10 coisas para ver e fazer em Estrasburgo em novembro
novembro é, em princípio, um mês com pouco movimento para o turismo internacional. No entanto, há muitos planos em cidades como Estrasburgo - descubra-os!
O nordeste de França é um destino turístico interessante durante a maior parte do ano, e os meses de outono caracterizam-se por um número reduzido de turistas e por um clima que permanece muito mais favorável do que nos meses de inverno, o que faz com que seja uma altura ideal para visitar esta bela cidade. Por esta razão, é uma altura ideal para visitar esta bela cidade.
Aqui estão 10 planos que o ajudarão a desfrutar de uma visita a Estrasburgo durante o mês de novembro e que lhe permitirão tirar o máximo partido do seu tempo e do seu orçamento.
1. Aproveitar a oportunidade para fazer uma visita guiada aos vinhos da Alsácia
A indústria vinícola da região da Alsácia é uma das principais atracções turísticas que atraem as pessoas a visitar a cidade de Estrasburgo. Além disso, as últimas excursões do ano realizam-se normalmente em novembro, oferecendo a oportunidade de visitar os campos onde são colhidas as uvas utilizadas para a produção deste vinho branco. Tem várias opções:
- Reservar uma excursãode vinho da Alsácia a partir deEstrasburgo, a partir de 101 €.
- Reserve uma excursãode vinho da Alsácia a partir de Estrasburgo, a partir de 163 € euros.
Além disso, de meados de dezembro a meados de março ou abril, estará demasiado frio para que as agências de turismo considerem o passeio na vinha como algo que valha a pena, por isso, durante esses meses, é mais comum que só se possa visitar as caves subterrâneas.
Por isso, a minha recomendação é que aproveite ao máximo a sua visita durante o mês de novembro e participe nestes passeios que fazem parte das melhores viagens de um dia a partir de Estrasburgo. Especialmente se se considera um amante de vinho e quer aprender um pouco mais sobre esta região peculiar que combina tradições alemãs num produto que é definitivamente francês.
2. Comer uma "torche aux marrons" como prato representativo da estação
Um dos aspectos mais interessantes de visitar uma cidade numa determinada época do ano é poder saborear os pratos relacionados com essa estação. No caso de uma visita à cidade de Estrasburgo durante o mês de novembro, deve saber que a torche aux marron é uma sobremesa que não pode perder, pois é a verdadeira protagonista no que diz respeito aos doces de outono.
É uma receita preparada a partir de um creme de castanha com um merengue tradicional. O aspeto da sobremesa é muito peculiar, pois assemelha-se a um prato de esparguete empilhado numa montanha para imitar o Monte Branco, a montanha mais alta dos Alpes, que se situa entre as fronteiras francesa e italiana.
É típico do mês porque as castanhas são um alimento caraterístico do outono. Se esta tradição culinária de novembro lhe interessa, saiba que pode provar a sobremesa se reservar um passeio gastronómico e que também a encontrará na maioria dos restaurantes tradicionais franceses. Também é provável que a encontre em algumas das pastelarias turísticas do centro da cidade.
3. Surpreenda-se com o(s) Festival(s) Resonance
O mundo da arte contemporânea e do design tem o seu próprio espaço na agenda de animação de novembro em Estrasburgo. O Festival Resonance [s] é um evento que, ano após ano, se dedica a mostrar as maiores inovações da arte concetual, da decoração, da escultura e da moda. Tudo isto graças à participação de cerca de 180 designers europeus que, ano após ano, se juntam à experiência para mostrar o seu trabalho.
O espaço funciona, assim, como uma feira na qual diferentes expositores podem apresentar a sua marca ou projeto para competir por prémios especiais, bem como para captar a atenção de galerias e compradores. Quanto à duração do evento, deve saber que normalmente decorre durante cerca de três ou quatro dias na primeira ou segunda semana do mês.
Realiza-se no Parque de Exposições de Estrasburgo, um local bastante especial que, por vezes, faz parte das melhores visitas guiadas a Estrasburgo devido à sua proximidade de zonas turísticas como o Bairro Europeu ou a Neustadt. Assim, se reservar uma visita privada a Estrasburgo, poderá ter a oportunidade de o visitar.
4. Aproveitar a semana de férias escolares em França para ir aos museus
Em meados de novembro, em Estrasburgo e no resto da França, os estudantes do ensino primário e secundário têm habitualmente uma semana de férias. Por essa razão, os diferentes museus iniciam habitualmente o seu período de exposições temporárias de fim de ano, uma vez que lhes é garantido o tempo livre para os visitar e continuar a alargar os seus conhecimentos de história e de arte.
Assim, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Belas Artes, o Museu de Arqueologia e o Museu de Artes Decorativas são apenas algumas das instituições que poderá visitar.
Para aceder a estes locais deve saber que o preço de cada um destes museus ronda os 7,5 euros por pessoa. No entanto, também pode haver dias em que o acesso é gratuito, especialmente durante as férias escolares, que normalmente caem na primeira ou segunda semana do mês.
5. Ver a Catedral de Notre Dame no dia de Todos os Santos
Uma das primeiras coisas que pode fazer para aproveitar o mês de novembro durante a sua visita a Estrasburgo é reservar uma visita guiada à Catedral de Notre Dame no Dia de Todos os Santos. Esta tradição católica é celebrada em todo o mundo no dia 1 de novembro e, em França, é um dos poucos feriados nacionais não laborais.
Visitar esta catedral no dia 1 de novembro é uma experiência porque as missas comemorativas são celebradas ao longo de todo o dia e, em particular, as missas da tarde e da noite destacam-se porque são normalmente acompanhadas por velas, uma vez que é um dia tão espiritual.
Em qualquer caso, esta catedral é um must numa visita de um dia a Estrasburgo. Por isso, se a primeira data de novembro coincidir com a sua visita, então tem de optar por uma visita privada a este edifício. Sobretudo sabendo que se trata de uma das igrejas católicas mais importantes do mundo, que se distingue pela sua arquitetura gótica e que foi um dos edifícios mais altos do mundo durante alguns séculos.
6. Fuja do frio na área de bem-estar dos Banhos Municipais
No coração da cidade de Estrasburgo, perto do famoso bairro de Neustadt, encontra-se o edifício dos Banhos Municipais, que desde há um século é um espaço público que permite aos turistas e aos habitantes locais desfrutar das piscinas classificadas como monumento histórico. Possui também vários jacuzzis, saunas e banhos turcos que permitem o acesso de toda a população à experiência termal.
O local é um excelente plano de entretenimento durante o mês de novembro, pois é uma forma de se abrigar das temperaturas frias desta época do ano. Isto enquanto se conhece um dos locais mais interessantes e peculiares do património arquitetónico e histórico da cidade. É preciso ter em conta que só podem entrar pessoas com mais de 16 anos.
Detalhes de interesse:
- Preços: os bilhetes mais completos custam normalmente cerca de 22 euros por pessoa. Se quiser massagens e serviços semelhantes, terá de pagar mais dinheiro.
- Horário de funcionamento: este local está normalmente aberto todos os dias da semana, das 9h às 20h.
7. Leve os mais pequenos para se divertirem no Le Vaisseau
O sucesso de uma viagem depende do facto de todos os participantes sentirem que se estão a divertir e a desfrutar da experiência. Por esta razão, um dos melhores planos que pode fazer durante o mês de novembro em Estrasburgo é escolher uma visita que o leve diretamente a Le Vaisseau, um espaço educativo centrado na aprendizagem das crianças através do movimento e do jogo.
Tem diferentes percursos científicos e sensoriais que visam estimular a imaginação e a inteligência das crianças de diferentes formas. Tem também um lago e uma horta para que possam explorar em conjunto outros aspectos como a criatividade, a lógica e o instinto de sobrevivência. Alguns dos temas abordados são o corpo humano, o mundo animal, a construção e o uso da água.
Um local altamente recomendável para passar uma manhã ou uma tarde, especialmente num dia chuvoso de novembro em que não pode levar os seus filhos a um parque público que se adeqúe aos seus outros interesses turísticos. Tudo isto se torna ainda mais vantajoso se soubermos que, por se tratar de um mês com uma semana de férias escolares, costumam ser organizadas aqui todo o tipo de actividades lúdicas.
Detalhes de interesse:
- Preços: Os bilhetes custam cerca de 8 euros por pessoa e não há distinção de idades.
- Horário de funcionamento: Este local está aberto todos os dias da semana, exceto às segundas-feiras, das 10 às 18 horas.
8. Ouvir um pouco de jazz no festival Jazzdor
A cena musical também tem a sua própria atividade em novembro, com o Festival Jazzdort a ter lugar todos os anos em meados deste mês. É um evento organizado pela instituição com o mesmo nome, que tem como objetivo promover o jazz contemporâneo, bem como o mundo da música improvisada entre os jovens.
A data exacta do festival é muito variável, uma vez que nas mais de 30 edições que teve, são normalmente escolhidas diferentes partes do mês para organizar vários eventos musicais. Deve também ter em conta que é provável que haja muitos concertos gratuitos, tanto em espaços públicos como em teatros. No entanto, é provável que existam alguns eventos privados com preços diferenciados.
A minha recomendação para desfrutar desta atividade é estar atento ao que é publicado diretamente no site do Jazzdor. Vale a pena porque é um plano altamente recomendado e divertido que não deve perder. Acima de tudo, porque é adequado para pessoas de todas as idades e ainda mais para aqueles que se consideram amantes da música contemporânea.
9. Participar nas actividades comemorativas do Armistício de 1918
Outra festa que tem lugar durante o mês de novembro em França é o Dia da Comemoração do Armistício de 1918. Este evento comemora o cessar-fogo entre as forças aliadas e o seu adversário, o Império Alemão.
Na região da Alsácia e de Estrasburgo, é uma data muito importante, pois implica a retirada das tropas alemãs desta secção, que foi muito afetada pelas batalhas que tiveram lugar na frente ocidental. Por esta razão, durante o dia 11 de novembro, a cidade de Estrasburgo, o Parlamento Europeu e o Conselho da Europa costumam organizar actividades educativas e culturais especiais para comemorar esta data devido ao seu significado para a França, a Alemanha e o resto da Europa, que têm lugar no centro da cidade, na grande ilha e na sede do Parlamento Europeu.
Por esta razão, é aconselhável saber como visitar o Parlamento Europeu em Estrasburgo se a sua visita coincidir com o dia 11 de novembro. Mas a verdade é que este edifício e os seus arredores são um plano turístico recomendável mesmo que a sua visita não coincida com este feriado.
10. Passear pelos canais do rio III
O rio III é a massa de água que atravessa Estrasburgo de norte a sul e forma diferentes ilhas ao longo do seu percurso. Entre elas está a Grande Ilha de Estrasburgo, um espaço onde se encontram a Catedral, o Palácio Rohan e a famosa Praça Kleber.
novembro é a altura ideal para participar num passeio de barco pelos canais porque a procura turística é menor, é mais barato (o preço é reduzido de cerca de 40 euros por pessoa para cerca de 30 euros e até 25 euros, dependendo do percurso) e o tempo está ameno.
Uma excelente atividade para toda a família e uma óptima maneira de ver a cidade de uma perspetiva totalmente diferente.
Temperaturas em Estrasburgo em novembro
As temperaturas em novembro em Estrasburgo podem ser consideradas bastante frias em comparação com outras partes do mundo. As temperaturas máximas rondam normalmente os 12°C e as mínimas podem descer até aos 5°C nas noites frias.
Números de turistas em Estrasburgo em novembro
O número de turistas em Estrasburgo durante o mês de novembro é bastante reduzido, uma vez que não é uma época de férias por excelência, o que não é o caso do mês seguinte com o Natal e a passagem de ano.
Preços em Estrasburgo em novembro
Se viajar para Estrasburgo em novembro, é provável que gaste o mesmo que no resto do ano, com exceção da época de verão e de dezembro, em que os preços sobem devido à elevada procura turística.
O que levar na mala para uma visita a Estrasburgo em novembro?
A sua mala de viagem para Estrasburgo em novembro deve estar equipada com um bom mackintosh e roupas suficientemente quentes para desfrutar das melhores coisas para fazer em Estrasburgo. Se viajar em novembro, estará frio durante toda a sua visita e é provável que chova em algum momento.