10 coisas para ver e fazer em Santorini em março

A cultura grega é famosa pelas suas tradições e festividades únicas, e muitas delas ocorrem durante o mês de março. Eis algumas das mais interessantes.

Andressa García

Andressa García

leitura de 11 minutos

10 coisas para ver e fazer em Santorini em março

Santorini | Nextvoyage

Santorini é uma ilha que tem muito para oferecer se estiver à procura de novas culturas e experiências únicas. Uma das festividades mais peculiares deste país é a Katheri Deftera, que se celebra quarenta dias antes da Páscoa e é uma oportunidade para desfrutar de um dos espectáculos mais impressionantes da Grécia.

Mas também encontrará uma série de atracções na ilha durante o mês de março, incluindo mais festivais e celebrações divertidas, como a comemoração do Dia da Independência Grega, em que poderá conhecer a cultura e a história da região. Em geral, pode encontrar muitas das melhores coisas para ver e fazer em Santorini durante o mês de março.

1. Vá desfrutar da celebração de Katheri Deftera

Empinar papagaios| ©ivan cebellan sanchez
Empinar papagaios| ©ivan cebellan sanchez

Santorini também se junta à celebração do Katheri Deftera, que é um feriado muito especial celebrado na Grécia quarenta dias antes da Páscoa. Esta tradição dá-lhe uma oportunidade muito bem-vinda para desfrutar de um dos espectáculos mais impressionantes de todo o país. Basicamente, verá papagaios de papel de todas as cores, formas e tamanhos a voar no céu, criando uma visão e uma atmosfera mágicas, que vale a pena fotografar.

Uma das grandes vantagens deste evento é o facto de encontrar pessoas de todas as idades a juntarem-se à diversão. Também pode lançar os seus próprios papagaios para o ar enquanto os vê brilhar no céu. Além disso, durante a celebração do Katheri Deftera, terá a oportunidade de provar alguns dos deliciosos pratos gregos e bebidas tradicionais da ilha. Esta é uma atividade perfeita para participar imediatamente antes de se inscrever numa excursão de cruzeiro a Santorini, que já está disponível em março.

Detalhes de interesse

  • Preço: Para participar ou ir ver os papagaios, não terá de pagar nada em nenhum momento.
  • Hora: Este espetáculo tem geralmente lugar à tarde e realiza-se 40 dias antes da Páscoa. Embora a data possa mudar, realiza-se sempre durante o mês de março.
  • Local: Geralmente este evento tem lugar nas zonas livres da ilha, que neste caso são as margens da praia.

Inscrever-se para uma excursão de cruzeiro em Santorini

2. Festejar com os gregos, Dia da Independência na Grécia

Sítio arqueológico de Akrotiri| ©clareplater
Sítio arqueológico de Akrotiri| ©clareplater

Uma das celebrações mais importantes da Grécia tem lugar a 25 de março, e não é outra senão o Dia da Independência da Grécia. Santorini não escapa a esta celebração, pelo que durante este dia poderá ver diferentes desfiles militares e outros actos oficiais que têm lugar no local para comemorar a luta pela independência do país.

Não é um dia para visitar locais turísticos como a Acrópole ou os museus arqueológicos porque estão fechados, mas é um bom momento para desfrutar da alegria da cidade e das actividades oficiais que se realizam na ilha. Estas celebrações e desfiles são uma excelente forma de conhecer o património cultural da ilha e a tradição grega, e é uma atividade que deve ser feita logo após participar numa visita guiada a Santorini, onde já terá aprendido sobre a ilha e o seu passado.

Embora existam muitas oportunidades para explorar a rica cultura e história da Grécia na ilha, uma boa altura para o fazer é certamente a celebração deste feriado importante para toda a sociedade grega.

Informações de interesse

  • Preço: Não é necessário pagar nada para participar nos eventos que comemoram a independência da Grécia.
  • Hora: Os desfiles realizam-se geralmente na manhã do dia 25 de março.
  • Local: As celebrações do Dia da Independência da Grécia têm lugar na cidade de Fira, que é a capital da ilha.

3. Leia a história de Melina Mercouri no seu dia especial

Entrada no museu| ©Sujal Parikh
Entrada no museu| ©Sujal Parikh

O dia 6 de março é um dia especial na Grécia porque é celebrado como o Dia de Melina Mercouri, uma atriz e política proeminente que foi Ministra da Cultura e contribuiu significativamente para a preservação do património cultural do país. Santorini não escapa a este feriado tradicional e, embora seja um dia de celebração pouco conhecido, representa uma oportunidade única para aprender mais sobre a cultura e a história da Grécia.

Durante a comemoração deste dia, é possível encontrar entradas gratuitas em museus e sítios arqueológicos de todo o país, incluindo Santorini. Durante este dia, pode aprender sobre a importância da cultura e do património cultural em todo o país, e como isso ajuda a manter viva a história desta nação tradicional.

Informações de interesse

  • Preço: Não é necessário pagar nada para participar nas actividades do Melina Mercouri Day.
  • Hora: Este evento tem lugar a 6 de março de cada ano.
  • Local: Normalmente, as celebrações em torno desta figura têm lugar na cidade de Fira.

4. Escalar a Montanha Negra

Farol de Akrotiri| ©Northern Adventures
Farol de Akrotiri| ©Northern Adventures

Uma das actividades que pode fazer em março é visitar a Montanha Negra, um dos locais mais impressionantes de Santorini. É uma montanha vulcânica com um penhasco negro que se ergue do Mar Egeu.

Vai adorar fazer um passeio de barco à volta da ilha para ver as vistas deslumbrantes da Montanha Negra, do Farol de Akrotiri e das praias vulcânicas, especialmente porque março é o início da primavera, pelo que poderá desfrutar de vistas ainda mais nítidas.

Pode até fazer passeios de caiaque e canoa para explorar a costa e os penhascos da Montanha Negra de uma perspetiva diferente. Este é, sem dúvida, um dos principais destinos turísticos de Santorini e uma visita obrigatória durante o mês de março. Aqui pode ver como a beleza natural da ilha se combina com a fascinante história geológica que a moldou ao longo dos séculos.

Detalhes interessantes

  • Preço: Pode ir por conta própria e não pagar nada, ou pode fazer uma visita guiada à montanha, pela qual terá de pagar cerca de 120 euros por pessoa.
  • Horário: Pode fazer estas excursões durante todo o dia, embora sejam normalmente efectuadas de manhã.
  • Localização: A Montanha Negra de Santorini está situada na costa sudoeste da ilha, perto da praia de Perissa.

5. Subida ao Monte Profitis Ilias

Profitis Ilias| ©Samos Voice
Profitis Ilias| ©Samos Voice

Recomendo que inclua na sua visita a Santorini em março uma visita à montanha Profitis Ilias, que é o ponto mais alto da ilha. Do topo, poderá desfrutar de vistas espectaculares de todo o paraíso costeiro e do Mar Egeu. No topo da montanha, pode também visitar uma igreja ortodoxa, construída no século XVIII, e apreciar a arquitetura e os frescos no interior, que foram cuidadosamente preservados.

Além disso, março é uma boa altura para visitar a Montanha Profitis Ilias, porque está fora de época e há menos turistas do que nos meses de verão, mas o tempo ainda está bom e agradável, o que o ajudará a subir a montanha sem ficar exausto. Se é um amante da natureza, a vista da paisagem em mudança e as belas nuvens oferecem uma experiência única.

Pormenores interessantes

  • Preço: se for a esta montanha como parte de uma visita guiada, terá de pagar pouco mais de 90 euros por pessoa.
  • Horário: A visita a esta montanha deve ser feita de manhã, para que tenha tempo suficiente para apreciar a paisagem.
  • Localização: Esta montanha está localizada na parte centro-sul da ilha. Muito perto do sopé de Pyrgos.

6. Passeie por Megalochori e descubra todo o seu encanto

Megalochori| ©Andrey Sulitskiy
Megalochori| ©Andrey Sulitskiy

Megalochori é uma aldeia tradicional da ilha de Santorini, na Grécia. É conhecida pela sua atmosfera calma e descontraída, o que a torna popular entre os turistas que procuram uma fuga à agitação de outros locais da ilha.

É por isso que deve ir a Megalochori se estiver à procura de paz e sossego, especialmente na primavera, quando a capital de Santorini ainda pode estar bastante movimentada. A aldeia é bastante pequena e está cheia de ruas estreitas empedradas, casas caiadas de branco e igrejas antigas com torres sineiras características.

Existem vários bares, tabernas e lojas de curiosidades que vendem produtos locais, incluindo jóias, vinhos e artesanato. Megalochori é também conhecida pelas suas adegas e alberga algumas das mais antigas vinhas e adegas da Grécia. As vinhas estão espalhadas por toda a cidade, pelo que poderá explorar e apreciar a bela paisagem. Há também uma série de edifícios históricos notáveis na área, como a Igreja da Virgem e o Castelo de Goulas.

Detalhes de interesse

  • Preço: Para ver Megalochori, uma opção é inscrever-se numa excursão a Santorini, que pode custar cerca de 90 euros por pessoa.
  • Horário: A partida de Fira para Megalochori pode ser feita de manhã ou à tarde, consoante o tipo de visita que se pretenda fazer.
  • Localização: A aldeia de Megalochori está situada na parte sudoeste da ilha de Santorini.

7. Aprenda a preparar pratos tradicionais gregos

Souvlaki| ©irrational_cat
Souvlaki| ©irrational_cat

Como março é o início da primavera, é a altura ideal para aprender e experimentar a gastronomia grega em Santorini, por isso recomendo que vá a uma aula de culinária para aprender a preparar souvlaki e moussaka, que são pratos tradicionais da ilha. O melhor desta aula de culinária é o facto de poder assistir a ela numa autêntica casa de gruta local. À chegada, será recebido com aperitivos e vinho, antes do início da experiência gastronómica.

O souvlaki é um dos pratos mais populares da Grécia, uma espécie de kebab de carne marinado com ervas e especiarias, normalmente feito com carne de porco ou frango e acompanhado por um delicioso molho tzatziki. Pode ser servido numa baguete ou num prato com acompanhamentos como salada, batatas fritas ou arroz. A moussaka é uma espécie de lasanha feita de fatias de beringela, carne picada, cebola, tomate e especiarias, coberta com uma camada de molho bechamel e cozida no forno.

O seu guia especializado dar-lhe-á instruções práticas sobre como cozinhar estes pratos autênticos da gastronomia de Santorini. No final da aula, desfrutará da sua própria criação num terraço encantador, juntamente com vinho local, sobremesas e café grego. Terá também a opção de levar as receitas consigo para as poder recriar em casa.

Detalhes interessantes

  • Preço: Terá de pagar um pouco mais de 100 euros para desfrutar desta experiência.
  • Duração: A atividade demora cerca de três horas e meia.
  • Local: o local da aula é decidido pelo chefe e pelo guia que o levarão a esta experiência.

8. Inscreva-se para um passeio de barco à volta da caldeira e das ilhas vizinhas

Em Thirasia| ©Randy Connolly
Em Thirasia| ©Randy Connolly

março é uma boa altura para fazer um passeio de barco ao vulcão e à ilha de Thirasia, principalmente porque o tempo está muito mais agradável do que noutras alturas do ano. Começará a sua aventura navegando durante 20 minutos desde a costa de Santorini até ao vulcão. Uma vez lá, poderá caminhar ao longo do seu cume e aprender sobre a sua história e geologia com um guia especializado. Depois de uma visita guiada de uma hora e meia, regressaremos ao barco para continuar a rota até Palea Kameni.

A meio da viagem, podemos fazer uma paragem de cerca de 30 minutos na praia de Agios Nicholaos, onde podemos desfrutar das águas quentes, ricas em minerais como o enxofre e o ferro, que são benéficos para a saúde. De volta ao barco, dirigimo-nos à ilha de Thirasia, para passear pelas suas ruas pitorescas e descobrir a sua deliciosa gastronomia durante o almoço. De volta a bordo, desfrutarão de uma vista panorâmica das costas de Nea Kameni, a ilha vulcânica, e finalmente regressarão a terra.

Detalhes de interesse

  • Preço: Terá de pagar cerca de 27 euros para desfrutar desta experiência.
  • Horário: A atividade começa normalmente por volta das 10:00 todos os dias.
  • Local: Estas excursões partem do porto antigo de Fira.

Passeio de barco em Santorini

9. Prove a rica gastronomia local e primaveril nos restaurantes

Peixe em Santorini| ©Jan Smets
Peixe em Santorini| ©Jan Smets

Visitar Santorini em março é uma boa ideia para experimentar alguns pratos que estão na época. O melhor de tudo é que se pode encontrar uma grande variedade de opções diferentes para todos os gostos e paladares. Também durante esta época encontrará sempre pratos deliciosos confeccionados com os ingredientes frescos da região.

A gastronomia de Santorini é conhecida pela sua influência grega e pela utilização de peixe fresco e marisco, que se encontram em abundância devido à localização da ilha no Mar Egeu. Para além destes pratos, há outros a não perder, como as saladas de tomate e pepino, o tzatziki, a famosa moussaka e o Vinsanto, um vinho doce feito a partir de uvas maduras que são secas ao sol.

A maioria dos restaurantes locais está aberta durante todo o ano, pelo que não terá problemas em encontrar uma grande variedade de comida em qualquer altura do ano, mas especialmente em março, quando a época baixa é limitada, poderá encontrar uma variedade de restaurantes na ilha para provar a deliciosa cozinha da ilha.

Detalhes interessantes

  • Preço: Uma refeição num restaurante pode custar cerca de 30 a 50 euros por prato, dependendo do tipo de prato que pedir.
  • Horário de funcionamento: Os restaurantes estão normalmente abertos todo o dia, embora a melhor altura para provar os sabores dos pratos principais da ilha seja por volta das 13:00.
  • Localização: Os restaurantes com boa comida podem ser encontrados em toda a ilha. Mas os melhores sítios são, sem dúvida, Pyrgos e Fira.

10. Aproveite o clima primaveril e visite as praias de Perissa, Kamari ou Red Beach

Praia Vermelha| ©cb1973
Praia Vermelha| ©cb1973

março é o primeiro mês da primavera, por isso é a estação perfeita para visitar e desfrutar das mais belas praias de Santorini, como a Red Beach. O que se destaca nesta praia é o facto de ser considerada a melhor praia para tirar fotografias em Santorini, graças à sua cor vermelha. Esta bela praia chamada Red Beach ou Praia Vermelha de Santorini está localizada na parte sudoeste da ilha, muito perto da aldeia e do sítio arqueológico de Akrotiri. Tem uma cor avermelhada devido à rocha vulcânica que se encontra logo atrás dela.

Por outro lado, Perissa é conhecida por ser uma das melhores praias para nadar em Santorini, e parte do que mais se destaca neste lugar é que é uma praia com águas cristalinas e areia preta, ideal para desfrutar de um dia de sol e mar. A praia de Kamari é outra praia icónica de Santorini, considerada uma das mais famosas da ilha. Também está localizada na parte oriental de Santorini, a norte da montanha que separa as praias, o que a torna mais acessível do que outras praias semelhantes.

Pormenores interessantes

  • Preço: Não tem de pagar nada para desfrutar destas praias por si próprio. Mas se for numa visita guiada, terá de pagar cerca de 50 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: As praias estão abertas todo o dia. Mas definitivamente a melhor altura para ir é de manhã para desfrutar da praia durante todo o dia.
  • Localização: Red Beach está localizada na parte sudoeste da ilha, assim como Perissa. A praia de Kamari situa-se na parte sudeste da ilha.