Horários da Alcazaba de Málaga
A Alcazaba é uma joia da arquitetura andaluza que não pode faltar na sua visita a Málaga. Eis os horários em que a pode visitar.
Uma das melhores e mais imperdíveis coisas para ver e fazer em Málaga é definitivamente a Alcazaba. De facto, neste mesmo passeio até à Alcazaba também se pode ver o Castelo de Gibralfaro, ambos considerados verdadeiras jóias do período islâmico espanhol.
Vou mostrar-lhe quando e quais são as melhores alturas para visitar esta maravilha ancorada em Málaga. O que deve ter em conta se quiser visitar este par de monumentos é que vai precisar de mais do que um dia em Málaga para desfrutar deste passeio.
Horários gerais de abertura da Alcazaba de Málaga
Há certas coisas que deve saber sobre os horários gerais de abertura da Alcazaba e é que tem horários diferentes para o inverno e para o verão. Também é importante saber que tanto o Castelo de Gibralfaro como a Alc áçova estão abertos durante todo o ano, com exceção de dois feriados: 25 de dezembro e 1 de janeiro.
Outra coisa que deve saber antes de visitar a Alcáçova é que todas as segundas-feiras os elevadores que levam diretamente aos Palácios Nasridas estão fechados. Não há alteração de horários em função dos dias da semana, ou seja, às segundas-feiras, domingos ou qualquer outro dia da semana, os horários de entrada na Alcáçova e no Castelo de Gibralfaro são respeitados.
Horário de abertura nocturna da Alcáçova de Málaga
Como o horário de abertura destes monumentos depende da estação do ano, há alturas em que estão abertos à noite e outras em que não estão. A Alcazaba está normalmente aberta à noite até às 20:00.
Caso queira visitar a Alcazaba ou o Castelo de Gibralfaro à noite, recomendo que faça primeiro uma reserva para entrar no local. Esta reserva é para garantir a sua entrada, porque geralmente, perto da hora de fecho, o número de turistas no local é normalmente de centenas, e é provável que perca a oportunidade de entrar.
Em alguns meses do ano, o horário de abertura nocturna não é tão extenso, oferecendo entrada até às 18:00 horas. Se não puder ou não quiser reservar com antecedência, é importante que chegue cedo o suficiente para comprar um bilhete para a visita nocturna, uma vez que a fila na bilheteira é normalmente longa.
Também deve estar ciente de que, se quiser ver as instalações à noite, terá de o fazer por conta própria, porque as visitas guiadas só funcionam durante o dia e não à noite, por isso não está realmente entre as melhores coisas para ver e fazer em Málaga à noite.
Horário das visitas guiadas à Alcazaba de Málaga
Definitivamente, a melhor hora para visitar a Alcazaba em Málaga é de manhã, mas o horário das visitas guiadas pode mudar seus planos e, de fato, se você quiser que a visita à Alcazaba seja uma das melhores atividades para fazer em Málaga, eu recomendo que você faça isso com uma visita guiada, que é preferível solicitá-la com algum tempo de antecedência.
Existem duas opções de visitas guiadas para turistas, uma delas é a visita guiada comum ou clássica, na qual terá de pagar uma taxa que inclui a entrada nas instalações juntamente com a visita com um especialista. Neste caso, a visita é aberta ao público em geral.
A visita guiada geral começa apenas às 17:00 todos os dias e tem uma duração aproximada de 1 hora e meia. Se quiser poupar tempo, esta é sem dúvida uma boa forma de conhecer o local. No entanto, recomendo que, se quiseres ver os dois monumentos, utilizes pelo menos dois dias para os visitar, um dia para a Alcazaba e um dia para o Castelo de Gibralfaro.
Outra opção que tens é visitar a Alcáçova de forma privada, ou seja, contratando uma experiência única para ti e para o teu grupo, na qual podes coordenar o horário em que queres desfrutar desta experiência. Este tipo de visitas guiadas são destinadas a grupos de até 25 pessoas, e o preço pode mudar de acordo com o número de pessoas, mas antes de contratar esta experiência convido-o a saber mais sobre os preços da Alcazaba em Málaga.
Horário de verão da Alcazaba de Málaga
Como já mencionei, o horário de funcionamento destes monumentos muda de acordo com a estação do ano. No caso do verão, que decorre de 1 de abril a 31 de novembro, a Alcazaba está aberta das 9:00 às 20:00. É nesta altura que se pode visitar os dois monumentos à noite.
A partir de 1 de novembro começa a época de inverno em Málaga, pelo que é nesta altura que o horário de funcionamento da Alcazaba é reduzido, estando aberta ao público das 9:00 às 18:00 todos os dias da semana, independentemente de ser fim de semana ou dia útil.
Deves saber que, independentemente da estação do ano, inverno ou verão, ambos os monumentos limitam a entrada a pelo menos 45 minutos antes da hora de encerramento, pelo que te recomendo que chegues pelo menos um par de horas antes da hora de encerramento para desfrutares do local.
De facto, como visitar este local está incluído entre as melhores coisas para fazer em Málaga no verão, recomendo-te que visites a cidade durante mais do que um dia, para que possas desfrutar da Alcazaba num dia e do Castelo de Gibralfaro noutro dia. Embora ambas as estruturas estejam muito próximas uma da outra, não estão interligadas e é realmente cansativo visitá-las no mesmo dia.
Em que dias é que a Alcazaba de Málaga está fechada?
A Alcazaba e o Castelo de Gibralfaro quase nunca estão fechados, ambos os monumentos estão abertos durante todo o ano, independentemente de feriados, fins-de-semana ou qualquer outro motivo. Há apenas dois dias por ano em que o sítio fecha as suas portas ao público.
Os dias 25 de dezembro e 1 de janeiro de cada ano não são os ideais para visitar os monumentos , pois são os únicos dias em que não estão em funcionamento. De facto, muitos dos 10 melhores museus de Málaga e outros locais de interesse da cidade costumam estar fechados durante estes dias, mas funcionam na véspera destes dias, ou seja, na véspera de Natal e na véspera de Ano Novo.
Melhor altura para visitar a Alcazaba em Málaga
Uma das recomendações que gosto de fazer para visitar tanto a Alcazaba como o Castelode Gibralfaro é que é muito melhor ir nas primeiras horas da manhã, desta forma está a garantir que consegue ter todo o tempo necessário para conhecer cada um destes locais com calma.
Mais uma vez, se falarmos sobre os dias em que é melhor ou pior visitar este lugar, não há dúvida de que uma das melhores alturas para o fazer é durante a visita guiada que tem lugar todos os dias às 17:00 horas. Fazer uma visita guiada é a melhor maneira de conhecer o local como um local, e é por isso que eu prefiro sempre ir aqui à tarde para desfrutar desta visita guiada.
Quanto à época do ano para ver os dois monumentos, o verão é sem dúvida a melhor altura para passear tanto pela Alcazaba como pelo Castelo de Gibralfaro. Se decidires ir no verão, recomendo-te que vás à tarde, quando o tempo está muito mais agradável do que durante o dia.
A desvantagem de ver estas duas estruturas durante o verão é o número de pessoas que as visitam todos os anos. Isto não significa que tenha de ir estritamente no verão, de facto pode contar como uma das melhores coisas para fazer em Málaga no inverno, mas tente sempre encontrar um dia de sol e traga roupa quente para subir.
Horário dos transportes para chegar à Alcazaba de Málaga
Uma vez no sopé do Monte Gibralfaro, pode tentar chegar aos monumentos de duas maneiras, uma delas é utilizando o elevador na Calle Guillén Sotelo. Esta é, sem dúvida, a melhor opção se tiveres decidido incluir uma visita à Alcazaba entre as melhores coisas para ver e fazer em Málaga com crianças.
No entanto, é preciso ter em conta que esta forma de subir à Alcazaba só está disponível de terça-feira a domingo, porque às segundas-feiras o elevador está fechado ao público e terá de subir ao topo do monumento por conta própria. Também tem disponível o autocarro turístico de Málaga, que na sua rota vermelha o deixa muito perto da Alcazaba.
A próxima forma de subir é fazê-lo a pé, esta é uma viagem que recomendo se for com a sua família ou amigos, porque lhe permite conhecer pouco a pouco, tudo o que a montanha tem para oferecer. Nesta caminhada terá vistas incríveis da cidade, e também é considerada uma boa caminhada de aquecimento antes de chegar à Alcazaba ou ao Castelo de Gibralfaro.
Esta é uma opção que eu não recomendo para pessoas em cadeiras de rodas, grávidas ou pessoas com problemas de coluna. Quanto ao tempo que pode demorar a fazer este passeio, estima-se que demore entre 35 e 45 minutos, por isso, se tenciona fazer este passeio, tente fazê-lo bem antes da hora de fecho, para que possa chegar ao topo a tempo.
Horários de abertura das atracções perto da Alcazaba de Málaga
À volta da Alcazaba encontrará diferentes atracções que também vai querer visitar durante a sua viagem a Málaga, mas vai precisar de mais do que um dia para as ver. A mais próxima é, obviamente, o Castelo de Gibralfaro, que pode ser visitado no mesmo dia em que for à Alcazaba ou num dia diferente.
Mas, para além do Castelo, que outros locais de interesse turístico se podem visitar perto da Alcáçova e quando estão abertos? Eu digo-lhe.
Teatro Romano de Málaga
Está localizado muito perto da Alcazaba e é um desses lugares icónicos da cidade. O Teatro Romano de M álaga representa o passado romano da cidade de Málaga. É uma das estruturas mais especiais do património cultural de Málaga porque representa uma das épocas de ouro desta cidade.
Está aberto das 10:00 às 18:00, de terça-feira a sábado. Nos feriados e domingos, está aberto das 10:00 às 16:00. Está encerrado nos dias 1 e 6 de janeiro, bem como nos dias 24, 25 e 31 de dezembro. A entrada é gratuita e pode visitar o local sem reservar com antecedência.
Catedral de Málaga
Também fica perto da Alcazaba e é um daqueles monumentos que não pode perder durante a sua visita a Málaga. É uma das estruturas mais significativas da cidade e é popularmente conhecida como a Manquita, graças ao facto de a construção da sua torre sul nunca ter sido concluída.
Este lugar é um espetáculo a visitar, tanto pela sua arquitetura exterior como pelo seu nível de detalhe no interior. As capelas e a estrutura da parte interna deste templo religioso explicam muito bem o valor do pormenor e da ornamentação que marcaram o Renascimento espanhol.
Para visitar a Catedral de Málaga pode fazê-lo com uma visita guiada ou por conta própria, mas independentemente da forma como o fizer, terá de comprar um bilhete. O preço pode variar consoante a idade, com o bilhete mais caro a custar aproximadamente 12 euros. Está aberto das 10:00 às 20:00 de segunda a sexta-feira. Aos sábados, está aberto das 10:00 às 18:00 e, aos domingos, das 14:00 às 18:00.
Hammam Al Ándalus de Málaga
Este é um dos melhores monumentos de Al Ándalus ainda existentes na cidade de Málaga, e é um recinto que funciona como um spa onde se pode ir para desfrutar de diferentes atenções e tratamentos de relaxamento.
É um dos locais preferidos dos habitantes locais e dos turistas para desestressar e reencontrar-se. Mas é também uma estrutura que foi preservada ao longo do tempo e que oferece aos turistas um vislumbre de como funcionavam estes centros de entretenimento durante o período islâmico em Espanha.
Quanto ao horário de funcionamento do Hammam Al Ándalus em Málaga, está aberto ao público de segunda a domingo, das 10:00 às 22:00. Os bilhetes podem ser comprados online ou pode dirigir-se à bilheteira para os solicitar.