O que ver e fazer em Santorini em maio
Uma viagem a Santorini durante o mês de maio será muito agradável graças ao clima ameno da ilha e ao menor número de turistas em comparação com outros meses.
Visitar Santorini em maio é uma óptima opção se quiser evitar as multidões e apreciar a beleza da ilha num ambiente mais descontraído. Além disso, em maio pode desfrutar das celebrações de eventos importantes como o Dia Internacional dos Museus, que oferecem algumas das melhores coisas para ver e fazer em Santorini durante o mês.
Durante este último evento, por exemplo, pode visitar gratuitamente os museus locais que participam na celebração e aprender mais sobre a história e a cultura da ilha. Outras actividades que pode fazer em maio incluem caminhadas, explorar as praias, fazer um cruzeiro ao pôr do sol ou simplesmente apreciar a comida e o vinho locais.
1. Participar nas festividades de Eleusis
O Festival de Folclore de Eleusis é uma das festas mais interessantes da Grécia e estende-se às Ilhas Cíclades, neste caso Santorini. Trata-se de uma celebração folclórica que reúne todos os habitantes das diferentes localidades de Santorini, para comemorar e celebrar as tradições mais enraizadas da cultura grega.
Durante o evento, terá a oportunidade de partilhar com os habitantes locais, bem como aprender sobre as suas danças tradicionais, características culturais e trajes.
Para além de tudo o resto, durante o evento terá a oportunidade de saborear comida tradicional grega, para tornar a sua experiência uma aventura completa nas tradições gregas. Se quiser continuar a provar mais da cozinha grega, outra atividade que pode fazer é inscrever-se num cruzeiro por Santorini, onde poderá saborear a boa gastronomia.
Detalhes interessantes
- Preço: Não é necessário pagar nada para participar neste evento.
- Horário: Estes eventos comemorativos costumam ter lugar de manhã, embora o ambiente festivo se prolongue por todo o dia. Esta festividade celebra-se por volta da terceira semana de maio.
- Local: Toda a ilha de Santorini oferece actividades para fazer, embora estas se concentrem sobretudo em Fira.
2. Conhecer a história no Dia Internacional dos Museus
O dia 18 de maio é conhecido em todo o mundo como o Dia Internacional dos Museus, um dia dedicado a celebrar a importância dos museus nas nossas culturas e comunidades, e Santorini não é exceção. Neste dia, os museus de toda a ilha oferecem actividades e eventos especiais para o público, incluindo visitas guiadas, palestras com especialistas, workshops educativos e muito mais.
O museu mais importante de Santorini não é outro senão o Museu da Pré-História de Thera, no interior do qual se pode ter uma visão fascinante da civilização minóica e da vida quotidiana na ilha há milhares de anos, uma espécie de visita a Santorini, mas através do tempo. Também podes encontrar coisas incríveis para fazer no Museu Arqueológico de Thera, que eu recomendo incluir no teu itinerário de Santorini em 3 dias.
Para além destes museus, existem outros locais de interesse em Santorini que oferecem experiências únicas durante esta celebração, como o Museu da Atlântida Perdida, que explora a mitologia da Atlântida e a sua relação com Santorini. Também recomendo visitar a Galeria de Arte MATI de Santorini durante o dia, pois é um ótimo lugar para ver obras de artistas locais e regionais.
Detalhes de interesse
- Preço: Os museus costumam ter preços diferentes para os bilhetes, embora normalmente ofereçam alguns descontos neste dia. Mas estes preços podem variar de ano para ano e de acordo com as políticas de cada instituição.
- Horário de abertura: Os museus estão geralmente abertos entre as 9:00 e as 19:00.
- Localização: Os museus estão localizados por toda a ilha. Alguns deles encontram-se muito perto de Fira ou dentro da cidade.
3. Desfrute da Festa da Rosa
O segundo fim de semana de maio é muito especial na cidade de Pyrgos, pois realiza-se o Festival das Rosas. Este festival oferece-lhe a oportunidade de provar o famoso vinho rosé de Santorini, bem como de apreciar música ao vivo e danças tradicionais da ilha. Durante o festival, as ruas da aldeia são decoradas com rosas e as pessoas vestem-se com trajes tradicionais coloridos para festejar em conjunto.
O Festival das Rosas é uma das festividades mais populares entre os habitantes locais e os turistas em Santorini, principalmente porque é uma oportunidade para experimentar a cultura e a gastronomia locais num ambiente cheio de alegria e de diversão. Para além de todas as actividades que pode desfrutar durante esta celebração, pode também explorar o artesanato tradicional e os produtos locais, que são parte integrante do património da ilha.
Detalhes de interesse
- Preço: para desfrutar da Festa da Rosa terá de pagar cerca de 50 euros por bilhete.
- Horário: geralmente, as caras durante o festival ocorrem durante o dia e à noite, embora o horário possa mudar consoante a edição do evento.
- Localização: Este festival tem lugar em Fira.
4. Assistir à abertura da época balnear em Kamari
Em meados de maio, Kamari, uma das praias mais populares de Santorini, celebra a abertura da época balnear com um grande evento, que não vai querer perder se viajar para Santorini durante o quinto mês do ano. Terá a oportunidade de desfrutar da grande celebração do início do verão na ilha, enquanto relaxa ao sol, à areia e à água do mar.
Vai adorar este evento que combina música ao vivo, comida e bebida, além de muitas actividades para pessoas de todas as idades. Com uma praia de areia preta e vistas panorâmicas sobre a paisagem vulcânica, Kamari é um local ideal tanto para desfrutar do sol e da brisa do mar, como para conhecer os residentes locais e outros turistas.
Detalhes de interesse
- Preço: Não há custo para desfrutar da abertura da temporada de praia.
- Horário: Esta atividade decorre normalmente durante todo o dia, de manhã à noite.
- Localização: A praia de Kamari está situada na ilha de Santorini, na Grécia. Mais especificamente, na costa leste da ilha.
5. Festa de Santa Irene, padroeira de Perissa
No dia 5 de maio, a aldeia de Perissa celebra a festa de Santa Irene, a sua padroeira, na igreja que tem o seu nome. Este é um acontecimento muito importante para a comunidade local, que se reúne para honrar a sua padroeira com procissões, missas e outras celebrações religiosas. A igreja de Santa Irene é um local muito especial para os habitantes de Perissa, pois é um símbolo da sua herança religiosa e da sua fé.
Durante a festa de Santa Irene, a cidade de Perissa enche-se de cor, música e comida deliciosa. Vai adorar juntar-se às celebrações para aprender mais sobre a cultura e as tradições locais. Para além das actividades religiosas, pode também desfrutar de várias actividades, incluindo música ao vivo, danças tradicionais e eventos desportivos.
Detalhes de interesse
- Preço: Não há qualquer custo para participar nas festividades.
- Horário: As actividades religiosas realizam-se normalmente de manhã.
- Local: Estas celebrações têm lugar na aldeia de Perissa, no sopé do monte Vouno.
6. Assistir ao Festival de Santorini
De 1 a 10 de maio, o Festival de Santorini é um evento anual onde se pode aprender mais sobre a cultura local da ilha. Este evento será uma óptima oportunidade para conhecer os costumes e tradições únicos de Santorini. No Festival, também poderá participar em diferentes actividades, tais como música ao vivo, danças tradicionais, degustação de vinhos e degustação de comida local.
Outras coisas para ver durante este festival são os artesanatos tradicionais feitos pelos habitantes locais. A melhor coisa sobre este festival é que os habitantes locais estão sempre dispostos a partilhar a sua cultura com os visitantes, e pode desfrutar de um sentimento de camaradagem e hospitalidade durante todo o tempo.
Detalhes de interesse
- Preço: O preço dos bilhetes pode variar de ano para ano.
- Horário: Os eventos deste festival decorrem normalmente durante a tarde e a noite.
- Local: Os diferentes eventos deste festival podem ser encontrados em toda a ilha.
7. Festival Internacional de Jazz de Santorini
Durante a primeira semana de maio, Santorini acolhe o Festival Internacional de Jazz, um evento a não perder se for um amante deste género musical. Ao longo deste festival, terá a oportunidade de ver uma impressionante seleção de músicos de jazz de todo o mundo, apresentando diferentes estilos e géneros deste mesmo tipo de música, pelo que se trata de uma experiência musical única.
Mas além disso, terá a oportunidade de desfrutar de outras actividades relacionadas com o jazz, como workshops e palestras para aprender mais sobre a história e os fundamentos do jazz. Ao longo do festival, terá também a oportunidade de desfrutar de um copo de vinho local e provar a comida local em alguns dos locais mais pitorescos da ilha.
Detalhes de interesse
- Preço: Pode desfrutar deste festival mediante o pagamento de bilhetes que podem custar cerca de 20 euros por pessoa.
- Horário: Geralmente, os eventos e espectáculos de música jazz têm lugar à tarde e à noite, durante todo o festival.
- Local: Os espectáculos têm lugar em toda a ilha, embora normalmente tenham lugar em Fira, que é a capital.
8. Tire fotografias fantásticas aproveitando as cores da primavera
Santorini é um local de uma beleza natural de cortar a respiração, onde os edifícios brancos e imaculados contrastam com o azul do mar e do céu, criando uma experiência visual única e espetacular. Na primavera, é possível ver como esta beleza é realçada pela explosão de cores das flores e plantas em flor, acrescentando tons de rosa, amarelo e púrpura à paisagem já de si deslumbrante.
Com toda esta descrição, vai adorar captar belas fotografias de toda esta beleza. Para obter os melhores resultados ao tirar fotografias em Santorini na primavera, recomendo que se preste atenção a cada uma das cores presentes no cenário e que se tire o máximo partido delas.
Algumas das melhores fotografias são as das árvores e plantas floridas, as portas coloridas e os telhados de cores vivas. Tudo isto lhe dará fotografias fantásticas com uma variedade de tons, que talvez não consiga obter em Santorini no inverno.
Pormenores interessantes
- Preço: Pode fazer uma visita à ilha de Santorini por conta própria, pelo que não tem de pagar nada. Também pode fazer a visita guiada, que pode custar cerca de 30-50 euros por pessoa.
- Hora: A melhor altura para captar as cores da primavera é, sem dúvida, de manhã.
- Local: Cada canto da ilha tem o seu próprio encanto quando se trata de tirar fotografias.
9. Apreciar a espetacular Praia Negra
maio é o mês perfeito para visitar e desfrutar da exótica Playa Negra. Esta praia está localizada na costa leste da ilha e oferece-lhe uma experiência única se quiser relaxar num ambiente tranquilo e natural. Dentro da paisagem, terá a oportunidade de ver águas cristalinas e vistas deslumbrantes do Mar Egeu.
Uma das coisas que mais gostará de visitar esta praia durante o mês de maio é que terá a oportunidade de desfrutar da paisagem e do clima, considerando que a estação da primavera traz temperaturas muito mais agradáveis, começa a sentir-se mais quente e pode até testar as águas, embora na maioria dos lugares em Santorini ainda não seja possível nadar nas praias durante o mês de maio.
Detalhes interessantes
- Preço: Uma visita guiada à praia Negra pode custar cerca de 120 euros por pessoa. No entanto, se for por conta própria, não precisa de pagar nada.
- Horário de funcionamento: Esta praia está aberta todo o dia.
- Localização: A praia da Negra fica na costa sudeste da ilha. Mesmo na cidade de Perissa.
10. Explorar as grutas de Finika
Explorar as grutas na ilha de Santorini é uma experiência única e excitante a considerar durante a sua visita em maio. Esta é a altura do ano perfeita para o fazer, uma vez que o tempo está agradável e as multidões não são tão grandes como durante a época alta do verão. Há muitas grutas bonitas para explorar em Santorini, cada uma com a sua própria história e características únicas.
Algumas das grutas mais populares para explorar, especialmente em maio, incluem as que se encontram na área de Finika, que oferecem vistas deslumbrantes sobre a paisagem e são ricas em história e cultura. Durante a sua visita às grutas, terá também a oportunidade de saborear a deliciosa comida local, visitar aldeias tradicionais e explorar algumas das excelentes adegas da região.
Detalhes de interesse
- Preço: As excursões a estas grutas podem custar aproximadamente 100-120 euros por pessoa.
- Horário de abertura: As grutas estão normalmente disponíveis ao público entre as 9:00 e as 19:00.
- Localização: Estas grutas estão situadas nas aldeias de Tholos e Fira.