10 coisas para ver e fazer em Estrasburgo no Natal
A cidade de Estrasburgo é um dos destinos preferidos de quem quer passar o Natal no nordeste de França. Por esta razão, trago-lhe alguns dos planos que poderá desfrutar numa viagem durante esta época do ano.
Muitas cidades francesas distinguem-se por um vasto leque de tradições que são únicas em cada estação do ano. Isto significa que os turistas podem experimentar uma cidade completamente diferente consoante o mês que visitam. É o que acontece na época do Natal, quando as melhores coisas para ver e fazer em Estrasburgo mudam um pouco durante os dias que antecedem a véspera de Natal, uma vez que a agenda cultural e social é reorganizada em torno das festividades.
Por isso, sugiro que leia esta compilação de actividades que organizei para si. São planos que se repetem todos os anos e que estarão sempre à sua disposição, independentemente da data exacta em que decidir visitar Estrasburgo para desfrutar da época natalícia.
1. Visitar os mercados de Natal de Estrasburgo e da Alsácia
Os mercados de Natal na região da Alsácia são uma grande celebração cultural que se realiza anualmente há alguns séculos na maioria das cidades e vilas desta região do nordeste de França. O mercado de Natal de Estrasburgo é um dos mais antigos do mundo e ocupa as principais ruas da Grande Ilha de Estrasburgo e seus arredores desde o início do século XVI.
Assim, ano após ano, é a atividade ideal para os habitantes locais e turistas terem a oportunidade de comprar produtos alimentares e artesanais típicos desta época festiva.
O evento está aberto do início ao fim de dezembro e uma das melhores alturas para fazer compras ou visitar as áreas decoradas são as tardes ou noites mais próximas dos dias 24 e 25 de dezembro.
O acesso é totalmente gratuito e a quantia que quiser gastar fica ao seu critério. Também deve saber que são frequentemente organizadas excursões para os turistas visitarem os outros mercados de Natal centenários noutras vilas e cidades da Alsácia. Este é sem dúvida um plano que se enquadra bem no itinerário de uma visita de dois dias a Estrasburgo, especialmente se as primeiras 24 horas forem passadas no centro da cidade.
2. Visitar a árvore de Natal na Praça Kleber
Uma das árvores de Natal mais altas do mundo é habitualmente instalada, ano após ano, na célebre Praça Kleber, situada no centro geográfico da Grande Ilha de Estrasburgo.
A árvore em si é um verdadeiro espetáculo, pois é quase sempre um pinheiro escolhido diretamente pelo serviço florestal francês numa das florestas da Alsácia, tudo com a intenção de encontrar uma árvore com mais de 30 m de altura. De facto, em alguns anos, o tronco chega a atingir 120 m de diâmetro e, durante séculos, desempenhou um papel fundamental nas tradições natalícias de Estrasburgo.
Durante décadas, as pessoas mais privilegiadas da cidade deixaram presentes aos pés desta árvore para que os pobres pudessem também participar nas celebrações da noite de Natal. Hoje em dia, as bancas do mercado de Natal em torno desta praça angariam fundos para instituições de caridade como a Cruz Vermelha e os Médicos Sem Fronteiras.
É, sem dúvida, um local que pode ser apreciado durante uma visita de um dia a Estrasburgo, se decidir fazer a sua viagem por altura do Natal ou em dezembro. Também deve saber que a área em torno desta praça está repleta de lojas de marcas exclusivas que podem ser um bom entretenimento devido às excelentes decorações que são normalmente montadas nas suas fachadas exteriores.
3. Aproveite a oportunidade para ver as exposições especiais nos museus do Palais Rohan
Na Place du Château encontra-se um dos edifícios mais importantes de Estrasburgo. Estou a falar do Palácio Rohan, que é um edifício construído durante o século XVIII que se distingue pela decoração rococó dos seus interiores, bem como por ser a sede do museu de arqueologia, do museu de belas artes e do museu de artes decorativas da cidade de Estrasburgo.
Ao mesmo tempo, há o facto de que visitar este lugar é uma das melhores coisas para fazer em Estrasburgo durante o Natal, porque tem uma relação direta com a história destas festividades católicas. Sabendo que foi uma antiga residência de príncipes, bispos e cardeais que deram o tom social e cultural à noite de Natal e ao Natal.
Outra razão que faz dos museus deste palácio um plano recomendado para o entretenimento de Natal é que, sendo esta uma época tão turística, as três instituições culturais costumam ter exposições especiais, que podem ser orientadas tanto para o mundo religioso do Natal como para outros aspectos sociais e culturais destas festividades.
Se está interessado em exposições, deve saber que estas são também uma das melhores coisas para fazer em Estrasburgo durante o mês de novembro, tendo em conta que em meados deste mês estas exposições temporárias costumam abrir em Estrasburgo. Deve também ter em conta que a sua visita pode coincidir com algumas das datas de entrada gratuita, mas se não for esse o caso, então terá de pagar 6,5 euros para desfrutar dos três museus.
4. Assistir a uma missa na Catedral de Notre Dame de Estrasburgo
A Catedral de Notre Dame de Strasbourg é uma igreja muito importante para a história da Europa, bem como para o turismo em França. De facto, é a segunda catedral mais visitada em todo o país e é uma das obras mais representativas da arquitetura gótica durante o período medieval na Europa Ocidental.
Por esta razão, visitar a igreja é um plano recomendado durante todo o ano, mas especificamente na época do Natal torna-se ainda mais especial. Sabendo que terá a oportunidade de assistir a uma missa na véspera de Natal, embora também haja muitas outras orientadas para o significado desta celebração durante qualquer um dos dias antes ou depois desta festividade.
Deste tipo de actos tem de saber que são definitivamente um evento religioso, mas também podem ser muito interessantes para aqueles que querem entender um pouco mais sobre a importância do Natal para o cristianismo, bem como para a identidade cultural de Estrasburgo. Além disso, o facto de estas missas especiais serem celebradas durante todo o mês faz delas uma das melhores coisas para fazer em Estrasburgo durante o mês de dezembro.
5. Aproveitar ao máximo uma sessão de compras de Natal em Neustadt
Se as compras de Natal são uma parte importante das suas tradições pessoais para esta época do ano, então deve saber que a zona de Neustadt é um bom local para combinar passeios turísticos com uma tarde de compras. Sobre esta parte da cidade, deve saber que é a zona que foi reformada após a guerra franco-prussiana. Por esta razão, tem um padrão urbano totalmente diferente, ao mesmo tempo que tem edifícios realmente impressionantes.
Em toda a área encontrará muitos edifícios institucionais e também grandes lojas comerciais, que lhe permitirão complementar as compras que já poderia fazer no norte da Grande Ilha de Estrasburgo, bem como no bairro vizinho de Poincarré.
De qualquer forma, deve saber que a zona é um local recomendado para desfrutar do Natal sem ter de gastar dinheiro, uma vez que também é habitualmente decorada com luzes de Natal e de Ano Novo. É, portanto, um sítio muito especial onde se pode ver um lado ligeiramente diferente do cenário natalício de Estrasburgo.
6. Assistir a um dos concertos de Natal na Opéra national du Rhin
Em muitas cidades do mundo, o Natal é também sinónimo de grandes eventos culturais nos principais teatros do local. É também o caso de Estrasburgo, onde a Opéra national du Rhin organiza habitualmente vários concertos de música clássica na véspera de Natal e na véspera de Ano Novo, durante todo o mês de dezembro. O edifício situa-se na extremidade nordeste da Grand Ile de Strasbourg, pouco antes de atravessar a ponte que conduz à Place de la République.
Da agenda cultural do mês de dezembro, deve saber-se que é bastante comum a organização de óperas ou de eventos teatrais tradicionais de Natal, como O Quebra-Nozes. No entanto, também é possível que haja um concerto de música clássica organizado pela orquestra sinfónica da cidade ou por outra instituição musical importante para a comunidade de Estrasburgo.
Convém igualmente ter em conta que se trata de um plano para o qual se deve vestir com uma certa elegância e que é algo que irá certamente acontecer durante a noite, independentemente da data exacta do evento. De igual modo, a ópera é um edifício importante para a arquitetura da cidade e, por isso, desfrutar de um dos eventos da sua agenda cultural de Natal é um verdadeiro privilégio que não deve perder.
7. Desfrutar de uma das degustações na Cave Historique des Hospices de Strasbourg
O sector vitivinícola, e mais concretamente a produção de vinho branco, tem muito a ver com a história e a cultura da região da Alsácia. Por esta razão, as provas de Natal organizadas na Cave Historique des Hospices de Strasbourg são um evento a não perder se quiser saber um pouco mais sobre o que distingue os vinhos desta região de França.
Este local é uma cave abobadada que data de 1395 e que acolhe provas de vinho há séculos. Por seu lado, o tema das provas de Natal é o acompanhamento musical e decorativo para criar um ambiente em sintonia com a época festiva. Tudo para tornar a experiência um pouco mais divertida.
Deve saber que o acesso a este sítio é gratuito, mas se quiser desfrutar de algumas das provas, especialmente as orientadas para as celebrações de Natal, terá de pagar uma taxa de entre cinco e 10 euros por pessoa. Também deve ter em conta que, se quiser aprender um pouco mais sobre a história do vinho, pode participar em algumas destas excursões que o levam pelas principais aldeias vinícolas desta parte de França.
8. Provar alguns dos pratos de Natal representativos de Estrasburgo
Fazer uma visita gastronómica para provar a comida de Natal é bastante interessante na maior parte do mundo nesta época do ano, pois aprende-se sobre os sabores que cativaram a população local durante séculos. Pelo menos quando se trata de celebrar a chegada do novo ano, bem como comemorar a véspera de Natal.
No caso de Estrasburgo, deve saber que existem dois pratos representativos que são o exemplo perfeito de como a Alemanha e a França têm vindo a misturar culturas durante séculos para criar uma comunidade bastante homogénea nesta cidade. Um deles é o Baekeoffe, uma caçarola de carne recheada com queijo e batatas. Tornou-se uma refeição de Natal porque satisfaz eficazmente o apetite e, ao mesmo tempo, é bastante quente. É ideal para acalmar a constipação das pessoas.
Para além deste prato, existe o Chocruote, que é basicamente uma receita de carne fumada acompanhada de salsichas e servida numa cama de chucrute, a preparação típica alemã de couve marinada e fermentada.
Para além destas receitas, existem outros aspectos representativos da gastronomia francesa, como os famosos caracóis e os queijos típicos da Alsácia. De facto, algumas das melhores visitas guiadas de Estrasburgo são as que se centram na gastronomia local e, durante a época natalícia, esta é uma boa ideia para conhecer os pratos e sobremesas típicos desta época do ano.
9. Aprender com algumas das exposições temporárias no Bairro Europeu
O bairro europeu é a zona da cidade de Estrasburgo onde se situam os edifícios institucionais da União Europeia. A cidade alberga o Conselho da Europa, o Parlamento Europeu e o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. Ao mesmo tempo, estes três edifícios acolhem frequentemente exposições temporárias sobre as tradições e a identidade cultural colectiva do continente no século XXI.
Por esta razão, é importante que se familiarize com a forma de visitar o Parlamento Europeu em Estrasburgo, independentemente da data exacta da sua visita à cidade durante o Natal. Ao longo de todo o mês, há normalmente actividades especiais destinadas a um público diversificado e familiar nos três locais. Além disso, o melhor de tudo é o facto de serem quase sempre eventos ou exposições totalmente gratuitos.
Não esquecer também que estes edifícios se situam mesmo ao lado de um dos mais belos parques urbanos da cidade. Por isso, um passeio pela zona na época natalícia pode ser uma forma perfeita de aproveitar o frio e até uma bela queda de neve.
10. Fazer uma viagem ao Castelo de Haut-Koenigsbourg
O Castelo de Haut-Koenigsbourg é um dos locais mais visitados durante a época natalícia na Alsácia, porque é uma fortificação que permite aos visitantes compreender como funcionavam as grandes residências da nobreza durante a época medieval. A isto acresce o facto de , numa paisagem fria e nevada como a desta época do ano, criar uma paisagem que, para alguns, é um espetáculo visual.
É preciso também ter em conta que, como as visitas ao local são guiadas, o horário muda um pouco em dezembro. Os próprios guias mostram aos visitantes como eram as dinâmicas sociais durante as festividades de Natal, o que significa que se fica a conhecer os preparativos que eram feitos pelos criados para tornar a época especial para as famílias nobres que ocupavam o castelo.
Ao mesmo tempo, o facto de esta visita ser combinada com um passeio por algumas das outras cidades de mercado de Natal da região torna-a uma das melhores viagens de um dia a partir de Estrasburgo. Especialmente na época natalícia.