10 coisas para ver e fazer em Maiorca em agosto

agosto é o mês ideal para visitar as Ilhas Baleares e explorar a ilha de Maiorca, que oferece um vasto leque de experiências para desfrutar ao máximo do verão.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

10 coisas para ver e fazer em Maiorca em agosto

Maiorca | ©Eugene Zhyvchik

Provavelmente, andou a planear este momento durante todo o ano e finalmente chegou. O verão chegou e com ele vem o desejo de viajar, descobrir novos lugares, relaxar, viver experiências diferentes... A sua mala está pronta e está ansioso por começar a sua viagem, mas já sabe para onde quer ir?

agosto é um dos meses mais quentes em Espanha, por isso, quando se trata de escolher um plano para as suas férias de verão, a praia e a natureza estão entre as primeiras coisas que lhe vêm à cabeça.

Maiorca pode oferecer-lhe praias espectaculares, desportos terrestres e marítimos, actividades culturais, mas também há muitas outras actividades que pode fazer durante a sua visita a esta ilha paradisíaca. Gostaria de conhecer todas as opções que tem em agosto?

1. Vibrar com a prestigiada Taça do Rei de Vela de Maiorca

A Taça do Rei de Maiorca| ©Nacho Campos
A Taça do Rei de Maiorca| ©Nacho Campos

No início de agosto, um dos campeonatos de vela mais importantes do mundo, a Copa del Rey de Vela de Mallorca, é habitualmente realizado na capital das Baleares. Mais de 100 equipas nacionais e internacionais competem nesta prestigiada regata na baía de Maiorca em diferentes categorias e com barcos de diferentes tamanhos.

Com o chamado "embat" ao fundo, os barcos ancoram em condições perfeitas. Este fenómeno meteorológico não é outra coisa senão a brisa marítima maiorquina, ideal para a navegação na ilha e que, sem dúvida, facilita esta competição anual, organizada inteiramente pelo Real Club Naútico de Palma.

Animado por este circuito de vela único no mundo, pode inscrever-se num dos muitos passeios de barco à volta da ilha. Tem a possibilidade de escolher entre diferentes embarcações, desde uma excursão de catamarã a uma das muitas enseadas, a uma aventura à vela ou a um city tour que completa o percurso com um passeio de barco.

Reservar um passeio de barco em Maiorca

2. Percorrer a cidade com conforto num autocarro turístico

Autocarro turístico de Maiorca| ©Joe K
Autocarro turístico de Maiorca| ©Joe K

Em Maiorca, em agosto, o calor é um fator importante que quase certamente o acompanhará durante toda a sua viagem. Passear pelas ruas num dos passeios pela cidade é sempre uma boa ideia para conhecer os seus monumentos, mas pode ser um pouco cansativo tendo em conta a elevada humidade que reina no ar.

Por isso, uma boa ideia é percorrer as ruas no autocarro turístico. Há várias rotas pela cidade com duração de uma hora e meia, e a mais interessante é a que permite subir e descer quantas vezes quiser nas suas 18 paragens.

Pode aproveitar estas excursões em autocarro panorâmico de dois andares para visitar os lugares mais emblemáticos de Maiorca, tais como:

  • Castelo de Bellver
  • Catedral de Maiorca
  • Praça de Espanha
  • Passeio marítimo
  • Praça de Touros de Maiorca

Reservar o autocarro turístico de Maiorca

3. Descubra a incrível carreira de Rafa Nadal

No Museu Rafa Nadal| ©Gary Lloyd-Rees
No Museu Rafa Nadal| ©Gary Lloyd-Rees

Mais uma atração turística da cidade de Maiorca é, sem dúvida, o Museu Rafa Nadal, um autêntico mausoléu do desporto, já que não só poderá desfrutar de comprovar os grandes feitos do tenista maiorquino, como também poderá praticar outros desportos como o ciclismo ou o remo.

Se viajar para Maiorca com crianças, elas vão adorar este plano. Fuja por algumas horas do calor sufocante de agosto e divirta-se com elas nas muitas salas interactivas. Poderá experimentar por dentro como é conduzir um carro de Fórmula 1 ou jogar ténis com os óculos de realidade virtual.

Também ficará surpreendido com a exposição de raquetes de ténis, troféus, material desportivo e outros objectos, não só do grande tenista espanhol, mas também de outras lendas do desporto internacional como Michael Jordan, Serena Williams ou Pau Gasol. Não perca!

Recomendo que reserve os seus bilhetes com antecedência para evitar as filas que costumam formar-se nas bilheteiras do museu.

4. Aproveite para relaxar nas belas grutas de Drach

Grutas de Drach em Porto Cristo| ©Norman G
Grutas de Drach em Porto Cristo| ©Norman G

Muito perto do museu de Rafa Nadal em Manacor, encontrará uma joia natural do arquipélago das Baleares. Estou a falar das belas Grutas de Drach, situadas em Porto Cristo, muito perto de Manacor, e que são um ponto de passagem obrigatório na sua viagem a Maiorca.

Com uma altura de 25 metros, a sua temperatura interior é normalmente de 21ºC, o que fará as delícias de quem quiser abrigar-se do calor durante algum tempo nas profundezas da terra entre estalactites e estalagmites. Numa excursão de uma hora, também se pode fazer um passeio de barco para descobrir o Lago Martel, um dos maiores lagos subterrâneos do mundo.

Esta é uma das melhores excursões que se pode fazer aos arredores da cidade se estiver em Maiorca durante pelo menos dois ou três dias. Além disso, existem excursões organizadas de meio dia que incluem a entrada nas grutas e, como complemento, levam-no a visitar a famosa fábrica de pérolas de Maiorca, em Manacor, onde poderá descobrir como são fabricadas.

Reservar uma excursão de meio dia às Grutas de Drach

5. Faça uma pausa para assistir a um pôr do sol digno de um filme

Pôr do sol numa praia de Maiorca| ©Kamillo Kluth
Pôr do sol numa praia de Maiorca| ©Kamillo Kluth

Um dos momentos mais relaxantes do dia é quando o sol começa a pôr-se no horizonte para dar lugar à noite. Os entardeceres de verão são mágicos e, por isso, vou recomendar os melhores lugares de Maiorca para admirar o pôr do sol.

Não se pode deixar de visitar o farol de Formentor, em Pollensa, construído a 188 metros acima do nível do mar. Na subida ao farol, não só poderás desfrutar da paisagem montanhosa, como também terás uma vista maravilhosa do Mediterrâneo quando chegares à sua base.

Do Puig de Sant Salvador, que é um dos picos da ilha, terá a oportunidade de admirar uma vista de 360º da ilha. Suba até ao topo e aproveite para ver o pôr do sol de todos os ângulos.

A praia de Es Trenc é também um ponto de paragem obrigatório ao pôr do sol. Com a sua areia de cor clara e águas cristalinas, é o local perfeito para se sentar na areia e ver o céu tornar-se gradualmente laranja.

6. Afaste-se das multidões e faça turismo no interior da ilha

Em Pollença| ©Stephen Poole
Em Pollença| ©Stephen Poole

Um inconveniente de agosto em destinos de praia como Maiorca são as multidões. agosto é o mês de férias por excelência para a grande maioria das pessoas, o que significa que se vai deparar com praias sobrelotadas, filas de espera nos locais mais visitados e dificuldades em ver alguns monumentos ou sentar-se à mesa de um bar para comer. Sim, é essa a realidade.

É por isso que vos proponho um plano irresistível. Maiorca tem lugares onde se pode perder e afastar-se de tudo. Aqui estão alguns exemplos de aldeias no coração da natureza que pode visitar ou mesmo onde pode ficar por alguns dias para encontrar a paz que precisa:

  • Valdemossa: Fica apenas a cerca de 30 minutos de carro de Palma, pode visitar os jardins do Rei Juan Carlos que formam a Real Cartuxa e pode também ter uma vista deslumbrante de um dos melhores miradouros da ilha que se situa entre esta aldeia e Deià.
  • Deià: Em Deià, pode fazer uma rota de turismo rural para admirar o território e não se esqueça de descer até à Cala de Deià, onde pode fazer uma pausa e comer num dos restaurantes situados na falésia.
  • Esporles: Muito perto de Palma, mas uma das aldeias mais tranquilas da ilha. Um local ideal para um passeio de bicicleta.
  • Pollença: Uma aldeia única com o seu próprio dialeto. Atenção: embora seja um local de visita obrigatória devido às suas particularidades, em agosto tem uma das festas mais populares de toda a ilha de Maiorca, o que pode multiplicar o número de visitantes.

7. Saborear a requintada gastronomia maiorquina durante as suas festividades

Sopas de Maiorca| ©Pere Muntaner
Sopas de Maiorca| ©Pere Muntaner

Muitas cidades em Espanha celebram as suas festas de padroeiros no verão, dedicando vários dias a realçar as suas tradições, quer sejam as suas danças e canções populares ou a sua rica e variada gastronomia. Maiorca não fica atrás, e durante todo o mês de agosto pode participar nas suas muitas festas de padroeiros, onde também pode provar pratos típicos. Aqui está uma lista de algumas das festas em algumas das cidades:

  • Feira Nocturna da Estação de San Llorenç: Durante as festas de San Llorenç de Cardassar, em meados de agosto, há música ao vivo, corridas, exposições e eventos culturais para todos, mas não pode perder este mercado gastronómico e de artesanato que se realiza na estação de comboios do município.
  • Festas de Sant Bartoméu em Soller: Em agosto, esta bonita aldeia da serra de Tramuntana celebra uma das festas mais populares de Maiorca com os correfocs ou espectáculos de fogo de artifício. Venha viver as festividades e provar as iguarias nas bancas, como os "sopes mallorquines" ou a deliciosa sobrassada.
  • Feira de Sant Agustí de Felanitx: No final de agosto, também pode viver esta festa com os gigantes e cabeçudos nas ruas e com a sua feira nocturna centrada na gastronomia da região.

Se preferir, pode encontrar mais informações sobre as melhores rotas das iguarias de Maiorca no nosso artigo sobre os melhores passeios gastronómicos em Maiorca.

8. Não perca a rota do vinho em Binissalem

Adega de vinho| ©TobisWelt
Adega de vinho| ©TobisWelt

As férias de verão são a oportunidade ideal para experimentar novos pratos locais e, claro, novas bebidas. Por isso, tenho a certeza de que o seu paladar não ficará indiferente com uma boa prova de vinhos nas adegas de Maiorca.

É tão simples como reservar uma visita a uma das mais de 70 adegas onde pode não só aprender sobre o processo de fabrico do vinho, mas também provar uma seleção dos melhores vinhos juntamente com comida típica de Maiorca. Imagine a sensação de passear pelas vinhas com um copo na mão enquanto observa o pôr do sol no horizonte.

Binissalem é considerada a capital dovinho de Maiorca e, dentro da região, algumas outras aldeias a visitar nesta rota do vinho são:

  • Santa María del Camí
  • Consell
  • Sencelles
  • Santa Eugenia

9. Experimente uma aventura de quadriciclo na cordilheira de Maiorca

Quadriciclo| ©Helvetics_VS
Quadriciclo| ©Helvetics_VS

Se é um amante da natureza, não deve perder a oportunidade de visitar a Serra de la Tramuntana, que tem 90 quilómetros de comprimento e atravessa vários municípios da ilha. Pode aproveitar a sua viagem em agosto, que é muito mais seco do que os meses seguintes do ano, para praticar desportos radicais que não podem ser praticados durante as chuvas do outono ou do inverno.

Pode dar um passeio para admirar as incríveis paisagens ou, se gostar de mais emoção, pode alugar um quadriciclo e deixar que a adrenalina o leve pelas sinuosas estradas da montanha.

E para os mais aventureiros, pode inscrever-se numa rota de canyoning. Coloca o teu arnês e desce pelas escarpas rochosas e íngremes da serra, terminando com um mergulho numa das piscinas de água fria.

Reservar um passeio de quadriciclo em San Telmo

10. Desfrutar de música ao vivo nos festivais

Origen Fest:| ©Kazimierz Gourny
Origen Fest:| ©Kazimierz Gourny

A vida nocturna em Maiorca é outra das atracções da ilha e ainda mais no mês de agosto. Aproveitando o facto de receber milhares de turistas de todas as idades e gostos, a cidade tem uma grande variedade de festivais de todos os tipos. Aqui estão alguns deles:

  • Origen Fest: Música eletrónica com artistas de alto nível de techno e house que se reúnem durante vários dias em Son Fusteret.
  • Royal Film Concert Orchestra: Festival de música cinematográfica com bandas sonoras tradicionais, que se realiza habitualmente todos os anos no Auditório de Palma.
  • Festival Chopin de Valdemossa: Desfrute de concertos de piano e música clássica com as belas montanhas Tramuntana como pano de fundo.

O ambiente em Maiorca em agosto

Maiorca| ©Paul
Maiorca| ©Paul

Como muitas estâncias turísticas, Maiorca enche-se de visitantes no verão, especialmente durante o mês de agosto. É sabido que as ilhas são um dos locais preferidos para passar as férias de verão. Por isso, recomendo que planeie a sua viagem com antecedência e que reserve as suas visitas aos locais que mais gosta para evitar inconvenientes de última hora.

Se vai alugar um carro para visitar a ilha, recomendo que planeie o seu percurso para evitar multidões e aproveitar ao máximo as suas visitas. Também seria uma boa ideia verificar onde pode estacionar antes de se deslocar, pois isso também pode ser uma tarefa difícil.

Quanto ao resto, não se esqueça de levar os óculos de sol, o protetor solar e, acima de tudo, a vontade de se divertir!