10 coisas para ver e fazer em Santorini em janeiro

As belas vistas e as pitorescas casas brancas com telhados azuis são parte do atrativo de Santorini. Em janeiro é inverno, mas ainda pode desfrutar de actividades divertidas.

Andressa García

Andressa García

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Santorini em janeiro

Santorini | Pedro Szekely

janeiro é o mês mais chuvoso e um dos mais frios em Santorini, pelo que é uma altura pouco popular para visitar a ilha. No entanto, isto também significa que se viajar para a ilha durante este mês, terá a oportunidade de desfrutar do seu estado de tranquilidade e paz, que dificilmente encontrará noutras alturas do ano.

Embora muitos restaurantes e hotéis fechem nesta altura do ano, ainda pode inscrever-se em algumas das melhores coisas para ver e fazer em Santorini. Não há dúvida de que visitar Santorini em janeiro é uma experiência diferente e interessante, da qual se pode desfrutar ao máximo, desde que se tenha em conta as particularidades do clima.

1. Desfrutar das festas de São Basílio

Bolo de Ano Novo| ©M.Peinado
Bolo de Ano Novo| ©M.Peinado

No primeiro dia de janeiro, os gregos celebram a Festa de São Basílio, uma celebração que não é estranha à ilha de Santorini. Trata-se de uma tradição secular em que o chamado bolo de Ano Novo é oferecido como presente e comido. Este bolo é uma espécie de sobremesa grega que se assemelha ao Roscón de Reyes espanhol e que contém uma moeda escondida no seu interior. A tradição diz que quem encontrar esta moeda terá boa sorte durante todo o ano.

Quanto à celebração do dia de S. Basílio, para além da tradição gastronómica, encontrará uma ilha cheia de alegria e entusiasmo que contagia todos os turistas. Os habitantes locais reúnem-se nas principais praças e ruas para partilhar esta deliciosa tradição com a família e amigos, sendo um bom momento para partilhar e conhecer a cultura local.

Além disso, é possível desfrutar de diferentes actividades recreativas, como jogos e música ao vivo. Recomendo conhecer a cidade através de um passeio por Santorini, antes de ir desfrutar da vibrante celebração nas ruas da ilha.

Detalhes interessantes

  • Preço: Não é preciso pagar nada para desfrutar desta partilha.
  • Horário: Geralmente ocorre durante todo o dia, embora a partilha ocorra normalmente à noite.
  • Localização: Esta atividade decorre normalmente em diferentes cantos da ilha.

Inscrever-se para uma excursão a Santorini

2. Desfrutar do evento da Bênção das Águas

Bênção das águas| ©Eleanna Kounoupa
Bênção das águas| ©Eleanna Kounoupa

O dia 6 de janeiro marca outro feriado importante na Grécia, que é a Bênção das Águas, e na ilha de Santorini esta tradição também é observada na íntegra. Basicamente, trata-se de atirar uma cruz ao mar, enquanto nadadores voluntários também mergulham na água para a resgatar. São os padres que atiram a cruz à água, enquanto o sortudo que a conseguir trazer para terra, segundo a tradição, terá um ano cheio de boa sorte.

A Bênção das Águas é um evento muito aguardado pelos habitantes de Santorini e é sinónimo de uma atmosfera cheia de emoção, que vai adorar experimentar pelo menos uma vez na vida. É possível assistir à colocação de mesas com comida e bebida ao longo da costa da ilha, enquanto a família e os amigos se reúnem para partilhar uma refeição e apreciar juntos o espetáculo da bênção das águas.

Após o resgate da cruz, os presentes festejam e aplaudem o nadador vencedor, enquanto todos brindam a um ano repleto de sorte e prosperidade. Esta é uma experiência a não perder se quiser pelo menos sentir o cheiro do mar durante o inverno, quando há poucas ofertas de cruzeiros em Santorini.

Detalhes de interesse

  • Preço: Não é necessário pagar nada para desfrutar desta tradição, pelo que pode assistir a ela sem qualquer problema.
  • Horário: Esta atividade realiza-se normalmente durante a manhã, embora a hora exacta tenda a mudar de ano para ano, dependendo das condições meteorológicas.
  • Localização: Realiza-se nas aldeias costeiras da ilha.

Reservar um cruzeiro em Santorini

3. Participe nas celebrações do Dia da Mulher Grega

Celebração do Dia da Mulher Grega| ©Quan Nguyen
Celebração do Dia da Mulher Grega| ©Quan Nguyen

O dia 8 de janeiro é considerado um dos dias mais importantes para as mulheres na Grécia, pois comemora o Dia da Mulher. Em Santorini, este dia é celebrado em grande estilo e, tal como no resto da Grécia, as mulheres reúnem-se em diferentes pontos da cidade, normalmente em bares, para celebrar o seu importante papel na sociedade, enquanto os homens e as crianças ficam em casa.

Durante a camaradagem entre as mulheres que tem lugar nos bares e tabernas locais, também partilham comida e bebida enquanto se divertem e aproveitam o dia. Os turistas costumam achar esta tradição muito interessante, e é por isso que talvez queiras participar na celebração das mulheres gregas.

Detalhes interessantes

  • Preço: A entrada nos bares e tabernas é normalmente gratuita, mas terá de beber dentro deles.
  • Horário: As reuniões de mulheres realizam-se geralmente durante a noite.
  • Local: Acontece em todas as aldeias de Santorini porque é uma espécie de feriado.

4. Percorrer a estrada de Fira a Oia aproveitando o tempo de inverno

Em fira| ©Daniele Torreggiani
Em fira| ©Daniele Torreggiani

Vale lembrar que janeiro é inverno na ilha, portanto é um dos meses mais frios do ano e as atividades são reduzidas pela metade. Uma das atividades que com certeza você vai adorar fazer para começar o ano com o pé direito é se inscrever para uma caminhada pela estrada que liga Fira a Oia. Esta é, sem dúvida, uma boa experiência, pois este trilho é considerado o mais bonito da ilha, tanto pela sua beleza natural como pelas vistas panorâmicas que se podem apreciar ao longo do caminho.

Para percorrer todo o trilho são necessárias, pelo menos, três horas, durante as quais se vai caminhando e vendo cada uma das casas pitorescas que se vão encontrando pelo caminho. Recomendo que se prepare com calçado adequado e água suficiente para se hidratar ao longo do percurso. As fotografias que tirarás incluirão certamente vistas do Mar Egeu e dos penhascos da ilha, bem como das várias igrejas ao longo do caminho.

Pormenores interessantes

  • Preço: Se for por conta própria, esta atividade é gratuita. Se fizer uma visita guiada, terá de pagar um pouco mais de 30 euros por pessoa.
  • Horário: Este passeio é melhor feito de manhã cedo.
  • Localização: O trilho situa-se nas falésias da ilha, o que o torna um dos percursos mais aventureiros.

5. Veja o pôr e o nascer do sol sem multidões

Pôr do sol em Santorini| ©Pedro Szekely
Pôr do sol em Santorini| ©Pedro Szekely

Santorini é um destino de férias de sonho, e uma das experiências mais fascinantes que terá na ilha é assistir ao pôr do sol a partir de Oia. O pôr do sol vai encantá-lo especialmente pela sua combinação de cores alaranjadas, típica de quando o sol desce por trás do vulcão. Este espetáculo atrai milhares de turistas todos os anos, mas como vai em janeiro, quando é inverno, terá o pôr do sol só para si.

O que torna o pôr do sol de Oia ainda mais especial é o facto de as suas ruas empedradas estarem decoradas com casas coloridas, dando ao local um ambiente alegre à medida que o sol se põe. Um espetáculo a não perder se viajar para Santorini no inverno.

Por outro lado, se não tiver problemas em levantar-se muito cedo, recomendo que vá ver o nascer do sol em Santorini durante o inverno, principalmente porque é um espetáculo natural menos concorrido. Ambas as experiências são certamente diferentes, mas igualmente fascinantes, e poderás desfrutá-las muito melhor durante o inverno.

Pormenores de interesse

  • Preço: Não terá de pagar nada para ver o nascer ou o pôr do sol. No entanto, existem algumas esplanadas que cobram uma taxa para assistir a este espetáculo. Os preços podem variar consoante a época do ano. Como janeiro é época baixa, poderá ter de pagar menos.
  • Hora: Recomendo que verifique a hora específica a que o sol nasce ou se põe no inverno em Santorini.
  • Localização: A partir de qualquer ponto da ilha, pode desfrutar de um bom nascer ou pôr do sol. No entanto, é verdade que Oia é um dos melhores sítios.

6. Visitar o Museu Pré-histórico de Thera

Museu Pré-histórico de Thera| ©Klearchos Kapoutsis
Museu Pré-histórico de Thera| ©Klearchos Kapoutsis

Uma visita ao Museu Pré-Histórico de Thera é uma das experiências mais enriquecedoras que se pode ter em Santorini. O museu está localizado na cidade de Fira e está aberto em janeiro, por isso, como é um mês de inverno, é uma óptima maneira de conhecer um pouco mais sobre a ilha. No interior, encontrará uma variedade de objectos e artefactos antigos que remontam à Idade do Bronze e que foram escavados em diferentes sítios arqueológicos da ilha.

Entre os objectos que poderá ver, encontram-se algumas urnas funerárias, cerâmicas para diferentes usos, incluindo decoração de casas ou marcas de identificação de produtos. Poderá também ver ferramentas do quotidiano e jóias com formas e estilos originais e coloridos. A visita a este museu é obrigatória, especialmente em janeiro, quando as multidões diminuem consideravelmente.

Detalhes de interesse

  • Preço: Os bilhetes para o museu podem custar cerca de 30 euros por pessoa.
  • Horário de abertura: O horário de abertura do museu é normalmente entre as 8h30 e as 15h30 todos os dias, exceto às terças-feiras, quando está encerrado.
  • Localização: Está situado na cidade de Fira.

7. Inscreva-se para caminhar na Caldeira de Santorini

Caminhadas em Santorini| ©Steve Jurvetson
Caminhadas em Santorini| ©Steve Jurvetson

Se gosta de natureza e aventura, uma das actividades que pode fazer durante a sua viagem a Santorini em janeiro é caminhar pela Caldera. Este percurso pedestre situa-se na orla da cratera vulcânica da ilha e é, sem dúvida, uma atividade ao ar livre emocionante para fazer nesta altura do ano.

No percurso, poderá caminhar muito perto das alturas enquanto desfruta das incríveis vistas panorâmicas da ilha. Poderá também admirar a paisagem da Caldeira, observar os penhascos de pedra vulcânica e apreciar a beleza da ilha no inverno, quando tudo está ligeiramente coberto de neve. Além disso, se fizerem esta visita guiada, os vossos guias contar-vos-ão factos interessantes sobre a geologia e a história de Santorini.

Pormenores interessantes

  • Preço: Não tem de pagar nada por esta excursão, mas se fizer uma visita guiada, terá de pagar cerca de 20 euros por pessoa.
  • Horário: Recomendo que faça este passeio durante a tarde.
  • Local: A atividade de caminhada terá lugar na zona da Caldera.

8. Fazer uma prova de vinhos e de comida tradicional no inverno

Prova de vinhos| ©George Spanoudakiss
Prova de vinhos| ©George Spanoudakiss

Uma das actividades mais recomendadas e deliciosas para desfrutar no inverno em Santorini, especialmente durante o primeiro mês do ano, é a degustação dos vinhos e da comida tradicional da região. Os vinhos de Santorini são mundialmente conhecidos pelo seu sabor e qualidade, enquanto a sua gastronomia se caracteriza pela utilização de produtos frescos e locais, cozinhados com técnicas que foram transmitidas de geração em geração.

Durante o mês de janeiro, é possível encontrar uma oferta gastronómica centrada em alimentos sazonais, como legumes, queijo feta, alcachofras, peixe fresco e o delicioso tomate-cereja de Santorini, conhecido pela sua doçura. Se ficar na ilha durante este primeiro mês do ano, terá a oportunidade de visitar várias adegas e tabernas tradicionais para provar os vinhos locais e os pratos típicos.

Detalhes interessantes

  • Preço: O preço dos pratos típicos da região pode variar entre 20 e 50 euros por prato.
  • Horário: Pode inscrever-se para as refeições tradicionais à tarde ou à noite, de acordo com o seu horário de viagem.
  • Localização: Por toda a ilha, há vários restaurantes onde se pode provar a comida tradicional e os vinhos locais.

9. Viagem à Ilha dos Vulcões

Ilha do Vulcão| ©Pedro Szekely
Ilha do Vulcão| ©Pedro Szekely

Uma das coisas mais incríveis para fazer em Santorini em janeiro é fazer uma viagem à Ilha do Vulcão. Esta é uma aventura única que o levará a conhecer de perto a história geológica e vulcânica da ilha, mas também desfrutará de algumas das vistas mais espectaculares de Santorini e da sua paisagem natural.

A Ilha do Vulcão foi formada pela atividade vulcânica na região e é um dos locais mais emblemáticos de Santorini. Durante a excursão, caminhará ao longo das encostas do vulcão enquanto observa de perto as cavidades de lava formadas no solo pela atividade vulcânica. Além disso, durante o passeio, os guias turísticos contarão factos interessantes e relevantes sobre a erupção vulcânica e a história de Santorini.

É uma boa atividade para fazer em janeiro porque as temperaturas são baixas, pelo que não terá de se preocupar com o calor. Tanto na excursão como na ilha, recomendo o uso de calçado apropriado que permita caminhar longas distâncias em terreno irregular.

Pormenores interessantes

  • Preço: Para estas excursões aos vulcões terá de pagar um pouco mais de 100 euros por pessoa.
  • Horário: Os horários variam, embora geralmente estas experiências comecem de manhã e terminem ao início da tarde.
  • Localização: A excursão parte de Oia ou Fira para a ilha do vulcão.

10. Visite a antiga cidade de Akrotiri, também conhecida como a Pompeia da Grécia

Akrotiri| ©Curtis Gregory Perry
Akrotiri| ©Curtis Gregory Perry

A antiga cidade de Akrotiri é um dos destinos turísticos mais populares de Santorini e é um bom local para visitar em janeiro, quando o afluxo de visitantes diminui para a época de inverno. Trata-se de uma povoação pré-histórica, que foi soterrada pelas cinzas vulcânicas de uma erupção ocorrida há mais de 3600 anos. Desde o momento da sua descoberta até aos dias de hoje, este local atrai milhares de visitantes todos os anos para ver as ruínas dessa povoação.

Como vai em janeiro, que é a época baixa, terá a oportunidade de explorar a antiga cidade de Akrotiri com mais espaço e conforto. No entanto, deve ter em atenção que o tempo pode ser variável e chuvoso, mas não deve deixar que isso impeça a sua visita às ruínas desta povoação pré-histórica. Pode passear por Akrotiri ao seu próprio ritmo para admirar as ruínas que outrora foram edifícios e túmulos, ruas e praças.

Detalhes de interesse

  • Preço: Para desfrutar desta excursão terá de pagar cerca de 120 euros por pessoa.
  • Horário: Geralmente estas actividades têm lugar a partir da manhã, embora dependendo do passeio que escolher, a atividade pode começar depois do meio-dia.
  • Localização: As ruínas de Akrotiri estão localizadas na ilha de Santorini.