Os 10 melhores gelados de Roma
Embora o dinheiro não possa comprar felicidade, pode comprar gelado italiano, o que é praticamente a mesma coisa!
Sabias que em Roma podias encontrar as melhores pizzas, mas e os gelados? Se vai viajar para Roma e adora gelado, está no sítio certo, porque Itália é o país onde esta iguaria foi inventada.
A cidade está cheia de gelatarias onde se pode comer um autêntico "gelato", por isso não se pode ir embora sem experimentar alguns. No próximo post vou mostrar-te 10 gelatarias em Roma onde podes saborear o melhor gelato da cidade, e vais querer voltar para mais!
1. Giolitti
Antes de visitar o Panteão de Agripa, recomendo-vos que visitem o templo do gelado na cidade: Giolitti. Uma das mais antigas e populares gelatarias da cidade. De facto, muitos consideram-na a melhor geladaria de Roma.
Desde a sua fundação, por volta de 1900, a Giolitti tem feito muitas gerações de romanos felizes com os seus gelados. Nada mudou desde que abriu as suas portas. Nem a decoração vintage (que se mantém fiel às suas origens) nem a estupenda variedade de sabores dos seus gelados.
Há chocolate, morango, canela, tiramisu, pistáchio... e em todas as suas formas. Quer seja em cone, em tubo, em copo ou em bolacha, são deliciosos! E se quiser pôr a cereja no topo do seu gelado Giolitti, não se esqueça de pedir a deliciosa doppia panna (creme duplo), uma delícia a que não vai conseguir resistir!
E se depois quiser um doce, esta geladaria também vende sobremesas caseiras sicilianas que são deliciosas. Aproveite e prove-as!
- Endereço: Via Uffici del Vicario nº40
- Geladorecomendado: Chocolate com doppia panna.
2. Gelataria Frigidarium
Outra gelataria em Roma que tem de visitar quando estiver a caminho da Piazza Navona é a Frigidarium. Uma das mais populares da cidade pela qualidade dos seus gelados, que são confeccionados com ingredientes naturais seguindo o método tradicional.
Desta forma, os gelados da Frigidarium adquirem um sabor suave e natural que nos fará crescer água na boca. Há gelados de chocolate, avelã, pistácio, creme fiorentina, stracciatella, etc. que podem ser montados num cone normal ou num waffle.
O toque final destes gelados é uma deliciosa cobertura de chocolate branco, preto ou creme que dá um toque mais intenso e cremoso.
- Endereço: Via del Governo Vecchio, 112
- Geladorecomendado: Avelã com cobertura de chocolate
3. Gelataria San Crispino
Depois de visitar a Fontana di Trevi, é altura de fazer uma pausa no passeio pela cidade e saborear um dos deliciosos gelados da geladaria San Crispino.
O segredo dos seus gelados é o facto de utilizarem apenas ingredientes naturais, sem conservantes ou corantes que possam alterar a qualidade do produto. Também não utilizam cones de bolacha, uma vez que a geladaria San Crispino defende que a bolacha mascara o sabor puro do gelado. É por esta razão que todos os gelados aqui são servidos em taças.
Na geladaria San Crispino, o cuidado com o produto é levado muito a sério. É por isso que, ao entrar no estabelecimento, ficará surpreendido ao ver que, ao contrário de outras gelatarias em Roma, os gelados são cobertos para proteger o seu sabor e a temperatura específica de cada um.
Esta gelataria tem uma grande variedade de sabores, mas recomendo que experimente o gelado da casa: o San Crispino, um creme feito com mel de medronho da Sardenha que o vai deixar de boca aberta.
- Endereço: Via della Paneteria, 42
- Geladorecomendado: o San Crispino
4. Fior di Luna
Atravesse uma das pontes de Roma que ligam a Trastevere para explorar este pitoresco bairro boémio e, enquanto isso, prove um saboroso gelato no Fior di Luna.
Esta gelataria é famosa pelo seu gelado orgânico, que é feito apenas com ingredientes locais (fruta fresca, cacau, avelãs, mel, etc.) e técnicas artesanais, e o resultado não podia ser melhor. O resultado não podia ser melhor: estes gelados são de morrer!
No Fior di Luna a variedade de sabores não é muito grande, mas há alguns muito originais, como o de chocolate com pimenta. Os sorvetes também merecem uma menção especial, como o de ananás com gengibre, porque são muito bons. Embora esta geladaria também ofereça sabores tradicionais como a avelã, a baunilha e o pistácio.
- Endereço: Via della Lungareta, 96
- Gelado recomendado: Chocolate com pimenta
5. Fatamorgana
Sem sair do bairro de Trastevere, outra das gelatarias de Roma que não pode deixar de visitar se quiser fugir à rotina dos sabores de chocolate, baunilha ou avelã é a Fatamorgana.
Aqui encontrará propostas muito originais para surpreender o seu paladar, como o gelado de wasabi, o gelado de rosa karkadé, o gelado de manjericão com pinhões e mel ou o gelado de alcaçuz. Atreve-se a experimentar um sabor diferente?
No entanto, a Fatamorgana também pensou naqueles que gostam particularmente de sabores tradicionais e tem uma pequena variedade de gelados cremosos muito bons.
- Endereço: Via Laurina 10 (zona da Via del Corso)
- Geladorecomendado: Castanhas e murta
6. Gelataria do Teatro
Antes de atravessar a Ponte Vittorio Emanuele II para visitar o Vaticano ou o Castel Sant'Angelo, faça uma pausa e recupere as forças provando o gelado da Gelateria del Teatro.
Localizada perto da bela Piazza Navona (onde se realiza todos os Natais um dos mercados de Natal mais apreciados de Roma ), encontrará esta gelataria artesanal ao fundo de uma escadaria medieval, onde existia um antigo teatro e de onde retira o seu nome.
A localização da Gelateria del Teatro é muito encantadora (na verdade, ganhou o prémio para a gelataria mais fotogénica), por isso, enquanto faz fila para o seu gelado, pode tirar algumas fotografias para as suas contas nas redes sociais.
Uma vez lá dentro, pode escolher entre um menu de sabores clássicos (tiramisu, morango, pistácio, café...) ou optar por um sabor mais original obtido com a infusão de ervas aromáticas, como o gelado de pêssego branco e lavanda, o gelado de framboesa e salva ou o gelado de limão, mel e alecrim. Todos eles são feitos com ingredientes frescos e sazonais, e isso nota-se!
Seja qual for a sua escolha, o que não pode faltar para completar o seu gelado é um cone estaladiço (não procure as banheiras!), pois a Gelateria del Teatro também ganhou o prémio para a gelataria com o melhor cone de biscoito.
- Endereço: Via dei Coronari, 65/66, 00186 Roma
- Gelado recomendado: Pêssego branco e lavanda
7. Gelataria dei Gracchi
Se lhe apetecer comer um gelado enquanto visita a Cidade do Vaticano, o meu conselho é que evite as armadilhas turísticas à volta da Basílica de São Pedro e vá à Gelateria dei Gracchi, um sucesso garantido.
Esta é uma das gelatarias mais populares em Roma para o gelato artesanal, que é feito com ingredientes sazonais e leite fresco sem adição de conservantes ou corantes, algo que você vai apreciar na primeira mordida, porque é delicioso!
O menu da Gelateria dei Gracchi oferece uma grande variedade de sabores para escolher. Desde os clássicos limão, chocolate preto, iogurte ou stracciatella até aos mais originais como ricota e pera, romã, chocolate e rum ou gemada.
Qualquer que seja a altura do ano em que visite Roma, irá certamente encontrar o gelato perfeito para si. Uma dica? O refrescante gelado de menta e maçã para o verão e o gelado de chocolate e rum para o inverno.
- Morada: Via dei Gracchi, 272, 00193 Roma
- Geladorecomendado: Romã
8. Ciampini
Se está à procura de gelatarias em Roma onde possa tomar um gelado italiano clássico, simples e sem frescuras mas cheio de sabor, tem de ir à Ciampini na Piazza San Lorenzo, não muito longe da Fonte de Trevi ou do Panteão de Roma.
Ao contrário de outras gelatarias da cidade, este pequeno mas elegante local na Piazza San Lorenzo não tem combinações de sabores criativas que dêem origem a propostas ousadas, mas sim um delicioso gelado cremoso que se derrete na boca com os sabores tradicionais de uma vida. Que mais se pode pedir num dia de calor em Roma?
Recomendo que se peça um dos gelados mais populares da Ciampini, como o de chocolate, pistácio ou baunilha, acompanhado de pedaços de fruta cristalizada para dar um toque extra.
- Endereço: Piazza di S. Lorenzo in Lucina 29
- Geladorecomendado: Pistáchio
9. Al Settimo Gelo
Não muito longe da Piazza Mazzini fica a Al Settimo Gelo, uma pequena geladaria a que se pode chegar num passeio pela zona de Prati, depois de visitar a Capela Sistina no Vaticano.
Os seus gelados artesanais feitos com ingredientes locais de primeira qualidade prometem levá-lo ao sétimo céu. É por isso que muitos romanos passam por lá para provar a sua oferta. A geladaria Al Settimo Gelo fica um pouco afastada do centro, mas se é um amante de gelados, é um ponto obrigatório na sua lista.
Têm vários sabores, alguns deles muito originais, como o gelado de chocolate com malagueta, o gelado de pistácio com água de rosas e açafrão iraniano ou o de maracujá com chocolate negro. No entanto, também pode optar por sabores mais clássicos como amêndoa, stracciatella ou baunilha.
- Endereço: Via Vodice, 21, 00195 Roma
- Geladorecomendado: Pistácio com água de rosas e açafrão iraniano.
10. La Nazionale Gelateria
Se durante a sua visita a Roma lhe apetecer um bom gelato italiano, não terá de se afastar muito do Coliseu ou da Basílica de Santa Maria Maggiore, porque nas proximidades encontrará a gelataria La Nazionale Gelateria.
Este lugar é ótimo porque pode ver como eles preparam o gelato no local de uma forma artesanal. Têm uma grande variedade de sabores e os de fruta (manga, côco, morango...) são tão intensos que parece que estamos a comer uma peça inteira de fruta fresca.
Além disso, se gosta de iogurte gelado, a La Nazionale Gelateria também o tem. A parte difícil será escolher os toppings para acompanhar a banheira, porque eles têm muitos: desde frutas, xaropes e nozes até cereais e chocolates.
- Endereço: Via Nazionale, 206
- Geladorecomendado: Manga