25 experiências imperdíveis em Espanha
Espanha não é um país qualquer. Dentro das suas fronteiras coexistem todo o tipo de lugares, culturas e experiências que fazem dela um dos destinos mais completos. E para o descobrir, aqui estão 25 planos para o apaixonar por Espanha.
Muitos países dentro do mesmo país, talvez assim se possa definir Espanha. Dentro das suas fronteiras, a variedade de culturas, tradições, cidades, vilas, aldeias e natureza, entre outras coisas, fazem dela um dos destinos turísticos mais completos do mundo. Um país para conhecer e desfrutar como nenhum outro.
Antes de o descobrir por si próprio, convido-o a fazer uma viagem virtual através de 25 experiências que definem muito bem a Espanha. E para tornar a viagem mais completa, pode comparar cada lugar e experiência com os de outros países do mundo, como lhe direi a seguir. Vamos começar a viagem.
1. Visitar a Alhambra em Granada
Em termos de valor histórico, arquitetura e beleza, a Alhambra é um dos monumentos mais importantes de Espanha.
C onjunto monumental que inclui palácios, jardins e fortalezas, é considerado o melhor exemplo da arquitetura andaluza e foi declarado Património da Humanidade. O quadro que forma com a Serra Nevada ao fundo éum dos postais espanhóis mais famosos do mundo. Para se ter uma ideia das suas características e importância, a Alhambra pode ser comparada ao Taj Mahal, na Índia.
Uma paragem obrigatória para quem quer visitar Espanha.
2. Explorar a Sagrada Família em Barcelona
Assim como Paris tem Notre Dame, Barcelona tem a Sagrada Família. Outro ícone nacional, a construção começou em 1882 e ainda está em construção até hoje. Um facto que serve para lhe dar uma ideia da magnitude da obra-prima do modernismo catalão e do famoso arquiteto Antoni Gaudí.
Se viajar para Barcelona, não pode deixar de visitar as formas extravagantes e variadas das suas fachadas, deslumbrar-se com o seu interior e subir a uma das suas altas torres para contemplar a cidade. Um edifício único em Espanha e no mundo.
3. Percorrer a rota artística de Madrid
Goya, Velázquez, Picasso... A lista de pintores espanhóis que entraram para a história é muito longa. E para ver as suas melhores obras não é necessário viajar por todo o país. Felizmente, a maior concentração de obras pictóricas encontra-se em Madrid, no chamado triângulo da arte.
Uma extensão de alguns quilómetros quadrados onde se pode visitar o Museu do Prado, o Museu Reina Sofía e o Museu Thyssen. Já imaginou ter o Museu do Louvre ao lado do Moma? Pois bem, é isso que se pode encontrar na capital espanhola. Um verdadeiro luxo.
4. Uma visita gastronómica a San Sebastián
A gastronomia é uma das marcas de Espanha. Em qualquer uma das suas cidades pode comer-se como em nenhum outro lugar do mundo. Mas é na cidade de San Sebastián que se encontra a melhor comida, graças à sua famosa cultura dos pintxos. São as tapas típicas do País Basco e, graças a elas, é possível desfrutar de um verdadeiro banquete com muita variedade e a um bom preço.
Fazer um passeio gastronómico para provar os pintxos nos bares de San Sebastián é uma experiência comparável a percorrer as bancas de comida de Tóquio ou provar os pratos típicos da Toscana, em Itália. Poucas cidades no mundo conquistam pelo estômago, como San Sebastián.
5. Subir ao Monte Teide em Tenerife
Podemos pensar no Teide como o Monte Fuji de Espanha. No entanto, ambos os picos são os mais altos dos seus respectivos países, ambos são vulcões adormecidos, ambos têm uma altura semelhante de cerca de 3700 metros e as vistas de ambos são incríveis. E, tal como o Monte Japão, subir ao topo é uma das experiências obrigatórias se visitar o país.
O Teide faz parte de um parque nacional que é também Património da Humanidade e a sua paisagem natural é uma das mais diversificadas em termos de flora e fauna do mundo. Mas não é só isso, o Teide é um dos melhores lugares para a observação astronómica do planeta. Poucos lugares em Espanha e no mundo são mais completos e belos.
6. Apreciar a arquitetura modernista em Barcelona
Se é um amante da arquitetura, uma visita a Barcelona é como uma peregrinação. Para além da Sagrada Família, a cidade tem muitos exemplos de arquitetura única no mundo.
A Casa Batlló, La Pedrera, o Palau de la Música, o Parque Güell... A lista de jóias arquitectónicas é quase interminável. A maioria delas é de estilo modernista e tem a assinatura deum dos arquitectos mais importantes de Espanha, Antoni Gaudí. Fazer uma visita guiada à arquitetura de Barcelona é como admirar as obras de Frank Lloyd Wright em Chicago. Um deleite para os entusiastas da arquitetura.
7. Assistir a um espetáculo de flamenco na Andaluzia
Espanha é também um país de tradições e folclore. E, entre elas, a dança flamenca é uma das mais reconhecidas internacionalmente. É uma dança que transpira energia e emoção. Na cultura do país, é tão importante como os fados em Portugal.
A Andaluzia é o berço do flamenco e em cidades como Sevilha encontram-se os melhores espectáculos. Não se pode conhecer Espanha sem ter visto um autêntico espetáculo de flamenco ao vivo num dos tablaos típicos.
8. Visitar o Guggenheim em Bilbau
Há edifícios como a Ópera de Sydney que são admirados e conhecidos em todo o mundo pela sua arquitetura espetacular e única. E Espanha tem um desses edifícios que pertencem a este grupo exclusivo, o Museu Guggenheim de Bilbau.
Passear pela ria de Bilbao depois de comer uns pintxos, descobrir as formas da fachada do Guggenheim e ver as esculturas expostas à sua volta antes de entrar no museu é uma das experiências mais recomendáveis em Bilbao e em todo o país.
9. Percorrer o Caminho de Santiago
Há muitas maneiras de viajar por Espanha, mas há uma que é mais especial do que as outras, combinando caminhadas por rotas de extraordinária beleza com emoção e espiritualidade. Estamos a falar do Caminho de Santiago.
Uma peregrinação à cidade de Santiago e à sua catedral, onde repousam os restos mortais do apóstolo Santiago. O Caminho de Santiago é, na verdade, composto pordiferentes rotas pelo norte de Espanha, e aqueles que o fizeram dizem que é uma experiência única que nos deixa uma marca como pessoa. Pode percorrê-lo pela beleza do ambiente ou pela sua componente espiritual. A versão espanhola do caminho inca para as ruínas de Machu Picchu, no Peru.
10. Explorar a Cidade das Artes e das Ciências em Valência
Valência é o lar de uma das mais espantosas combinações de cultura e arquitetura, a Cidade das Artes e das Ciências. Um complexo de edifícios modernos concebidos pelo famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava, que alberga um museu de ciência, uma sala de projeção, um grande teatro, o maior aquário oceanográfico da Europa e muito mais.
Poucos lugares oferecem tanta variedade cultural e fazem-no num espaço tão único. Podemos, portanto, considerar a Cidade das Artes e das Ciências de Valência como o Centro Pompidou espanhol. Embora não tenha nada a invejar.
11. Visitar o Palácio Real em Madrid
Paris tem Versailles, Londres tem o Palácio de Buckingham e Madrid tem o Palácio Real. E é este último que mais se destaca em termos de dimensão. Com quase o dobro do tamanho dos outros dois, o Palácio Real de Madrid é o maior da Europa Ocidental e um dos maiores do mundo.
E em termos de património histórico e artístico não fica atrás.Situado em pleno centro de Madrid, os reis já não residem lá como antigamente, mas ainda é possível visitar e desfrutar da sua magnitude e de todo o património que as suas salas protegem. Um must na sua lista, sem dúvida.
12. Passear pela Praça de Espanha em Sevilha e visitar as ruínas de Itálica
Sevilha é uma cidade de cinema, literalmente. As suas ruas têm sido o cenário de muitos filmes famosos. A sua bela Praça de Espanha, por exemplo, foi o cenário de filmes lendários como a Guerra das Estrelas e Lawrence da Arábia.
Mas, para além do cinematográfico, passear pela cidade e ver monumentos como a Giralda ou a sua catedral é um verdadeiro luxo. A partir de Sevilha, é possível fazer algumas das excursões mais memoráveis. Uma delas é àcidade romana de Itálica, cujas ruínas são consideradas a Pompeia espanhola. E também têm uma história com o cinema, pois várias cenas da lendária série Game of Thrones foram filmadas nestas ruínas.
13. Descobrir a cidade velha de Córdoba e a sua Mezquita (Mesquita)
Sabia que uma cidade espanhola detém o recorde de ter o maior número de monumentos declarados Património da Humanidade?
Pois bem, é Córdoba, com o seu centro histórico, a cidade califal de Medina Azahara, a Fiesta de los Patios Cordobeses e, claro, a Mesquita-Catedral de Córdoba incluídos neste reconhecimento. Não há muitas cartas de apresentação melhores do que esta para conhecer uma cidade que, embora mais pequena em termos de património,está ao nível de cidades como Istambul.
14. Explorar a Serra Nevada
A natureza e os planos de montanha são também uma das experiências mais recomendadas em Espanha. Espanha é um dos países mais altos da Europa e tem muitas cadeias de montanhas. A Serra Nevada, na Andaluzia, é uma das mais importantes. Depois dos Alpes, é o maciço montanhoso mais alto da Europa Ocidental e alberga o pico Mulhacén, o mais alto da Península Ibérica.
Na Serra Nevada há mil rotas para seguir, estâncias de esqui e uma biodiversidade incrível. Um lugar perfeito para desfrutar da natureza no coração da Andaluzia e muito fácil de alcançar a partir da cidade de Granada.
15. Visitar as adegas de La Rioja
O vinho é um dos grandes tesouros gastronómicos de Espanha e as adegas nacionais são aclamadas em todo o mundo. É em La Rioja que se produz mais e melhor vinho de qualidade e, por isso, onde se podem visitar as adegas mais prestigiadas.
Se quiser conhecer Espanha através da sua gastronomia, é obrigatório fazer uma paragem nas adegas de La Rioja para uma degustação.
16. Desfrutar das praias e enseadas de Ibiza
Espanha tem centenas de quilómetros de praias, algumas das quais são consideradas entre as melhores do mundo. De todas elas, as mais espectaculares e únicas são talvez as de Ibiza. Uma ilha conhecida em todo o mundo pelo seu ambiente e praias, as suas costas também albergam enseadas escondidas de sonho.
Para se ter uma ideia, pelo ambiente e beleza das suas praias, pode ser comparada a lugares como Mykonos ou Bali. Há tanto para ver em Ibiza, de que está à espera?
17. Visitar o centro histórico de Toledo
Há cidades que dão vida à história quando se caminha pelas suas ruas, e Toledo, em Espanha, é uma delas. Ao longo dos séculos, Toledo foi habitada por várias culturas diferentes. Desde os romanos até aos muçulmanos, judeus e cristãos. Esta grande variedade histórica reflecte-se nos seus edifícios e no seu património artístico.
A sua rica arquitetura faz lembrar a cidade medieval de Fez, em Marrocos. Se é um amante da história, da arte e da cultura, poucos destinos são mais completos do que a bela Toledo.
18. Assistir a um jogo de futebol da La Liga
O desporto nacional espanhol por excelência é o futebol. O Madrid e o Barça são dois dos clubes mais prestigiados do mundo do futebol, juntamente com outras grandes equipas e alguns dos melhores estádios do mundo, o que coloca o futebol espanhol no topo do jogo.
Tudo isto coloca o futebol espanhol no topo do jogo. Por isso, se a sua paixão é o futebol, poucos destinos se comparam a Espanha. Visitar qualquer um dos seus estádios e assistir a um jogoda La Liga é a melhor forma de satisfazer a sua paixão.
19. Passar o verão na Costa do Sol, em Málaga
Um dos melhores destinos de verão que pode encontrar em Espanha é a Costa del Sol. Centenas de quilómetros de praias que se estendem ao longo do sudoeste de Espanha e que oferecem aos visitantes uma grande variedade de opções turísticas.
S ol, gastronomia, boas praias, vilas e cidades encantadoras... Uma experiência semelhante à de visitar a Costa Amalfitana em Itália A cidade deMálaga é conhecida como a capital da Costa do Sol e é o local perfeito para ficar e a partir daí começar a percorrer a Costa do Sol. Há poucos planos melhores se quiser desfrutar de um verão na praia.
20. Assistir ao festival de San Fermín em Pamplona
As festas populares são uma parte fundamental da cultura espanhola.
Há muitas em diferentes regiões que merecem ser destacadas nesta lista, mas pelo seu carácter particular e prestígio internacional, a festa de San Fermín em Pamplona tem um lugar especial. Uma festa em honra de San Fermín de Amiens que se realizatodos os anos de 6 a 15 de julho e que consiste, entre outras coisas, na corrida de touros em que os participantes correm à frente de 6 touros ao longo de um percurso de cerca de 850 metros. Uma festa tão única e representativa da cultura espanhola que é diferente de qualquer outra no mundo.
21. Explorar o Museu Picasso em Málaga
Pablo Picasso é uma das figuras mais importantes da história da arte e um dos espanhóis mais reconhecidos no mundo. O fundador do cubismo nasceu na cidade de Málaga e é aqui que se encontra uma das duas galerias de arte onde se expõem as obras do pintor em Espanha.
O conhecido Museu Picasso em Málaga A coleção do museu, com cerca de285 obras, inclui muitas das obras do artista, doadas pelos seus descendentes, que dão uma visão completa da vida e obra de Picasso. Mais de 750.000 pessoas visitam o museu todos os anos. Juntamente com o Museu Van Gogh em Amesterdão, é um dos mais importantes museus dedicados a um único artista no mundo.
22. Velejar nas Ilhas Cíes
Consegue imaginar navegar à volta das Ilhas Seychelles sem sair da costa espanhola? Bem, é possível na Galiza. Mais concretamente, na ria de Vigo, onde se situam as Ilhas Cíes. Um arquipélago formado por três ilhas, cujas praias e natureza intacta fazem dele um parque nacional e uma das zonas naturais mais importantes e belas de Espanha.
É possível navegar nas suas águas e visitá-las, mas sempre sob a proteção e o cuidado exigidos por um espaço tão valioso e com tanta flora, fauna e vida subaquática para cuidar. Uma Seychelles espanhola que não pode deixar de visitar se for um amante da natureza.
23. Passeando pelo Parque Nacional de Ordesa y Monte Perdido
Em resumo, o Parque Nacional de Ordesa y Monte Perdido é considerado o Yellowstone espanhol. Isto deve-se à semelhança de algumas das suas montanhas e à biodiversidade do parque.
U m paraíso natural para os amantes da montanha. Situado no norte de Espanha,na província de Huesca e em pleno coração dos Pirinéus, adicione-o à sua lista de locais a visitar se a montanha e a natureza são a sua paixão.
24. Visitar a gruta de Altamira, na Cantábria
Através do património espanhol, é possível fazer uma viagem por quase toda a história da humanidade. E que melhor maneira de começar do que com a pré-história na gruta de Altamira. Situada na região da Cantábria, a gruta alberga um dos exemplos mais bem conservados de pinturas e gravuras rupestres do mundo.
A gruta foi declarada Património da Humanidade e, atualmente, não está aberta a visitas para preservar o seu valor. Mas isso não é um problema, uma vez que foi construído um museu junto à gruta original e foi feita uma réplica fiel da gruta para que ninguém possa perder a maravilhosa arte pré-histórica.
25. Passear pela cidade amuralhada de Ávila e pelo seu centro histórico
Continuando a longa lista de Patrimónios da Humanidade em Espanha, chegamos a Ávila. Uma cidade cujo símbolo e ícone é a muralha que rodeia o seu centro histórico.
A s muralhas da cidade de Ávila, juntamente com o centro histórico e várias igrejas, fazem parte do que a UNESCO reconheceu como Património da Humanidade. Isto porqueo complexo é um dos mais bem preservados do seu género, e visitá-lo é quase como viajar de volta à Idade Média. Para além disso, Ávila é uma cidade situada muito perto de Madrid, pelo que, se visitar a capital, é sempre uma boa ideia visitá-la.