Praça Navona em Roma: guia prática para a descobrir
A Piazza Navona de Roma é um dos pontos turísticos gratuitos que não pode perder quando estiver na bela capital italiana. A sua atração arquitetónica e histórica é complementada por grandes monumentos artísticos, uma atmosfera amigável e locais de entretenimento para visitar nas proximidades, por isso apresse-se e vá!
O estilo barroco que reina na Piazza Navona de Roma torna-a numa das praças mais populares de Roma. Quando a visitar, encontrará mais do que uma fonte fascinante, restaurantes de qualidade e muita gente, tanto locais como turistas. Assim, sentirá o espírito acolhedor e animado que reina na praça.
Há uma série de eventos divertidos e criativos que vai querer ver e guardar na sua memória para sempre. Há também muitos locais nas proximidades onde pode aprender mais sobre a história romana, tirar fotografias fantásticas e comer como os italianos fazem. Adicione esta visita à sua lista de coisas para ver e fazer em Roma e desfrute de um dia na Piazza Navona e arredores fazendo uma ou mais das coisas desta lista.
Admire a impressionante Fonte dos Quatro Rios
A famosa Fonte dos Quatro Rios rouba toda a atenção dos visitantes e é uma das melhores fontes de Roma. É um enorme conjunto escultórico feito de banco de mármore e apresenta um obelisco egípcio, com uma altura de até 16 metros. Está localizada na zona central desta praça e é a mais notável das 3 fontes.
O seu nome, Fontana dei Quattro Fiumi em italiano, deve-se às 4 estátuas que a compõem. Estas são uma representação alegórica de 4 rios: o Prata, o Danúbio, o Nilo e o Ganges. Estes eram os maiores e mais importantes rios conhecidos na altura em que foi construída.
Esta obra é atribuída ao popular escultor Bernini e foi encomendada pelo Papa Inocêncio X. A fonte foi esculpida em 1651 e contém também representações de animais importantes. Entre eles, o jacaré, o cavalo, a cobra e o leão, que correspondem aos diferentes continentes. É uma visita obrigatória em qualquer uma das melhores visitas guiadas de Roma.
Visitar o interessante Museu do Gladiador
Se quiser desfrutar de uma excelente exposição romana, não pode perder o interessante Museu dos Gladiadores, situado na mesma praça. Aí poderá ver diferentes armas e o tipo de vestuário usado pelos gladiadores que viveram nessa época. Será transportado de volta no tempo enquanto revive as batalhas épicas destes homens.
Ser-lhe-á dado um áudio-guia com detalhes sobre estes soldados que travaram lutas incríveis até à morte. Também lhe será permitido tirar fotografias da bela coleção exposta neste pequeno mas atraente local.
É claro que esta visita irá acrescentar alguma variedade à sua viagem, e pode fazê-la com a sua família ou amigos. É também uma das coisas a fazer em Roma com crianças; aposto que elas ficarão fascinadas com as armas e os trajes dos gladiadores.
Entrada e horário de funcionamento do Museu do Gladiador na Piazza Navona
O museu está aberto diariamente das 10h00 às 19h00 e os bilhetes estão disponíveis na bilheteira ou no site oficial por 12 euros para adultos e 10 euros para crianças dos 6 aos 15 anos.
Apreciar a variedade de eventos de rua
A Piazza Navona, em Roma, é o local ideal para quem, como eu, gosta de eventos informais e originais. Dependendo da época em que for, encontrará mercados diurnos com recordações ou espectáculos noturnos de diferentes tipos. Se for durante a época festiva, encontrará certamente celebrações e muito mais.
Pintores e caricaturistas, tanto de retratos como de caricaturas, reúnem-se frequentemente nesta praça para mostrar o seu talento. Assim, pode obter um retrato que o fará valorizar ainda mais a sua visita a Itália. Poderá também ver e ouvir músicos que animarão ainda mais a atmosfera artística e boémia que caracteriza a área.
Tirar fotografias da Fonte de Neptuno
A Fonte de Neptuno é uma das fontes populares em Roma que contém água fresca. É uma atração localizada na Piazza Navona, em Roma, e é uma atração turística popular. Garanto que as fotografias que tirar deste marco arquitetónico serão dignas do melhor passeio fotográfico de Roma.
Ficará totalmente impressionado com as obras de vários artistas italianos que, ao longo dos séculos, participaram na sua formação. Entre eles, Giacomo della Porta, que a projectou, e Gregorio Zappalà, juntamente com Antonio della Bitta, que a terminou.
Inicialmente, a Fonte de Neptuno não tinha estátuas, mas apenas uma bacia de mármore branco. No entanto, foram acrescentadas grandes estátuas para dar harmonia a todas as fontes que dominam esta praça. Por isso, acabou por ser muito apelativa e digna de mais do que um olhar.
Ver o luxuoso Palazzo Pamphili
Não é todos os dias que se tem a oportunidade de ver um autêntico palácio antigo como o Palazzo Pamphili. No entanto, estando na Piazza Navona, em Roma, tem essa opção ao seu alcance. Ficará espantado ao ver a elegância da imponente estrutura que é composta por 3 edifícios de 3 andares cada.
Há o central, com uma varanda suportada por 4 colunas acima do portal, e uma de cada lado. As janelas diferem em cada piso, mas todas elas transmitem um estilo arquitetónico singular e belo. O brasão, que identifica a família Pamphili, destaca-se na estrutura e tem 3 lírios sobre a pomba que segura um ramo de oliveira no bico
Quando foi concluída, em 1650, era a residência nobre da família Pamphili, mas desde 1920 é utilizada para a embaixada brasileira em Itália. Seja qual for a sua função, vai querer vê-lo e tirar algumas fotografias à sua frente.
Descubra o segredo do Estádio Domiziano
Quero contar-vos um segredo ou uma curiosidade interessante sobre a Piazza Navona que provavelmente não conheciam. Por baixo dela, exatamente a 4,50 metros, encontram-se os restos do antigo Estádio Domiziano, declarado património da Unesco. Embora já não exista, tem a oportunidade de visitar o que resta das suas ruínas.
A cidade moderna substituiu-o e quase o enterrou, mas a praça mantém as suas dimensões e forma. De facto, os vários vestígios do estádio podem ser encontrados em várias caves de edifícios. Por isso, são uma opção adicional para os lugares secretos de Roma. Fuja das multidões e do caos visitando estes sítios arqueológicos com um áudio-guia, vídeos 3D e painéis.
Desta forma, ficará a saber mais sobre o estádio da Roma Imperial do passado, que comportava quase 30.000 espectadores. Poderá imaginar os gritos e a excitação que enchiam o local para as proezas atléticas que ali se realizavam. Para planear essa visita turística, vá ao sítio Web do Estádio Domiziano, embora seja uma curiosidade que certamente lhe será contada se reservar uma visita guiada à Piazza Navona.
Delicie-se com uma saborosa sobremesa numa geladaria próxima.
Provar o gelado romano não é algo que só se pode fazer se se visitar Roma no verão. Ao passear pela cidade de Roma, não há nada melhor do que saborear uma sobremesa bem gelada. Pode deliciar-se com uma visitando uma das gelatarias perto da Piazza Navona. Nelas, terá a possibilidade de escolher entre uma grande variedade de sabores, de acordo com os seus gostos.
Asseguro-lhe que nos diferentes locais existe um ambiente agradável e que o serviço que oferecem vai ao encontro das suas expectativas. A elaboração destes gelados não inclui apenas apresentações que o vão atrair e fazer crescer água na boca. Também utilizam diferentes frutas naturais e deliciosos ingredientes de alta qualidade.
Há muitas gelatarias que pode visitar, que se encontram na mesma praça ou muito perto dela. Mas, se quiseres provar o melhor gelado de Roma(e eu sei que queres), não podes escolher qualquer um deles. Aqui facilito-te a escolha, recomendando-te pelo menos 2 locais:
-
Cremi Gelateria Artigianale: Tem gelados muito saborosos que vêm em cones com diferentes tamanhos e preços. Os seus gelados são feitos à mão e utilizam uma grande variedade de frutas, dependendo da época. Como fica perto da Piazza, pode saboreá-los enquanto observa as fontes.
-
Gelateria Tre Fontane: Os seus gelados artesanais são de excelente qualidade e têm um preço muito acessível. Têm uma variedade de sabores, incluindo chocolate, tiramisu e pistacchio. Desfrute destes gelados enquanto está sentado na bela Piazza Navona, em Roma.
Não perca o encanto da Fonte de Moro.
A Fonte de Moro, que é alimentada por água virgem, *tem um encanto a não perder. Para a ver, basta dirigir-se para o extremo sul ou para o lado da ampla Piazza Navona. A sua decoração incluía máscaras, dragões e tritões, graças ao trabalho notável de artistas que viveram no século XVI.
No entanto, em 1874 foi renovada para criar o design que prevalece até hoje. Gian Lorenzo Bernini foi encarregado de criar uma piscina que copiava o desenho da bacia anterior. No centro desta piscina foi colocada a estátua esculpida pelo artista Giannantonio Mari.
Esta estátua representativa é a de um mouro que segura nas mãos a cauda e a cabeça de um golfinho. É aqui que a água corre, ou sai, das pernas da estátua. Se for à noite, notará que as luzes de diferentes cores que iluminam estas peças dão um toque positivo extra.
Apreciar a comida local num bom restaurante
Se passar muito tempo a passear na Piazza Navona, em Roma, é natural que queira comer. Felizmente, existem vários restaurantes nas proximidades que oferecem uma variedade de pratos que revelam a excelência da gastronomia italiana.
Experimente diferentes massas, pizzas, aperitivos e outros alimentos que irão deliciar o seu paladar. Devido à localização privilegiada desta zona turística, os preços tendem a ser mais elevados do que noutros locais. Mas acredite, a vista, o ambiente, o serviço atencioso e simpático e a qualidade da comida justificam o que paga.
Claro que, para garantir que assim é, tem de escolher bem o restaurante onde vai comer. Recomendo 2 sítios específicos que podem ser adicionados aos melhores sítios para comer em Roma:
-
Tucci: Destaca-se pelo seu ambiente turístico, as suas massas, o seu risotto, as suas pizzas e o excelente serviço do pessoal. A partir daí, poderá olhar diretamente para a praça e, se preferir, comer num terraço ao ar livre. Se for vegan ou vegetariano, peça os seus menus especiais.
-
Bernini: Com uma boa relação qualidade/preço, destaca-se sobretudo pelos seus raviolis, lasanhas e pizzas. Os empregados de mesa prestam um serviço de excelência, pelo que se sentirá à vontade e estará em plena praça.
Leve para casa algumas boas recordações do L'Artigianato
Não consigo pensar numa melhor maneira de terminar o seu passeio pela Piazza Navona de Roma do que visitando uma loja de recordações. Embora existam várias, uma das minhas preferidas é a L'Artigianato, que tem preços muito acessíveis. Lá também encontrarás uma grande variedade de presentes que vais querer levar para casa.
Por exemplo, há algumas peças de madeira feitas à mão muito cativantes e outras figuras de cerâmica representativas. Tudo o que encontrará está relacionado com Itália e Roma, e muitos destes pormenores são completamente originais. Outros são cópias de boa qualidade que pode querer ter.
Vale a pena imortalizar a sua visita e levar consigo algo que perdure durante muito tempo. Se quiser algo especial, não hesite em procurá-lo nesta loja.