O que ver e fazer em Málaga em 1 dia

Está a planear umas férias na Costa del Sol mas só tem 1 dia para ver Málaga? Embora mais tempo seja sempre melhor, hoje apresento-lhe o itinerário perfeito para ver os destaques em 24 horas.

Andressa García

Andressa García

leitura de 9 minutos

O que ver e fazer em Málaga em 1 dia

Málaga à noite | ©David Becker

Como destino de viagem, Málaga é um excelente local para visitar, mesmo que tenha pouco tempo disponível. Ensolarada praticamente todo o ano, a beleza do sul de Espanha é espantosa e um dia é suficiente para ver os pontos mais importantes. Vai querer voltar de certeza.

muito para ver e fazer em Málaga, mas como o tempo é escasso, este itinerário inclui os pontos altos deste destino paradisíaco, como passear pelo belo centro histórico, ver a arte local, explorar as magníficas praias e provar o delicioso marisco.

Quando se visita Málaga, o tédio não é uma opção!

Passeio pelo centro histórico de Málaga

Plaza de la Merced, Málaga| ©Jorge Franganillo
Plaza de la Merced, Málaga| ©Jorge Franganillo

Como só dispomos de 24 horas, e partindo do princípio de que não houve qualquer problema com o seu transfer do aeroporto de Málaga, o seu dia deve começar bem cedo com uma visita ao centro histórico de Málaga, onde poderá apreciar a arquitetura histórica e os edifícios antigos que compõem a cidade.

Pode fazer este passeio juntando-se a uma visita guiada ou por conta própria, para ver os monumentos mais notáveis da Cidade Velha de Málaga, tais como: a Plaza de la Constitución, que é a praça principal da cidade, a Calle Larios, a icónica Catedral de Málaga, a Igreja de San Juan Bautista e muito mais.

Conhecer a Cidade Velha é uma experiência que não pode faltar entre os melhores passeios de Málaga, e se quiser ter mais informações sobre cada lugar que visitar, a minha recomendação para si é ser acompanhado por um guia local especializado que pode ajudá-lo com as suas perguntas e dúvidas.

Mais informaçoes

  • Duração: Para conhecer melhor a cidade, recomendo um passeio a pé que geralmente dura 1 hora e 30 minutos.
  • Horário: Os passeios realizam-se em horários diferentes. Inscreva-se no primeiro grupo da manhã que a empresa tiver disponível.
  • Preço: As excursões em grupo custam, em média, 10 euros.

Reservar uma excursão privada a Málaga

Ir ao Mercado de Atarazanas para ver o mercado local

Mercado de Atarazanas| ©Hans Birger Nilsen
Mercado de Atarazanas| ©Hans Birger Nilsen

Uma vez que só tem um dia para explorar Málaga, é melhor que depois do seu passeio pela Cidade Velha se dirija imediatamente ao Mercado de Atarazanas para ver o espaço onde os habitantes locais vão comprar produtos frescos para as suas casas e negócios.

Terá a oportunidade de conviver com os habitantes locais e descobrir ingredientes e alimentos próprios desta zona de Espanha - uma verdadeira imersão cultural e económica!

O mercado está dividido em várias secções e uma das mais populares é a secção de peixe e marisco, como consequência da localização de Málaga nas margens do Mediterrâneo. Este destino é uma paragem popular nos passeios gastronómicos de Málaga, que muitas vezes incluem a degustação de pratos numa das bancas.

Para mais informações

  • Duração: Normalmente, um pouco menos de 1 hora é suficiente.
  • Horário de funcionamento: Aberto ao público de segunda a sábado, das 08h às 15h.
  • Preço: Gratuito para o público em geral.

Provar churros com chocolate na Casa Aranda

Casa Aranda, Málaga| ©Jun
Casa Aranda, Málaga| ©Jun

Aposto que a visita anterior lhe abriu o apetite, pelo menos para uma sobremesa, por isso a minha recomendação é que passe pela Casa Aranda. Localizado na Calle Herrería del Rey, a apenas 2 minutos do Mercado Atarazanas, este café é uma instituição entre os malaguenhos, servindo turistas e locais há mais de 80 anos.

A especialidade da Casa Aranda é o chocolate quente com churros, que são servidos frescos a todas as horas. O restaurante dispõe de uma zona de estar ao ar livre, ideal para apreciar a beleza da cidade enquanto desfruta de um lanche e recarrega as baterias para o resto do dia. Se for a Málaga em dezembro para as férias de Natal, é ideal para se sentar ao ar livre e desfrutar do sol da tarde.

Para mais informações

  • Duração: 40 minutos a 1 hora são normalmente suficientes.
  • Horário de funcionamento: Aberto ao público de segunda a domingo, das 08h às 13h e das 17h às 21h.
  • Preços: A Casa Aranda é um sítio acessível com pratos despretensiosos.

Paragem para ver a Alcazaba de Málaga e o Castelo de Gibralfaro

Alcazaba| ©Herbert Frank
Alcazaba| ©Herbert Frank

Para retomar as actividades do dia, recomendo que se dirija à antiga Alcazaba de Málaga, para ver de perto um dos monumentos antigos mais importantes da cidade e, já agora, conhecer o antigo Castelo de Gibralfaro.

A Alcáçova

Na Alcazaba encontrará uma impressionante coleção de pátios e fontes que servem para lhe dar uma ideia do luxo e opulência do período mouro no sul de Espanha.

A arquitetura antiga, excelentemente preservada, os belos jardins e as vistas do coração antigo de Málaga fazem com que a visita valha totalmente a pena. Por isso, não pode perder este importante monumento da cidade durante um dos seus horários de funcionamento.

Castelo de Gibralfaro

No Castelo de Gibralfaro encontra-se uma antiga fortaleza com duas linhas de muralhas que outrora serviram de muralha protetora da cidade.

A construção interior é constituída por um castelo com 8 torres e os seus interiores encontram-se em excelente estado de conservação.

Vale a pena a viagem para apreciar a construção antiga e também pelas vistas de cortar a respiração. Se quiseres tirar fotografias panorâmicas de Málaga, este é o melhor momento!

Mais informações sobre o castelo

  • Duração: Cerca de 1,5 horas do seu itinerário são normalmente suficientes.
  • Horário de funcionamento: O horário de funcionamento de La Alcazaba varia ao longo do ano, recomendo verificar dias antes da visita.
  • Preço: Reserve cerca de 15 euros no seu orçamento.

Reservar uma visita guiada à Alcazaba e ao Castelo

Visitar o Museu Picasso

Entrada do Museu Picasso| ©Dr Bob Hall
Entrada do Museu Picasso| ©Dr Bob Hall

Localizado na Calle San Agustín, a apenas 2 minutos da Alcazaba, encontra-se o Museu Picasso, um espaço dedicado à vida e obra de um dos artistas mais importantes de Málaga e do mundo: Pablo Picasso.

Para além de apreciar a impressionante obra de Picasso, uma visita a este espaço vale totalmente a pena pela arquitetura do local. O museu está instalado no antigo Palácio de Buenavista, uma impressionante peça de arquitetura renascentista do século XVI, onde é possível apreciar pormenores da arquitetura mourisca tão caraterística desta zona de Espanha.

O museu foi inaugurado no início do século XXI e atualmente é possível encontrar em exposição mais de 200 obras do talentoso artista; desde pinturas, esboços, esculturas, gravuras e cerâmicas. Uma coleção valiosa que tanto os fãs como os novos exploradores da arte de Picasso irão apreciar.

Dependendo da época do ano em que visitar Málaga, o horário de funcionamento do Museu Picasso pode variar e pode também encontrar exposições temporárias igualmente interessantes. Também é possível saber os preços dos bilhetes e comprá-los online no seu sítio Web.

Mais informações sobre o Museu Picasso

.

  • Duração: Pode passar 1 hora a visitar o museu.
  • Horário de abertura: O horário de abertura do museu pode variar consoante a época do ano. Recomendo que verifique alguns dias antes da sua viagem.
  • Preço: Os bilhetes custam cerca de 11 euros para um adulto e podem ser reservados online com antecedência.

Compre os seus bilhetes para o Museu Picasso

Explore o Parque de Málaga e tire uma foto do Centro Pompidou

Centro Pompidou, Málaga| ©Johannes Schwanbeck
Centro Pompidou, Málaga| ©Johannes Schwanbeck

Deixando o centro de Málaga para trás, em direção à costa, reserve um momento para explorar dois marcos importantes da cidade: o parque da cidade e o Centro Pompidou.

Parque de Málaga

Se for a Málaga no verão, vai querer reservar um momento das suas tardes para relaxar à sombra no parque mais amado da cidade: o Parque de Málaga. Inaugurado em 1897, durante o seu passeio irá encontrar um pulmão verde de dimensões impressionantes, cheio de espaços botânicos, fontes e esculturas.

O parque assemelha-se a um paraíso tropical, uma vez que as plantas exóticas são mantidas em perfeitas condições graças ao cuidado das autoridades e ao clima quente de Málaga.

Centro Pompidou

Atravessando a Avenida Paseo de los Curas, encontra-se o Centro Pompidou de Málaga. Como a sua viagem é de apenas um dia, não terá tempo para visitar o interior, mas recomendo-lhe que entre e tire fotografias do edifício.

Encontra-se em frente à primeira sucursal internacional da prestigiada galeria de arte de Paris. A versão de Málaga é obra do arquiteto e designer Daniel Buren e é constituída por um gigantesco cubo colorido, diferente mas semelhante à arquitetura high-tech de Paris.

Passeio pelo Muelle Uno

Cais Um, Málaga| ©Hans Birger Nilsen
Cais Um, Málaga| ©Hans Birger Nilsen

Continue o seu passeio com um agradável passeio pelo Muelle Uno. Localizado no próprio porto de Málaga e a poucos minutos do Centro Pompidou, o passeio e centro comercial é um dos locais mais emblemáticos da cidade.

Na sua visita, encontrará muitas lojas, restaurantes e bares para desfrutar de uma bela vista do Mediterrâneo. Se quiser comprar algumas lembranças da sua viagem, este é o melhor lugar para fazer as suas compras.

Se fores a Málaga no inverno, também deves saber que aqui se realiza um dos melhores mercados de Natal da cidade e arredores.

Mais informações

  • Duração: Recomendo que passe 1 hora e 30 minutos a passear pelo Muelle Uno.
  • Horário de abertura: Aberto ao público de segunda a domingo, das 10h às 22h.
  • Preços: A entrada é gratuita para o público em geral.

Ir à praia da Malagueta ao pôr do sol

Por La Malagueta| ©KAMO KAMOEIRAS
Por La Malagueta| ©KAMO KAMOEIRAS

A uma curta distância a pé do Muelle Uno encontra-se a famosa praia da Malagueta que, sem dúvida, é outro ícone de Málaga a não perder. Primeiro, tire uma foto na placa de entrada, depois aproveite os bares de praia, uma bebida gelada e um mergulho rápido.

Depois do banho, deite-se na areia e admire o pôr do sol. Aproveite também as vistas oferecidas pelos muitos barcos cheios de turistas e habitantes locais que fazem passeios de barco ao longo da costa de Málaga.

Se tiver a oportunidade de visitar a cidade durante pelo menos 3 dias em Málaga, o passeio de barco é uma experiência a não perder.

À noite: fazer um passeio de tapas em Málaga

Tapas em Málaga| ©fairbrand
Tapas em Málaga| ©fairbrand

Quando a noite começa a cair, é hora das tradicionais tapas nos bares e restaurantes da cidade. Numa viagem curta, a melhor forma de o experimentar é contratando uma visita guiada por um guia local especializado.

Na cidade encontrará diferentes versões de tours de tapas, para que possa desfrutar dos melhores passeios gastronómicos em Málaga com outros viajantes aventureiros. Estas experiências incluem no preço a degustação de vários pratos, bebidas e recomendações personalizadas.

Algumas empresas locais oferecem opções muito interessantes que combinam o tour de tapas com um espetáculo de flamenco num tablao de Málaga.

Para mais informações

.

  • Duração: Cerca de 3 horas.
  • Horário: Varia consoante a atividade.
  • Preço: Cerca de 80 euros por participante.

Se ainda tiver energia: Visite os bares nos telhados de Málaga

Pub Crawl de Málaga| ©Andreas Mordhorst
Pub Crawl de Málaga| ©Andreas Mordhorst

Se há uma cidade em Espanha onde as pessoas sabem como se divertir, é Málaga. Se te sobrar energia depois de todas as visitas, termina o teu dia visitando os bares nos telhados de Málaga ou dançando em algumas das suas discotecas.

É preciso ter em conta que o ambiente noturno de Málaga, especialmente nas discotecas, se torna mais animado depois da meia-noite.

Aqui estão alguns terraços com as melhores vistas para terminar a noite em Málaga:

  • Molina Lario Piscina Lounge Oferece as melhores vistas da cidade velha, do porto de Málaga e da Costa del Sol. O horário geral de funcionamento é até às 2h30 da madrugada.

  • San Telmo Terrace Um terraço no telhado com um público jovem, popular para festas depois do trabalho no escritório. De domingo a quarta-feira o espaço está aberto ao público até às 22h, de quinta a sábado a festa prolonga-se até às 3:30 h.

E assim se concluem as 24 horas a conhecer Málaga! Tenho a certeza que este itinerário vai deixar-te com vontade de voltar para mais uns dias.