Mais sobre: Tours de Estrasburgo
A maioria das melhores coisas para ver e fazer em Estrasburgo envolve explorar o património arquitetónico e histórico do centro da cidade. Este lugar destaca-se por ser uma metrópole que, ao longo da sua história, misturou aspectos culturais da França e da Alemanha, criando um estilo único que pode ser percebido tanto nas suas ruas como na sua gastronomia e estilo de vida.
Por isso, nesta publicação, vou contar-lhe todos os aspectos que precisa de saber sobre as visitas guiadas pelos bairros mais turísticos da cidade de Estrasburgo. Tudo isto para que tenha conhecimento da sua duração, preço e comodidade. Assim, será muito mais fácil organizar um orçamento mais equilibrado e adequado às suas expectativas e necessidades.
Tour privado por Estrasburgo
Passeio pedestre em Estrasburgo
Desfrute de uma visita guiada a pé, privada e personalizada, aos principais locais de Estrasburgo.
Recomendado se estiver interessado na ideia de ter um guia privado a contar-lhe os segredos mais importantes de cada um dos edifícios do centro histórico de Estrasburgo. Também é ideal se precisar de acelerar a sua exploração turística porque a sua viagem é relativamente curta.
É um bom plano para famílias com crianças de todas as idades, bem como para viajantes adultos com apenas alguns acompanhantes. Ao mesmo tempo, é um bom investimento do seu tempo e dinheiro, sabendo que inclui entrada guiada em vários sítios importantes.
Quais são as melhores excursões em Estrasburgo?
A primeira coisa que precisa de saber sobre as melhores excursões de Estrasburgo é que estas excursões se concentram numa área muito específica da cidade. Trata-se da Grande Ilha e dos seus arredores, que durante séculos foi o epicentro da vida social e cultural desta cidade e que, por isso, alberga a maior parte dos bairros turísticos, bem como monumentos importantes como a catedral ou o Palácio Rohan.
Há também o facto de a duração média deste tipo de passeios os tornar uma opção extremamente favorável para quem tem um dia de visita a Estrasburgo. Com o acompanhamento de um guia local, os participantes têm a oportunidade de conhecer todas as informações relevantes sobre o passado das ruas que percorrem e de alguns dos edifícios importantes. O passeio é também acelerado para uma fração do tempo habitual, o que facilita a visualização de todas as zonas mais representativas da cidade.
Quanto ao tipo de passeio, saiba que é quase sempre um passeio a pé, embora também seja possível utilizar outros meios de transporte, como a Segway. No entanto, esta alternativa só está disponível para quem tem altura e peso suficientes para conduzir um meio de transporte tão individualizado.
Deve também ter em conta que esta é quase sempre uma experiência relativamente privada, pois está reservada a grupos de 10 a 15 pessoas, no máximo. Também é comum haver um número mínimo de participantes para que a experiência se realize. Quanto aos preços médios, estes variam entre 50 e 100 euros por pessoa. Isto depende se o almoço é oferecido numa das paragens.
Como reservar uma visita guiada a Estrasburgo?
Existem diferentes formas de reservar uma visita guiada pela cidade de Estrasburgo, mas a melhor de todas é normalmente a compra online do serviço. Isto tem a ver com o facto de, através deste método, ter a possibilidade de obter e garantir uma visita guiada para a data e hora em que está interessado. Isto ao mesmo tempo que pode efetuar o pagamento com meses de antecedência para organizar as suas despesas de uma forma mais favorável.
Também é possível conhecer as opiniões de outras pessoas que compraram essa excursão em particular e tem quase sempre a possibilidade de cancelar a compra gratuitamente se avisar com antecedência suficiente.
De facto, a realidade é que hoje em dia a maior parte dos serviços turísticos são pagos através de reservas online, pelo que este meio de compra pode ser a sua melhor opção se também estiver interessado em excursões de um dia a partir de Estrasburgo, que podem ser ideais para prolongar a sua exploração turística se a sua visita se estender por mais de três ou quatro dias.
Duração das visitas guiadas de Estrasburgo
A duração média das visitas guiadas à cidade de Estrasburgo é de cerca de duas a três horas no total. No entanto, este número é bastante subjetivo, uma vez que tudo depende de diferentes factores, tais como o clima, o número de turistas na cidade no momento da sua visita e o número de participantes na experiência. Não é a mesma coisa para um guia ter de lidar com um grupo de 10 pessoas do que ter de responder às perguntas e preocupações de até 25 participantes.
Em qualquer caso, deve saber que, normalmente, com um passeio de três horas, poderá visitar a maioria das zonas turísticas do centro de Estrasburgo, que se caracterizam pelas suas ruas calcetadas e casas medievais com uma clara influência arquitetónica alemã.
Quer se trate de um passeio de duas ou quatro horas, deve saber que este tipo de experiência se enquadra perfeitamente no itinerário de uma visita de dois dias à cidade de Estrasburgo. A ideia é visitar o maior número possível de zonas sem deixar de conhecer a importância histórica de cada um dos edifícios e ruas que visitar.
O que verei neste tipo de passeio em Estrasburgo?
As visitas guiadas à cidade de Estrasburgo levam-no normalmente através de um tipo de paisagem muito específico. E isso é que eles passam pelas áreas com essa arquitetura única e representativa que quase sempre tem a ver com o período pós-medieval em que esta cidade cresceu bastante e que está diretamente relacionada com a construção da sua catedral e a futura ocupação alemã um par de séculos mais tarde.
Por esta razão, o centro histórico da cidade e os seus bairros mais próximos são os locais preferidos para este tipo de visita. No entanto, o bairro financeiro e os subúrbios residenciais não costumam ser incluídos no itinerário destas visitas.
Em todo o caso, deve saber que esta zona da cidade se distingue pelas suas ruas calcetadas, pela sua grande concentração de edifícios num espaço relativamente limitado e, sobretudo, pelos canais que rodeiam tanto a Grande Ilha de Estrasburgo como outros bairros próximos.
Assim, uma coisa é certa: um passeio turístico pela cidade de Estrasburgo é uma experiência que nos faz sentir como se estivéssemos de volta a uma aldeia medieval francesa ou alemã. Por esta razão, os mercados de Natal que se realizam nesta zona da cidade são uma das melhores coisas para fazer em Estrasburgo durante o mês de dezembro. Sobretudo porque criam uma atmosfera que parece saída de um conto de fadas.
Dicas para um passeio em Estrasburgo
Embora as visitas guiadas à cidade de Estrasburgo sejam uma experiência muito bem planeada , em que não se corre o risco de passar um mau bocado, há também algumas mudanças ou decisões que se podem tomar para tornar tudo isto num evento muito mais favorável e agradável para todos.
Assim, as recomendações que se seguem são algumas dessas mudanças que deve ter em mente para que uma visita guiada à cidade de Estrasburgo seja tudo o que espera e até exceda as suas expectativas.
Fazer o maior número possível de perguntas
A principal vantagem de uma visita guiada é ser acompanhado por um especialista que está à sua disposição e à dos seus acompanhantes. Isto é para que possa compreender o passado por detrás de cada um dos locais que encontra ao longo do passeio a pé.
Por esta razão, deve aproveitar a experiência para fazer o máximo de perguntas possível, pois está a investir o seu tempo e dinheiro para que no final do passeio não tenha dúvidas sobre os monumentos ou edifícios que viu.
Optar por alternativas personalizadas
Na maioria das cidades, as visitas turísticas são efectuadas de duas formas. Uma é rigorosamente planeada, sem possibilidade de alterações, e a outra é mais personalizada, de acordo com as necessidades e interesses dos participantes.
Por isso, o meu conselho é que opte pelas alternativas que lhe oferecem uma visita personalizada. Desta forma, continuarão a ver locais importantes, como a catedral ou o Parlamento Europeu, mas o tempo que passarão em cada um desses locais será ajustado de acordo com as vossas necessidades.
Tente acelerar o mais possível cada visita individual
Por outro lado, há também o facto de uma visita guiada a Estrasburgo poder incluir na visita individual alguns edifícios ou zonas importantes, como a catedral ou as casas de La Petite France, que se encontram entre as melhores coisas para fazer em Estrasburgo em janeiro, devido à fraca afluência turística que as define nessa altura do ano.
No entanto, o tempo dedicado a esta parte da visita pode não corresponder aos seus interesses. Por isso, se se tratar de uma visita privada, aconselho-o a acelerar o mais possível cada visita individual , quando sentir que já está farto do local.
Quanto custa uma visita guiada a Estrasburgo?
O preço exato de uma visita guiada a Estrasburgo varia muito, podendo ir de 45 ou 50 euros a 80 ou 100 euros por pessoa. Esta variação de preços tem a ver com diferentes factores, como a época do ano em que se decide visitar a cidade ou o tipo de excursão. Não é a mesma coisa ter de andar porque é um passeio a pé do que poder fazê-lo numa bicicleta eléctrica ou num Segway.
O número de horas do passeio também tem uma influência direta no preço do passeio e o número de participantes determina o preço final, uma vez que o orçamento de um passeio para 25 pessoas não é o mesmo que um reservado exclusivamente a um grupo familiar de quatro ou cinco participantes.
Em todo o caso, as variações de preço são muito reduzidas durante a época turística, razão pela qual este tipo de excursão é uma das melhores coisas a fazer em Estrasburgo durante a época natalícia. Especialmente porque é uma oportunidade para percorrer as áreas ocupadas pelos mercados de Natal acompanhados por um guia especializado na importância histórica destes eventos.
Quais são os sítios imperdíveis num passeio por Estrasburgo?
Os sítios que fazem parte das visitas guiadas de Estrasburgo não estão ao seu alcance. Embora muitas delas sejam personalizadas, a verdade é que se centram sempre no centro histórico da cidade e nos seus arredores. Isto porque é a zona com o maior número de edifícios representativos e com a típica estética medieval que define esta cidade.
Os três locais seguintes são, especificamente, os sítios imperdíveis que fazem parte do itinerário deste tipo de visitas. Por isso, vou falar-vos deles para que saibam o que esperar de um passeio turístico no centro de Estrasburgo.
A Grande Ilha de Estrasburgo
Esta parte da cidade é uma ilha formada pela passagem do rio III pelo centro de Estrasburgo. É conhecida pelo facto de nela se encontrar a famosa Catedral de Notre Dame de Estrasburgo, bem como o Palácio Rohan e a Praça Kleber. Caracteriza-se pelas suas ruas empedradas e pelo bairro Petite France, situado no extremo sul da cidade, exatamente onde se encontram os canais.
A Neustadt
A tradução deste nome seria bairro alemão e, basicamente, é a zona que se desenvolveu com grandes edifícios de estilo prussiano durante o período em que a Alemanha ocupou a cidade após a guerra franco-prussiana. É um excelente local se quiser apreciar a arquitetura neoclássica que pode ser vista nestes edifícios que foram construídos durante o século XIX. A zona em redor da Place de la République e o jardim botânico são os locais mais visitados da zona.
Bairro Europeu e Parque da Orangerie
O bairro europeu é o nome utilizado localmente para descrever a zona onde se situam o Conselho da Europa e o Parlamento Europeu. Ambos os edifícios estão situados mesmo ao lado do Parc de l'Orangerie e a zona é geralmente uma atração turística, tanto pela beleza destes importantes edifícios como pela tranquilidade do parque e das mansões barrocas e neoclássicas circundantes.
Por esta razão, um passeio que inclua esta parte da cidade é altamente recomendado se estiver a pensar como visitar a sede do Parlamento Europeu em Estrasburgo. Alguns passeios oferecem visitas guiadas, enquanto outros dão acesso às exposições interactivas.
Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada em relação a visitar Estrasburgo por conta própria?
Em termos de vantagens de fazer uma visita guiada a Estrasburgo, vale a pena notar que esta experiência reduz o tempo passado na parte mais importante da cidade a um tempo muito curto. Isto significa que, em quatro ou três horas, é possível conhecer os recantos mais emblemáticos da Grande Ilha de Estrasburgo e dos seus arredores e, depois, dedicar o resto da viagem a outras actividades muito mais peculiares que o motivaram a visitar este canto de França.
Ao mesmo tempo, o acompanhamento de um especialista na sua história permite conhecer a importância desta cidade, que não o deixa regressar a casa sem conhecer o significado decisivo que Estrasburgo teve para a França e para a Alemanha ao longo da sua história.
Ao mesmo tempo, o facto de a experiência ser relativamente barata em comparação com o preço das visitas turísticas noutras partes do mundo faz com que seja um bom investimento do seu tempo e dinheiro. Embora deva saber que a alternativa de percorrer a cidade por conta própria em horários diferentes em dias diferentes é algo a recomendar quando o tempo não é tão favorável.
E, nesse caso, visitar museus e estar em atracções interiores é um plano mais recomendável e, portanto, o museu de belas artes ou o museu de artes decorativas são planos recomendados que fazem parte das melhores coisas para fazer em Estrasburgo em novembro, que é uma época bastante chuvosa do ano em que um passeio pela cidade pode parecer um desafio para muitas pessoas.