Como visitar o Grande Geysir na Islândia a partir de Reykjavík

Visitar a zona geotérmica onde se encontra o Grande Géiser na Islândia é uma atividade que todos os visitantes desta terra longínqua devem incluir na sua viagem. Há muitas excursões que o podem levar a ver este espetáculo clássico da rota do Círculo Dourado e aqui estão algumas delas!

Laura Gómez

Laura Gómez

leitura de 11 minutos

Como visitar o Grande Geysir na Islândia a partir de Reykjavík

Grande Géiser, Islândia | ©Andrew Mckie

As atracções naturais mais populares da Islândia são, sem dúvida, os géisers. O Grande Géiser ou Geysir (derivado de uma palavra islandesa que significa "jorrar") é o que tornou famoso este espetáculo hidrotermal.

Embora atualmente tenha pouca atividade, existe um muito ativo e muito visitado a poucos metros de distância: Strokkur. Estes géiseres, juntamente com outras belezas naturais, fazem parte da rota conhecida como o Círculo Dourado no sul da Islândia.

Neste post incluo diferentes passeios que o levarão à área dos Grandes Géiseres a partir de Reykjavík. Estas excursões normalmente incluem outras atracções do Círculo Dourado, tais como banhos hidrotermais, cascatas e crateras, bem como observação de baleias, glaciares e excursões para descobrir tudo o que a cidade de Reykjavík tem para oferecer. Não pense duas vezes em descobrir esta bela ilha!

1. Visita à zona geotérmica de Geysir e à cascata de Gullfoss

Em Geysir| ©Dieter Schweizer
Em Geysir| ©Dieter Schweizer

Esta excursão parte da cidade de Reykjavík e a rota para os geysers é para nordeste, começando no Parque Nacional de Thingvellir.

Este é o primeiro dos parques nacionais da Islândia e, devido à sua importância para a cultura e conhecimento geológico da ilha, foi também designado como Património Mundial da UNESCO.

Menos de uma hora depois, chega-se ao Vale Geotérmico de Haukadalur, com a sua paisagem bizarra de piscinas de lama, fumarolas e fontes termais.

A principal atração desta área geotérmica são os seus dois famosos géiseres: Strokkur e Geysir (ou Grande Géiser). Enquanto o Geysir raramente mostra atividade, felizmente o Strokkur pode surpreendê-lo várias vezes por hora. Não se esqueça de trazer a sua máquina fotográfica para o espetáculo!

Outro local normalmente incluído nesta excursão é a cascata de Gullfoss, uma das melhores cascatas da Islândia, que só pode ser vista de cima, pois a água corre em gargantas profundas.

A palavra Gullfoss significa literalmente Cascata Dourada. É precisamente por causa desta cascata monumental e da rota circular para as várias atracções que a área é conhecida como o Círculo Dourado.

Detalhes de interesse

  • Preço: A partir de 55 euros.

  • Duração: Esta excursão tem uma duração de 7 horas.

  • Meio de transporte: A excursão realiza-se num autocarro confortável com um guia profissional.

  • Vantagens desta opção: A recolha e a entrega são feitas no hotel. A maioria dos viajantes tem condições físicas para desfrutar desta experiência. É uma rota de ecoturismo muito clássica para ver as paisagens da Islândia a um preço acessível. Se a excursão for anulada devido a condições climatéricas desfavoráveis, ser-lhe-á proposta uma outra data ou um reembolso total.

  • Desvantagens desta opção: O guia é transmitido em duas línguas, não sendo especificado qual delas, mas é provável que seja o inglês.

Reservar uma excursão à zona geotérmica de Geysir e à cascata de Gullfoss

2. Viagem de um dia ao Círculo Dourado: Geysir, cascata de Gullfoss, cratera de Kerid e lagoa secreta

Círculo Dourado| ©Iceland Tour
Círculo Dourado| ©Iceland Tour

Esta é outra excelente forma de ver a área dos Grandes Géiseres a partir de Reiquiavique.

Para além do vale geotérmico de Haukadalur e dos seus géiseres (Geysir e o irrequieto Strokkur), bem como da majestosa cascata de Gullfoss, esta excursão inclui normalmente outras duas atracções do Círculo Dourado: a cratera de Kerid e a lagoa secreta.

A cratera de Kerid é um lago espetacular dentro de uma cratera de vulcão. Ao contrário de outras na área, os vermelhos contrastantes das rochas vulcânicas, combinados com o azul água-marinha das suas águas e o verde da vegetação que aí cresce, fazem do "Olho do Mundo", como também é conhecido, uma atração popular para os visitantes do Círculo Dourado.

A Lagoa Secreta é um corpo de água hidrotermal com águas que variam naturalmente entre 38°C e 40°C durante todo o ano. Tomar um banho quente e relaxante é uma das atracções turísticas mais populares deste local, onde o frio e o vento se fazem sentir durante grande parte do ano. Por isso, não se esqueça da sua toalha!

Detalhes interessantes

  • Preço: A partir de 86 euros.

  • Duração: O circuito tem uma duração de 10 horas.

  • Meio de transporte: A excursão realiza-se num autocarro confortável e é acompanhada por um guia especializado.

  • Vantagens desta opção: Poderá viver a experiência de tomar banho nas águas termais da Islândia. Se as condições meteorológicas não permitirem a realização da excursão, esta será anulada e ser-lhe-á proposta uma outra data. A segunda opção é o reembolso total.

  • Desvantagens desta opção: Não será recolhido/entregue no seu hotel. No entanto, esta não é uma desvantagem absoluta, uma vez que existem vários pontos de recolha na cidade. A língua do guia não é especificada (provavelmente inglês).

Reservar uma viagem de um dia ao Círculo Dourado

3. Excursão aos Grandes Géiseres e Excursão de Snowmobile

Passeio de mota de neve no glaciar Langjökull| ©Haukur Herbertsson
Passeio de mota de neve no glaciar Langjökull| ©Haukur Herbertsson

Escolhi esta excursão especialmente para quem gosta de aventuras rápidas na neve. A bordo de uma mota de neve, poderá percorrer o Langjökull, o segundo maior glaciar da Islândia e acessível durante todo o ano.

Para efeitos deste post, este circuito também o levará, obviamente, à zona onde se encontram os famosos géiseres, sendo um destino muito popular em muitas das excursões do Golden Circle

. Também estão incluídos na excursão a Cascata de Gullfoss e o Parque Nacional de Thingvellir, que, a propósito, tem um terreno muito acidentado devido às placas tectónicas que aqui se movem gradualmente de forma livre, criando trincheiras aquáticas entre dois continentes, onde pode fazer snorkelling e mergulho.

Detalhes interessantes

  • Preço: A partir de 210 euros.
  • Duração: Esta excursão tem uma duração de 10 horas.
  • Meios de transporte: A excursão realiza-se num autocarro bem equipado e acompanhado por um guia. A excursão inclui também o acesso a uma mota de neve (duas pessoas por veículo) para um passeio de uma hora sobre a calota branca do glaciar.
  • Vantagens desta opção: 3 horas de mota de neve num glaciar! Se a excursão for anulada devido ao mau tempo, ser-lhe-á proposta uma alteração para outra data ou um reembolso total.
  • Desvantagens desta opção: guia que fala apenas inglês. O ponto de partida/chegada é apenas um. Devido a alterações meteorológicas inesperadas, a excursão de mota de neve ao glaciar pode ser cancelada.

Reservar a excursão de mota de neve ao Círculo Dourado e ao glaciar Langjökull

4. Uma excursão com a aurora boreal é imperdível!

Aurora Boreal e Farol a partir da água| ©Micael Widell
Aurora Boreal e Farol a partir da água| ©Micael Widell

Como deve ter visto no título, nesta excursão poderá ver a aurora boreal! Sim, deve saber que devido à sua latitude (extremo norte), a Islândia é um dos locais privilegiados do mundo para ver este maravilhoso fenómeno entre os meses de setembro e março.

Se a sua visita ocorrer durante os melhores meses para ver as Luzes do Norte a partir de Reykjavik, não hesite em fazer esta atividade. É realmente uma experiência única.

A aurora boreal aparece à noite, mas o que fazer durante o dia? Esta excursão leva-o ao Parque Nacional Thingvellir que, como já lhe disse, é uma paragem obrigatória no caminho para o Círculo Dourado a partir de Reiquiavique e tem atracções interessantes e passeios turísticos.

Na época da aurora boreal (a mais fria do ano), aqui pode conectar-se com as paisagens de uma das séries televisivas de fantasia de maior sucesso: Game of Thrones.

A cascata Gullfoss e, claro, os géisers Geysir e Strokkur farão parte do itinerário habitual.

Detalhes de interesse

  • Preço: A partir de 179 euros.

  • Duração: O itinerário tem uma duração de 10 horas.

  • Meio de transporte: O passeio realiza-se a bordo de um SUV, acompanhado por um guia profissional.

  • Vantagens desta opção: Luzes do Norte! Devido à localização e às condições na Islândia, a possibilidade de as ver durante os 7 meses (setembro a março) é muito elevada. Recolha e entrega no hotel.

  • Desvantagens desta opção: Há uma época específica para aproveitar ao máximo. Se deseja visitar a aurora boreal, não opte por viajar nos meses de abril a agosto.

Reserve uma excursão para o Círculo Dourado e para ver a aurora boreal

5. Uma excursão de 3 dias! Geysir e muito mais na Costa Sul

Conhecer o Geysir| ©Kim & Bing's Travel
Conhecer o Geysir| ©Kim & Bing's Travel

Este passeio é especial, não só pelo que vai ver, mas também porque dura três dias. Sim, três dias onde verá as atracções obrigatórias do Círculo Dourado, como Geysir e a Cascata Gullfoss, mas também passeios pela costa sul, com as suas atracções que o vão impressionar, como os pedaços de icebergs encalhados na água, cascatas, grutas translúcidas e campos de lava. Eis mais alguns pormenores.

No primeiro dia da excursão, é habitual visitar os locais clássicos do Círculo Dourado: o Parque Nacional de Thingvellir, a zona geotérmica onde se situam Geysir e Strokkur e a famosa cascata de Gullfoss, que costuma estar no topo da lista das melhores cascatas da Islândia.

No segundo dia, visitará a costa sul da ilha. Aqui, as atracções habituais são a lagoa glaciar de Jokulsarlon, que é um destino comum para as excursões às lagoas da ilha, e a Praia dos Diamantes. O gelo à deriva, que se precipita lentamente no mar, é uma cena mágica que não esquecerá.

Normalmente, no mesmo dia, segue-se para o Parque Nacional de Skaftafell, onde mais gelo e temperaturas frias o esperam. Depois de uma caminhada sobre um glaciar, entra-se normalmente numa gruta de água gelada. O jogo de luz entre os blocos de gelo espessos permitir-lhe-á captar fotografias únicas desta viagem.

No último dia, inicia-se a viagem de regresso a Reiquiavique. No caminho, se o tempo permitir, há várias paragens, como o curioso campo de lava de Eldhraun, a praia negra de Reynisfjara, o vulcão Hekla e duas cascatas: Skogafoss e Seljalandsfoss. Esta última, com a particularidade de que se pode atravessá-la por trás, especialmente no verão.

Sem dúvida, um passeio muito completo para aproveitar ao máximo a sua estadia na Islândia.

Detalhes interessantes

  • Preço: A partir de 660 euros.
  • Duração: Esta excursão realiza-se durante 3 dias.
  • Meio de transporte: O passeio realiza-se num minibus bem equipado com um guia especializado.
  • Vantagens desta opção: O preço inclui duas noites de alojamento. Uma excursão muito completa com uma variedade de atracções e paisagens da Islândia. A excursão pode ser cancelada devido a alterações climatéricas. Neste caso, pode ser-lhe proposta uma outra data ou um reembolso.
  • Desvantagens desta opção: O frio a que está exposto pode ser muito extremo/intolerável para algumas pessoas, especialmente no inverno. Não é recolhido ou deixado no seu alojamento. No entanto, isto não é exatamente uma desvantagem, uma vez que existem vários pontos de recolha na cidade.

Reserve uma excursão de 3 dias: Golden Circle, Ice Caves, Jokulsarlon e muito mais

6. Excursão à cidade de Reiquiavique e Círculo Dourado

Passeio a pé por Reykjavík| ©jordi Doria Vidal
Passeio a pé por Reykjavík| ©jordi Doria Vidal

Esta excursão começa de manhã com algumas paragens na cidade de Reiquiavique. Terá uma amostra da arquitetura islandesa, com os seus desenhos escandinavos, muito ligados à funcionalidade neste ambiente frequentemente inóspito.

Uma famosa sala de concertos, a residência do presidente da nação, a câmara municipal e o parlamento são as paragens habituais.

À tarde, o destino é o Círculo Dourado. Chegar aqui é muito fácil a partir de Reiquiavique. A primeira paragem é o Parque Nacional Thingvellir e a zona geotérmica que tanto se quer ver, com o Geysir e, sobretudo, o Strokkur a darem o seu espetáculo escandaloso e húmido.

E para fechar os clássicos do Golden Circle, uma visita à famosa cascata de Gullfoss é obrigatória.

Recomendo vivamente esta excursão se quiser um passeio que o guie pela cidade e pela sua história e, ao mesmo tempo, não quiser perder os pontos de ecoturismo obrigatórios da ilha: as atracções do Círculo Dourado.

Detalhes interessantes

  • Preço: A partir de 100 euros.
  • Duração: A excursão tem uma duração de 10 horas.
  • Meio de transporte: A excursão realiza-se num veículo com ar condicionado e é acompanhada por um guia profissional.
  • Vantagens desta opção: Pontos de recolha e de entrega no hotel e em vários pontos da cidade.
  • Desvantagens desta opção: Língua do guia em inglês. Não especificado se há outros.

Reservar um City Tour de Reiquiavique e o Círculo Dourado

7. Círculo Dourado e... observação de baleias!

Observação de baleias| ©Kim & Bing's Travel Photos
Observação de baleias| ©Kim & Bing's Travel Photos

As águas marinhas frias e ricas em nutrientes da Islândia são o local perfeito para a observação de baleias e outros mamíferos marinhos. Especialmente entre os meses de abril e setembro, as zonas costeiras da ilha são frequentadas por estas criaturas majestosas.

O turismo aproveita esta oportunidade única para observar os animais no seu habitat natural, com muitas excursões de observação de baleias organizadas em toda a ilha.

As espécies mais comuns que podem ser vistas ao longo destas costas incluem: baleia anã, baleia jubarte, orca, cachalote e o maior animal da Terra: a baleia azul.

Para além da observação de baleias, esta excursão também o levará através do Círculo Dourado, pelo que a sua experiência não perderá o Vale de Haukadalur com o Grande Géiser e Strokkur, bem como a Cascata Gullfoss.

Detalhes interessantes

  • Preço: A partir de 148 euros.
  • Duração: Esta excursão tem uma duração de 10 horas.
  • Meios de transporte: Barco para a observação de cetáceos. Na parte terrestre, um autocarro confortável. Em ambos os casos, um guia profissional.
  • Vantagens desta opção: A experiência de avistar várias espécies de baleias num mesmo circuito. A recolha/entrega é feita no ponto da cidade à sua escolha. Em caso de anulação da excursão devido a condições climatéricas adversas, ser-lhe-á proposta uma alteração da data ou um reembolso total.
  • Desvantagens desta opção: Tratando-se de animais no seu habitat natural, têm ciclos e comportamentos impossíveis de controlar, pelo que poderá haver poucos ou nenhuns avistamentos. É mais conveniente fazer a excursão durante a estação (abril a setembro) para ter mais hipóteses. A língua da narração do guia não é especificada (possivelmente inglês).

Reservar uma excursão de observação de baleias e do Círculo Dourado

O que é que vou ver neste tipo de excursão?

Grande Geysir sem Erupção| ©Domenico Convertini
Grande Geysir sem Erupção| ©Domenico Convertini

Acho que é importante deixar claro que, embora os itinerários geralmente incluam tudo o que mencionei, eles podem mudar. Por esta razão, recomendo que, no momento da reserva, verifiquem as paragens e os horários que vão fazer.

Mesmo fazendo isso, também vos digo que, sendo um país com um clima que pode ser muito severo, não é incomum que alguns passeios sejam cancelados ou modificados durante a vossa estadia. A segurança está em primeiro lugar, e estradas geladas, vulcões activos e nevões irregulares podem não ser a melhor parte de umas férias. Tenha isto em consideração, não é o mais comum, mas vale sempre a pena tê-lo em conta.

Dicas para uma excursão ao Grande Géiser

Botas de caminhada| ©Baihaki Hine
Botas de caminhada| ©Baihaki Hine

Há quem diga que na Islândia há duas estações: o inverno e o inverno ameno. Com isto, pode imaginar... o tempo na Islândia pode ser um desafio, especialmente se não estiver habituado ou preparado para o frio e os ventos fortes.

Por isso, é preciso estar bem preparado. Casacos, mais casacos, sapatos com boa aderência e equipamento para a chuva são as principais coisas a trazer.

Além disso, em todas as excursões, deve respeitar integralmente todas as regras de segurança e ambientais para o turismo. A Islândia é um dos países mais sustentáveis do mundo e o turismo deve contribuir para isso.