Mais sobre: O que fazer em Ibiza
Muitas pessoas sonham com uma escapadela a Ibiza, mas muitas vezes pensa-se que esta ilha é só festa e nada poderia estar mais longe da verdade! Se está à procura de diversão, é claro que terá muita vida nocturna para o manter a dançar se quiser durante três dias.
Mas se procura paz, natureza e desconexão, escolheu o melhor destino possível. Porque esta pequena ilha das Baleares tem as melhores praias, enseadas e locais naturais onde se pode perder. Continue lendo para descobrir todos eles.
1. Dançar noite e dia
Ibiza continua a deter o trono de capital indiscutível da festa: as suas discotecas são algumas das mais famosas do mundo e não é de admirar que a ilha receba milhões de visitantes todos os anos em busca da satisfação dos seus desejos mais hedonistas.
A ilha ganhou a sua reputação nos anos 80 e 90 e, desde então, as suas discotecas têm sido o palco de festas que estão cada vez mais fora do alcance de cada vez menos pessoas. Amnesia, no centro de Ibiza; Benimussa Park, também conhecido como Zoo; Es Paradis e Eden, ambos na praia de San Antonio; Pacha, junto ao porto da cidade de Ibiza; Ushuaïa, na Playa d'en Bossa; são apenas alguns dos muitos, muitos locais onde pode festejar durante as suas férias.
A ilha não tem falta de bares de praia, restaurantes e locais mais pequenos para uma noite igualmente inesquecível.
O meu favorito é a discoteca Ushuaïa
Há muitas discotecas no mundo, mas Ushuaïa é um lugar como nenhum outro. Instalações de festival, um ambiente espetacular e festas da mais alta qualidade. David Guetta, Armin Van Buuren, Calvin Harris, AVICII e Carl Cox já tocaram aqui em sessões de house e techno ao longo da tarde.
Se este é o seu estilo de música, Ushuaïa provavelmente já está no topo da sua lista de coisas para fazer em Ibiza, mas mesmo que não seja 100% a sua praia, é uma experiência perfeita para deixar a agitação do trabalho para trás e começar as suas férias da melhor maneira.
2. Descubra Formentera num passeio de um dia
Formentera é o oposto de Ibiza: a beleza das suas praias, na sua maioria intactas, combina a textura açucarada da areia com as cores vibrantes e cristalinas da água. É um pedacinho do Mar das Caraíbas num canto do Mediterrâneo, quer seja pelas suas encantadoras enseadas ou pelo seu interior de aldeias e caminhos para percorrer de bicicleta.
Visitar Formentera a partir de Ibiza não é apenas uma forma de desconectar e descansar da festa e da azáfama, é uma experiência pela qual te apaixonarás. Quando a tua viagem terminar, estarás a sonhar em voltar no verão seguinte.
A propósito, se estás à procura de bilhetes de ferry e organizar a tua visita é um pouco preguiçoso, recomendo uma viagem de barco de dia inteiro para Formentera, que também passa por alguns dos locais mais bonitos de Ibiza.
3. Sinta a magia do ilhéu de Es Vedrà
Es Vedrà é um lugar onde acabará por ir, de uma forma ou de outra, durante a sua viagem a Ibiza: é a magia que se esconde neste ilhéu, um dos três pontos de maior força magnética à superfície da terra, juntamente com o Pólo Norte e o Triângulo das Bermudas.
Este lugar vai literalmente atraí-lo e prendê-lo, e isto não só tem uma explicação científica, como também é o cenário de um grande número de mitos e lendas. Diz-se que as sereias que atacaram o navio de Ulisses na Odisseia de Homero viviam aqui, sombras e luzes foram vistas no fundo do mar sem explicação aparente, e até mesmo estranhos avistamentos de objectos a voar sobre o céu.
Recomendo visitar esta laje monolítica que se ergue do mar ao largo da costa de Ibiza ao pôr do sol, com uma garrafa de vinho ou champanhe, como uma das melhores coisas a fazer em Es Vedra, e depois de ter visitado a enseada de Atlântida, de que vos falarei a seguir.
4. Relaxar num dos spas exclusivos de Ibiza
Para uma experiência completamente oposta à de uma noite intensa, pode visitar um dos elegantes e exclusivos spas de Ibiza. A maioria deles encontra-se dentro de um hotel ou resort, embora seja permitido entrar neles quer seja hóspede ou visitante.
Talvez o mais genuíno dos spas da ilha seja o Atzaró, situado no meio de um pomar de oliveiras e palmeiras em Santa Eulália. Aqui encontrará instalações como uma sauna sueca, um hammam, uma piscina e um retiro onde poderá desfrutar de uma série de massagens e tratamentos de beleza.
Outro excelente é o Magness Soulful Spa, no Bless Hotel Ibiza. A meio caminho entre um clube social e um spa, encontrará um circuito de água de hidroterapia, espreguiçadeiras para uma massagem relaxante, sauna, piscina de água gelada, hammam e até um jacuzzi.
5. Faça uma viagem até ao belo farol de Punta d'es Moscarter
A costa norte de Ibiza é o lugar mais especial para fazer caminhadas na ilha, outra das melhores coisas para fazer em Ibiza. Os trilhos passam por quintas remotas, florestas de pinheiros e uma costa decorada com enseadas encantadoras.
Um dos caminhos que recomendo que faças é o que começa na pequena aldeia costeira de Portinatx e termina no farol de Punta d'es Moscarter, um belo farol pintado com uma espiral negra onde podes desfrutar de vistas imbatíveis sobre o cabo.
Para lá chegar, terás primeiro de encontrar a enseada de Portinatx, de onde começa o caminho, que podes percorrer em cerca de 20 minutos sem teres muita pressa. Do caminho, verá um dos meus postais favoritos de Ibiza: um penhasco com águas azuis profundas e o farol a vigiar ao longe.
6. Explore um mundo perdido na enseada Atlantis
A enseada de Atlântida, construída por mãos humanas, é um cenário de fantasia que convida a sonhar com outros planetas. Uma antiga pedreira à beira-mar de onde foi extraída grande parte da pedra utilizada para construir a muralha de Dalt Vila, no centro histórico da cidade de Ibiza, hoje é uma enseada que na época hippie serviu de refúgio e lugar de comunhão com a natureza.
Há duas opções para chegar a Atlantis. Por mar é muito fácil, uma vez que pode atracar o seu barco nas proximidades e aproximar-se dele a nado ou em paddle surf. Por terra, é um pouco mais complicado: partindo de Sant Josep de Sa Talaia, deve dirigir-se para Cala d'Hort e, pouco antes de chegar, encontrará o desvio para Torre des Savinar. Chegará a um parque de estacionamento e terá de percorrer o caminho de terra durante cerca de meia hora até chegar à enseada.
7. Ver o pôr do sol no autêntico Café del Mar
O Café del Mar é um ícone de Ibiza: um famoso bar de praia onde se pode apreciar o pôr do sol ao som de uma música suave e relaxante.
Situado em San Antonio, é um dos locais mais famosos da ilha e, por isso, enche-se muito facilmente. É preciso chegar cedo para conseguir um lugar, mas é uma experiência inesquecível e imperdível se for a sua primeira vez em Ibiza.
8. Fugir das multidões de turistas nas enseadas de Ibiza
Ibiza é um paraíso para os sentidos, mas não apenas para a festa, também para as suas praias, enseadas e bares de praia feitos para o seu prazer e relaxamento. Para lá chegar, há inúmeros passeios de barco em Ibiza. Aqui está uma lista dos meus sítios preferidos para fugir às multidões na ilha:
Sa Caleta
Esta é uma das enseadas mais tranquilas da ilha, onde se pode desfrutar de um ambiente mais familiar. Por isso, é uma das preferidas dos habitantes locais, que desde muito cedo vão poder encontrar a plantar os seus guarda-chuvas coloridos.
A enseada tem uma bela variedade de cores que se podem admirar a partir da pequena falésia que a rodeia, de onde se pode apreciar a vista e tirar uma foto muito gira para o Instagram ou incluir uma panorâmica no TikTok da viagem.
Enseada Molí
Esta enseada junto a San Antonio tem muito poucos visitantes, uma vez que a praia é de calhau, pelo que não encontrará espreguiçadeiras, espreguiçadeiras ou bares de praia. Uma tranquilidade total para descansar das multidões, se é isso que procura, e águas azul-turquesa para dar um mergulho purificador.
Enseada do Jondal
Uma das enseadas mais exclusivas da ilha, escolhida por muitos habitantes locais para atracar os seus iates e passar o dia. Aqui encontrará restaurantes e bares de praia e pode não ser o melhor local para relaxar, mas é o local para desfrutar de um ambiente festivo durante o dia e a noite.
Enseada de Bassa
Especialmente recomendada se estiver a visitar Ibiza com a sua família, esta enseada com águas pouco profundas, rodeada por uma floresta de pinheiros e zimbros onde pode comer à sombra e descansar, é um local ideal para passar o dia. Também pode aproveitar para fazer snorkeling nesta bela enseada.
9. Dê um passeio noturno por Dalt Vila, o centro histórico de Ibiza
Dalt Vila é o centro histórico de Ibiza, Património Mundial da UNESCO e uma visita que irá apreciar independentemente dos seus planos na ilha.
As impressionantes fortificações da cidade foram obra de Carlos V, que as mandou construir nos anos 1500 para defender a povoação dos ataques dos piratas berberes e da marinha francesa. Pode passear à volta delas e contemplar as fantásticas vistas do porto.
A partir da muralha, pode aceder à cidadela do que é propriamente conhecido como Dalt Vila. Basta seguir as indicações pelas ruas estreitas até chegar à porta principal da cidade velha, que conduz à Plaza de Vila, de onde se pode começar a explorar este belo bairro. Encontrará restaurantes, galerias de arte e pequenas lojas para passear.
Aproveite ao máximo a sua visita à cidade de Ibiza e não perca a sua majestosa catedral, a belíssima Catedral de la Virgen de las Nieves, construída no local de uma antiga mesquita e que mistura os estilos gótico e barroco na nave central.
10. Assistir a um festival de Ibizan
Ibiza celebra uma série de festividades ao longo do ano, das quais a Festa de Maig e a Festa de Nostra Sanyora de la Victoria são algumas das mais coloridas e bonitas. Se visitar a ilha em maio, poderá desfrutar de uma experiência que tornará a sua viagem ainda mais memorável.
A Festa de Maig é a festa que celebra a primavera e tem lugar no primeiro domingo de maio em Santa Eulália. Poderá ver carrinhos enfeitados com flores e habitantes locais em trajes folclóricos a executarem danças tradicionais.
A Festa de Nostra Sanyora de la Victoria tem lugar no segundo domingo de maio. Para assistir a esta celebração, terá de se deslocar à ilha vizinha de Ibiza, Maiorca, e visitar a aldeia de Sóller, onde é reconstituído o ataque dos piratas turcos à ilha em 1561 e a forma como foram repelidos pelos maiorquinos numa batalha simulada com tiros e fogo.
11. Fazer uma viagem de carro à volta da ilha
Finalmente, recomendo uma experiência que não requer muito planeamento ou organização. Alugue um carro, leve a sua mochila para alguns dias e apanhe a estrada ao longo da praia para uma rota circular em torno de Ibiza.
É possível fazer uma viagem de carro em torno de Ibiza em cerca de cinco horas, em que irá percorrer os 192 quilómetros de estradas ao longo da costa. Mas a minha recomendação é fazer esta viagem em dois dias: parar em faróis, miradouros, falésias e praias e encontrar um lugar para ver o pôr do sol e passar a noite. Na manhã seguinte, pode regressar ao ponto de partida seguindo a rota circular e terminar esta bela viagem.
Qual é a melhor altura para viajar para Ibiza?
Como podes ver, a ilha está cheia de planos que podes desfrutar facilmente em qualquer altura do ano. A sua natureza e a sua localização privilegiada no meio do Mediterrâneo fazem as delícias de todos os tipos de viajantes, quer estejam à procura de uma festa ou queiram perder-se nas suas belas enseadas. Mas se ainda está a decidir quando ir, aqui está uma lista das melhores coisas para fazer em Ibiza durante todo o ano:
- 10 coisas para ver e fazer em Ibiza em fevereiro
- 10 coisas para ver e fazer em Ibiza em março
- 10 coisas para ver e fazer em Ibiza em junho
- 10 coisas para ver e fazer em Ibiza em agosto
- 10 coisas para ver e fazer em Ibiza em setembro
- 10 coisas para ver e fazer em Ibiza em outubro
- 10 coisas para ver e fazer em Ibiza em novembro
- 10 coisas para ver e fazer em Ibiza em dezembro
- 10 coisas para ver e fazer em Ibiza no verão
- 11 coisas para ver e fazer em Ibiza no inverno
E finalmente, para aproveitar ao máximo a sua escapadela, não deixe de consultar os nossos guias com as melhores actividades de acordo com a duração da sua estadia em Ibiza: