10 coisas para ver e fazer em Estrasburgo em janeiro
janeiro é uma óptima altura para viajar para diferentes partes do mundo. Convido-o a continuar a ler este post no qual explico o que pode fazer em Estrasburgo durante esta época do ano.
Um dos factores mais convenientes de visitar cidades europeias é o facto de muitas das suas atracções permanecerem abertas durante todo o ano. Ao mesmo tempo, há o facto de que algumas das melhores coisas para fazer em Estrasburgo têm a ver com explorar esses locais imperdíveis com a adição de algumas tradições que só ocorrem durante épocas específicas do ano.
Por essa razão, recomendo que continue a ler este post que preparei para si, pois reuni diferentes planos que o podem ajudar a desfrutar de uma grande viagem se a sua visita à cidade de Estrasburgo tiver lugar durante qualquer um dos dias de janeiro, que se caracteriza pelo seu tempo frio.
1. Ir ao Museu da Alsácia para conhecer a cultura local
janeiro é sinónimo de planos de interior em muitas partes da Europa Ocidental. Neste contexto, cidades como Estrasburgo aproveitam a oportunidade para transformar os seus museus num bom plano de entretenimento para os turistas que chegam, mas sobretudo para a sua população local.
Assim, uma das melhores coisas para fazer este mês em Estrasburgo é visitar o Museu da Alsácia, um local que é composto por diferentes mansões que foram construídas durante os séculos XVI e XVII. Destaca-se por ter uma exposição permanente de arte e folclore que mostra como era a vida rural na Alsácia pós-medieval. Algo que se enquadra perfeitamente no espírito e na atmosfera que define o primeiro mês do ano.
É também um local que se situa na rota de alguns dos melhores passeios de Estrasburgo e, por isso, pode ser perfeitamente combinado com o itinerário de um passeio de Segway ou de um passeio guiado pela Grande Ilha e pelas margens do rio III.
Detalhes interessantes
- Preço: a entrada custa cerca de 7,5 euros por pessoa.
- Localização: 23-25 Quai Saint-Nicolas, 67000 Estrasburgo, França.
2. Celebrar o dia da Epifania ao estilo de Estrasburgo
O Dia da Epifania é o que os franceses chamam de Dia dos Três Reis e, embora não seja uma tradição tão importante em França como é em Espanha, existem alguns costumes locais. O primeiro deles tem a ver com o mundo da culinária, e o Roscón de Reyes tem a sua própria versão francesa conhecida como Galette des Rois.
Neste caso, trata-se de uma tarte de massa folhada recheada com creme de amêndoa e, tradicionalmente, é decorada com açúcar em pó ou calda. Esta sobremesa pode ser degustada em qualquer pastelaria da cidade e é provável que a encontre em mais do que um restaurante como protagonista desta celebração.
Outra alternativa que tem à sua disposição para desfrutar deste dia é visitar a Catedral de Notre Dame de Estrasburgo para assistir a qualquer uma das missas que se celebrarão durante o dia em comemoração desta data. De facto, é um dia altamente recomendado para fazer uma visita guiada à catedral depois de comer a Galette de Rois, pois é provável que durante todo o dia diferentes coros de crianças estejam a ensaiar para a missa da noite.
Além disso, deve saber que se a sua viagem for curta, esta igreja é um local a não perder numa visita de um dia a Estrasburgo pela sua beleza arquitetónica.
3. Aproveite os descontos de inverno para fazer compras na Grand Isle e em Poincaré
Como o mês de dezembro é sinónimo de compras e consumo, é lógico que haja saldos em muitas coisas. Isto é especialmente verdade para as lojas de roupa e, por esta razão, uma das melhores coisas a fazer quando se visita Estrasburgo neste mês é dar um passeio pelas famosas lojas do bairro de Poincaré e no norte da Grande Ilha de Estrasburgo. Isto se estiver interessado na ideia de tirar partido de uma boa poupança económica.
Deve saber que estes descontos se devem a uma mudança sazonal, porque enquanto o inverno ainda está em curso, as roupas de verão estão cada vez mais baratas. Isto significa que, entre o final de janeiro e o início de fevereiro, muitos grandes armazéns e até marcas mais exclusivas começam a baixar os preços de artigos que já não vendem desde o outono e verão passados.
A GeleriesLafayette é um dos locais que posso recomendar se decidir passar uma tarde de compras nesta zona da cidade. Especialmente porque é uma das mais importantes lojas francesas.
4. Aproveite a oportunidade para desfrutar de uma visita guiada de queijos e vinhos em Estrasburgo
O queijo é uma das coisas mais representativas do mundo culinário francês e, especificamente durante o mês de janeiro, diferentes tipos de queijos alcesianos atingem o seu ponto de maturação ideal para começarem a ser vendidos a turistas e locais. Por esta razão, desfrutar de uma visita urbana guiada e especificamente orientada para descobrir as diferentes queijarias da cidade é uma boa forma de escapar ao frio e de fazer turismo de interior nesta época do ano.
A partir da experiência, deve saber que o vinho local é quase sempre oferecido como acompanhamento, porque é outro dos orgulhos gastronómicos da Alsácia. Este é, sem dúvida, um plano recomendado para toda a família e, de facto, é algo que se enquadra perfeitamente no itinerário de uma visita de dois dias a Estrasburgo. Trata-se de um passeio pela cidade que, normalmente, não dura mais do que duas ou três horas no total.
Detalhes interessantes
- Preços: o preço de uma experiência gastronómica como esta é normalmente de 100 euros por pessoa.
5. Fugir do frio nas estufas do Jardim Botânico da Universidade de Estrasburgo
Uma das actividades preferidas dos habitantes de Estrasburgo é uma visita ao jardim botânico da universidade da cidade. Por sua vez, especificamente no mês de janeiro, torna-se uma atividade muito mais recomendável, porque se tem a oportunidade de contrariar o frio e as quedas de neve com as diferentes estufas tropicais que se encontram neste belo oásis urbano.
O local destaca-se não só pela sua antiga existência desde a fundação da universidade de Estrasburgo, mas também pelas suas mais de 6000 espécies de plantas em perfeito estado de conservação. Destaca-se também pela sua organização, bem como pela sua localização privilegiada numa das zonas mais bonitas da cidade.
De facto, é um local ideal para visitar mesmo antes de partir para ver como visitar o Parlamento Europeu em Estrasburgo. E isso tem a ver com o facto de se situar a meio caminho entre o centro da cidade e o Bairro Europeu, onde se encontra esta importante instituição legislativa.
6. Conheça o Musée d'Art Moderne et Contemporain antes que as suas exposições temporárias sejam encerradas
O Musée d'Art Moderne et Contemporain, na cidade de Estrasburgo, é uma importante instituição de arte para a França e para a Europa. Durante o mês de janeiro, torna-se relevante visitá-lo devido ao facto de haver frequentemente exposições temporárias de inverno.
De facto, é também uma das melhores coisas a fazer em Estrasburgo em novembro. Isto sabendo que as exposições temporárias deste museu, bem como do museu de belas-artes e do museu de artes decorativas, começam normalmente a partir do final do penúltimo mês do ano e estendem-se normalmente até meados de janeiro ou mesmo fevereiro.
É definitivamente um local recomendado para apreciar arte moderna e fotografia e, acima de tudo, para fugir ao frio que caracteriza esta época do ano. Está aberto todos os dias da semana, exceto às segundas-feiras, o que significa que se pode encaixar na sua visita à cidade, independentemente da data exacta.
Detalhes de interesse
- Preços: Os bilhetes custam cerca de 7,5 euros.
- Localização: 1 Pl. Hans-Jean-Arp, 67000 Strasbourg, França.
7. Visite o Parc de L'Orangerie para se juntar às tradições de inverno
Uma das tradições típicas de janeiro em Estrasburgo é a ideia de visitar o querido Parc de L'Orangerie para apreciar a mudança drástica da paisagem. Trata-se de um parque urbano que se caracteriza, durante a primavera e o verão, pela abundância de flores e animais.
O que muda é que, especificamente durante os meses de janeiro e fevereiro, as frequentes quedas de neve transformam-no num pequeno oásis de inverno acessível a todos aqueles que não têm a possibilidade de fugir para outra das cidades da região da Alsácia. Assim, se quiser familiarizar-se um pouco mais com os costumes das pessoas que vivem em Estrasburgo durante uma viagem em janeiro, é um excelente plano dar um passeio por este parque.
Se o fizer, pode participar em batalhas de bolas de neve, bem como em alguns dos eventos culturais organizados pelos habitantes locais para desfrutar da cidade apesar do frio e da neve. Não se surpreenda se vir grupos de jovens a juntarem-se para cantar e tocar - é mais comum do que pensa.
8. Ir a uma das sessões de leitura na Biblioteca Nacional de Estrasburgo
Como janeiro é sinónimo de regresso às aulas, tanto para as universidades como para as escolas, a Biblioteca Nacional de Estrasburgo aproveita a ocasião para organizar uma série de sessões de leitura colectiva. O objetivo é promover a literatura francesa entre os jovens da cidade. Estas sessões realizam-se geralmente durante a semana, mas tornam-se mais frequentes aos sábados e domingos, uma vez que os estudantes das escolas e das universidades dispõem geralmente de mais tempo para participar nestes eventos gratuitos.
Não se preocupe em reservar a sua participação nestes encontros literários, uma vez que uma simples visita à biblioteca e uma pergunta ao pessoal da receção lhe permitirão aceder às salas especiais destinadas a estes fóruns e debates. Deve saber que a língua utilizada nos encontros é o francês, mas se achar o plano interessante, pode ser uma oportunidade perfeita para se expor à língua.
9. Fazer uma caminhada nas montanhas Vosges
Uma das características da região da Alsácia é a beleza das suas paisagens naturais. Trata-se de uma zona muito diversificada que combina um solo favorável ao cultivo num terreno atravessado por diferentes rios. Para além de tudo isto, existe uma cadeia montanhosa denominada cordilheira dos Vosges, que desde tempos remotos serve de fronteira natural entre as regiões da Alsácia e da Lorena, no nordeste de França.
Concretamente, o mês de janeiro é uma boa altura para fazer uma excursão ao longo deste espaço natural, devido ao facto de ser possível que haja alguma queda de neve, o que lhe permitiria desfrutar de um momento muito especial numa das florestas virgens mais importantes para a biodiversidade da Europa Ocidental. Tenha em conta que para esta ideia é aconselhável alugar um carro privado, pois assim poderá chegar aos diferentes recantos da serra com mais tranquilidade.
E tem de saber que não há realmente um local específico para visitar porque é uma longa serra, mas há diferentes cidades que o aproximam destas montanhas. Saverne é um dos lugares recomendados devido à sua proximidade com Estrasburgo, embora também se possa descer até à cidade de Colmar e depois ir até ao Col du Calvarie para passar uma tarde no belo lago conhecido como Lac Blanc.
10. Visitar a Cité de l'Automobile em Mullhouse
Outra grande atração em Estrasburgo e arredores em janeiro é um local que pode ser uma alternativa ideal de entretenimento no caso de a chuva ou a neve o impedirem de desfrutar de outros locais na região da Alsácia. Estou a falar da Cité de l'Automobile, que é um dos mais importantes museus de automóveis do mundo e recebe mais de 500 000 visitantes todos os anos.
A instituição está instalada numa antiga fábrica da Citröen, onde foram produzidos automóveis de 1919 a 1954. Atualmente, estão expostos mais de 500 automóveis, incluindo alguns que foram fabricados durante o século XIX, o que o torna um excelente local para visitar com toda a família, especialmente em janeiro, quando há poucos planos familiares para pessoas de todas as idades.
O museu está situado na cidade de Mullhouse, outro local de visita obrigatória na região da Alsácia. De facto, é uma das melhores viagens de um dia a partir de Estrasburgo e, com apenas uma hora de carro, terá chegado a este museu depois de regressar para continuar a sua viagem à capital desta região.
Detalhes interessantes
- Preço: a entrada custa cerca de 18 euros por pessoa, enquanto as crianças entre os 4 e os 17 anos pagam 10 euros.
- Localização: 17 Rue de la Mertzau, 68100 Mulhouse, França.
Temperaturas em Estrasburgo em janeiro
A cidade de Estrasburgo caracteriza-se por ser bastante fria durante todo o ano e, no mês de janeiro, as temperaturas máximas rondam os 8°C , enquanto as mínimas rondam geralmente os -2 ou -3°C.
Números de turistas em Estrasburgo em janeiro
O número de turistas em Estrasburgo durante o mês de janeiro é significativamente menor do que em dezembro, devido ao fim das festividades de Natal, bem como às celebrações de fim de ano. É possível que no fim de semana da Epifania haja mais gente, mas ainda assim todo o mês tende a ter uma baixa procura turística.
Preços em Estrasburgo em janeiro
Os preços em janeiro são praticamente os mesmos que no resto do ano, exceto no verão, quando é época alta e a procura de alojamento e alimentação duplica ou triplica nas zonas turísticas da cidade.
O que levar na mala para uma visita a Estrasburgo em janeiro?
Se quiser visitar Estrasburgo em janeiro, é essencial que leve roupa adequada para o frio e para a neve. É muito provável que, a dada altura da sua viagem, haja neve e o céu esteja nublado e chuvoso.