O que ver e fazer em Siena em 1 dia

Em Siena respira-se história em cada esquina e em cada esquina esconde-se um tesouro artístico. Eis como tirar o máximo partido de um dia nesta cidade medieval.

Sonsoles Jimenez

Sonsoles Jimenez

leitura de 10 minutos

O que ver e fazer em Siena em 1 dia

Siena | ©Alberto Perro

Siena é uma cidade grandiosa de todos os pontos de vista. Uma cidade com um ambiente medieval onde se faz uma verdadeira viagem no tempo ao passear pelas suas ruas e admirar os seus magníficos edifícios. Não foi em vão que foi declarada Património da Humanidade.

Há muito para ver e desfrutar nesta cidade, desde admirar monumentos com muitos séculos de história até visitar museus interessantes, saborear a sua deliciosa gastronomia ou provar os bons vinhos da região. Mesmo que esteja aqui apenas por um dia, com um pouco de organização não perderá as melhores coisas para fazer em Siena.

1. Comece a sua visita admirando a Piazza del Campo

Piazza del Campo| ©Hervé Simon
Piazza del Campo| ©Hervé Simon

A Piazza del Campo é o verdadeiro coração de Siena e, portanto, o ponto de partida de qualquer passeio pela cidade. É uma magnífica praça medieval, de facto, uma das maiores do seu género no mundo. Vale a pena passar algum tempo nela para saborear todos os seus pormenores, porque há muito para ver.

Embora não seja fácil vê-la da rua, irá certamente notar que a sua forma é única: imita a de uma concha ou leque. E está dividida em nove partes, lembrando o Governo dos Nove, o regime político que governou a República de Siena entre 1287 e 1355.

Preste agora atenção aos edifícios que a rodeiam. O Palazzo Pubblico, a Torre del Mangia, a Capella della Piazza e a Fonte de Gaia, entre outros. Passear pela praça é contemplar uma lição de história viva, pois cada edifício representa uma parte importante do que foi a cidade.

Peço-vos agora que façam um pequeno esforço. Imaginem a praça enfeitada para a corrida de cavalos que, todos os anos, coloca os bairros de Siena uns contra os outros. O Palio realiza-se a 2 de julho e a 16 de agosto. Talvez não seja possível vê-lo, mas quase se sente a excitação aqui. No seu passeio pela cidade, verá também muitas referências a esta tradição.

Escolha a sua rota em Siena

2. Visite o Palazzo Pubblico e o Museo Civico

Palazzo Pubblico| ©Anna Azarova
Palazzo Pubblico| ©Anna Azarova

Se há um edifício que se destaca na Piazza del Campo é o Palazzo Pubblico. Foi concluído no início do século XIV, mas a sua beleza e a altura da sua torre continuam a surpreender os visitantes.

Aqui está uma pequena curiosidade. Já durante a sua construção, o edifício era tão harmonioso e belo que as autoridades tomaram uma decisão singular. Obrigaram os restantes edifícios da praça a serem construídos segundo os seus cânones estilísticos, mas proibindo-os de competir em altura e sumptuosidade com o palácio.

Este edifício foi o centro do poder político de Siena desde o momento da sua construção, mas hoje não alberga apenas a Câmara Municipal. Parte das suas salas é ocupada pelo Museu Cívico, um dos melhores museus de Siena.

No interior do museu é possível admirar salas adornadas com maravilhosos frescos. Um dos mais notáveis é a Alegoria do Bom e do Mau Governo, de Ambrogio Lorenzetti. Se gostas de arte, não percas uma visita ao Museo Civico.

Factos interessantes

  • Horário de funcionamento do Palazzo Pubblico e do Museo Civico: das 10:00 às 18:00 no inverno e das 10:00 às 19:00 no verão.
  • Preço: cerca de 10 euros para a entrada geral. As famílias, as crianças, os idosos e as pessoas com deficiência beneficiam de um desconto.

Reservar uma visita guiada a Siena

3. Subir à Torre del Mangia

Torre de Mangia| ©Pom'
Torre de Mangia| ©Pom'

Terá de olhar muito para cima para ver o topo, porque esta torre é um verdadeiro arranha-céus medieval: tem nada menos que 88 metros de altura. Se estiveres a pensar, sim, podes subir até ao topo, mas terás de enfrentar 400 degraus.

Se estiveres em boa forma, recomendo-te que faças o esforço de subir. Do cimo da torre Mangia terá as vistas mais incríveis não só de Siena, mas também de uma parte maravilhosa da paisagem toscana, com as suas colinas cheias de vinhas e oliveiras.

E uma curiosidade relacionada com o nome da torre. O seu nome vem do primeiro sineiro que teve. O nome do homem era Giovanni di Balduccio, mas na altura era conhecido por "Mangiaguadagni". A razão? Porque gastava tudo o que ganhava nas tabernas de Siena.

Factos interessantes

  • Horário de funcionamento da Torre del Mangia: das 10h00 às 16h00 no inverno e das 10h00 às 19h00 no verão.
  • Preço: cerca de 10 euros para a entrada geral. Há um desconto para as famílias e as crianças com menos de 11 anos têm entrada gratuita.

4. Para chegar ao Palazzo Salimbeni, basta percorrer o centro histórico

Palazzo Salimbeni| ©aniadudek
Palazzo Salimbeni| ©aniadudek

A área em redor da Piazza del Campo esconde uma fabulosa rede de ruas medievais repletas de palácios. Seja qual for a rua que decidir seguir, irá certamente encontrar uma joia arquitetónica. Em todo o caso, recomendo que procure a Via Bianchi di Sopra e passeie por ela. É uma das ruas mais essenciais de Siena.

Em Bianchi di Sopra verá a Croce del Travaglio, o ponto de encontro de algumas das principais estradas de Siena. Também irá encontrar edifícios palacianos ao longo do caminho, como o Palazzo Tolomei ou o Palazzo de Gori Pannolini. Se não quiser perder nada, pode sempre inscrever-se numa das visitas guiadas de Siena.

Sozinho ou com um guia, deve sair desta rua para chegar ao Palazzo Salimbeni. Trata-se de um belo edifício gótico que alberga atualmente a sede de um dos maiores bancos de Itália. Na mesma praça há outros dois tesouros de Siena: o Palazzo Spannocchi e o Palazzo Cantucci.

Reservar uma visita guiada a Siena

5. Visitar a Basílica de São Domingos

Basílica de São Domingos| ©caitlineb
Basílica de São Domingos| ©caitlineb

Se há uma coisa que certamente o vai impressionar na Basílica de São Domingos, é o seu tamanho. Recomendo uma visita não só para admirar a sua sóbria arquitetura gótica, mas também pela sua localização. É também pela sua localização. A igreja fica na colina de Camporegio, de onde se pode desfrutar de belas vistas da cidade e do Duomo.

Como curiosidade, a basílica abriga algumas relíquias que são particularmente apreciadas pelos devotos, incluindo a cabeça sagrada de Santa Catarina de Siena. A propósito, a uma curta distância a pé, podes visitar a casa-santuário da santa, de onde terás outra vista fantástica de Siena.

6. Onde comer em Siena

Comer ribollita| ©Jenn Vargas
Comer ribollita| ©Jenn Vargas

Há muito para ver em Siena, por isso é essencial recarregar as baterias. A área em torno da Piazza del Campo e da Via Bianchi di Sopra é onde se encontra a maior concentração de restaurantes. Pode escolher entre pequenas tabernas, osterias ou restaurantes elegantes.

Se quiser comer algo rápido, recomendo a Salumeria Il Cencio. Fica na Piazza del Campo e podes comer paninis deliciosos. A propósito, não perca o terraço para ver as vistas da praça, são incríveis.

outros lugares fantásticos para comer, como Mugolone, Osteria le Logge, Taverna di San Giuseppe ou Campo Cedro, mas realmente em Siena você pode comer muito bem em quase qualquer lugar e a preços acessíveis.

O que experimentar? Pici, a massa típica da região; gnudi, bolinhos de espinafres e ricota de ovelha; ribollita, uma espécie de sopa de legumes e leguminosas; chiantina, uma carne de vitela de alta qualidade; ou carne de cinta senese, uma raça de porco. Se quiser mais, pode fazer uma das visitas gastronómicas de Siena.

7. Visita ao Duomo de Siena

Catedral de Siena| ©Discovering the Globe
Catedral de Siena| ©Discovering the Globe

A Catedral de Siena é considerada uma das mais belas catedrais de Itália e do mundo. Verá a razão disto muito antes de lá chegar, mas especialmente quando visitar o interior.

A igreja foi construída entre 1215 e 1263 em estilo gótico italiano e o seu exterior está coberto de mármore branco e verde. Mas repare especialmente na sua fachada, que está cheia de pormenores, como a rosácea e os mosaicos dourados que a decoram.

Mas é o que o espera no interior que o vai deixar sem palavras. O chão é decorado com cenas feitas de mármore colorido, o púlpito e o altar são verdadeiras jóias. Também se podem admirar obras de Donatello e Miguel Ângelo. E depois há o jogo de luzes que os vitrais criam nas naves, que o deixará sem palavras.

E não é tudo. De referir também a Biblioteca Piccolomini, com uma decoração que faz lembrar a Capela Sistina do Vaticano. E se isso não for suficiente, não perca a Puerta del Cielo, uma visita aos telhados da catedral que lhe dará as mais espectaculares vistas panorâmicas interiores e exteriores.

Factos interessantes

  • Horários de abertura: dependem da época, bem como do facto de ser feriado ou véspera de feriado. O horário de abertura também pode variar entre a catedral e a cripta, a Porta del Cielo ou a Biblioteca Piccolomini, pelo que é aconselhável informar-se com antecedência e comprar bilhetes.
  • Preço: depende também do tipo de visita e da época do ano. Em geral, a partir de 7 euros para a Catedral e a Biblioteca Piccolomini. Existe um bilhete combinado que permite visitar os telhados e os museus da catedral e custa cerca de 15 euros.

8. Visitar o Duomo Nuovo e o Museo dell'Opera

Museu da Ópera| ©Antonio Cinotti
Museu da Ópera| ©Antonio Cinotti

A catedral é o exemplo vivo do maior esplendor de Siena. Mas não é tudo o que existe. Atrás dela verá uma fachada inacabada. Era para ser a entrada monumental do Duomo, depois de uma ampliação projectada no século XIV que deveria quadruplicar o tamanho do templo.

Mas veio a peste, a crise e alguns problemas de construção e tudo ficou parado. Desse projeto faraónico sobreviveram até aos nossos dias a fachada semi-acabada e partes de uma nave, agora ocupadas pelo Museo dell'Opera del Duomo.

Se se interessa por arte, não hesite em passar algum tempo a percorrer as salas deste museu. Durante a visita, terá a oportunidade de admirar uma interessante coleção de obras de arte, algumas delas de artistas da estatura de Giovanni Pisano e Donatello.

Mas pode fazer ainda mais no Duomo Nuovo: subir ao Facciatone, essa imponente fachada que nunca foi terminada. Do seu terraço pode admirar-se uma das melhores vistas de Siena. Claro que terás de subir 200 degraus para lá chegar, mas garanto-te que valerá bem a pena o esforço.

Factos interessantes

  • Horário de abertura: o Museo dell'Opera e o Panorama del Facciatone estão normalmente abertos das 10:00 às 19:00 no verão e das 10:00 às 17:30 no inverno. No entanto, o horário de abertura pode variar nos feriados e vésperas de feriados.
  • Preço: Recomendo a compra do passe combinado que permite a entrada em todas as áreas do Duomo e cujo preço geral é de cerca de 15 euros. Existem bilhetes a preços reduzidos para crianças até aos 11 anos.

9. Entrada no Batistério de São João Batista

Batistério de San Giovanni| ©Dan
Batistério de San Giovanni| ©Dan

Este é outro dos tesouros góticos que encontrará junto à catedral. O batistério fica mesmo atrás e o seu interior esconde uma série de jóias artísticas, incluindo os magníficos frescos que decoram a sua abóbada e as suas três naves. Não têm nada a invejar aos de outros edifícios históricos da cidade.

Mas preste especial atenção à pia batismal no centro. É uma verdadeira joia feita de bronze e mármore. Grandes artistas, incluindo Ghiberti e Donatello, trabalharam na sua conceção e criação. O horário de visita do batistério é o mesmo que o da catedral.

10. Descobrir o Hospital Santa Maria della Scala

Hospital Santa Maria della Scala| ©Elliott Brown
Hospital Santa Maria della Scala| ©Elliott Brown

Na mesma praça onde se encontra o Duomo, encontra-se outro edifício que recomendo que visite se tiver tempo. O Hospital de Santa Maria della Scalla funcionou desde o século XII e até há pouco tempo como hospital, centro de acolhimento de peregrinos e hospício. Hoje é um magnífico museu que vale a pena visitar.

Ao longo do percurso é possível admirar salas magnificamente decoradas com frescos do século XV. Mas o edifício alberga também o Museu Arqueológico Nacional e o Tesouro de Santa Maria La Scala, uma coleção de relicários, jóias e miniaturas, entre outros objectos da antiga Constantinopla.

Mais uma nota. De certeza que já reparou na Fonte de Gaia, na Piazza del Campo. Não é a original. O conjunto escultórico autêntico encontra-se neste museu.

Factos interessantes

  • Horário de abertura: o hospital abre às 10 horas, mas a hora de fecho depende da estação do ano e do dia da semana. Às quintas-feiras, fecha normalmente às 22 horas.
  • Preço: a entrada geral custa cerca de 7 euros e a entrada reduzida custa cerca de 4 euros. Há descontos para as famílias e para as crianças com menos de 11 anos, as crianças pequenas e os deficientes são gratuitos.

11. Stand em frente ao Palazzo Chigi Saracini

Palazzo Chigi Saracini| ©Radu Iscovici
Palazzo Chigi Saracini| ©Radu Iscovici

A meio caminho entre a Piazza del Campo e o Duomo, encontra-se um dos edifícios mais singulares de Siena. Fica numa rua estreita e tem uma peculiaridade que não o deixará passar despercebido: a sua fachada curva, com um primeiro andar de pedra e um segundo andar de tijolo cheio de janelas pontiagudas.

Atualmente, este palácio, construído no século XII, alberga uma instituição musical de renome em Siena, a Accademia Musicale Chigiana. Só pode ser visitado em visitas guiadas que permitem descobrir uma interessante galeria de pinturas e uma sala de concertos rococó, entre outros tesouros.

12. Termine o dia com um jantar muito especial

Terraço e pôr do sol| ©travelwayoflife
Terraço e pôr do sol| ©travelwayoflife

Para terminar a visita, nada como sentar-se tranquilamente numa das muitas esplanadas instaladas na Piazza del Campo, se o tempo o permitir. É uma das melhores coisas para fazer em Siena ao fim da tarde.

Se não for demasiado tarde, recomendo um aperitivo tradicional. Pode pedir um copo de chianti, o vinho local, e acompanhá-lo com uma tábua de queijos e enchidos. O sabor e o aroma da comida e da bebida, juntamente com a imagem da piazza iluminada, dar-lhe-ão as melhores recordações de Siena.