O que ver e fazer em Santorini em fevereiro
Santorini é uma bela ilha que, graças à sua beleza natural e às múltiplas actividades a realizar, pode ser visitada mesmo no inverno. Aqui estão alguns planos para fevereiro.
Embora fevereiro não seja considerado a melhor altura para visitar a ilha devido às baixas temperaturas, há muitas coisas para ver e fazer em Santorini. Uma das principais atracções é visitar as antigas ruínas arqueológicas para aprender sobre a história e cultura locais.
Outra atividade interessante em Santorini em fevereiro é visitar as adegas e vinhas locais, uma vez que a ilha é famosa pela sua produção de vinho. Mas há também alguns festivais sazonais para desfrutar durante o mês de fevereiro.
1. Carnaval de Santorini
Sem dúvida, um dos eventos mais populares durante o mês de fevereiro na ilha é o Carnaval. Como parte das celebraçõesdo Carnaval, a ilha enche-se de uma energia festiva e colorida, com desfiles de máscaras e uma variedade de actividades, incluindo a oportunidade de apreciar a comida e a bebida locais.
O Carnaval grego começa três semanas antes do início da Quaresma cristã e termina no fim de semana anterior à Grande Segunda-feira, um feriado grego celebrado na segunda-feira anterior à Quarta-feira de Cinzas, e ocorre normalmente durante o mês de fevereiro. Durante o Carnaval grego, assiste-se a desfiles com carros alegóricos, trajes extravagantes, dança e música ao vivo.
Durante estes eventos, também se pode desfrutar de comida e bebida típicas, incluindo vinho e uma variedade de doces tradicionais, como loukoumades, baklava, tiganites e outras sobremesas típicas. O Carnaval é também uma boa altura para se inscrever numa excursão a Santorini para aprender mais sobre a cultura da região, especialmente durante esta época.
Detalhes interessantes
- Preço: Não é necessário pagar nada para desfrutar deste espetáculo anual.
- Horário: As celebrações do Carnaval decorrem normalmente durante todo o dia.
- Local: Toda a ilha se anima com as diferentes celebrações carnavalescas.
2. Enoturismo e prova de vinhos locais
fevereiro é um dos melhores meses do ano para conhecer a cultura do vinho em Santorini, principalmente por ser um mês de inverno, quando as multidões diminuem e é possível ver e conhecer a ilha de uma forma diferente. Neste sentido , terá a oportunidade de explorar o património vinícola da ilha, visitando locais como a Adega Santo ou o Museu do Vinho Koutsoyannopoulos.
Cada um destes locais tem as suas próprias atracções particulares, por exemplo, se visitar a Adega Santo em Santorini pode aprender sobre a sua produção de vinhos de alta qualidade, mas também tem a oportunidade de fazer uma visita guiada para aprender sobre a longa tradição vinícola da ilha e provar alguns dos mais deliciosos vinhos da Grécia. Se for no verão, recomendo que prove os vinhos da ilha a bordo de um dos cruzeiros de Santorini.
Por outro lado, uma visita ao Museu do Vinho Koutsoyannopoulos, em Santorini, será uma oportunidade única para conhecer a história da viticultura e da produção de vinho da ilha, mas também para desfrutar de um ambiente interessante no interior de uma gruta vulcânica. Parte do que mais lhe agradará neste museu é o facto de poder conhecer em primeira mão a história do vinho em Santorini, desde a Idade do Bronze até aos dias de hoje.
Detalhes interessantes
- Preço: Um tour de vinho em Santorini pode custar cerca de 120 euros por pessoa.
- Horário: Geralmente, este tipo de atividade pode ser realizado de manhã ou à tarde.
- Localização: Estas adegas estão localizadas a poucos minutos de Fira.
3. Conheça a cultura e a história de Santorini
Apesar do clima desafiante de fevereiro em Santorini, terá uma grande oportunidade de conhecer as características culturais desta ilha durante este mês. Por esta razão, recomendo que se inscreva nas diferentes actividades culturais disponíveis na área peninsular, que o ajudarão a explorar a cultura arqueológica da ilha e a aprender sobre ela.
Uma dessas actividades que recomendo que faça durante o mês de fevereiro é visitar o Museu Arqueológico de Santorini, onde pode admirar principalmente peças que remontam à Idade do Bronze, incluindo cerâmica, esculturas e outros artefactos antigos. No interior do museu, também se pode aprender sobre as origens da civilização das Cíclades através de exposições de artefactos e ferramentas antigas.
Oia é outro excelente local a visitar em fevereiro para conhecer a cultura da cidade, neste caso através da sua famosa arquitetura branca e cúpulas azuis na encosta com vista para a caldeira de Santorini. A melhor coisa de incluir este passeio entre as melhores coisas para ver e fazer em Santorini no inverno é que as multidões diminuem consideravelmente, dando-lhe mais oportunidade de ver todo o local à sua vontade.
Detalhes de interesse
- Preço: Se fizer estas excursões por conta própria, não terá de pagar nada. Mas se decidir fazer uma visita guiada à aldeia de Oia, terá de pagar cerca de 100 euros por pessoa. E se decidir visitar o Museu Arqueológico de Santorini, terá de pagar cerca de 30 euros pela entrada.
- Horário de abertura: O horário de abertura do museu é geralmente entre 9:00 e 19:00.
- Localização: O museu está localizado muito perto de Fira.
4. Ir e ver a gastronomia local em Santorini
Santorini é famosa não só pela sua deslumbrante arquitetura de casas brancas e azuis, mas também pela sua deliciosa gastronomia local, que eu recomendo que aproveite para provar durante o mês de fevereiro, quando os restaurantes mais famosos da ilha reabrem e ficam na moda durante os meses de verão.
Na maioria destes restaurantes, terá a oportunidade de provar alguns dos pratos tradicionais de Santorini, como a Moussaka, o Souvlaki, o Pastisio ou o Gyros. Mas também deve saber que o inverno é a altura perfeita para desfrutar de uma refeição quente e reconfortante depois de explorar a ilha durante o dia, especialmente considerando que a gastronomia de Santorini é conhecida pelo seu rico sabor mediterrânico.
Entre os restaurantes que recomendo que visite durante a sua visita a Santorini em fevereiro estão: To Psaraki, Metaxi Mas, Selene e Argo, cada um numa região diferente da ilha, mas geralmente oferecendo pratos tradicionais gregos que não pode perder.
Detalhes interessantes
- Preço: O preço dos pratos nestes restaurantes varia entre 15 e 30 euros por pessoa. Os aperitivos e as sobremesas podem custar entre 5 e 15 euros e as bebidas entre 2 e 5 euros, aproximadamente.
- Horário de funcionamento: Os restaurantes estão normalmente abertos para almoços, lanches e jantares.
- Localização: Pode encontrar restaurantes abertos em toda a ilha.
5. Aproveite o baixo custo das compras e das atracções
fevereiro é uma boa altura para visitar Santorini se quiser poupar dinheiro, uma vez que é época baixa na ilha, o que significa menos turistas e preços mais baixos em voos, hotéis, compras e atracções. Isto é algo que deve definitivamente aproveitar na sua viagem, e é por isso que eu recomendo fazer compras nos mercados locais.
Neste tipo de mercados locais poderá encontrar diferentes tipos de produtos, alguns deles frescos, como carnes, queijos ou legumes. Ou até pode ter a oportunidade de comprar algumas lembranças para levar para casa como recordação da sua viagem. Se quiseres viajar para Santorini durante o mês de fevereiro, ou mesmo se fizeres uma viagem a Santorini em janeiro, uma coisa que não podes perder são as ofertas de pacotes de viagem e atracções.
Informações úteis
- Preço: Os preços podem variar de acordo com o que se procura, mas geralmente baixam durante o mês de fevereiro.
- Horário: O horário das actividades pode variar consoante o tipo de atividade que se pretende realizar.
- Localização: Pode encontrar actividades para fazer em toda a ilha de Santorini.
6. Caminhadas em Santorini
Muito mais do que em janeiro, fevereiro é a altura perfeita para desfrutar de caminhadas em Santorini, graças ao clima mais fresco que se pode sentir durante esta época do ano. Uma das opções mais populares é a desafiante caminhada de oito milhas entre Fira e Oia, que é uma excelente atividade se quiser experimentar o melhor das caminhadas na ilha.
Esta caminhada, embora longa e um pouco difícil, é uma boa introdução à beleza natural de Santorini. Geralmente, demorará entre 2,5 e 5 horas a completar esta viagem, dependendo do seu nível de aptidão física e velocidade. Todo o percurso está repleto de vistas espectaculares, o que lhe permitirá tirar várias fotografias da sua viagem.
Mas para além deste percurso, há outros percursos pedestres em Santorini que vai adorar desfrutar durante o mês de fevereiro. Estes incluem passeios ao longo das falésias da caldeira de Santorini e caminhadas pelas belas aldeias tradicionais da ilha. Em geral, em cada um destes percursos terá a oportunidade de ver vistas panorâmicas de cortar a respiração.
Detalhes de interesse
- Preço: A visita guiada de Fira a Oia pode custar cerca de 120 euros por pessoa. Se for por conta própria, não terá de pagar nada, mas tenha em atenção que terá de comprar algumas bebidas para se hidratar durante o percurso.
- Horário: Pode fazer este percurso de manhã para chegar a Oia ao meio-dia, ou também pode começar a caminhada ao meio-dia para chegar por volta das 17:00.
- Localização: este percurso tem uma distância aproximada de 10 quilómetros.
7. Passear pela aldeia de Imerovigli e admirar a sua arquitetura.
Imerovigli é uma das mais pequenas e encantadoras aldeias de Santorini. Situa-se no topo de uma falésia e parte das suas principais atracções são as vistas espectaculares sobre a caldeira e a costa de Santorini. fevereiro, sendo o mês do Dia dos Namorados, é uma boa altura para uma escapadela romântica a esta aldeia.
A sua principal atração é o facto de ser um local tranquilo para relaxar e desligar-se do resto da agitação da ilha. Outra caraterística de Imerovigli é a sua arquitetura tradicional caiada de branco, misturada com o ambiente natural.
Deves saber que, para além de Oia, nesta aldeia também podes desfrutar dos mais belos pores-do-sol da ilha. De facto, se fores a Santorini em setembro, quando é verão, podes fazer um passeio de barco para explorar a zona. Se és um admirador da religião e da dinâmica cultural dos locais que visitas, deves saber que em Imerovigli existem várias igrejas interessantes para visitar, cada uma com a sua própria história e arquitetura.
Detalhes de interesse
- Preço: Se quiser visitar esta aldeia por conta própria, não terá de pagar nada. No caso de querer fazer uma excursão a este local, terá de pagar um pouco mais de 100 euros por pessoa.
- Horário: a ideia de visitar esta aldeia é fazê-lo de manhã cedo para conhecer melhor o local, embora se for durante o pôr do sol, poderá ver todos os locais incríveis da zona.
- Localização: Esta aldeia está localizada numa colina na ilha de Santorini.
8. Visita à Catedral Metropolitana Ortodoxa
Como as temperaturas em Santorini tendem a ser mais frescas e com chuvas ocasionais durante o inverno, em comparação com os meses de verão, é uma boa altura para visitar locais que não visitaria durante o verão. Neste caso, dois dos locais que recomendo visitar durante o mês de fevereiro é explorar a vida religiosa e cultural de Fira, a capital da ilha.
Dentro dos seus limites, encontrará várias igrejas e museus interessantes, incluindo a Catedral Metropolitana Ortodoxa e o Museu Pré-Histórico de Thera, sendo este último o mais famoso por exibir artefactos encontrados nos sítios vizinhos de Akrotiri.
A catedral, por sua vez, é conhecida pela sua grande torre sineira azul e pelos impressionantes frescos no interior, que são simultaneamente antigos e modernos. A sua arquitetura, caraterística das igrejas ortodoxas gregas, também chamará a sua atenção. Embora Santorini seja conhecida pelas suas igrejas e capelas pitorescas, a Catedral Ortodoxa da Santíssima Trindade é, sem dúvida, um dos pontos altos da ilha.
Pormenores interessantes
- Preço: A visita às igrejas não tem preço, é livre para entrar e admirar o exterior. Não há visitas guiadas, mas terá de o fazer por sua conta.
- Horário: Normalmente, esta visita pode ser feita de manhã, uma vez que as igrejas estão abertas ao público desde o início da manhã.
- Localização: A igreja está localizada na orla marítima da cidade de Fira.
9. Visitar o antigo Empório
Como fevereiro ainda é a época de inverno, esta é a melhor altura para visitar a aldeia de Empório. É um dos lugares mais interessantes para visitar em Santorini, graças às suas ruas estreitas e edifícios brancos com telhados azuis, mas também às suas diferentes igrejas e lugares para visitar. Para além disso, Empório oferece algo único e diferente, que é o facto de esta aldeia ter sido fundada durante a ocupação veneziana da ilha.
No seu interior, encontrará um dos cinco castelos de Santorini e um importante centro comercial, com o seu próprio porto em Perissa. Passear pelo centro histórico da aldeia é como viajar no tempo, e o melhor de tudo é que pode desfrutar de uma experiência autêntica e muito menos turística do que outras aldeias da ilha.
Detalhes interessantes
- Preço: não é necessário pagar nada para visitar esta aldeia, e no caso do castelo, terá de o visitar por fora, porque não é possível vê-lo por dentro.
- Horário de abertura: Pode visitar o castelo a qualquer hora do dia.
- Localização: Está situado na aldeia de Emporio, na ilha de Santorini.
10. Visitar Akrotiri, a Pompeia da Grécia
Outra área incrível para visitar durante o mês de fevereiro é, sem dúvida, Akrotiri, que é conhecida como a Pompeia da Grécia. Durante este mês, terá a vantagem de ver o complexo porque o tempo ainda está fresco o suficiente para desfrutar do passeio, mas também é verdade que o inverno está a ficar para trás.
Se visitar Santorini em março ou em qualquer outro mês de primavera ou inverno, uma visita a este sítio arqueológico é obrigatória porque é um dos sítios arqueológicos mais importantes da era do Egeu. O complexo remonta à Idade do Bronze e tem sido comparado a Pompeia por ter sido coberto pelas cinzas de uma erupção vulcânica no século XVII a.C.
A diferença entre este e o seu homólogo romano é que se acredita que a maioria dos seus habitantes conseguiu escapar antes de a cidade ser enterrada. No interior do complexo, poderá ver provas de uma comunidade próspera e avançada, com belas decorações nas paredes, sistemas de drenagem complexos e até banhos públicos.
Para além das escavações que podem ser visitadas durante uma visita guiada, existe um museu arqueológico no local que apresenta artefactos encontrados na cidade antiga.
Informações de interesse
- Preço: Para uma visita guiada a Akrotiri terá de pagar um pouco mais de 120 euros por pessoa.
- Horário de abertura: Geralmente, este sítio está aberto todo o dia, embora eu recomende a visita durante a manhã.
- Localização: Está localizado muito perto da cidade de Fira.