Mais sobre: Excursões a partir de Estrasburgo
Sem dúvida, as melhores coisas para fazer em Estrasburgo têm a ver com conhecer os seus bairros repletos de edifícios medievais, bem como desfrutar dos parques públicos e dos seus belos canais. No entanto, outra das grandes atracções que passam despercebidas no turismo de Estrasburgo são as excursões que o levam a outras partes da Alsácia, que é esta parte de França que se distingue pelas suas ligações históricas, culinárias e comerciais com a vizinha Alemanha.
Por isso, recomendo-lhe que leia este post que preparei para si, porque nele agrupei diferentes alternativas de excursões aos arredores de Estrasburgo que se distinguem pela sua comodidade e qualidade, o que o ajudará imenso a tomar uma decisão no caso de ter uma viagem suficientemente longa para passar algumas horas a conhecer os arredores desta bela cidade europeia.
1. Um dia de visita à cidade de Colmar e a outras aldeias medievais da Alsácia, bem como ao castelo de Haut Koenigsbourg
Uma das primeiras escolhas quando se trata de uma viagem de um dia a partir de Estrasburgo é visitar as cidades e aldeias vizinhas, que se caracterizam por uma bela e autêntica arquitetura franco-alemã. A cidade de Colmar, situada a sul da área metropolitana de Estrasburgo, é normalmente uma das primeiras paragens e distingue-se por fazer parte da rota do vinho da Alsácia.
Eguisheim é outro local popular para tais excursões e é conhecida não só pela sua arquitetura, mas também por ser o local de nascimento do Papa Leão IX. É provável que algumas das aldeias muradas da zona também façam parte da experiência, mas sem dúvida que o ponto alto deste tipo de excursão pela Alsácia e à volta do rio Reno é a visita ao castelo de Haut Koenigsbourg. Trata-se de uma fortaleza situada no topo de uma montanha que data do século XII e que foi recentemente restaurada.
Definitivamente, uma excursão com estas características é o complemento perfeito para alguns dos melhores passeios pela cidade de Estrasburgo, sabendo que ajudam a compreender um pouco mais sobre o desenvolvimento do estilo arquitetónico da Alsácia noutras partes desta região. A partir da experiência, é preciso saber que se trata de uma visita guiada. Além disso, é normalmente um transfer para um pequeno grupo de pessoas.
É definitivamente um plano recomendado para toda a família, embora deva saber que a comida e a bebida não estão incluídas. No entanto, existe a possibilidade de almoçar numa das paragens do percurso.
Detalhes de interesse
- Preço: O preço de uma excursão como esta é de cerca de 175 euros por pessoa. Poderá haver tarifas mais baixas para menores.
- Duração: como se trata de um itinerário que inclui uma cidade, várias aldeias e até um castelo, é lógico saber que a duração total é de cerca de nove horas.
- Meio de transporte: é quase sempre um pequeno autocarro, embora também possa ser um monovolume, dependendo do número de participantes.
- Vantagens desta opção: é uma excelente forma de se familiarizar com a história e a cultura da Alsácia e, ao mesmo tempo, é um bom entretenimento para pessoas de todas as idades.
- Desvantagens desta opção: é uma atividade bastante longa que não se enquadra no itinerário turístico de muitas famílias.
2. Uma excursão centrada na rota dos vinhos da Alsácia
A Alsácia é uma região de França que não só se distingue pela sua arquitetura curiosa e pela sua relação histórica com a Alemanha, como também tem uma indústria vinícola florescente. De facto, é uma área com a sua própria denominação de origem e, como tal, algumas das melhores excursões que partem de Estrasburgo são aquelas que se concentram em visitar as vinhas e adegas.
Deste tipo de experiência, deve saber que normalmente há paragens em duas ou três cidades que estão diretamente relacionadas com a produção do famoso vinho branco que vem desta parte da França. Também deve saber que se trata de uma excursão ligeiramente mais curta e, portanto, tem a alternativa de escolher entre uma excursão de manhã ou de tarde.
É quase sempre uma excursão reservada a um grupo muito limitado de pessoas e o mais comum é que não só se percorra a zona da rota do vinho da Alsácia, como também se faça uma paragem em pelo menos duas adegas familiares. Esta paragem serve para degustar os tipos de vinho branco produzidos nesta região do nordeste de França.
Normalmente, este itinerário não inclui paragens para almoço ou pequeno-almoço, pelo que se recomenda iniciar a visita depois de ter comido. No entanto, deve saber que a experiência oferece-lhe o acompanhamento de um guia especializado na história das aldeias que vai visitar, bem como em tudo o que tem a ver com o mundo do vinho da Alsácia. Na maioria das vezes, o ponto de encontro é no centro de Estrasburgo e, por isso, não é oferecido um transfer direto para o hotel.
Detalhes interessantes
- Preço: uma excursão deste tipo custa geralmente cerca de 110 euros por pessoa e não há diferença de idade no preço, uma vez que é recomendada apenas para adultos.
- Duração: a duração média de uma excursão a partir de Estrasburgo centrada na Rota dos Vinhos da Alsácia é de cerca de quatro horas no total.
- Meio de transporte: como se trata de uma experiência para um máximo de oito pessoas, será quase sempre um miniautocarro ou uma minivan.
- Vantagens desta opção: esta opção é muito favorável para aqueles que se consideram amantes do vinho e desejam conhecer um pouco melhor a produção vinícola do Nordeste de França.
- Desvantagens desta opção: como se trata de uma excursão só para adultos, pode não ser muito favorável como alternativa de entretenimento para quem viaja em família.
3. Um passeio pelos melhores mercados de Natal da Alsácia.
Outra excursão altamente recomendada de Estrasburgo para as aldeias da Alsácia é aquela que ocorre durante uma época muito específica do ano. E são essas excursões que se encarregam de ir aos diferentes mercados de Natal que se organizam nas vilas e cidades próximas de Estrasburgo, tudo porque é uma das tradições mais especiais para esta região francesa.
Colmar é normalmente incluída no itinerário porque se caracteriza pela segunda maior feira de Natal da Alsácia. Além disso, como se trata de uma visita guiada, não só conhecerá a história destas comunidades como também o desenvolvimento desta tradição natalícia que se realiza durante todo o mês de dezembro na maioria destas localidades há já alguns séculos.
É sem dúvida uma excelente oportunidade para saborear a gastronomia típica desta época do ano, bem como para apreciar a beleza que caracteriza estas localidades de arquitetura medieval, mas agora sob a típica iluminação e decoração natalícia. Os cânticos de Natal e as compras também fazem parte desta experiência e é, sem dúvida, um plano altamente recomendado para famílias que viajam com crianças pequenas.
Assim, uma excursão como esta é uma das melhores coisas para fazer em Estrasburgo durante o Natal, embora deva ter em mente que os custos de comida e bebida não estão incluídos na experiência. Também não estão incluídas as entradas para visitar os museus e as atracções das cidades que fazem parte do itinerário.
Detalhes de interesse
- Preço: o preço aproximado é de cerca de 130 euros por pessoa, embora as crianças com menos de 12 anos paguem normalmente menos.
- Duração: A duração média da excursão é de cerca de sete horas, mas também é possível que a excursão se prolongue um pouco mais em função do trânsito e das condições climatéricas.
- Meio de transporte: Como se trata de uma excursão para um número muito limitado de pessoas, é geralmente um miniautocarro ou mesmo um monovolume.
- Vantagens desta opção: É uma excelente forma de conhecer um pouco desta importante tradição tão caraterística desta zona de França e, ao mesmo tempo, é ideal para conhecer um pouco melhor as misturas culturais que ocorreram devido às influências alemãs.
- Contras desta opção: Embora tenha 31 dias para desfrutar destas excursões, elas são muito procuradas, pelo que é aconselhável reservar com bastante antecedência.
Como reservar uma excursão a partir de Estrasburgo?
Existem diferentes opções quando se trata de reservar uma excursão a partir de Estrasburgo, mas a minha recomendação é que opte pela compra online do serviço por várias razões. Uma delas tem a ver com o facto de haver quase sempre tarifas mais competitivas e de poder fazer as suas compras no conforto da sua casa com meses de antecedência.
Outra razão pela qual esta opção é mais conveniente é o facto de poder ouvir as opiniões de outras pessoas que já fizeram a excursão que está interessado em experimentar. No entanto, se esta ideia não lhe agradar, pode optar por visitar algumas das agências de turismo que se encontram na cidade de Estrasburgo, mas esta alternativa apresenta mais desafios.
E isso é que terá de se ajustar a alguns preços que não são necessariamente convenientes para o seu orçamento turístico. Ao mesmo tempo, não há garantia de que as excursões que lhe interessam estejam disponíveis nas datas e horas que lhe são mais convenientes.
Duração das excursões a partir de Estrasburgo
A duração média da maioria das excursões com partida de Estrasburgo varia entre 5 e 8 horas. No entanto, é possível que os itinerários sejam ligeiramente mais longos em função do trânsito ou do número de cidades visitadas. Por esta razão, é muito importante que analise muito bem a sua participação neste tipo de excursões antes de comprar o serviço, porque se durarem muitas horas, podem não caber no itinerário de uma visita de dois dias a Estrasburgo.
Ao mesmo tempo, se não tiver muito tempo para passar nesta cidade, mas ainda assim estiver interessado em percorrer os seus arredores, então pode optar por uma visita guiada ao centro da cidade. Sabendo que encurtam a exploração turística para que possa dedicar o resto da sua visita a uma excursão que também o levará a sítios de importância histórica e cultural.
O que é que vou ver neste tipo de excursão a partir de Estrasburgo?
Neste tipo de excursão, é provável que encontre uma paisagem arborizada e ligeiramente montanhosa que se assemelha muito à da Alemanha de Leste, uma vez que a região da Alsácia se estende ao longo do rio Reno, situada mesmo entre a fronteira francesa e a vizinha Alemanha. Do mesmo modo, as aldeias incluídas neste tipo de itinerários caracterizam-se frequentemente por uma arquitetura medieval que mistura muitos padrões alemães, mas sob a estética e o urbanismo franceses.
Do mesmo modo, se fizer uma viagem de um dia a Estrasburgo e estiver preocupado por não poder participar nestas excursões, deve saber que a zona da Grand Isle de Estrasburgo e, especificamente, o bairro La Petite France se assemelham muito à estética das aldeias que fazem parte destas excursões.
Conselhos para uma excursão a partir de Estrasburgo
A primeira recomendação que lhe posso dar para aproveitar ao máximo uma excursão a partir de Estrasburgo é escolher uma alternativa que tenha a ver com os seus interesses. Não faz sentido participar numa excursão de vinhos se não gostar de vinho.
Outra recomendação que posso fazer é que, embora estes planos sejam recomendados no verão, é melhor optar por eles noutras alturas do ano. Este tipo de excursões está entre as melhores coisas para fazer em janeiro em Est rasburgo ou mesmo as melhores coisas para fazer em Estrasburgo durante o mês de novembro, pelo simples facto de a procura turística ser bastante baixa, o que significa que poderá desfrutar das cidades e aldeias que compõem a Alsácia de uma forma mais descontraída.
Quanto custa uma viagem a partir de Estrasburgo?
O preço de uma excursão a partir de Estrasburgo varia sempre entre 100 e 180 euros e isso tem a ver com o facto de se tratar de experiências exclusivas destinadas a grupos limitados de pessoas, que incluem também o acompanhamento de um guia profissional. Representam, portanto, um investimento económico, mas ao mesmo tempo são uma garantia indiscutível de prazer e conforto.
Além disso, o facto de permitirem explorar uma das tradições culturais mais importantes da Europa, como os mercados de Natal do nordeste francês, é um verdadeiro privilégio. Assim, no final do dia, estes preços traduzem-se na sua participação numa das melhores coisas para fazer em Estrasburgo durante o mês de dezembro.
Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada em vez de visitar os arredores de Estrasburgo por conta própria?
Uma das primeiras razões pelas quais é aconselhável optar por uma visita guiada quando se trata de excursões em Estrasburgo é o facto de não ter de se preocupar com quaisquer aspectos logísticos. Isto porque só paga uma taxa única que lhe garante o transporte, o acompanhamento guiado e a segurança.
Outra razão é o facto de aprender realmente sobre os locais que está a visitar, algo que não é garantido quando tem de lidar com uma visita autoguiada onde existem barreiras linguísticas e até financeiras. Isto sabendo que, por vezes, é preciso pagar entradas para cada um dos monumentos que se visitam nas aldeias e que, se se quiser um audioguia ou o acompanhamento de um especialista, é preciso pagar ainda mais.
É preciso saber que estes critérios também se aplicam para visitar outras partes de Estrasburgo. É importante saber como visitar o Parlamento Europeu em Estrasburgo para evitar erros e, neste contexto, uma visita guiada é a melhor alternativa quando se trata de investir o seu tempo e dinheiro de forma sensata.