O que ver e fazer em Boston em 2 dias

A cidade de Boston é um daqueles sítios que mistura modernidade e tradição de uma forma natural e sem falhas. Aqui estão as minhas coisas favoritas para fazer em dois dias de exploração.

Katherine Betances

Katherine Betances

leitura de 9 minutos

O que ver e fazer em Boston em 2 dias

Boston | ©Jimmy Woo Man Tsing

Referir-se a Boston apenas como uma cidade histórica é um eufemismo. Nas últimas décadas, a cidade de Boston ultrapassou o seu tradicional cenário de basebol e universitário para se tornar uma cidade cosmopolita de arte e cultura.

Com tanto para ver, fazer e desfrutar neste belo canto dos Estados Unidos, penso que um itinerário perfeito será aquele que combina o tradicional com o moderno.

Este guia cobre 2 dias inteiros, de manhã à noite; se precisar de ver itinerários mais curtos, recomendo que consulte o artigo sobre o que ver e fazer em 1 dia em Boston ou o que ver e fazer em 3 dias em Boston.

DIA 1: Explore o melhor e os destaques da Freedom Trail.

Emblema do Trilho da Liberdade| ©Andrew Malone
Emblema do Trilho da Liberdade| ©Andrew Malone

O Freedom Trail é uma rota tradicional que todo viajante de primeira viagem a Boston deve fazer para conhecer a cidade. Foi concebido para o levar a percorrer pelo menos 16 dos marcos históricos de Boston.

Embora o trilho não seja complicado de seguir e os locais históricos sejam facilmente reconhecíveis, recomendo vivamente que faça uma visita guiada ao Trilho da Liberdade, uma experiência classificada pelos viajantes que percorreram a cidade como uma das melhores visitas guiadas a Boston.

Se decidir fazer a aventura por conta própria, aqui estão alguns dos destaques que eu recomendo que você visite.

Reserve uma excursão ao Freedom Trail

Ir ao Langone Park ao nascer do sol

Boston é uma cidade famosa pelos seus parques públicos com belas paisagens. A norte da cidade, mesmo à beira do Porto de Boston, fica o Langone Park, um parque público pequeno mas muito atrativo que oferece vistas fabulosas da deslumbrante Baía de Massachusetts.

Se gosta de fotografia, prepare o seu equipamento e prepare-se para algumas fotografias fabulosas do sol a brilhar sobre as águas nas primeiras horas da manhã. Aproveite a oportunidade para tomar um café ou pequeno-almoço antes de continuar.

Veja a Old North Church de Boston

Deixando o Langone Park para trás, a próxima paragem fica apenas a 4 minutos a pé, na Salem Street. A Old North Church, um dos locais históricos mais importantes da cidade, é onde eu recomendo uma visita guiada.

A igreja desempenhou um papel fundamental na história americana quando, em 1175, Robert Newman e John Pulling Jr. subiram ao campanário com lanternas para avisar os rebeldes da presença dos britânicos por terra e mar.

Este acontecimento acenderia a chama da Revolução Americana que terminaria com a declaração da independência dos Estados Unidos.

  • Horário: Aberto ao público de terça a sábado. Das 10:00 às 18:00 horas.
  • Preço: Existem 2 visitas guiadas diferentes, cada uma custando cerca de 5 euros por pessoa.
  • Duração: Recomendo que reserve cerca de 1 hora. As duas visitas principais demoram cerca de 15 minutos cada uma.

Visitar a casa de uma figura histórica: A Casa Paul Revere

Museu da Casa Paul Revere| ©Viator
Museu da Casa Paul Revere| ©Viator

A uma curta distância a pé da Old North Church está outro espaço de grande significado histórico para os bostonianos. A Casa Paul Revere está localizada na N Square, a apenas 10 minutos a pé.

Paul Revere foi um importante comerciante que contribuiu muito para as lutas revolucionárias. No entanto, uma visita à sua casa vale a pena não só pela figura histórica, mas também para ver como era a vida neste período histórico em particular. A casa é pequena, mas tem instalações muito bem conservadas.

  • Horário de funcionamento: Aberto ao público todos os dias da semana, das 10 às 18 horas.
  • Preço: O bilhete de entrada para adultos custa 6 euros, as crianças entre os 5 e os 17 anos pagam apenas 1 euro, aproximadamente.
  • Duração: Trata-se de uma visita curta que pode ser efectuada em menos de 1 hora.

Vá para o Faneuil Hall Marketplace para almoçar.

A apenas 6 minutos a pé está o Faneuil Hall Marketplace, um complexo arquitetónico de quatro edifícios que os viajantes classificam como um dos pontos turísticos obrigatórios em qualquer viagem a Boston.

Construído em 1742, o complexo tem desempenhado um papel fundamental na história política de Massachusetts. Acontecimentos históricos memoráveis, como a proclamação da Lei do Açúcar em 1764 e o impulso de Samuel Adams para resistir aos britânicos, ocorreram aqui.

Atualmente, o complexo inclui um mercado com mais de 100 lojas e restaurantes, o que o torna o melhor local para recarregar baterias antes de seguir viagem. Recomendo que visite o site do Faneuil Hall para ver a oferta gastronómica disponível no local.

  • Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 10h às 19h; sexta-feira e sábado, das 10h às 20h; domingo, das 11h às 18h.
  • Preço: Entrada livre.
  • Duração: O tempo que desejar. Normalmente, 1 a 2 horas são suficientes.

Passeio pelo Boston Common

A próxima paragem é Boston Common, atualmente conhecido como o parque público mais antigo dos Estados Unidos.

É palco de uma grande variedade de actividades e eventos, incluindo teatro e espectáculos musicais, especialmente durante o verão. Se estiver em Boston em julho ou agosto, não hesite em participar.

É também conhecido como o local que marca o fim do Trilho da Liberdade. Partindo de Faneuil Hall, Boston Common fica a 12 minutos a pé. Aproveite o passeio para admirar os edifícios antigos da Cidade Velha de Boston.

Meus favoritos: a Old State House e o Old South Meeting Museum; com impressionantes estruturas de tijolos, ambos estão entre os melhores museus de Boston.

  • Horário: Aberto o dia todo, todos os dias do ano.
  • Preço: Gratuito para o público.
  • Duração: O tempo que quiser, passe pelo menos uma hora a percorrer os principais passeios.

Passe algum tempo no Jardim Público de Boston

Jardim Público de Boston no outono| ©Bill Ilott
Jardim Público de Boston no outono| ©Bill Ilott

O Jardim Público de Boston fica mesmo ao lado do Boston Common, mas embora ambos estejam entre os parques públicos mais importantes de Seattle, são ao mesmo tempo completamente diferentes um do outro.

Fundado em 1837, tem a distinção de ser o primeiro jardim botânico público dos Estados Unidos. Dê um passeio pelos terrenos e desfrute da natureza, encontrará uma coleção abismal de flores e árvores lindamente arranjadas e mantidas durante todo o ano pelo governo local.

Se estiver em Boston no outono, não perca uma visita ao Jardim Público de Boston para apreciar as suas árvores gigantescas tingidas com as cores brilhantes do outono. Se gosta de fotografia, vale a pena levar a sua máquina fotográfica e captar a magia do momento.

  • Horário: Aberto todo o dia, todos os dias do ano.
  • Preço: Gratuito para o público em geral.
  • Duração: O tempo que quiser, pelo menos uma hora para percorrer os seus principais passadiços.

Desfrutar de um cruzeiro ao pôr do sol.

Despeça-se do seu primeiro dia de exploração de Boston realizando uma das actividades mais recomendadas na cidade: fazer um cruzeiro ao pôr do sol nas águas da Baía de Massachusetts.

Na cidade encontrará várias empresas locais que oferecem este serviço em diferentes formatos, pelo que é necessário analisar cuidadosamente as diferentes opções disponíveis.

Os cruzeiros em Boston são realizados em barcos de pequena e média dimensão, com um número limitado de participantes. Devido à sua curta estadia na cidade, recomendo reservar com antecedência e garantir o seu lugar dias antes da sua viagem, especialmente se for à cidade durante a época alta do turismo, como é o caso do verão em Boston.

  • Horário: Vários horários ao longo do dia, mas recomendo reservar um passeio ao fim da tarde ou ao pôr do sol.
  • Preço: Varia consoante a empresa; recomendo que reserve cerca de 50 euros por viajante para esta experiência.
  • Duração: Os passeios de barco em Boston duram aproximadamente 2 horas.

Reservar um cruzeiro em Boston

DIA 2: Ver a cidade para além do centro de Boston

No Jardim de Rosas James P. Kelleher| ©Christine Riggle
No Jardim de Rosas James P. Kelleher| ©Christine Riggle

O segundo dia da sua viagem é melhor aproveitado para explorar a área de Boston para além da cidade velha. Explore uma parte mais moderna e igualmente turística da cidade, incluindo museus de classe mundial e algumas das principais lojas.

Acorde cedo para visitar o Jardim de Rosas James P. Kelleher

Acorde cedo na manhã do seu último dia em Boston para aproveitar ao máximo cada segundo. Recomendo que recarregue as suas baterias num dos mais belos recantos da cidade: o James P. Kelleher Rose Garden.

Um belo jardim público onde encontrará uma impressionante coleção de 200 espécies diferentes de rosas. Encontrará também jardins cuidadosamente ajardinados no meio de caminhos de pedra poeirenta, bancos para descansar, estátuas de querubins e fontes de água.

O parque situa-se no número 70 da Park Drive, em Fenway. Existem inúmeros cafés e restaurantes nas proximidades, pelo que recomendo que faça um lanche antes de sair para o dia.

  • Horário de funcionamento: Aberto ao público de segunda a domingo, das 07h às 18h.
  • Preço: Gratuito para todo o público.
  • Duração: Reserve pelo menos 1 hora do seu itinerário para visitar as instalações.

Visitar o Museu de Belas Artes

A partir da sua localização no James P. Kelleher Garden, este museu fica a apenas 5 minutos a pé, atravessando o parque e a Fenway Avenue.

O Museu de Belas Artes de Boston é uma visita obrigatória para qualquer viajante que goste de história, arte ou museus em geral.

Na sua visita, encontrará um dos museus mais antigos dos Estados Unidos e um espaço impressionante que alberga uma das melhores colecções de arte do mundo.

Dentro da coleção, encontrará extensas galerias que exibem peças icónicas das culturas nativas das Américas. Ao mesmo tempo, poderá visitar grandes salas dedicadas ao trabalho de artistas contemporâneos, como Edward Hooper e Joan Mitchell.

Se é um amante de arte, vai querer passar algum tempo a explorar e a descobrir as pinturas de artistas como Monet, Renoir e o próprio Rembrandt, que são razões suficientes para ser considerado um dos melhores museus de Boston.

  • Horário: Aberto ao público de quarta a domingo, das 10h às 18h.
  • Preço: O bilhete de adulto custa cerca de 25€; as crianças dos 7 aos 17 anos pagam em média 10€ e as crianças com menos de 6 anos têm entrada gratuita.
  • Duração: Este é um museu grande e eu recomendo chegar cedo e reservar pelo menos 3 horas para o explorar.

Fazer um tour gastronómico por Boston

Pizza de North End| ©David McKelvey
Pizza de North End| ©David McKelvey

Quando sair do museu, provavelmente vai sentir mais fome do que nunca. Para aproveitar ao máximo a sua estadia e experimentar o melhor da gastronomia local, recomendo reservar uma excursão gastronómica por Boston ao início da tarde.

Existem várias empresas de turismo na cidade que oferecem este tipo de experiências em diferentes formatos, pelo que recomendo que se dedique algum tempo a analisar as diferentes opções e escolha a que melhor se adequa às suas necessidades.

A maioria das excursões são a pé e levam os viajantes pelo histórico North End de Boston, não para uma visita histórica da cidade, mas para provar os pratos mais deliciosos e comer onde os locais comem.

  • Horário: A experiência é oferecida em horários diferentes, dependendo da empresa que contratar.
  • Preço: Cerca de 60 ou 70 euros por pessoa.
  • Duração: O passeio gastronómico demora pelo menos 2 horas.

Reservar um tour gastronómico em Boston

Caminhe pela Newbury Street, a rua mais encantadora de Boston.

Quer opte por fazer a visita gastronómica ou não, recomendo que passe parte da tarde do seu último dia a passear por uma das ruas mais encantadoras de Boston: Newbury Street.

Localizada na zona de Back Bay East, a melhor forma de lá chegar a partir do Museu de Belas Artes é apanhar o autocarro 39 Boston na paragem perto do museu e sair na Saint James Ave, apenas a uma rua da Newbury.

Passeie pela Newbury Street para descobrir algumas das melhores boutiques e restaurantes de Boston. Eu recomendo parar no Georgetown Cupcakes ou no Trident Café para deliciosas sobremesas locais.

Se precisar de comprar algumas recordações da sua viagem, esta é a altura e o local perfeitos para o fazer!

Despedir-se com uma visita guiada aos fantasmas de Boston

Na tua última noite na cidade, sugiro que faças a aventura mais assustadora de todas: uma visita guiada aos fantasmas de Boston. Este tipo de aventura leva o grupo de viajantes a percorrer as zonas mais assombradas da cidade para desvendar histórias de bruxas e fantasmas com séculos de existência.

Considerado por muitos viajantes como uma das melhores coisas para fazer em Boston à noite, encontrará numerosos operadores turísticos na cidade que oferecem o passeio em vários formatos: a pé, em autocarro fantasma ou combinado com uma visita a bares locais.

  • Tempo: Os passeios têm lugar ao anoitecer durante a noite, o tempo pode variar dependendo da empresa que você contratar.
  • Preço: Cerca de 30 euros por viajante adulto. Algumas excursões limitam a idade dos participantes, pelo que recomendo que tenha atenção a este fator se vai para Boston com crianças.
  • Duração: Deve reservar pelo menos 2 horas para a excursão.

Reservar uma excursão fantasma em Boston