Os 8 melhores tours por palácios e castelos de Paris

A majestade de Paris espera por si com bilhetes de entrada e visitas aos seus palácios e castelos emblemáticos. Mergulhe na história, na arquitetura e na cultura da Cidade Luz.
Os 8 melhores tours por palácios e castelos de Paris

Outras atividades populares em Paris

Mais sobre: Os 8 melhores tours por palácios e castelos de Paris

Durante séculos, a França fez parte de uma monarquia, daí a variedade de castelos e palácios em diferentes cidades. A zona em redor da Cidade Luz alberga alguns dos mais belos e emblemáticos.

Há opções de renome mundial e não se pode deixar de visitar o Palácio de Versalhes ou o Chateau de Fontainebleau, pois estão no topo da lista das melhores coisas para ver em Paris. Estão nos arredores e isso deve-se ao facto de Luís XIV ter querido que estivessem em ambientes mais calmos, como o Vale do Loire e Saint-Germain en Laye. Por esta razão, recomendo que considereexcursões a partir de Paris ou visitas guiadas às suas instalações. Desta forma, não terá de se preocupar com os transferes e conhecerá todos os pormenores dos palácios.

1. Desfrutar de uma visita guiada ao Palácio de Versalhes

Não consigo imaginar uma visita a Paris que não inclua o Palácio de Versalhes. Não se pode deixar de visitar o local onde foi assinado o Tratado de Versalhes, que pôs fim à Primeira Guerra Mundial.

Originalmente, era um pavilhão de caça e, desde que se tornou um palácio, passou por inúmeras transformações. Uma visita guiada é a melhor maneira de ver o Palácio de Versalhes de todos os ângulos e é imperdível:

Uma das dicas para ver o Palácio de Versalhes que eu gostaria de vos dar é considerar uma visita guiada a Versalhes. Isto facilita as transferências e permite-lhe conhecer o contexto por detrás de cada elemento que caracteriza esta antiga residência real.

Além disso, existem passeios de carrinho de golfe e visitas privadas para aqueles que preferem um encontro mais íntimo.

Detalhes de interesse

  • Preço: os bilhetes para o Palácio de Versalhes começam a partir de 24 euros e as experiências guiadas a partir de 36 euros.
  • Duração: aproximadamente seis horas.
  • Meios de transporte: alguns passeios geralmente incluem transferências e é mais conveniente, pois fica nos arredores. Se estiver a chegar ao Palácio de Versalhes por conta própria, apanhe a linha RER C.
  • Vantagens desta opção: inclui normalmente a entrada sem filas no palácio, o acesso aos jardins e à propriedade de Maria Antonieta. Se optar por esta opção, pode desfrutar da Galeria das Carruagens aos fins-de-semana e de um espetáculo musical na fonte.
  • Desvantagens desta opção: há um espetáculo noturno, mas não está incluído em todas as opções de visita.

Reservar uma excursão ao Palácio de Versalhes com visita guiada

2. Visite o palácio preferido dos monarcas franceses

O Palácio de Fontainebleau é a única residência ocupada por todos os monarcas franceses desde o século XII até ao século XIX. Irá gostar dele porque no seu interior encontrará o palácio francês mais decorado. Os seus frescos e aposentos privados merecem ser vistos.

Uma visita guiada é a melhor maneira de apreciar as suas diferentes galerias, incluindo a Galeria de Francisco I, que é uma prova irrefutável do estilo renascentista. Terá também acesso aos seus impressionantes jardins encabeçados pelo Grande Parterre, o Jardim Inglês e o Jardim de Diana. Cada espaço tem tantos elementos e histórias que a tornaram a Casa do Século.

Detalhes de interesse

  • Preço: Os bilhetes estão disponíveis a partir de 14 euros por pessoa. Pode também optar por visitas guiadas a partir de 33 euros e experiências combinadas com outros castelos a partir de 116 euros. Além disso, os jardins são gratuitos e o palácio pode ser visitado gratuitamente no primeiro domingo de cada mês (exceto em julho e agosto).
  • Duração: duas a quatro horas, mas as visitas combinadas podem durar até nove horas.
  • Meios de transporte: As excursões incluem geralmente transferes, mas se estiver sozinho, pode apanhar o comboio da estação Gare de Lyon para a estação Fontainebleau-Avon.
  • As vantagens desta opção: As visitas guiadas incluem muitas vezes um guia áudio e podem mesmo ser combinadas com outras experiências.

Reservar uma visita aos Chateaux de Fontainebleau

3. Conheça o holograma de Fourquet no Château Vaux-le-Vicomte

Pode dizer-se que o Palácio de Vaux-le-Vicomte é um livro aberto de história. Comecemos pelo facto de ter sido a inspiração para o Palácio de Versalhes, pois diz-se que, após uma visita, o Rei Luís XIV ficou encantado e encomendou uma réplica exacta.

O seu proprietário original foi o arquiteto Nicolas Fourquet, que inspirou o filme O Homem da Máscara de Ferro.

Este palácio era difícil de ofuscar e durante anos foi o epicentro de banquetes nos seus jardins e salas primorosamente decoradas. Durante uma visita guiada, poderá explorar a história dos seus diferentes proprietários e conhecê-lo em pormenor.

Descobrirá o Museu das Carruagens e deixará que o holograma do próprio Fourquet o conduza através da sua exposição, onde aprenderá sobre a sua rixa com o rei e como criou o palácio. Cada visita é diferente, mas em geral muitas pessoas vêm para ver oespetáculo de água que tem lugar todos os dias nas fontes. É possível subir à cúpula e ver os jardins com uma vista de 360°.

Além disso, de tempos a tempos, organizam o Dia do Grande Século, uma viagem ao século XVII com personagens vestidos com trajes da época. Ou talvez se planearvisitar Paris em junho, pode aproveitar a Noite das Velas do palácio, um evento mágico que tem lugar todos os sábados entre junho e setembro e que consiste na iluminação de 2.000 velas nos jardins.

Detalhes de interesse

  • Preço: a entrada no palácio e nos jardins começa em 17 euros e o preço sobe quando se inclui a noite de sábado. Além disso, o acesso à cúpula pode custar mais 5 euros e as visitas guiadas a partir de Paris custam cerca de 188 euros.
  • Duração: uma a duas horas; se optar por uma visita combinada, deve reservar pelo menos nove horas.
  • Meios de transporte: Fica em Maincy, a leste de Paris, e algumas excursões incluem frequentemente transferes, mas se estiver por sua conta pode apanhar o comboio da Gare de Lyon para a estação de Melun.
  • Prós desta opção: Desfrute de uma experiência guiada com acesso sem filas.
  • Desvantagens desta opção: é uma visita que consome muito tempo. Se planeia visitar Paris num dia ou num curto espaço de tempo, talvez queira dar prioridade a outras actividades.

Reservar uma visita a Vaux le Vicomte e Fontainebleau

4. Descobrir o Château de Vincennes numa segway

Se eu fosse a si, não perderia o Castelo de Vincennes e a oportunidade de descobrir as suas múltiplas utilizações ao longo da história. As suas muralhas foram testemunhas de casamentos reais, bem como das execuções mais cruéis da história francesa.

Para além da sua opulência, foi utilizado como fortaleza durante as guerras, como prisão e como arsenal militar. No interior, não perca atorre de menagem, um dos exemplos medievais mais altos da Europa. Também deve explorar a sua capela, onde foram guardadas as relíquias da Paixão de Cristo.

Além disso, o castelo é famoso pelos seus passeios de Segway, que lhe permitem ver um outro lado do castelo. É um dos melhores passeios de Segway em Paris, porque pode ver todos os edifícios do castelo, o Lago Minimes e o Grande Pagode de uma forma confortável. Aproveite a adrenalina de se perder na floresta de Vincennes ou relaxe entre os caminhos dos jardins.

Detalhes interessantes

  • Preço: Os bilhetes para o castelo estão disponíveis a partir de 14 euros. O custo de um passeio de Segway pode variar entre 62 euros.
  • Duração: cerca de três horas.
  • Meios de transporte: normalmente, é criado um ponto de encontro perto do castelo, mas é muito fácil lá chegar de transportes públicos em Paris.
  • Vantagens desta opção: inclui geralmente um guia profissional e, durante o inverno, é fornecida uma proteção para o guiador contra o frio, luvas e ponchos, se necessário.
  • Desvantagens desta opção: o interior do castelo não está bem conservado.

Reservar um passeio de Segway no Château de Vincennes

5. Escapar para os castelos do Loire e apreciar o vinho de França 578

O Vale do Loire era um dos esconderijos do rei, razão pela qual os Châteaux de Loire foram construídos aqui. Trata-se de um conjunto de 12 edifícios palacianos situados a uma hora e meia de Paris.

Parece difícil vê-los todos, por isso recomendo que comece pelos mais importantes, como Chenonceau, Chambord e Amboise. Durante umaviagem aos Castelos do Loire, pode ver o túmulo de Da Vinci e descobrir como foram os seus últimos anos de vida. Para lhe dar uma ideia do que vai ver, eis porque é que estes castelos são tão populares.

  • Castelo de Chambord: o maior do Vale do Loire.
  • Château de Chenonceau: um castelo construído apenas por mulheres.
  • Château d'Amboise: um dos mais antigos castelos franceses.

A zona é também conhecida pelas suas provas de vinho, uma atividade muito típica em França. Se planeia fazer uma degustação de vinhos e queijos em Paris, não pode perder uma experiência no meio do Loire, famoso pelos seus vinhos doces, vinhas multifacetadas e degustações com paisagens inigualáveis como pano de fundo.

Detalhes interessantes

  • Preço: pode aproveitar as visitas guiadas a partir de 155 euros, que normalmente incluem todas as taxas de entrada. Se for por conta própria, tenha em conta que cada castelo vende os seus bilhetes separadamente.
  • Duração: uma visita pode durar cerca de 12 horas.
  • Meios de transporte: geralmente inclui todos os transferes.
  • Vantagens desta opção: Pode incluir uma prova de vinhos franceses.
  • Desvantagens desta opção: Não recomendado para pessoas com um itinerário curto.

Reservar uma visita aos castelos do Loire + prova de vinhos

6. Aprender a fazer o famoso crème brûlée no Palácio de Chantilly

Se procura palácios menos concorridos, o Palácio de Chantilly é uma visita obrigatória. Tem uma das mais requintadas colecções de arte francesa no Musée du Condé. Para além disso, cada canto parece saído de um conto de fadas.

Não deixe de visitar a Salle des Guards, que liga o Grand Palais a umasecção mais pequena conhecida como o antigo Petit Palais. Possui também uma impressionante biblioteca, classificada como uma das mais importantes de França.

O palácio oferece visitas guiadas a preços acessíveis para descobrir os grandes estábulos e as curiosidades do Jardim Francês, do Jardim Inglês e do Jardim Anglo-Chinês.

O mais interessante é que é na cidade de Chantilly que foi criado o famoso creme de Chantilly. Por esta razão, o palácio oferece workshops de culinária para aprender a prepará-lo. Também é possível alugar trajes de época para as crianças e apreciar as demonstrações de cavalos reais.

Detalhes interessantes

  • Preço: A entrada no palácio está disponível a partir de 10 euros e pode obter um folheto informativo por uma taxa adicional. As visitas guiadas custam cerca de 7 euros, para além do preço da entrada.
  • Duração: duas a quatro horas.
  • Meios de transporte: Algumas visitas guiadas permitem-lhe selecionar os seus próprios transferes. Se for por conta própria, terá de apanhar o comboio para a estação de Chantilly-Gouvieux.
  • Vantagens desta opção: São propostos descontos nas entradas e nas visitas guiadas para as crianças e os jovens com menos de 25 anos.
  • Desvantagens desta opção: o palácio está fechado ao público às terças-feiras.

7. Entrar nos mistérios do Palácio Maisons-Laffitte

Outro local místico ligado à monarquia francesa é o Palácio de Maisons-Laffitte. É famoso por jóias como o Cabinet des Miroirs, uma sala cheia de espelhos.

Além disso, as suas escadarias são de cortar a respiração, pois é difícil encontrar algo semelhante noutros castelos. Aqui, recomendo uma visita guiada para conhecertodos os pormenores da sua construção. Até oferecem visitas privadas e personalizadas para conhecer os segredos dos apartamentos reais. Algumas das suas actividades guiadas levam-no numa viagem no tempo através das suas propriedades e das caves da ala norte, que nem sempre estão abertas ao público.

Detalhes interessantes

  • Preço: A entrada custa a partir de 9 euros e está disponível um folheto informativo em inglês e francês. As visitas guiadas têm um custo adicional de 8 euros.
  • Duração: cerca de duas horas.
  • Transporte: Normalmente não está incluído nas visitas guiadas, mas existem várias opções de autocarros e um comboio para a estação de Maisons-Laffitte.
  • Vantagens desta opção: os horários gratuitos são propostos durante a terceira semana de setembro, embora as visitas guiadas não estejam incluídas.

8. Maravilhar-se com a beleza paisagística do Château de Saint-Germain em Laye

Descubra o local de nascimento de Henrique II, Carlos IX, Luís XIV e da Rainha Margot. O Château Saint-Germain em Laye é um local deslumbrante com terraços com vista para o Vale do Sena. Era o refúgio preferido dos monarcas, mas com o tempo tornou-se um arsenal militar e até uma prisão. Caiu em desuso, mas foi restaurado para salvar o mobiliário e a fachada originais.

Hoje em dia, pode visitá-lo e aproveitar a oportunidade para conhecer o Museu Nacional de Arqueologia, que é um museu num castelo, uma caraterística peculiar das antigas residências reais francesas. Podem ver-se exposições da Idade Média e do período Neolítico que correspondem a achados arqueológicos e objectos recuperados do castelo.

Detalhes interessantes

  • Preço: a entrada no castelo está disponível por cerca de 6 euros. As visitas guiadas estão disponíveis a partir de 5 euros, dependendo da duração selecionada.
  • Duração: de uma a duas horas, consoante o tipo de visita escolhido.
  • Meios de transporte: é necessário deslocar-se por conta própria de comboio até à estação de Saint-Germain-en-Laye.
  • Desvantagens desta opção: os guias podem falar apenas francês e algumas zonas podem estar fechadas ao público.

Avaliações de outros viajantes

4.7
· 15091 Avaliações
  • U
    U. I.
    5
    (0 Avaliações)
    Fui a Versalhes com o meu irmão e ficámos espantados com a sua dimensão. Não se pode perder os jardins, são fantásticos.
  • W
    W. G.
    4
    (0 Avaliações)
    Visitar este sítio foi como viajar no tempo, uma experiência única a não perder se estiver em Paris.
  • N
    N. R.
    4
    (0 Avaliações)
    Adorei visitar este sítio histórico com a minha família, foi uma experiência única. Os jardins são deslumbrantes e o palácio é uma maravilha.
  • D
    D. X.
    4
    (0 Avaliações)
    Adorei Versailles, um sítio muito bonito e grande. Os bilhetes eram fáceis de comprar, tudo era ótimo.
  • G
    G.
    4
    (0 Avaliações)
    Versailles é espantoso, o palácio e os jardins são de cortar a respiração, eu voltaria sem hesitar!