O que ver e fazer em Santorini em outubro
Visitar Santorini em outubro é uma boa ideia porque ainda é outono e o afluxo de turistas é baixo. Mas o que mais lhe agradará são as actividades oferecidas durante este mês.
Uma das coisas mais populares a fazer na ilha durante o mês de outubro é apreciar a deslumbrante arquitetura azul e branca que é emblemática da ilha. Graças às temperaturas ainda quentes, pode caminhar pelas ruas estreitas de calçada das aldeias tradicionais, mas também pode apreciar o encanto histórico dos edifícios antigos.
Outra atividade fantástica para fazer durante este mês é visitar as antigas igrejas e mosteiros da ilha para aprender sobre a sua história e cultura. Não pode perder os sítios arqueológicos e os museus para aprender sobre a rica história da região e, claro, tem de reservar algum tempo para apreciar a deliciosa gastronomia local. Em suma, pode encontrar muitas das melhores coisas para ver e fazer em Santorini durante este mês.
1. Junte-se à celebração do Santo Averkios
O dia 22 de outubro é um dia muito importante na ilha porque celebra o Santo Averkios, considerado o santo padroeiro do vinho. Durante esta data, as adegas da ilha abrem as suas portas para permitir que os habitantes locais e os visitantes provem vinho novo pela primeira vez, por isso, se há uma coisa que vai adorar nesta celebração, é o facto de poder provar o vinho tradicional da ilha. Esta é uma tradição profundamente enraizada na cultura local, uma vez que o vinho é um elemento fundamental tanto na gastronomia como na vida quotidiana da região.
Durante a celebração, os vinhos são provados e comparados, enquanto os produtores locais competem para apresentar o melhor produto. Além disso, é possível participar em diferentes actividades culturais e religiosas em honra de Santo Averkios. Este dia é uma oportunidade perfeita para desfrutar do clima agradável da ilha enquanto se degustam os espectaculares vinhos locais, mas é também uma boa altura para fazer uma visita guiada a Santorini através dos sabores dos seus vinhos.
Detalhes de interesse
- Preço: para participar nestes eventos e entrar nas vinhas para provar o vinho novo, terá de pagar uma entrada que pode custar cerca de 30 euros por pessoa.
- Horário: geralmente, as provas de vinho têm lugar por volta das 15:00. E a celebração deste santo padroeiro é a 22 de outubro.
- Local: As aldeias vinícolas da região são as que oferecem estas provas, entre as quais Megalochori, Pyrgos e Messaria.
2. Celebrar uma data comemorativa patriótica no Dia de Ochi
O Dia de Ochi na Grécia tem lugar todos os dias 28 de outubro e é uma das datas mais emblemáticas do país, uma vez que comemora a recusa da Grécia em ser ocupada pela Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Durante este dia, os gregos costumam reunir-se para homenagear aqueles que defenderam a independência da Grécia nessa altura, mas também a bravura do povo grego como símbolo da sua resistência ao invasor.
Durante o feriado, a Grécia e as suas ilhas, entre as quais se destaca Santorini, oferecem não só informações sobre esse acontecimento histórico a locais e visitantes, mas também convidam todos a conhecer as diferentes atracções turísticas que a ilha e o resto do país têm para oferecer. Por estas razões, este evento é uma boa oportunidade para o turista explorar a rica história e cultura deste país, pelo menos a partir da ilha de Santorini.
A gastronomia também é um ponto alto durante este feriado, e que certamente irá gostar, uma vez que os habitantes locais aproveitam a oportunidade para mostrar aos visitantes a sua extensa gastronomia e pratos tradicionais que representam a idiossincrasia grega. Outra forma de provar a deliciosa cozinha grega é inscrever-se num cruzeiro em Santorini, onde terá a oportunidade de provar os pratos tradicionais da ilha.
Detalhes interessantes
- Preço: Não tem de pagar nada para desfrutar desta celebração. Mas recomendo que reserve algum dinheiro para desfrutar da gastronomia local durante esta comemoração patriótica.
- Horário: Estas celebrações decorrem ao longo de todo o dia, sendo que os eventos solenes têm lugar geralmente de manhã.
- Local: Os eventos comemorativos mais importantes têm lugar em Fira, que é a capital da ilha.
3. Visite os mercados locais
Se viajar para Santorini durante o mês de outubro, uma das coisas que deve fazer é visitar os mercados locais, graças aos descontos e preços baixos que encontrará nos produtos da época. Nestes mercados, encontrará uma grande variedade de produtos típicos da ilha, incluindo frutas frescas, legumes, especiarias e marisco que não pode perder.
Para além de provar os produtos locais, também poderá experimentar a atmosfera autêntica e animada dos mercados. Durante a sua visita ao mercado, terá a oportunidade de interagir com os habitantes locais, enquanto aprende mais sobre a sua cultura e modo de vida. Além disso, ao visitar a cidade de Santorini, terá a oportunidade de visitar outros mercados locais que se dedicam à venda de produtos como lembranças e outros souvenirs.
Pormenores interessantes
- Preço: Não terá de pagar nada para ir e desfrutar dos mercados.
- Horário de abertura: Estes mercados estão normalmente abertos de manhã cedo até depois das 18:00 todos os dias.
- Localização: Os mercados locais estão espalhados por muitas partes da ilha, normalmente em locais como Fira, que é a capital, ou mesmo em Oia e Pyrgos.
4. Veja o pôr do sol mais deslumbrante de Santorini com a luz do outono
Não há dúvida de que ao visitar Santorini em outubro, não pode perder a oportunidade de ver os pores-do-sol mais espectaculares que a ilha tem para oferecer, que também tem vários miradouros incríveis que o farão tirar as melhores fotografias da sua viagem. Cada um destes miradouros tem as suas próprias vantagens e características quando se trata de apreciar o pôr do sol.
É um espetáculo que não pode perder, principalmente porque é uma das maiores atracções da ilha, sendo reconhecido mundialmente como um fenómeno natural impressionante que certamente não passa despercebido.
Não só terá a oportunidade de ver o pôr do sol, mas também recomendo, se planeia ficar em Santorini durante três dias, que dedique pelo menos um dia a levantar-se ainda mais cedo para apreciar o nascer do sol num dos miradouros da ilha, um espetáculo que vai querer ver definitivamente no outono. O melhor desta atividade é que é gratuita e há muitos lugares onde se pode ver o pôr ou o nascer do sol em todo o seu esplendor.
Detalhes interessantes
- Preço: é uma atividade gratuita, pelo que não terá de pagar nada para a desfrutar.
- Horário: não existe um horário específico para assistir a estes fenómenos naturais, é apenas uma questão de sorte e paciência.
- Localização: em quase toda a ilha é possível apreciar estes espectáculos naturais.
5. Visite as lojas de artesanato de Santorini e aproveite os preços baixos da época
Para além dos mercados locais onde pode encontrar lembranças, recomendo-lhe que aproveite a sua visita a Santorini durante o mês de outubro para desfrutar das lojas de artesanato locais que estão distribuídas por toda a ilha de Santorini. Estas lojas oferecem uma grande variedade de produtos feitos à mão por artesãos locais, desde têxteis a cerâmica e joalharia.
O melhor de visitar estas lojas é que não só poderá levar para casa recordações únicas da sua viagem, como também estará a apoiar o comércio local e a contribuir para o desenvolvimento da economia da ilha. Além disso, se for às compras em Santorini durante este mês do ano, terá a vantagem de encontrar todos estes produtos com descontos consideráveis, tendo em conta que este mês já é a época baixa.
Detalhes interessantes
- Preço: os preços das lembranças podem variar consoante a loja que escolher para as comprar, embora não seja necessário pagar nada para entrar nestas lojas.
- Horário de funcionamento: recomendo visitar estas lojas em qualquer dia do mês, a partir das 10:00.
- Localização: Estas lojas de artesanato estão distribuídas por toda a ilha, principalmente em Fira e Pyrgos.
6. Fazer um cruzeiro nas Ilhas Cíclades
Santorini pertence às Ilhas Cíclades da Grécia, por isso, se estiver de visita em outubro, recomendo que se inscreva num cruzeiro pelas ilhas, onde poderá desfrutar das vistas deslumbrantes e do clima ligeiramente mais fresco que esta época do ano tem para oferecer. Antes de embarcar num cruzeiro pelas Ilhas Cíclades, deve saber que normalmente duram várias horas e fazem paragens em diferentes ilhas perto de Santorini.
No meio destes cruzeiros, terá a oportunidade de participar em diferentes actividades, incluindo nadar em águas cristalinas, visitar cidades antigas e, acima de tudo, saborear os deliciosos sabores locais.
Em cada uma destas paragens, poderá também parar e admirar as belas vistas panorâmicas do Mar Egeu, sendo o seu pôr do sol um dos mais espectaculares da Europa. Por outras palavras, com esta atividade, terá a oportunidade de descobrir os tesouros escondidos do arquipélago e desfrutar da beleza natural da região.
Detalhes de interesse
- Preço: Este tipo de cruzeiro custa normalmente cerca de 100 euros por pessoa.
- Horário: Quase todos os cruzeiros que partem de Santorini para as Ilhas Cíclades partem de manhã cedo, porque duram meio dia ou um dia inteiro.
- Local: O cruzeiro leva-o através do Mar Egeu a toda a região das Cíclades.
7. Veja as formações rochosas na praia de Vlychada
Se procura um local calmo para apreciar a beleza natural de Santorini em outubro, a praia de Vlychada é um local a não perder. Esta praia é famosa pelas suas formações rochosas únicas e pelo seu ambiente descontraído, tornando-a um refúgio perfeito do barulho da cidade.
As formações rochosas de Vlychada apresentam desfiladeiros e falésias de rocha vulcânica que criam uma paisagem única. Uma das actividades que pode fazer aqui é entrar e desfrutar das águas cristalinas, apanhar banhos de sol e relaxar na areia enquanto admira a paisagem. Para além disso, dentro do complexo balnear encontram-se várias tabernas e bares nas proximidades, onde se pode saborear a comida e a bebida locais.
Pormenores interessantes
- Preço: não terá de pagar nada para desfrutar destas áreas se for por conta própria, mas se for numa visita guiada terá de pagar um pouco mais de 100 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: recomendo visitar esta praia de manhã cedo, para poder desfrutar da zona durante o tempo que quiser.
- Localização: A praia de Vlychada está localizada na costa sul da ilha de Santorini.
8. Faça uma excursão para degustação de vinhos em algumas das vinícolas locais
Uma das melhores maneiras de desfrutar de Santorini em outubro é fazer uma excursão de degustação de vinhos a algumas das adegas locais da ilha, uma vez que este é um dos melhores meses do ano para aprender sobre o processo de produção de vinho na região. Sabendo isto, uma excursão de degustação de vinhos é uma excelente forma de explorar as adegas locais, provar alguns dos melhores vinhos e conhecer o património vinícola da região.
Durante a excursão de degustação de vinhos, pode visitar algumas das adegas locais mais notáveis de Santorini, aprender sobre o processo de produção do vinho e provar alguns dos vinhos locais mais requintados. E não pode perder as belas vistas que encontrará durante toda a excursão enquanto prova o vinho.
Estas excursões são conduzidas por guias com conhecimentos na área do vinho e que também têm um vasto conhecimento sobre a cultura do vinho na região. Por esta razão, terá a oportunidade de fazer todas as perguntas que quiser saber sobre o assunto à medida que a excursão avança.
Detalhes interessantes
- Preço: terá de pagar cerca de 150 euros por pessoa para fazer uma excursão de vinhos como esta.
- Horário: A maior parte das vezes, estas excursões começam de manhã muito cedo, uma vez que normalmente duram um dia inteiro.
- Local: As principais zonas vinícolas da ilha de Santorini são Megalochori e Pyrgos.
9. Prove a deliciosa gastronomia grega da ilha
Se há uma coisa que não pode perder durante a sua visita à ilha em outubro, é a oportunidade de provar a deliciosa gastronomia grega, especialmente o peixe fresco que encontrará em muitos dos restaurantes locais. A ilha de Santorini é particularmente famosa pela sua excelente gastronomia e pela grande variedade de restaurantes que servem pratos tradicionais locais e marisco fresco.
Entre os pratos locais e sazonais que deve provar durante a sua visita à cidade em outubro estão a salada grega, o famoso gyro e, claro, o peixe fresco. Como em quase todo o mundo, em Santorini existem desde estabelecimentos elegantes a pequenas tabernas tradicionais onde se podem saborear pratos requintados que realçam a gastronomia grega.
Outra caraterística deste tipo de restaurantes de comida local é que, enquanto desfruta da sua refeição, terá também a oportunidade de apreciar as incríveis vistas da ilha e dos seus arredores, o que dará um toque especial à sua experiência gastronómica.
Detalhes interessantes
- Preço: Estes pratos em qualquer restaurante de Santorini podem custar cerca de 20-50 euros cada.
- Horário de funcionamento: Os restaurantes da ilha costumam servir o almoço das 11:30 às 14:30, embora o horário de funcionamento possa variar de acordo com as políticas de cada restaurante.
- Localização: Encontrará restaurantes e tabernas fantásticos por toda a ilha, especialmente na capital, Fira.
10. Faça uma sessão fotográfica na icónica igreja de cúpula azul em Oia
Quer esteja a viajar para Santorini em setembro, outubro ou em qualquer outro mês do ano, uma das paragens obrigatórias na sua visita é a icónica Igreja da Cúpula Azul em Oia. Esta igreja é um ícone da ilha e é o local perfeito para fazer uma sessão fotográfica e captar a beleza de Santorini, especialmente durante o mês de outubro, quando o céu ainda permanece limpo como no verão, mas as cores começam a tornar-se mais ténues com a aproximação do outono.
A Igreja da Cúpula Azul é um ponto de referência que atrai turistas de todo o mundo para apreciar as vistas deslumbrantes, pelo que é definitivamente um local a incluir no seu itinerário de viagem. Está localizada no coração de Oia, uma cidade pitoresca que oferece algumas das paisagens mais deslumbrantes da ilha, e terá de a visitar para ver todas as vistas para além da igreja de cúpula azul.
Pormenores interessantes
- Preço: terá de pagar cerca de 30 euros por pessoa se quiser contratar um fotógrafo para fazer a sua sessão fotográfica. Mas se o fizer por si próprio, não terá de pagar nada.
- Horário: Pode fazer as sessões fotográficas à hora que quiser, dependendo do seu objetivo.
- Localização: A igreja de cúpula azul está situada na região de Oia, em Santorini.