Como visitar o Parlamento Europeu de Estrasburgo
Estrasburgo é conhecida por ser a sede do Parlamento Europeu. Aqui está a maneira perfeita de visitar este lugar e não perder nada.
Uma visita aos edifícios institucionais da União Europeia é uma das melhores coisas a fazer em Estrasburgo. O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, o Conselho da Europa e o Parlamento Europeu estão alojados em vários complexos modernos e inovadores que se destacam entre os edifícios históricos do centro de Estrasburgo.
Neste post vou falar-lhe de alguns aspectos úteis para planear a sua visita ao Parlamento Europeu na sua próxima viagem à cidade de Estrasburgo, para que possa conhecer melhor uma das instituições mais importantes do mundo ocidental.
Antes de começarmos... Um pouco de história
É um edifício moderno que foi inaugurado em 1999. Destaca-se tanto pelo seu exterior como pelos seus espaços interiores e, definitivamente, o hemiciclo onde se realizam os debates parlamentares é o grande protagonista do edifício. Por esta razão, é frequentemente incluído nas melhores visitas guiadas de Estrasburgo.
Como chegar ao Parlamento Europeu em Estrasburgo?
As visitas ao Parlamento Europeu são totalmente gratuitas e há duas maneiras de desfrutar de uma visita a este lugar:
- Chegar durante o horário de abertura, de segunda a sábado, sem garantia de que será acompanhado por um guia para o seu grupo de acompanhantes.
- Reservar uma visita para uma data e hora específicas, para a qual deve indicar o número de pessoas que o acompanharão.
Em todo o caso, está sempre disponível um audioguia com conteúdos multimédia em 24 línguas diferentes, que lhe fornecerá igualmente todos os pormenores importantes do local.
Além disso, podem existir algumas exposições especiais, especialmente em alturas em que a cidade de Estrasburgo é muito popular entre os turistas, como durante o verão ou na época do Natal.
Horário de abertura do Parlamento Europeu em Estrasburgo
Os horários específicos de abertura do Parlamento Europeu na cidade de Estrasburgo são bastante flexíveis e mostram que esta é uma instituição que tenta manter-se o mais aberta possível aos seus visitantes.
- Horário de abertura para grupos sem reserva e para visitas individuais: de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas, e aos sábados, das 9h30 às 12 horas, reabrindo depois às 13 horas e fechando às 17 horas.
- Horário de abertura para grupos com reserva de visita guiada: de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 11h45. Os grupos devem ser constituídos por 20 pessoas e o guia deve falar inglês, francês ou alemão. Mas o audioguia multimédia continuará a estar disponível nas 24 línguas habituais.
Em que dias está aberto o Parlamento Europeu de Estrasburgo?
Durante todo o ano, exceto:
- Domingos.
- Feriados públicos.
- Dias de encerramento de escritórios decretados pelo Governo francês.
- 25 de dezembro.
- 1 de janeiro.
- 14 de julho.
Além disso, devido ao elevado número de turistas, foi determinado que em julho, agosto e dezembro só são permitidas visitas com áudio-guias multimédia. Por esta razão, visitar este local é uma das melhores coisas a fazer em Estrasburgo em janeiro, um mês muito chuvoso em que um plano interior é apreciado.
Existem visitas guiadas ao Parlamento Europeu em Estrasburgo?
Sim, mas, neste caso, o conceito de "visita guiada" não implica necessariamente a presença de uma pessoa. Existem 4 formas de visitar este edifício:
- Acompanhado por um funcionário do gabinete de visitas do próprio parlamento: guia um grupo de mais de 20 participantes constituído por pessoas que tenham efectuado uma reserva com pelo menos dois dias úteis de antecedência. Esta visita realiza-se das 9h00 às 11h45.
- Com o acompanhamento de um perito: acompanha as pessoas que chegaram com a intenção de efetuar visitas individuais depois das 13h00 e que decidiram esperar pela reunião de um grande grupo de pessoas.
- Com as visitas turísticas ao centro da cidade de Estrasburgo: também costumam oferecer uma visita guiada ao Parlamento de Estrasburgo. Neste caso, funcionam de acordo com o horário das visitas individuais e são acompanhadas por um guia privado que também conhece muitas informações sobre o edifício.
- Com um guia multimédia: para visitantes individuais ou grupos de, no máximo, 9 pessoas.
Quem pode visitar o Parlamento Europeu em Estrasburgo?
Nãoexiste qualquer restrição em termos de idade ou de origem. Isto significa que os turistas podem participar nas visitas guiadas gratuitas, independentemente de serem cidadãos da União Europeia ou de outras partes do mundo.
O mesmo se aplica a qualquer outro evento especial organizado por esta instituição que envolva uma exposição de arte ou um espetáculo teatral.
No entanto, para ter acesso, terá de apresentar um documento de identificação válido, que pode ser o seu bilhete de identidade ou o seu passaporte.
Como chegar ao Parlamento Europeu em Estrasburgo a partir do resto da cidade?
Eis a alternativa mais interessante para chegar ao Parlamento Europeu em diferentes situações.
A melhor maneira
A melhor maneira é sair na estação Parlament Européen do sistema de eléctricos da cidade.
Trata-se de um elétrico que atravessa Estrasburgo e que o pode levar ao centro da Grande Ilha de Estrasburgo em menos de 20 minutos. Isto sabendo que fica a cerca de quatro estações de distância.
A melhor opção se estiver alojado nos subúrbios da cidade
Neste caso, recomendo que saia na paragem de autocarro 464D, que se situa mesmo em frente à estação de elétrico. Dependendo da área do seu hotel, terá de combinar diferentes percursos, uma vez que alguns vão para norte e outros para sul e, especificamente, este parlamento está localizado no canto noroeste do centro turístico da cidade.
A melhor e mais económica opção se estiver em Estrasburgo apenas por um dia
Andara pé também é uma alternativa, especialmente porque a cidade é pequena e uma caminhada de 40 minutos levá-lo-á da Place Kleber, que é a atração turística mais central da cidade. Tudo isto sem qualquer incómodo ou grandes desafios logísticos.
Isto permitir-lhe-á também conhecer diferentes bairros ao longo do percurso, como Neustadt e Contades.
É aconselhável ir ao Parlamento Europeu em Estrasburgo com crianças?
Acredite ou não, visitar o Parlamento Europeu em Estrasburgo com crianças pode ser uma decisão muito recomendável. Embora se trate de um edifício institucional, onde se exige silêncio e um comportamento comedido, é um bom local para aprender sobre a história da Europa.
No entanto, é preferível que as crianças tenham uma idade em que o choro e os gritos não sejam um problema que cause incómodo aos outros participantes na visita guiada. Recomenda-se igualmente que tenham uma idade que lhes permita utilizar os audioguias para compreenderem as informações que ouvem.
Mas existem outras actividades muito mais adequadas ao entretenimento das crianças, como as excursões de um dia a partir de Estrasburgo, que passam por aldeias e campos que oferecem às crianças a oportunidade de brincar e de se divertirem mais livremente.
O que não pode perder no Parlamento Europeu em Estrasburgo
O Parlamento Europeu, em Estrasburgo, não é propriamente um local onde se possa escolher os sítios a visitar. A visita é cuidadosamente planeada para que as pessoas possam ver a maior parte das instalações do edifício sem interferir com as actividades parlamentares dos deputados e de outras pessoas que trabalham nas áreas administrativas.
No entanto, também é verdade que há alguns cantos que são mais importantes do que outros e que serão vistos durante a sua visita. Estes são os seguintes.
Um passeio até às sessões plenárias
Talvez a maior atração de uma visita ao Parlamento Europeu em Estrasburgo seja poder assistir a algumas das sessões plenárias que são organizadas ao longo do ano. Por outras palavras, os debates que se realizam no hemiciclo principal do edifício, onde legislam todos os deputados europeus que representam os Estados-Membros da União Europeia.
Ao entrar na zona dos visitantes, terá de permanecer em silêncio e continuará a ser acompanhado por um guia áudio que interpretará o que ali se passa na sua própria língua. Tudo isto durante um período máximo de 30 minutos.
Neste caso, os lugares são limitados e atribuídos por ordem de chegada, sendo dada prioridade a quem fizer a reserva antecipada num grupo de mais de 20 pessoas.
O Parlamentarium Simone Veil
Este sítio é uma espécie de exposição permanente que tenta explicar aos visitantes, da forma mais didática possível, o processo de elaboração da legislação que é levado a cabo conjuntamente por todos os Estados europeus no âmbito deste Parlamento.
A abordagem é bastante intuitiva e é adequada para crianças. O tempo que se pode passar aqui não é tão limitado como no caso do hemiciclo plenário e, dependendo da altura do ano, podem ser organizados eventos especiais nesta parte do edifício.
Quanto tempo é necessário para visitar o Parlamento Europeu em Estrasburgo?
A duração média das visitas áudio-guiadas e acompanhadas é de uma hora e meia. Isto significa que se pode passar cerca de duas horas a visitar o Parlamento Europeu em Estrasburgo e depois passar o resto do dia a fazer outras actividades turísticas.
É preciso ter em conta que existe um processo de segurança fastidioso para entrar no edifício e que a visita não começa imediatamente depois de ter passado pelos protocolos nos portões. Por vezes, é necessário esperar que as outras pessoas que vão participar na mesma visita acabem de chegar.
Também recomendo que passe quatro ou cinco horas nesta parte da cidade, uma vez que a sede do Conselho da Europa e o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem são edifícios igualmente importantes que pode apreciar do exterior se decidir passear pelas ruas do Bairro Europeu. Que fica mesmo ao lado de um parque da cidade muito famoso que também deve visitar, independentemente da altura do ano em que viaja.
Dicas para visitar o Parlamento Europeu em Estrasburgo
- Compreenda que este é um ambiente bastante sério. É um edifício institucional onde acontecem coisas que são importantes para a estabilidade económica, política e social da União Europeia. Por isso, é fundamental que se comporte com o mesmo respeito que teria numa igreja ou num museu.
- Não se preocupe demasiado em ter a experiência de ter uma pessoa como guia. O facto é que as instalações estão muito bem preparadas para que o áudio-guia multimédia seja uma experiência igualmente significativa e ainda mais completa.
- Deve também ter em conta que a pessoa que o acompanha só fala francês, alemão ou inglês, e se só fala espanhol, é melhor optar pelo audioguia.