10 coisas para ver e fazer em Seattle em janeiro

janeiro é um dos meses mais frios em Seattle. Embora o tempo e a chuva o possam desencorajar, é na verdade uma estação com muito encanto.

Ana C.R.

Ana C.R.

leitura de 11 minutos

10 coisas para ver e fazer em Seattle em janeiro

Seattle | ©Sergei A

Para começar, é um mês com muito poucos turistas, o que lhe confere um atrativo especial, pois pode esquecer as longas filas de espera, os espaços lotados ou as esperas em turnos.

Considerando que janeiro é um dos meses mais calmos, torna Seattle numa perspetiva calma e agradável. Por isso, se é daquelas pessoas que gosta de observar a paisagem, tirar fotografias ou simplesmente passear, então é aconselhável visitar os locais nas alturas em que há menos gente. Será muito mais gratificante para si. Esta é a principal razão para escolher este como o seu mês para visitar uma das cidades mais populosas do nordeste dos Estados Unidos.

1. Surpreenda-se com as WildLanterns no Woodland Park Zoo

WildLanterns em Seattle| ©Bruce Aleksander
WildLanterns em Seattle| ©Bruce Aleksander

Se está à procura de actividades familiares em Seattle em janeiro, uma visita ao Woodland Park e às WildLanterns é uma excelente opção.

Esta experiência mergulhá-lo-á numa paisagem iluminada por lanternas gigantes que representam animais e lugares selvagens de todo o mundo.

O jardim zoológico é visitado durante todo o ano, mas em janeiro poderá desfrutar deste espetáculo, passeando à vontade e aproveitando cada paragem graças ao reduzido número de visitantes.

Durante este evento, que dura um mês, o parque é decorado com cerca de 300.000 luzes de Natal. Nesta época do ano, também é possível andar num carrossel histórico e participar em actividades na neve no Snowmazium.

A propósito, aqui pode aproveitar o Seattle CityPass, um dos cartões turísticos da cidade que inclui descontos em várias atracções, incluindo o Woodland Park Zoo.

Informações úteis

  • Localização: Entrada oeste 5500 Phinney Ave N. Entrada sul 750 N. 50th Street. Está disponível estacionamento pago. A entrada sul pode ser acedida através da Metrobus Route 5.
  • Horário: maio a setembro 9:30 às 18:00 horas. setembro a abril 9:30 às 16:00. Encerrado apenas a 25 de dezembro.
  • Custos adicionais não incluídos: Algumas actividades podem implicar custos adicionais.
  • Taxa de entrada: A taxa de entrada é de cerca de 30 euros.
  • Duração da visita: Pouco mais de três horas.

2. Comemorar o Dia de Martin Luther King em Seattle

Dia de Martin Luther King em Seattle| ©edgeplot
Dia de Martin Luther King em Seattle| ©edgeplot

A cada 15 de janeiro, nos Estados Unidos, todo o país se reúne para comemorar o aniversário de Martin Luther King.

Este importante ativista dedicou a sua vida a alcançar um mundo igualitário, onde os direitos de todos, especialmente das pessoas de ascendência africana, fossem respeitados. Em Seattle, nos dias que rodeiam esta data, é habitual desfrutar de actividades dedicadas à sua história.

Todos os anos o calendário é diferente, mas o que nunca falta é a grande marcha em sua honra. Não faltam alusões aos seus ideais de liberdade e trabalho, que acompanharam a sua frase mais famosa "I have a dream", proferida num evento deste género que ele próprio organizou.

Na Garfield High School, pode inscrever-se para um comício festivo onde, para além da música, poderá desfrutar de poesia ao vivo e da participação de personalidades da atualidade que falarão sobre a vida de Martinho Lutero.

É também uma excelente oportunidade para seguir os passos de Martin Luther King através de Seattle, quando ele visitou a cidade em 1961.

A visita guiada é interessante, uma vez que toca em pontos históricos desta cidade e pode ser feita por si próprio. Por outro lado, as actividades previstas anualmente para esta celebração são gratuitas, pelo que não lhe faltará escolha.

3. Mergulho anual do urso polar

Imersão em Matthews Beach.| ©petunias
Imersão em Matthews Beach.| ©petunias

Seattle acolhe a imersão anual do urso polar em Matthews Beach a 1 de janeiro.

É um evento gelado onde se pode mergulhar nas águas da praia e desfrutar de uma animada festa de Ano Novo.

O evento é gratuito e aberto a qualquer pessoa de qualquer idade, embora eu recomende que tenha uma boa tolerância ao frio, uma vez que a temperatura da água está próxima do zero, a 0° Celsius.

Mas não se preocupe, não tem de se molhar. Os mais pequenos e os que não quiserem mergulhar podem desfrutar da música, dos jogos e de toda a animação do evento, que antecede o mergulho do urso polar.

Como incentivo, para os mais corajosos que se atreverem a mergulhar pelo menos até ao pescoço, haverá uma medalha comemorativa de bravura, e ser-lhes-á permitido um segundo mergulho, se se atreverem, claro.

É uma atividade muito animada e divertida, alguns participantes até se vestem a rigor e podem tirar fotografias inesquecíveis, para além de receberem uma t-shirt comemorativa do evento.

Recomendações

  • Não beber antes de mergulhar, pois acelera o processo de hipotermia e deixa de ser divertido.
  • O tempo máximo que se pode ficar na água é de 15 minutos, o suficiente para ser um urso polar sem perder a temperatura corporal.
  • Mantenha as roupas quentes vestidas até ao momento da imersão. Assim que sair da água, vista roupa seca para se aquecer.
  • Se sofre de uma doença ou de um problema cardíaco, recomenda-se que consulte o seu médico e que se limite a ser um observador de ursos neste evento - divertir-se-á da mesma forma!
  • Há casas de banho, vestiários e chuveiros quentes no evento.
  • Também estão disponíveis chocolate quente e outras bebidas quentes.

4. Participe de uma festa à fantasia no Century Ballroom, em Seattle

Salão de baile Century| ©Mai
Salão de baile Century| ©Mai

O Century Ball room é um edifício elegante, de aspeto antigo, onde se realizam constantemente eventos de dança e música, acompanhados de comida deliciosa.

O tema destes eventos é variado, e em janeiro é a vez das festas de máscaras.

O tema das fantasias é diferente todos os anos, por isso é uma boa ideia consultar o calendário se quiser vestir-se a rigor para a ocasião. No entanto, ninguém o impedirá de ir vestido com o traje da sua preferência, pois o mais importante é divertir-se muito. Mas não tente evitar a sua máscara, pois ela é imprescindível para a dinâmica da noite.

A razão é simples: não sevem a este baile de máscaras aos pares! A ideia é dançar com toda a gente, conhecida ou não, e deixar que a noite leve o ritmo. Até chegar a altura de tirar as máscaras.

Para que a magia seja perfeita, os organizadores têm o cuidado de manter um equilíbrio no número de convidados, com um número limitado de participantes.

Informações úteis

  • Localização:: 915 E Pine St.
  • Hora: O baile começa por volta das 21h00, mas chegue meia hora antes.
  • Preço do bilhete: Cerca de 65 euros se comprar antecipadamente e 75 euros se comprar no dia do evento. As máscaras são vendidas à entrada, caso se esqueça delas, por cerca de 5 euros.
  • Duração do evento: A duração do evento é de cerca de 3,5 horas.

5. Visite os museus de Seattle em janeiro, começando pelo MoPOP e pelo Pacific Science Center.

No MoPOP| ©Manuel R
No MoPOP| ©Manuel R

Seattle é uma cidade com uma grande variedade de museus interessantes, que tendem a ser muito populares durante a alta temporada. É por isso que, em janeiro, a baixa afluência de público lhe dará a oportunidade de os explorar e desfrutar à vontade, para que possa absorver todos os pormenores. São também um refúgio perfeito se estiver demasiado frio lá fora.

Um dos mais recomendados é o Museu da Cultura Pop (MoPOP), um lugar onde se pode aprender tudo sobre o crescimento deste movimento desde o seu nascimento até aos dias de hoje.

Outro museu incrível é o Pacific Science Center, que oferece um espaço familiar ideal para quem viaja para Seattle com crianças. Há muito para ver neste museu, desde uma exploração aprofundada da Galáxia até curiosos insectos e animais exóticos.

Os destaques de entretenimento incluem o cinema IMAX, a Sala Laser com os seus espectáculos fantásticos e muitas experiências interactivas.

MoPOP

  • Localização: 325 5th Avenue N em Seattle Center. Estacionamento pago e uma variedade de rotas de transportes públicos, incluindo o Monocarril do Centro de Seattle.
  • Horário: Aberto das 10:00 às 17:00 horas.
  • Taxa deentrada: Cerca de 30 euros.
  • Duração da visita: A visita dura cerca de 2 a 3 horas.

Centro de Ciências do Pacífico

  • Localização: 200 2nd Ave N.
  • Horário: O museu está aberto diariamente das 10:00 às 17:00 horas.
  • Custos adicionais não incluídos: Bilhetes para o cinema IMAX.
  • Taxa de entrada: A taxa de entrada é de cerca de 20 euros.
  • Duração da visita: A visita completa pode demorar entre 3 e 4 horas.

6. Passear tranquilamente pelo Pike Place Market.

Mercado de Pike Place| ©Daniel Schwen
Mercado de Pike Place| ©Daniel Schwen

Visitar o Pike Place Market é sempre uma boa ideia, mas em janeiro é uma paragem ideal. Para além de estar menos cheio e de encontrar os espaços mais livres para desfrutar, pode sentar-se num dos restaurantes e provar os sabores requintados sem pressas.

Pode passear pelo mercado de artesanato e levar para casa uma recordação inesquecível. Além disso, as curiosas lojas de retalhistas, normalmente cheias de gente, serão quase exclusivas para si. Para não falar dos agricultores que oferecem os seus produtos frescos e deliciosos.

A atmosfera do Pike Place Market é animada e relaxante em janeiro. Os artistas de rua animam o passeio e, se estiver atento ao calendário de eventos, poderá ter uma agradável surpresa.

Este é o lugar onde o coração de Seattle bate e um lugar que nunca falta nas melhores excursões gastronómicas de Seattle.

Reserve um passeio gastronômico e cultural pelo Pike Place Market

Factos interessantes

  • Localização: 85 Pike St.
  • Horário: das 9h00 às 18h00, embora alguns restaurantes possam abrir logo às 7h00 e oferecer pequeno-almoço, enquanto outros ficam abertos até à meia-noite. Fechado apenas no Dia de Ação de Graças e no Natal.

7. A vista de 360° do Sky View Observatory

Vista do Observatório| ©Brett Weinstein
Vista do Observatório| ©Brett Weinstein

Seattle é uma bela cidade que merece ser imortalizada numa fotografia, e janeiro, com as suas ruas limpas, é a oportunidade perfeita. Se procura um local ideal para captar as melhores imagens, a vista de 360° do Sky View Observ atory tem exatamente o que procura.

Conhecido como Columbia Center, tem 295 metros de altura, o que faz dele o edifício mais alto de Washington.

Este observatório está localizado no 73º andar, que foi renovado em 2010 para oferecer esta incrível vista de toda a cidade.

Visitar o Sky View Observatory é uma experiência incrível, que também pode colocar na sua lista se visitar Seattle em outubro, quando a paisagem é especialmente encantadora.

Enquanto desfruta da vista, relaxe no Sky View Café e prove vinhos e cervejas locais, cocktails e alguns petiscos de altitude, com um sabor muito do noroeste do Pacífico.

Claro, não se esqueça de parar na loja de recordações para uma lembrança desta visita inesquecível.

Informações úteis

  • Localização: 700 4th Ave.
  • Horário: quinta a domingo das 12h às 22h, segunda das 10h às 14h. Fechado às terças e quartas-feiras.
  • Preço deentrada: a entrada custa cerca de 25 euros.

8. Space Needle, outro local para apreciar a cidade

Space Needle à noite| ©Andrew Nash
Space Needle à noite| ©Andrew Nash

Falando de uma bela vista da cidade das alturas, nada se compara ao que a Space Needle tem a oferecer. Sem dúvida, uma das melhores vistas panorâmicas de Seattle.

Em janeiro, poderá também subir sem ter de esperar nas habituais filas que se formam durante o resto do ano.

Também conhecida como Space Needle, foi construída em 1962 e tornou-se imediatamente um símbolo da cidade.

Tem um elevador incrível que o levará até ao observatório em apenas 43 segundos. Uma vez no topo, descobrirá uma das vistas mais deslumbrantes.

Não só pode ver as ilhas de Puget Sound, mas também as Olympic Mountains e até mesmo as Cascade Mountains e o Monte Rainier.

Os decks são paredes de vidro ligeiramente inclinadas, nas quais se pode encostar para "flutuar" sobre toda a cidade de Seattle. A derradeira experiência! Para comprar bilhetes, pode utilizar o CityPass. É uma das melhores formas de ver a cidade, apreciando a paisagem e tirando fotografias inesquecíveis.

Informações úteis

  • Localização: 400 Broad St.
  • Horário: Todos os dias, das 9:00 às 23:00 horas.
  • Preço da entrada: A entrada custa cerca de 35 euros.

9. Passar um dia a esquiar ou a fazer snowboard.

Snowboarding em Seattle| ©evannstrathern
Snowboarding em Seattle| ©evannstrathern

Seattle está quase totalmente rodeada de montanhas, por isso não é de admirar que seja um destino popular para os entusiastas dos desportos de inverno. Se viajar em janeiro e tiver tempo, porque vai passar, por exemplo, 5 dias em Seattle, recomendo que saia da cidade para passar algumas horas a divertir-se na neve.

Embora existam muitos locais para visitar, talvez o mais interessante seja Snoqualmie Pass, a apenas 45 minutos da cidade. Aqui encontrará uma grande variedade de actividades, desde o esqui ao snowboard, e a duas horas de distância fica Stevens Pass, outro destino clássico para os entusiastas dos desportos de inverno.

Se estiver interessado em explorar a natureza selvagem, mas não gosta destes desportos, o meu conselho é reservar uma viagem ao Monte Rainier, um dos melhores parques nacionais do Estado de Washington.

Reservar uma viagem para o Monte Rainier a partir de Seattle

10. Faça um passeio subterrâneo por Seattle

Visita ao subsolo de Seattle| ©Andres N
Visita ao subsolo de Seattle| ©Andres N

Por vezes, o tempo frio pode fazer com que não se faça um passeio pelas ruas de Seattle. Se, no entanto, não quiser perder a oportunidade de conhecer um pouco da história da cidade, uma óptima opção é fazer uma visita guiada às suas passagens subterrâneas.

Este passeio, que dura cerca de uma hora, leva-o através das passagens que correm sob a Pioneer Street até chegarem ao nível da rua em 1890.

Todas estas passagens foram construídas há mais de 120 anos e fazem parte da primeira fase da cidade. O guia explicará por que razão foram construídas e como um pequeno acampamento índio se transformou numa cidade como Seattle.

:::link|text=Reservar uma visita subterrânea a Seattle|element=sc-31-1695:::

Vida nocturna de Seattle em janeiro

Roda gigante de Seattle| ©Dr Zito
Roda gigante de Seattle| ©Dr Zito

Gosta de desfrutar ainda mais das actividades nocturnas? janeiro não é exceção, especialmente em Seattle, onde há muitas coisas para fazer à noite.

A vida nocturna da cidade continua ativa nesta altura do ano, embora em menor grau do que no verão, mas encontrará sempre óptimos bares para passar o tempo.

Um deles é o Pike Brewing Company, onde irá sem dúvida optar por cervejas de primeira qualidade, bem como por uma grande variedade de cervejas. O local tem uma decoração vintage, com bicicletas penduradas no teto e vários cartazes publicitários nas paredes. Nos dias úteis, este agradável bar está aberto das 11:00 às 21:00.

Por outro lado, se preferir algo mais animado com música ao vivo, então vai adorar o Dimitriou's Jazz Alley, onde pode ouvir jazz ao vivo enquanto desfruta de um jantar requintado.

Está situado na esquina da 6th Avenue com a Lenora Street, em pleno coração da baixa de Seattle. O custo da entrada depende das bandas que actuam em cada dia, por isso, consulte o calendário para se informar.

Clima em Seattle em janeiro

Em janeiro, tal como no resto do inverno, as temperaturas em Seattle são muito frias, húmidas e soalheiras.

A temperatura média diurna ronda os 7°C, enquanto à noite o termómetro desce para cerca de 2°C. Para além disso, costuma chover durante quase metade do mês.

Obviamente, isto significa que deve trazer casacos quentes e mackintoshes. Além disso, aconselho-o a procurar sapatos confortáveis para caminhar mesmo na neve.