?
Ibiza em setembro continua a ser um mês movimentado com todo o tipo de eventos culturais e sociais, como já deve ter reparado com todas as actividades que mencionei neste post. É por isso que é melhor levar roupas para todos os tipos de circunstâncias.
Isso significa que deve ter roupas apropriadas para um jantar elegante na praia, mas também algumas roupas desportivas, caso esteja interessado em visitar alguns dos famosos trilhos para caminhadas que percorrem a ilha de norte a sul e de leste a oeste.
O protetor solar é claramente uma obrigação na sua mala, pois é importante evitar uma queimadura solar que transformará o seu dia a dia num verdadeiro desafio, caso se desenvolva. O calçado é outro elemento importante, pois a ideia é que as suas escolhas sejam suficientemente versáteis para usar no dia a dia, mas também para qualquer ocasião chique na cidade ou em alguns dos hotéis de luxo da costa.