O que ver e fazer em Santorini em 3 dias

Viajar para Santorini durante três dias pode ser uma aventura emocionante que o levará a explorar as belas paisagens da ilha, a gastronomia local e a sua rica cultura e história.

Andressa García

Andressa García

leitura de 10 minutos

O que ver e fazer em Santorini em 3 dias

Santorini | Maggie Meng

Três dias na ilha dar-lhe-ão a oportunidade de ver lugares incríveis como Fira ou o pôr do sol em Oia. Também terá a oportunidade de fazer actividades interessantes e divertidas, como uma caminhada à volta da caldeira para desfrutar de vistas deslumbrantes.

Outra atividade que é definitivamente uma das melhores coisas para ver e fazer em Santorini, é fazer um passeio de barco para ver a ilha a partir da água e até mesmo visitar a praia vermelha, que é um dos lugares mais atraentes. Para além disso, três dias serão também suficientes para explorar as vinhas da ilha e provar alguns dos vinhos locais mais famosos de Santorini.

Dia 1: Fira, Oia e caminhadas

Em Fira| ©Daniele Torreggiani
Em Fira| ©Daniele Torreggiani

O primeiro dia do seu itinerário de três dias em Santorini será bastante emocionante e repleto de visitas a alguns dos pontos turísticos mais famosos da ilha. Para começar, explorará a capital, Fira, onde se poderá perder nas suas pequenas e labirínticas ruas repletas de lojas, restaurantes e bares. A partir da cidade, poderás admirar as vistas e tirar muitas fotografias da caldeira e do Mar Egeu.

Depois de explorar Fira, irás diretamente para Oia, um dos lugares mais pitorescos da ilha, famoso pelas suas casas brancas e azuis e pelos inesquecíveis pores-do-sol. Para lá chegar, pode seguir o percurso pedestre costeiro até ao farol. Uma óptima maneira de começar o primeiro dia da sua visita a Santorini com o pé direito.

Conhecer a cidade de Fira e passear pelas ruas brancas e igrejas azuis

Para começar bem o seu itinerário, a sua primeira atividade deste primeiro dia em Santorini será um passeio por Fira e pelas suas ruas brancas com igrejas azuis, a partir das 9:00. Esta hora é perfeita para evitar as multidões de turistas que tendem a chegar mais tarde.

Enquanto caminha pelas ruas de Fira, terá também a oportunidade de admirar e tirar fotografias das vistas do Mar Egeu. A maior parte da atividade turística de Fira gira em torno da rua principal, onde se encontram inúmeros restaurantes e lojas, pelo que é definitivamente um local a não perder na sua excursão a Santorini.

Depois de passar algumas horas a passear pela aldeia de Fira, por volta das 12:00 horas é altura de partir para o percurso pedestre que liga as aldeias de Fira a Oia. A distância de uma aldeia à outra é de aproximadamente 10 quilómetros, que podem ser percorridos em cerca de quatro horas a um ritmo calmo. Ao longo do caminho, pode desfrutar de vistas panorâmicas de cortar a respiração enquanto explora a caldeira de Santorini.

Inscreva-se para uma excursão a Santorini

Desfrute de um almoço saudável no trilho de caminhada

Durante o percurso de caminhada, é provável que fique com fome por volta das 13:00 e, claro, encontrará um restaurante ao longo do caminho. Assim, terá a oportunidade de apreciar os sabores gregos algures entre Fira e Oia. De facto, se fizer uma visita guiada, o seu guia dar-lhe-á recomendações sobre onde ir para uma boa refeição.

Ver o pôr do sol em Oia

Como sabe, entre Fira e Oia, através do percurso pedestre, são quatro horas de viagem, pelo que chegará a Oia aproximadamente às 17:00, o que é tempo suficiente para apreciar as vistas panorâmicas enquanto explora a caldeira de Santorini. Para apreciar o pôr do sol em Oia, é preciso ter em conta a hora do pôr do sol, que pode variar consoante a estação do ano. No verão, o pôr do sol ocorre normalmente por volta das 20:00, enquanto no inverno o sol se põe por volta das 17:00.

Em Oia, em particular, existem vários locais onde se pode assistir ao pôr do sol, sendo um dos mais famosos o castelo de Oia. Também se pode assistir ao pôr do sol a partir do desfiladeiro de Ammoudi ou subindo ao mosteiro Profitis Ilias, no topo da montanha. Se quiser apreciar o pôr do sol de Oia no verão, recomendo que chegue pelo menos uma hora antes da hora do pôr do sol para encontrar um bom local para admirar o espetáculo.

Jantar num dos muitos restaurantes com vista para o mar

Logo após assistir ao pôr do sol, provavelmente já vai querer desfrutar de um bom jantar. É por isso que recomendo encontrar um restaurante com vista para o mar para terminar o seu dia em Oia, uma tarefa que não será muito difícil, considerando que existem muitos restaurantes icónicos onde pode fazer isso mesmo. Outra forma de jantar em grande estilo é inscrever-se num cruzeiro com jantar ao pôr do sol em Santorini.

Entre os restaurantes mais emblemáticos da ilha está o restaurante guesthouse, que oferece uma vista espetacular sobre o Mar Egeu e o pôr do sol de Oia. Uma variedade de pratos mediterrânicos, como peixe fresco, marisco e saladas, pode ser apreciada no local. Continuando na procura de belas vistas, outro restaurante que pode visitar é o Ambrosia, onde encontrará um terraço com vistas panorâmicas da caldeira e comida típica grega.

Mas se nesta altura quiser experimentar algo diferente da comida grega, recomendo-lhe que vá experimentar os sabores oferecidos pelo Restaurante Lauda, que está localizado num belo terraço ao ar livre com vistas espectaculares do Mar Egeu e do pôr do sol, e destaca-se por servir comida italiana da mais alta qualidade. Depois do jantar, pode utilizar os transportes públicos para regressar a Fira, se estiver alojado na zona. Os autocarros funcionam normalmente até depois da meia-noite, pelo que poderá regressar em segurança.

Inscrever-se num cruzeiro em Santorini

Dia 2: Perissa, prova de vinhos e fontes termais

Praia de Perissa| ©Bevan Davis
Praia de Perissa| ©Bevan Davis

No segundo dia do seu itinerário em Santorini, visitará a praia de Perissa, famosa pela sua areia vulcânica negra. Terá também a oportunidade de fazer uma prova de vinhos nas adegas locais de Santorini.

E, finalmente, irá desfrutar das águas termais da praia de Kamari, conhecidas pelas suas propriedades curativas e terapêuticas para a pele.

Visita à praia de Perissa

O seu segundo dia em Santorini começará com uma visita à praia de Perissa, à qual chegar á depois de tomar o pequeno-almoço. Chegará aproximadamente às 9:00 horas para aproveitar ao máximo o seu tempo aqui. Este local é caracterizado principalmente pela sua longa extensão de areia vulcânica preta e águas cristalinas.

Perissa é uma praia muito tranquila e relaxante, pelo que poderá desfrutar do sol e do mar durante algumas horas, com a intenção de deixar este local aproximadamente às 11:00, se quiser pode ficar um pouco mais e almoçar por volta das 12:00 nos bares e restaurantes perto da área da praia.

Se preferir não comer nos restaurantes, recomendo que faça um piquenique na praia. Protetor solar e um chapéu para o proteger do sol são obrigatórios, especialmente se fizer esta atividade no verão, em vez de a incluir entre as melhores coisas para ver e fazer em Santorini no inverno.

Faça um passeio de degustação de vinhos nas vinícolas locais de Santorini

Depois de deixar a praia de Perissa por volta das 11:00, dirigir-se-á a uma das adegas de Santorini para uma boa degustação dos melhores vinhos da ilha. Esta excursão pode começar por volta do meio-dia ou à tarde. Se quiser fazer uma visita às adegas mais famosas da ilha para provar a sua produção de vinho, terá de gastar entre 2 e 4 horas na visita, embora a duração possa variar de adega para adega.

Durante este tipo de visita, visitará uma adega tradicional ou familiar, onde lhe será oferecida uma perspetiva mais autêntica da produção de vinho em Santorini. Os guias especializados também podem fornecer informações interessantes sobre a história e a cultura do vinho na ilha.

Visitar as fontes termais de Santorini na praia de Kamari

Partindo do princípio de que são necessárias cerca de quatro horas para completar a excursão do vinho e durante as quais pode desfrutar dos diferentes sabores de Santorini ao almoço, por volta das 15:00 é uma boa altura para começar a sua visita às fontes termais na praia de Kamari.

A partir das 15:00 o vento começa a soprar menos forte e é muito mais agradável. Estes horários podem variar consoante as condições meteorológicas, mas, em geral, as fontes termais de Kamari são conhecidas pelas suas propriedades terapêuticas, que são benéficas para a pele. O melhor desta excursão é que poderá relaxar durante a sua viagem a Santorini.

Recomendo que passe cerca de três a quatro horas a desfrutar dos benefícios das fontes termais, especialmente porque normalmente está um pouco quente e provavelmente não vai querer sair.

Perto da praia de Kamari, encontrará restaurantes, bares e lojas de recordações, para que possa jantar ou tomar uma bebida depois da sua visita às fontes termais. No final desta excursão, pode continuar para o seu hotel ou alojamento para descansar e levantar-se cedo para continuar o seu itinerário de três dias em Santorini.

Dia 3: Praia Vermelha, Akrotiri, Museu Pré-histórico de Thera e passeio pela zona costeira da Baía de Amoudi

Praia Vermelha| ©cb1973
Praia Vermelha| ©cb1973

O terceiro dia do seu itinerário em Santorini começará cedo com uma visita à Praia Vermelha, famosa pelas suas espectaculares falésias vermelhas e águas cristalinas. Também visitará o sítio arqueológico de Akrotiri, que é um assentamento pré-histórico bem preservado e, no meio da experiência, experimentará uma boa comida num dos restaurantes pitorescos à beira-mar na Baía de Amoudi.

No final do dia, terá a oportunidade de dar um passeio ao longo da baía para apreciar as vistas da ilha e do mar. Em suma, é um dia repleto de actividades culturais e naturais, no meio das quais terá muito tempo para relaxar e apreciar a beleza da ilha.

Visitar a Praia Vermelha

Comece o dia com uma boa comida grega e depois parta para apreciar a paisagem única da Praia Vermelha, onde pode tirar muitas fotografias das falésias vermelhas e apreciar as águas cristalinas. Esta atividade vai começar por volta das 9:00, para aproveitar a pequena quantidade de turistas durante este período.

Depois de saber isto, tem de ter em mente que a caminhada até à praia pode ser desafiante porque envolve uma curta caminhada sobre rochas soltas e escorregadias. Mas quando lá chegar, todo o esforço valerá a pena quando vir as falésias vermelhas que decoram a paisagem.

Recomendo que passe cerca de três horas a aproveitar o sol e a água. É aconselhável levar calçado confortável e fato de banho, bem como protetor solar e toalhas. É preciso ter em conta que não é aconselhável nadar nesta praia porque pode ser perigoso devido às correntes. Existem ainda vários restaurantes e bares nas proximidades, se quiser desfrutar de uma bebida ou de uma refeição rápida.

Visitar o antigo sítio arqueológico de Akrotiri

Depois de ter desfrutado da praia vermelha, será altura de continuar a sua visita de terceiro dia a Santorini, que continuará com uma visita ao sítio arqueológico de Akrotiri, situado a menos de 2 km, uma cidade enterrada pelas cinzas vulcânicas e descoberta nos anos sessenta. Recomendo chegar ao sítio arqueológico de Akrotiri por volta das 12:00 e almoçar fora do complexo antes de entrar.

Aqui terá a oportunidade de conhecer a arquitetura e a vida quotidiana dos antigos habitantes da ilha. É também considerada a mais importante povoação do final da Idade do Bronze na região do Egeu.

Demorará pouco mais de duas horas a visitar o sítio arqueológico de Akrotiri, onde poderá não só explorar as ruínas, mas também aprender sobre a história da cidade soterrada pelas cinzas vulcânicas. Uma coisa que eu recomendo sobre esta visita é que você faça uma visita guiada onde o seu guia irá dizer-lhe todos os detalhes sobre a história e a importância deste lugar.

Visita ao Museu da Pré-História de Thera

Depois de visitar o sítio arqueológico de Akrotiri, recomendo que visite o Museu da Pré-História de Thera, onde entrará por volta das 14:00 e que fica a cerca de 20 minutos de Akrotiri. Além disso, explorar este local é ideal para depois de visitar o sítio arqueológico, uma vez que lhe dará uma visão da história e da cultura da ilha.

Dentro deste museu encontrará uma impressionante coleção de artefactos da Idade do Bronze, desde cerca do 3º milénio a.C. até à Antiguidade Tardia. Terá a oportunidade de ver de perto os objectos do quotidiano utilizados pelos antigos habitantes da ilha, bem como conhecer os seus rituais e crenças. Utensílios de cozinha, cerâmicas, jóias e utensílios agrícolas são alguns dos objectos que poderá ver no local e que lhe darão uma ideia clara de como era a vida na ilha há milhares de anos.

Pode permanecer até três horas neste museu para conhecer todo o local e as suas colecções. Partirá por volta das 17h00 para continuar até à zona costeira da Baía de Amoudi, que é o último local que visitará durante este terceiro e último dia do seu itinerário em Santorini.

Desfrute de um jantar num dos restaurantes à beira-mar de Amoudi Bay

Logo depois de deixar o Museu da Pré-História, pode ir jantar num dos restaurantes à beira-mar da Baía de Amoudi, mas não antes de dar um belo passeio pela costa. Como chegará por volta das 17:00 ou um pouco mais tarde, terá a oportunidade de passear pela zona e depois comer qualquer coisa por volta das 19:00, quando o sol se põe e o ambiente se torna mais fresco e agradável.

Durante toda a experiência, terá a oportunidade de desfrutar de vistas maravilhosas e de belas paisagens. Uma das coisas que mais lhe agradará ao jantar aqui é o facto de poder saborear marisco fresco como parte principal de quase todos os pratos. Mas também poderá saborear diferentes pratos típicos da cozinha grega.

Depois de mais duas horas a saborear o jantar, pode regressar ao seu hotel ou alojamento para descansar e regressar a casa no dia seguinte. Recomendo que faça uma reserva com bastante antecedência para os transferes do porto de Santorini.

Reserve o seu transfer do porto de Santorini

Esta atividade completa o seu itinerário de três dias à volta da ilha de Santorini e de alguns dos pontos turísticos mais incríveis deste lugar de sonho.