10 coisas para ver e fazer em Santorini em novembro
Visitar Santorini em novembro irá encantá-lo porque poderá desfrutar da paisagem e da cultura local num clima agradável. Poderá também fazer caminhadas e outros passeios agradáveis.
Durante o mês de novembro em Santorini, a época turística abranda e há menos visitantes do que nos meses de verão. Isto significa que pode desfrutar das praias e das paisagens da ilha sem as multidões. novembro é também uma boa altura para falar com os habitantes locais, mergulhar na cultura da ilha e descobrir algumas das melhores coisas para ver e fazer em Santorini.
Por outro lado, o tempo em novembro é fresco e agradável, pelo que pode desfrutar de temperaturas que não são demasiado quentes mas também não são demasiado frias, tornando o tempo perfeito para caminhar e explorar a ilha. É também uma boa altura para provar a deliciosa comida e vinho locais, bem como para encontrar alojamento e actividades mais baratas.
1. Embarque no último cruzeiro da época
novembro marca a chegada do inverno e, com ele, a chegada dos dias mais frios e nublados do ano, pelo que as actividades ao ar livre podem ser mais limitadas. No entanto, no início de novembro ainda é possível experimentar alguns dias quentes com sol, dando-lhe a oportunidade de desfrutar da praia antes que o tempo mais frio se instale permanentemente.
À medida que novembro avança, Santorini começa a preparar-se para as férias de inverno, pelo que uma das coisas que deve aproveitar para fazer neste mês é inscrever -se na última viagem de cruzeiro em Santorini, que normalmente ocorre durante os últimos dias do mês. Esta é uma das actividades mais significativas para a ilha, pois marca o início da época de inverno e, com ela, o fim da época alta e mais turística da região.
Detalhes de interesse
- Preço: a viagem de cruzeiro custa normalmente cerca de 100-120 euros por pessoa.
- Horário: os horários dos cruzeiros podem variar, embora geralmente partam de manhã cedo e durem meio dia ou um dia inteiro. Alguns cruzeiros partem normalmente ao pôr do sol e duram pouco mais de três horas.
- Local: Os cruzeiros partem do porto de Fira.
2. Participe na celebração dos ícones religiosos
A importância dos ícones na história da religião é muito valorizada pelos gregos e é considerada um elemento fundamental em muitas tradições religiosas, especialmente a ortodoxa. Por isso, todos os anos, por volta do dia 24 de novembro, é possível desfrutar de uma celebração que presta homenagem aos símbolos religiosos. Esta celebração tem lugar na igreja mais importante de Santorini por volta das 17:00 horas, ou seja, ao fim da tarde.
No dia seguinte, realiza-se também a Divina Liturgia, onde, para além de conhecer os valores religiosos desta região, terá também a oportunidade de aprender factos interessantes sobre os ícones religiosos, especialmente aqueles que foram feitos durante os anos de domínio turco e sob a administração do governo franco.
Além disso, este evento é uma oportunidade para aprender mais sobre o simbolismo e a importância dos ícones na prática religiosa e como foram feitos ao longo da história. Ao participar neste evento, terá a oportunidade de fazer uma visita guiada a Santorini, à sua história e cultura, sem ter de andar por toda a cidade.
Informações de interesse
- Preço: Não é cobrada qualquer taxa para participar nestes eventos.
- Horário: Os eventos religiosos realizam-se geralmente de manhã.
- Local: Estes eventos são normalmente realizados na igreja mais importante de Santorini, que fica em Fira.
3. Fazer o percurso a pé de Amoudi até Thirasia
A caminhada de Amoudi a Thirasia, em Santorini, é uma rota cénica que vale a pena explorar, especialmente durante os meses de outono, como novembro, quando a temperatura é mais agradável e há menos turistas. Durante esta caminhada, terá a oportunidade de desfrutar de vistas deslumbrantes sobre a caldeira e a paisagem circundante, e poderá também ver a atividade dos pescadores em Amoudi.
Demora cerca de uma hora ou uma hora e meia a caminhar de Amoudi a Thirasia. Para além disso, a caminhada é feita por um caminho rochoso, o que torna a viagem um pouco mais difícil. É aconselhável começar a caminhada de manhã cedo, para evitar o sol direto do meio-dia, de modo a poder desfrutar do passeio mais confortavelmente.
Ao chegar a Thirasia, aperceber-se-á de que se trata de uma pequena ilha que tem muito para oferecer aos seus visitantes, nomeadamente o seu pitoresco porto e as suas praias imaculadas. Durante este passeio, terá também tempo para desfrutar de uma refeição numa taverna tradicional com pratos locais e deliciosos vinhos de Santorini. Esta é uma excursão que também pode ser incluída na sua lista de coisas para fazer em Santorini no inverno.
Detalhes de interesse
- Preço: Fazer esta excursão com um guia custar-lhe-á cerca de 30 euros por pessoa. Se o fizer por conta própria, será gratuito.
- Horário: Recomendo fazer este passeio de manhã cedo para evitar problemas com o calor do sol.
- Localização: A rota que liga Amoudi a Thirasia está localizada na parte norte da ilha de Santorini.
4. Participe numa prova de vinhos na ilha
Se há uma experiência única em Santorini que não pode perder se viajar para a ilha durante o outono, é participar numa prova de vinhos e numa visita às vinhas da ilha. Estas excursões, que normalmente começam no dia 15 de novembro, incluem uma visita a várias vinhas onde pode aprender sobre a produção local de vinho e provar uma variedade de vinhos, incluindo os vinhos aspa conhecidos pelo seu rico sabor mineral.
Antes de se inscrever nesta aventura, deve saber que as vinhas em Santorini são realmente interessantes porque as videiras são cultivadas em cestos junto ao solo, como parte de um processo único que ajuda a reter a humidade da chuva. Além disso, estas excursões oferecem uma grande oportunidade para admirar a paisagem rural, aprender em profundidade sobre a produção de vinho e provar petiscos gregos, como azeitonas, pão e queijo.
Durante estas excursões, terá a oportunidade de caminhar através de uma vinha vulcânica e apreciar até doze variedades de uvas diferentes, incluindo o vinsanto e o assyrtiko locais. Os guias responderão sempre a todas as suas perguntas sobre a produção vin ícola local e dir-lhe-ão quais os vinhos a não perder.
Detalhes de interesse
- Preço: para desfrutar deste tipo de excursão, terá de pagar cerca de 165 euros por pessoa.
- Horário: estas excursões começam normalmente de manhã e terminam depois da hora de almoço, ou seja, duram cerca de meio dia.
- Local: as excursões realizam-se nas aldeias vinícolas da região, como Megalochori ou Pyrgos.
5. Relaxe nas fontes termais de Palea Kameni
Com a chegada de novembro, as temperaturas começam a baixar e o ambiente torna-se ideal para procurar outras opções de descanso e relaxamento, para além das praias. Para esta experiência, mantendo o contacto com a natureza, recomendo uma visita às fontes termais naturais de Palea Kameni. Este lugar está localizado na ilha de Santorini, na Grécia, e é basicamente uma atração natural que oferece a possibilidade de relaxar nas fontes termais.
As fontes termais naturais são uma das atracções mais populares da ilha e são conhecidas pelas suas propriedades curativas e são um daqueles lugares que não pode perder se visitar Santorini em janeiro ou fevereiro, quando é inverno, mas também recomendo que as visite durante o outono. Um banho nestas fontes termais é uma experiência única que o ajudará a aliviar o stress e a ansiedade, mas também proporcionará diferentes benefícios à sua pele e à circulação sanguínea.
Detalhes de interesse
- Preço: Para uma visita guiada às fontes termais de Palea Kameni, terá de pagar um pouco mais de 70 euros por pessoa.
- Horário de abertura: Recomendo que visite este sítio durante todo o mês, a partir das 10:00.
- Localização: As fontes termais estão localizadas na área de Palea Kameni, a cerca de 15 minutos de barco de Fira.
6. Desfrutar de um passeio de burro em Santorini
Uma experiência única e divertida na ilha de Santorini durante o mês de novembro é aproveitar o tempo mais fresco para andar de burro pelas colinas íngremes de Fira. Esta atividade é popular durante todo o ano, mas novembro é uma altura ainda mais especial para a desfrutar, graças às temperaturas mais frescas e à chegada da época baixa.
Andar de burro pelas colinas íngremes de Fira é uma experiência que lhe permite desfrutar das vistas espectaculares da ilha. Mas também durante a viagem estará em contacto com a natureza e com os burros, que são animais geralmente amigáveis, inteligentes e resistentes, conhecidos pela sua grande capacidade de enfrentar os caminhos íngremes da região.
Detalhes interessantes
- Preço: Os passeios de burro podem custar cerca de 20-30 euros por pessoa.
- Horário: Os passeios de burro estão disponíveis desde o início da manhã até ao final da tarde.
- Local: Um dos melhores passeios de burro é o percurso de Fira a Oia.
7. Faça um passeio de jipe por Santorini
novembro é um mês perfeito para um passeio de jipe graças às temperaturas agradáveis e também porque há muito pouca chuva durante este mês que marca o início do outono. De facto, novembro é considerado por muitos como a melhor altura do ano para explorar a ilha num veículo todo-o-terreno, embora seja também uma atividade que eu incluiria no itinerário de coisas para fazer em Santorini em dezembro.
Vai adorar fazer uma excursão de jipe porque é uma excelente forma de ver algumas das paisagens mais espectaculares e as zonas mais remotas e intrincadas da ilha. Muitas destas áreas que irá visitar são apenas acessíveis por veículos todo-o-terreno, pelo que esta excursão de jipe irá levá-lo a alguns locais verdadeiramente deslumbrantes que, de outra forma, poderia perder.
Além disso, tenha em mente que os passeios de jipe dão-lhe uma oportunidade única de conhecer a natureza da ilha no seu melhor. Poderá ver as suas zonas verdes, as suas falésias rochosas e também as suas belas praias de areia branca.
Detalhes de interesse
- Preço: Uma excursão todo-o-terreno pela ilha de Santorini custar-lhe-á cerca de 50 a 60 euros por pessoa.
- Tempo: Estas excursões duram geralmente meio dia ou o dia inteiro, pelo que começam normalmente por volta das 10:00.
- Local: Na maioria das vezes, estas excursões começam em Fira, que é a capital de Santorini, e levam-no a toda a ilha.
8. Aventure-se de moto-quatro!
Fazer um passeio de quadriciclo em novembro é uma experiência única, divertida e emocionante a não perder. Este mês é ideal para esta atividade porque as temperaturas são moderadas e quase não chove, pelo que pode desfrutar de um clima perfeito durante toda a aventura. O quadriciclo é uma forma divertida e emocionante de explorar a ilha e descobrir alguns dos seus recantos mais escondidos e espectaculares.
Uma das maiores vantagens da moto-quatro é que poderá aceder a locais que não são acessíveis por outros meios, pelo que durante toda a sua aventura estará em contacto direto com a natureza. Esta é uma das actividades que recomendo se viaja com a sua família, especialmente com crianças, e quer tornar as suas férias diferentes e cheias de adrenalina.
Detalhes interessantes
- Preço: o preço desta atividade varia normalmente entre 50 e 70 euros por pessoa.
- Tempo: recomendo que comece este passeio nas primeiras horas da manhã, para que possa utilizar um pouco mais de meio dia para completar o passeio por toda a ilha.
- Local: Os passeios de moto-quatro partem normalmente de Fira e levam-no a toda a ilha.
9. Faça parapente e desfrute de uma aventura incrível
O parapente em novembro é uma atividade emocionante que se tornou muito popular na ilha e, de facto, este mês é perfeito para o parapente graças às condições meteorológicas ideais que combinam ventos moderados e céu limpo. Esta é definitivamente uma óptima maneira de apreciar a paisagem a partir do ar e sentir a adrenalina do voo livre.
Durante o seu voo de parapente, o seu guia irá mostrar-lhe uma maneira emocionante de ver a ilha de uma perspetiva diferente. A partir do voo, poderá obter belas vistas panorâmicas tanto das praias como das espectaculares falésias que rodeiam a ilha, mas terá também a oportunidade de tirar fotografias fantásticas do momento. Se em algum momento tiveres medo de te aventurares no parapente, deves saber que os instrutores estão altamente treinados para garantir a tua segurança.
Detalhes interessantes
- Preço: o custo deste desporto como turista pode rondar os 100 euros por pessoa.
- Horário: esta atividade deve ser praticada de manhã, para se ter uma melhor perspetiva da zona.
- Localização: Os parapentes partem geralmente da Praia Negra em Perissa.
10. Aproveitar ao máximo o tempo para praticar windsurf
O windsurf em Santorini é uma atividade emocionante que lhe permitirá tirar o máximo partido do mar e dos seus ventos, e que melhor altura para o fazer do que novembro. Durante este mês, a costa da ilha tem ventos constantes que transformam este lugar num paraíso para os amantes dos desportos aquáticos. Embora possa pensar que só é boa ideia fazer esta atividade em Santorini em setembro, quando ainda é verão, deve saber que novembro é um bom mês para praticar windsurf graças aos ventos mais fortes.
Parte do que eu recomendo para fazer este tipo de desportos aquáticos em Santorini, é ter o equipamento certo e conhecer bem o tempo e as condições do mar, mas se você não tem idéia de nada disso, você deve saber que existem muitos guias especializados na ilha que podem ajudá-lo a desfrutar deste desporto ao máximo, porque não só lhe dará todo o conhecimento que você precisa, mas também irá dizer-lhe quais são as áreas mais seguras e quais são proibidas para windsurf.
Detalhes de interesse
- Preço: Esta atividade em Santorini pode custar cerca de 100-110 euros por pessoa.
- Horário: Recomendo que faça este passeio a partir das 10:00, quando os ventos são mais fortes.
- Local: Esta atividade pode ser feita em praias famosas da região, como a praia negra de Perissa.