10 coisas para fazer em Roma em dezembro
A Cidade Eterna leva este mês, marcado pelo Natal, muito a sério: pistas de gelo, musicais e lentilhas para se despedir do ano em grande estilo.
Com o Ano Novo ao virar da esquina, há muito para ver e fazer em Roma em dezembro e a cidade está decorada para celebrar a época mais importante do ano para os italianos: o Natal. Mas apresse-se a comprar os seus voos, pois podem tornar-se impraticáveis!
Se viajar para a Cidade Eterna nesta altura do ano, descobrirá que os romanos celebram a véspera de Ano Novo com um prato farto de lentilhas para aguentar toda a noite. Fique à vontade, porque neste guia vou dizer-lhe tudo o que precisa de saber para aproveitar ao máximo este mês de inverno na capital.
1. Aproveite a época baixa para visitar as principais atracções
Quer já tenha estado em Roma na época alta ou não, sabe que pode ser impossível conseguir bilhetes para as principais atracções e, se tiver sorte, a experiência pode ser um pouco esmagadora devido às multidões.
dezembro é, portanto, uma boa altura para desfrutar da cidade nos seus tempos livres, e a altura perfeita para visitar pontos turísticos populares como o Coliseu, o Coliseu e o Coliseu:
- O Coliseu: cerca de 6 milhões de pessoas visitam o maior anfiteatro do Império Romano todos os anos. Agora imagine quantas pessoas estão lá na época alta? É muito melhor ir na época baixa para desfrutar plenamente deste monumento histórico.
- Castel Sant'Angelo: no dia 25 de dezembro, o castelo está fechado, mas no resto do mês pode desfrutar dos seus cinco andares. Além disso, ir em dezembro ajudará a tornar a subida mais ligeira e não tão avassaladora. Lembre-se que está aberto todos os dias das 9:00 às 19:30.
- Bioparco: é o jardim zoológico mais antigo de Itália e o local perfeito para ir com crianças. Durante o mês de agosto, a visita pode ser cansativa devido ao calor, mas em dezembro poderá apreciar muito mais os animais.
2. Abrigar-se do frio num convento com exposições ou nos museus
Se um dia estiver a chover durante as suas férias em Roma, refugie-se da chuva no Chiostro del Bramante, um antigo convento renascentista que agora serve de local para algumas das melhores exposições, reuniões e concertos da Europa. Aproveite para tomar um café, um dos símbolos de Itália, no seu restaurante com vista para o claustro. O que poderá ser mais bucólico do que ver chover das janelas?
Terá também a oportunidade de ver muitos dos museus de Roma com muito menos turistas, outra excelente forma de escapar ao frio de Roma no inverno. Compre bilhetes para o Vaticano ou veja as melhores obras de arte nos Museus Capitolinos.
3. Vestir-se a rigor na Ópera
Se é um amante da música, tome nota deste plano original: assistir à ópera no coração de Roma. É também uma outra forma de se abrigar do frio. Especificamente, recomendo dois dos melhores concertos da cidade:
- Ópera no Palazzo Santa Chiara: a sua excelente acústica tornará a sua experiência perfeita e poderá ouvir os cantores e a orquestra de uma forma incrível.
- Óperana Igreja Waldensiana: poderá ouvir peças de músicos como Vivaldi, Verdi ou Puccini, bem como algumas canções folclóricas napolitanas.
4. Experimente a magia de um musical no Teatro Romano
Uma das melhores maneiras de não passar frio em Roma é abrigar-se nos seus maravilhosos teatros. Nesta altura do ano, estreiam-se os melhores espectáculos e, ao contrário do que se possa pensar, os musicais não se encontram apenas em Nova Iorque ou Londres.
Para além das estreias que se concentram nos palcos durante o inverno em Roma, também são frequentes os concertos de música clássica. No entanto, recomendo que consulte o programa assim que tiver a certeza das datas da sua viagem e que reserve os seus bilhetes para garantir o seu lugar no teatro.
5. Viajar pelo mundo nos Natais
Descobrir a Torre Eiffel iluminada, encontrar o Pai Natal no Pólo Norte e ver a lendária pista de gelo do Rockefeller Center em Nova Iorque são apenas algumas das coisas que pode ver na exposição "Mundo de Natal" no Auditório do Parco della Musica, depois de patinar na sua fabulosa pista de gelo.
É um museu ao ar livre com mais de 25.000 metros quadrados onde os visitantes podem descobrir as tradições de Natal de diferentes países do mundo. Se é um viajante inveterado, vai adorar estaexposição, que dura quase todo o mês!
Em particular, vai poder passear entre as reproduções dos monumentos das grandes cidades concebidos por prestigiados artistas italianos; fazer compras na feira da ladra de Portobello Road; viajar pelos sabores do mundo com o Food Market; reviver as obras-primas do cinema e assistir aos espectáculos apresentados por companhias internacionais. O tempo vai passar a voar!
Informações práticas sobre a exposição Christmas World
- Onde: Auditório do Parco della Musica, Viale Pietro De Coubertin, 30.
- Quando: 4 de dezembro a 9 de janeiro.
- Preço: bilhetes a partir de 6 euros.
- Horário: das 10h00 às 22h00
6. Estar tranquilo no fantástico castelo do Pai Natal
Se viajar para Roma com crianças, um plano que elas vão adorar é visitar o Pai Natal com os seus duendes, fadas e renas no castelo de Lunghezza, a cerca de 20 quilómetros da Cidade Eterna. Com o seu rosto bem-humorado, barba tradicional e fato vermelho , o Pai Natal dar-lhe-á as boas-vindas ao seu reino mágico, um antigo castelo real, agora rodeado de árvores de Natal, trenós e personagens mágicos.
- Onde: Via della Tenuta del Cavaliere, 230 - Lunghezza
- Até quando: Todos os sábados, domingos e feriados até 6 de janeiro de 2022.
As crianças poderão ver o Pai Natal sentado no seu trono, entregar-lhe a sua carta, andar de trenó, participar em jogos e conhecer os incansáveis Elfos que trabalham para realizar os seus desejos. Encontrará também a gruta da bruxa Befana, a "Rainha das Bruxas" e uma personagem da cultura italiana que traz presentes a quem passa a noite de 5 de janeiro em Roma.
7. Encontrar relíquias no Car Boot Market
Se quiser descobrir a feira da ladra em segunda mão mais invulgar de Roma, sugiro-lhe que visite a Feira da Ladra situada na Città dell'Altra Economia em Testaccio. Trata-se de uma feira da ladra onde os italianos expõem os seus objectos para venda num tipo diferente de vitrina... a bagageira do seu carro! Tal como o leu. Além disso, está com sorte, porque só se realiza aos fins-de-semana de dezembro.
Baseado num modelo inglês, o objetivo é dar uma nova vida aos objectos esquecidos (antiguidades, discos, roupas, livros...) que estão espalhados pela casa ou pela arrecadação, através da venda, da troca ou, de forma altruísta, como oferta nas improvisadas tendas de quatro rodas. E, claro, se estiver com vontade de fazer mais compras, não se esqueça de visitar um dos mercados de Natal de Roma.
Botas de mota transformadas em feiras da ladra ambulantes
No evento, encontrará um recanto ainda mais curioso, o Scooter Boot Market, um espaço reservado a quem não tem carro. Consegue imaginar uma Vespa convertida numa loja útil? Vai ver de tudo! É claro que nesta área só se encontram pequenos objectos que cabem e podem ser expostos na bagageira da scooter.
8. Aquecer no Caffè Greco
Outra forma de escapar às frias temperaturas romanas em dezembro, ao mesmo tempo que se descobre um local mítico, é aproveitar para tomar uma bebida quente no Caffè Greco, o mais antigo da cidade e o segundo mais antigo do país (apenas atrás do Caffè Florian, em Veneza).
Foi inaugurado no século XVIII, mais concretamente em 1760, na Via Condotti 86, e foi frequentado por gente como Lord Byron, Nietzsche, Baudelaire, Hans Christian Andersen, Orson Welles e até espanhóis como Fortuny. Em suma, era um refúgio para artistas, políticos e escritores que ainda conserva a sua aura clássica.
9. Apreciar as bancas de castanhas assadas
Quando o outono chega a Roma, é comum que o centro histórico de Roma se encha de bancas de rua que vendem as tradicionais castanhas assadas. Dar um passeio e comprar um destes cones é uma óptima forma de se aquecer, bem como uma excelente fonte de energia para continuar o seu dia de passeio.
Se quiser experimentar um destes cartuchos, recomendo que visite as bancas na Piazza Spagna, Via del Corso e perto da Fonte de Trevi. E para quem gosta de doces, não perca o bolo de castanha - é de lamber os dedos! Descobrirá que, para além das melhores pizzas e dos melhores gel ados, há muito mais para provar na Cidade Eterna.
Dica de viagem da Nuria
Cuidado! Não se sente a petiscar castanhas na famosa Escadaria Espanhola, pois os italianos cuidam muito bem do seu património histórico e poderá ser multado.
10. Festejar a passagem de ano em Roma... em grande estilo!
Levante a mão quem nunca sonhou em acordar na véspera de Ano Novo noutra cidade do mundo! Se é um dos sortudos que vai passar o Capodanno na Cidade Eterna, longe da sogra, posso dizer-lhe que há opções para todos os gostos, algumas delas muito pitorescas. Aqui ficam algumas das propostas mais originais que a capital tem para oferecer:
Acabar o ano com um cruzeiro
Se quer um plano romântico para Roma, pode surpreender o seu parceiro com um cruzeiro turístico no rio Tibre, que inclui todo o tipo de actividades divertidas. Acordar numa cabine com vista para o mar não tem preço.
Jantar romântico num elétrico antigo
Se, por outro lado, é mais terra a terra, pode reservar um jantar especial no Ristotram, um elétrico renovado dos anos 50, transformado para uma noite inesquecível de jazz e de passeio pelas ruas mais bonitas de Roma.
Autocarro de festa com DJs
Os que preferem uma boa festa na noite mais movimentada do ano podem subir a bordo do Crazy Bus, um veículo estacionado no centro de Roma e equipado como se fosse uma discoteca com ecrãs de TV, sistemas de áudio e iluminação de última geração.
Temperaturas em dezembro em Roma
O tempo em dezembro pode variar muito de ano para ano. Embora invulgar, a capital foi mesmo tingida de branco durante alguns anos. Por isso, sugiro que, antes de viajar, veja a previsão do tempo durante a sua escapadela a Roma em aplicações como AccuWeather ou eltiempo.es.
dezembro é um dos meses mais frios** na Cidade Eterna, mas se se agasalhar bem, conseguirá aguentar. Em Roma, mesmo no inverno, o sol está sempre presente, lula! As temperaturas variam entre os 4ºC e os 13ºC. Não te esqueças do teu guarda-chuva porque é uma das épocas mais chuvosas do ano!
O que levar na mala em dezembro?
- Botas impermeáveis.
- Gorro de lã ou protetor de ouvidos.
- Cachecol quente.
- Luvas quentes. Se vai patinar na pista de gelo, evite as de lã - podem molhar-se!
- Camisola, casaco de lã ou sweatshirt.
- Colete térmico (a minha peça preferida).
- Calças grossas ou calças de bombazina, ideais para o inverno.
- Casaco, blusão ou casaco de penas, o que for mais confortável para si.
- Meias térmicas.
- Guarda-chuva e mochila.
- Uma pequena mochila para as visitas turísticas.