10 coisas para ver e fazer em Seattle em outubro

Se está a planear uma viagem a Seattle em outubro, vai deparar-se com uma cidade colorida de amarelos e vermelhos, vistas majestosas, cerveja e noites fantasmagóricas. A Cidade Esmeralda tem muito para oferecer na sua época baixa... aproveite-a ao máximo!

Laura Gómez

Laura Gómez

leitura de 9 minutos

10 coisas para ver e fazer em Seattle em outubro

Seattle | ©Jim Nix

outubro é uma das melhores alturas para visitar Seattle. O tempo está fresco, mas não extremo, as multidões de verão já se foram e vai conhecer uma cidade que se prepara para o Halloween que, por sinal, tem muito para contar.

Seattle é uma cidade encantadora no norte dos Estados Unidos. A natureza está muito presente e todos os que aqui vivem estão habituados aos dias nublados e à constante brisa no rosto que mantêm a Cidade Esmeralda colorida. Por mais nuvens, chuva ou poças de lama que se encontrem durante o dia, esta cidade mantém-se acordada e oferece uma grande variedade de coisas para ver e fazer em Seattle

1. Abóboras e muita festa: o festival de cerveja The Great Pumpkin

Festa da cerveja Great Pumpkin| ©David R Preston
Festa da cerveja Great Pumpkin| ©David R Preston

No mês de outubro, poucas coisas são tão tradicionais nos Estados Unidos como as abóboras. Neste mês, colhem-se as abóboras, cozem-se deliciosas tartes e esculpem-se caras assustadoras, graças a uma tradição que vem de longe. Hoje em dia, estes frutos são também objeto de eventos e festivais, como o festival de cerveja Great Pumpkin.

Este festival decorre durante dois dias no Seattle Center e é organizado pela Elysian Brewing, uma cervejaria de Seattle que produz cervejas clássicas e experimentais, como as cervejas de abóbora, que são o foco deste festival.

Normalmente, durante o evento, é possível encontrar até 80 tipos de cervejas produzidas pela Elysian e outras cervejarias.

Há também concursos de máscaras (a propósito, haverá muitas cor de laranja) e música de DJ ao vivo, mas a estrela da noite é uma enorme abóbora que, depois de furada e cheia com vários litros de cerveja, é servida aos participantes no evento.

Informações práticas

  • Onde: O festival tem lugar no Seattle Center. 305 Harrison St, Seattle, WA 98109
  • Preço: preço médio de 30 euros para um passe de um dia e 50 euros para um passe de dois dias. Há também a opção de motorista designado por um preço médio de 5 euros.
  • Quando: início de outubro (verifique as datas no site oficial do festival).

2. Fazer uma visita guiada ao Pike Place Market

Mercado de Pike Place| ©Daniel Schwen
Mercado de Pike Place| ©Daniel Schwen

Se você quer mergulhar na cultura de um lugar, visite um mercado. Aqui em Seattle, você tem uma opção fabulosa, o Pike Place Market. Em outubro, as maçãs, as uvas e as abóboras serão as estrelas do mercado e, como outubro é o Mês Nacional do Marisco, prepare-se para as delícias que o esperam.

Este lugar é reconhecido como a atração turística mais visitada de Seattle.

E... O que o torna tão especial? Em primeiro lugar, a sua história. Inaugurado em 1907, este mercado é o mais antigo mercado público de alimentos dos Estados Unidos.

A variedade e a frescura dos produtos, bem como as deliciosas preparações que aqui se oferecem, são mais um fator de atração.

Não só encontrará os clássicos do Noroeste do Pacífico, como a sopa de amêijoas com pão de massa fermentada ou ostras cruas com meia concha, como também as opções internacionais são abundantes, desde pastelaria francesa, piroshki russo, caril tailandês, baklava turca... vai querer experimentar tudo!

Mas o que realmente rouba o espetáculo é ver o peixe a voar. Sim, leu bem. Este sítio é mundialmente famoso pelo lançamento de peixes. Aqui, os vendedores simplesmente não conseguiram encontrar outra forma de ser mais eficaz... e divertida.

A energia é transportada para todos os cantos e arredores do mercado. Calçadas movimentadas e barulhentas misturam-se com músicos e vendedores de artesanato e outros comércios, como padarias, talhos, restaurantes e, ah, o primeiro estabelecimento de um famoso café.

Pode ver as lojas em pormenor e planear a sua visita aqui. A entrada principal deste enorme mercado situa-se na esquina da 1st Avenue com a Pike Street. O seu famoso letreiro luminoso indicar-lhe-á o caminho.

Se lhe apetecer visitar o mercado para provar as opções gastronómicas e não souber por onde começar, recomendo que faça uma visita guiada gastronómica. Por um preço de entrada a partir de 55 euros, pode provar as preparações requintadas deste espaço popular.

Reserve uma excursão gastronómica ao Pike Place Market de Seattle

3. Corra com medo!

Corra com medo!| ©Daniel Norwood
Corra com medo!| ©Daniel Norwood

No mês de outubro, chega a época do Halloween. Ouvem-se histórias de terror, a noite ganha protagonismo e muitas crianças, jovens e adultos vagueiam pelas ruas escondidos sob disfarces originais, mostrando a sua originalidade, pedindo doces ou assustando algum transeunte distraído.

Alguns correm no âmbito destas partidas, enquanto outros participam na competição Run Scared!

No fim de semana do Dia das Bruxas, realiza-se esta corrida divertida, na qual pode assistir como espetador ou, porque não, como participante e correr o mais assustador possível.

Pode inscrever-se no evento no seguinte link, onde pode escolher entre dois percursos, 5 km ou 10 km. Normalmente, as categorias de prémios incluem a velocidade e o melhor disfarce. É uma oportunidade para se divertir e, além disso, estará a contribuir para uma ação de caridade.

Informações práticas

  • Onde: a corrida tem lugar no Seward Park.

  • Preço: variável. Depende do percurso (5k ou 10k) e da data de inscrição. O preço aproximado é entre 20 e 50 euros.

  • Quando: último fim de semana de outubro (por volta do Halloween).

4. Desfrute da improvisação no Earshot Jazz Festival

Festival de Jazz Earshot| ©bballchico
Festival de Jazz Earshot| ©bballchico

Se é um amante do jazz, tenho de lhe dizer que Seattle acolhe este mês o evento de jazz mais conhecido de todo o estado de Washington: o Earshot Jazz Festival.

Este festival, que decorre normalmente durante 33 dias em outubro e parte de novembro, reúne várias figuras deste género fascinante de todo o mundo, bem como artistas da área metropolitana de Seattle.

Apresentando a diversidade do jazz, do clássico ao experimental, este evento oferece repertório para os ouvidos mais exigentes e para todas as idades. Não perca as homenagens a Duke Ellington e a Jim Knapp, que figuram frequentemente no programa.

São propostos numerosos concertos em diferentes locais da cidade. Sugiro que consulte o sítio Web do festival, onde é publicado o programa e onde pode comprar bilhetes, cujo preço médio varia entre 10 e 50 euros. Além disso, eles oferecem pacotes de dois ou mais eventos para economizar dinheiro e, obviamente, desfrutar mais desta música.

5. Explore as origens subterrâneas de Seattle

Tour subterrâneo de Seattle| ©Andres N
Tour subterrâneo de Seattle| ©Andres N

Em 1889, a cidade de Seattle foi atingida por um grande incêndio que consumiu a Pioneer Square, um bairro conhecido por atrair pioneiros e empreendedores para a cidade.

Após a tragédia, a reconstrução foi feita em um e até dois níveis acima dos restos mortais, deixando um sistema de labirintos e passagens sob o bairro renovado.

Hoje, os restos da antiga Seattle são uma atração turística. As visitas guiadas levam-no a percorrer alguns destes espaços escuros, enquanto ouve relatos históricos sobre os primórdios da Cidade Esmeralda.

Uma visita altamente recomendada que, se for feita no mês do Halloween, tem uma dose adicional de emoção.

:::link|text=Reserve uma excursão subterrânea em Seattle|element=sc-31-1695:::

6. Inscreva-se para uma excursão ao Olympic National Park

Dentro do Parque Nacional Olímpico| ©/kallu
Dentro do Parque Nacional Olímpico| ©/kallu

O Parque Nacional Olímpico é uma área natural protegida com uma área de mais de 373.000 hectares. Está localizado a oeste de Seattle, também no estado de Washington.

Com seu nome inspirado no Monte Olimpo, este lugar parece ser realmente a casa dos deuses.

Aqui encontrará três ecossistemas distintos, incluindo montanhas escarpadas cobertas de glaciares, uma extensa costa selvagem do Pacífico e antigas florestas tropicais temperadas.

Com fácil acesso a partir de Seattle e Victoria (Canadá), é um local muito movimentado. outubro é um bom mês para visitar se quiser evitar as multidões.

É também um bom mês para visitar se estiver à procura de paisagens de transição entre as estações seca e húmida, com uma temperatura moderadamente fresca. As chuvas estarão presentes e, com sorte, os cumes das montanhas começarão a ficar brancos.

Escalada, caminhadas, pesca, caiaque... há muitas maneiras de desfrutar deste paraíso. Há também visitas guiadas, uma opção que recomendo vivamente se procura uma visita menos exigente do ponto de vista físico e, ao mesmo tempo, aprender sobre a cultura e a natureza diretamente com os especialistas.

Há opções a partir de 281 euros que partem de Seattle para o parque. Estas duram todo o dia, permitindo-lhe descobrir sítios imperdíveis como o Lago Crescent e Hurricane Ridge.

Reservar uma viagem ao Parque Nacional Olímpico a partir de Seattle

7. Mais delícias do Pacífico Norte: Dungeness Crab & Seafood Festival

Festival de Caranguejo e Frutos do Mar de Dungeness| ©James Wengler
Festival de Caranguejo e Frutos do Mar de Dungeness| ©James Wengler

outubro é o Mês Nacional do Marisco e visitar o Pacífico Norte com tudo o que tem para oferecer em termos culinários é uma opção a não perder... claro, se tiver gosto por marisco. E para continuar a saborear, sugiro uma visita ao Dungeness Crab & Seafood Festival.

Dos pratos de herança nativa americana à cozinha da Costa Olímpica (com o caranguejo Dungeness como ingrediente especial), este evento garante um dia de diversão e boa comida, música ao vivo, espectáculos e educação ambiental sobre os recursos naturais desta parte do mundo.

Este festival realiza-se no início de outubro em Port Angeles, a noroeste de Seattle, muito perto do Olympic National Park.

Informações práticas

  • Onde: O festival realiza-se na zona ribeirinha de Port Angeles, WA.
  • Preço: Gratuito (com eventos adicionais mediante pagamento)
  • Quando: outubro (para mais informações, consultar o sítio Web do festival.

8. Tomar uma bebida num bar com visitantes do "além"

Kells Irish Pub| ©Andrea J
Kells Irish Pub| ©Andrea J

Seattle é o lar de um dos pubs mais assombrados do mundo, o Kells Irish Pub. Se você se interessa pelo paranormal, uma visita como essa é melhor feita em outubro, na véspera do Halloween.

O bar está localizado dentro do Butterworth Building, um espaço que foi construído e usado para fins funerários no início dos anos 1900 e até hoje mantém grande parte de sua estrutura e decoração originais.

Clientes e trabalhadores têm relatado atividades estranhas há anos. Espelhos a estalar, escadas a ranger, arrefecimento súbito do ar e muitas, muitas sombras e vultos.

Isto tornou-se tão normalizado que pelo menos dois espíritos (ou clientes) frequentes são agora reconhecidos: uma menina marota e um senhor que gosta de música ao vivo. Belos companheiros de noite, não acha?

Este bar situa-se na First Avenue, 1921. A ementa e o ambiente são tais que tanto os vivos como, ao que parece, os "não vivos" gostam muito... Recomendo-lhe que vá!

9. Faça uma visita guiada a um fantasma com o Halloween a aproximar-se!

Teatro Moore, parte da visita guiada pelos fantasmas| ©Richard B
Teatro Moore, parte da visita guiada pelos fantasmas| ©Richard B

Continuando com as atracções para os amantes do medo e do mistério, em Seattle encontrará outros lugares famosos onde a atividade "do além" não é assim tão... lá.

O teatro Moore, o teatro Market e até um hotel muito famoso e exclusivo, são alguns dos lugares que têm histórias obscuras que vão pôr a sua alma em sobressalto.

Felizmente, existem excursões de grupo com guias bem documentados para fazer diferentes passeios de fantasmas. Uma delas, com um custo a partir de 29 euros, será uma das melhores formas de viver o Halloween nesta cidade.

:::link|text=Reservar uma excursão fantasma em Seattle|element=sc-31-1695:::

10. Faça um passeio turístico para captar os tons outonais da cidade

Esplendor do outono| ©Mark K.
Esplendor do outono| ©Mark K.

A Cidade Esmeralda, que muda de cor nos últimos meses do ano, é igualmente bela. Em outubro, esta mudança de tonalidades atinge o seu auge.

Os protagonistas enraizados oferecem-lhe cenários coloridos onde o amarelo, o laranja e o vermelho saltam à vista. Prepare-se com muito material fotográfico porque, ao fazer uma visita guiada nesta época do ano, terá grandes cenas para recordar a cidade.

Se não quiser ir muito longe, pode fazer uma visita guiada a atracções como o Waterfall Garden Park, o Kerry Park e, claro, as margens do Lago Washington.

Existem excursões que o levam a estes e a outros locais da cidade e arredores, que recomendo vivamente se tiver pouco tempo e quiser visitar o maior número possível de locais sem se expor a tanta chuva.

:::link|text=Reserve a sua excursão à cidade de Seattle|element=sc-31-1695:::

Visitar Seattle em outubro: tempo e atracções turísticas

Em Seattle| ©Michael Gwyther-Jones
Em Seattle| ©Michael Gwyther-Jones

outubro é um dos melhores meses para visitar Seattle. A cidade já se despediu das multidões de verão e os serviços de turismo, alojamento e restauração tornam-se mais acessíveis.

Quanto ao tempo, depende sempre dos gostos dos visitantes e das atracções que pretendem visitar. No entanto, há alguns pontos a ter em conta:

  • Com quase metade dos dias do ano chuvosos, Seattle é conhecida como uma das cidades mais chuvosas do país. Mas, não se assuste, a maior parte da precipitação cai sob a forma de gotas leves e arejadas.
  • As chuvas mais intensas ocorrem no outono e no inverno. Em outubro, a chuva ainda não é intensa, mas é bom estar preparado. Um mackintosh leve é suficiente.
  • A temperatura média em outubro situa-se entre os 8 e os 15 graus Celsius, mais fria do que seria de esperar nestas latitudes, pelo que é necessário trazer um casaco quente (normal) para esta estação, especialmente se visitar as montanhas.