O que ver e fazer em Siena em 2 dias
Siena é uma cidade de edifícios baixos e antigos, ruas estreitas e uma rica cultura e história. Durante a sua estadia de 2 dias em Siena, conhecerá muitos lugares cheios de simbolismo e de profundo diálogo com o passado.
A pequena cidade de Siena, situada na região da Toscana, em Itália, tem um dos centros históricos mais antigos do país. Cheia de edifícios antigos, praças, museus e igrejas, as suas ruas estreitas convidam-no a explorá-la a pé para ver como o passado se entrelaça com a sua cultura.
Neste artigo proponho-lhe uma visita de dois dias a Siena, organizada em torno das suas duas praças principais: Piazza del Campo e Piazza del Duomo, onde encontrará as melhores coisas para ver e fazer em Siena, para que possa conhecer o mais representativo desta cidade.
Dia 1: Piazza del Campo, Palazzo Piccolomini, Piazza del Mercato e Fortalezza Medicea
No seu primeiro dia em Siena, pode aproveitar para explorar o centro histórico, em particular a Piazza del Campo, que é a praça central da cidade e está rodeada de edifícios de grande valor histórico e arquitetónico. Depois, pode ir à Piazza del Mercato, onde se tem uma bela vista do campo, e almoçar nos arredores.
Toda esta área é de grande interesse turístico e está sempre muito animada, razão pela qual está incluída entre os melhores passeios de Siena. É uma boa ideia passear pelas ruas estreitas repletas de lojas, edifícios antigos, bares e restaurantes. Tudo fica a uma curta distância, o que o torna ideal, mas prepare-se para as subidas e descidas.
À tarde, sugiro que visite a Fortaleza Mediceana, que tem um parque e um anfiteatro no seu interior. E se ainda tiveres algum tempo, podes ir ver a melhor vista panorâmica da cidade muito perto da Fortaleza. Também podes fazer uma visita guiada para não perderes nada desta cidade cheia de história.
1. Praça do Campo
O passeio começa na Piazza del Campo, que chama a atenção pela sua forma em leque ou em concha com alguns desníveis, uma vez que se situa num local onde convergem as três colinas sobre as quais assenta a cidade.
A partir da praça, pode tomar as 3 ruas principais, que pode tomar para se encher do espírito de Siena. A praça é considerada Património Mundial pela UNESCO, pois alberga edifícios que datam da época medieval, que parecem ter parado no tempo.
Um dos edifícios mais interessantes em torno da praça é o Palazzo Pubblico gótico, a antiga sede do governo, que hoje abriga o Museu Cívico no seu primeiro andar. A torre do palácio é a Torre de Mangia, à qual se pode subir. Outro edifício é o Cortile de Mangia, situado ao lado da Torre, e a partir do qual se pode aceder ao Museu e à Torre.
Em frente ao Palazzo Pubblico encontra-se a Fonte de Gaia, do século XV, uma fonte cheia de simbolismo, onde se podem ver relevos de Jacopo della Quercia, o da Madona e do Menino e o das Virtudes Teologais e Cardeais.
Torre del Mangia
Na Piazza del Campo encontra-se a Torre del Mangia, que foi construída entre 1338 e 1348. Esta torre sineira de 88 metros de altura é a torre do Palazzo Pubblico, a antiga sede do governo, e a torre mais alta de Siena.
Do topo da torre, tem-se uma bela vista da praça e da cidade, mas só se pode subir por escadas e há 400 degraus, pelo que é necessário ter um certo nível de aptidão física. Além disso, deve ir cedo, porque a entrada é feita por ordem de chegada e pode haver filas, especialmente no verão.
Junto à torre há uma capela dedicada à Virgem Maria, que foi promovida pelos sobreviventes da Peste Negra no final do século XV.
- Horário de abertura: das 10h00 às 16h00 no inverno, das 10h00 às 19h00 no verão.
- Taxade entrada: cerca de 10 euros para adultos e gratuita para crianças com menos de 11 anos.
- Duração: só é possível permanecer 15 minutos no cimo da torre. A visita dura cerca de 40 minutos, e podem subir até 50 pessoas de cada vez.
- Recomendações: a subida exige alguma condição física.
2. Praça do Mercado
A partir da sua última paragem, pode ir até à Piazza del Mercato, que fica a cerca de 200 metros atrás da Piazza del Campo. Destaca-se pela sua galeria em forma de concha de tartaruga. Aos domingos, há um mercado onde se pode encontrar carnes frias e outros alimentos.
Tem uma bela vista da paisagem toscana e é perfeita para fazer piqueniques e tirar fotografias da paisagem. Há também restaurantes e bares nas proximidades, onde se pode almoçar. A sua construção data do século XIX, embora o mercado de Siena tenha começado a funcionar no século XIII.
3. Fortalezza Medicea e Anfiteatro
Da Piazza del Mercato, regresse à Piazza del Campo e, a partir daí, caminhe cerca de 1 km até à Fortalezza Medicea, uma das fortalezas dos Médicis construídas entre os séculos XVI e XVII em Itália, mandada construir pelo Duque Cosimo de Medici. Também é possível ir de autocarro, mas se for a pé pode passar pela Fontebranda, pela Praça e Basílica de San Domenico, pelo estádio Artemio Franchi, pela estátua de Santa Caterina Benincasa e pelo Jardim Lizza.
A Fortaleza situa-se na Piazza della Libertà e o seu perímetro é de 1500 metros. No seu interior existe um interessante anfiteatro e um parque público. Aqui realizam-se concertos e outros espectáculos, e há um cinema ao ar livre.
4. Vista panorâmica de Siena a partir da Via Bruno Bonci
A partir da Piazza della Libertà, voltando pela Via Bruno Bonci e passando pelo Estádio, em frente a um dos cantos da Piazza e por trás da Basílica de San Domenico, pode ver uma das melhores vistas panorâmicas de Siena. É ideal ir ao pôr do sol, depois de ter passeado pela Praça do Mercado e pela Fortaleza de Siena, para apreciar o horizonte claro e as casas baixas da cidade.
Opcional: Fontebranda
É possível que, se não se tiver demorado muito na Piazza del Campo, se possa passar por Fontebranda antes de continuar para a Fortaleza Mediceana, uma vez que fica no caminho. Fica a cerca de 650 metros da Piazza del Mercato, na rua com o mesmo nome. Embora seja perto, o acesso pode ser cansativo, pois há subidas e descidas.
Esta fonte do século XIII, a mais antiga de Siena, é alimentada por um dos mais importantes aquedutos antigos da cidade, que na altura fazia parte da rede que distribuía água pela região. É caracterizada por arcos góticos e está associada a Santa Catarina, que viveu nas proximidades.
Perto de Fontebranda encontra-se a Basílica de San Domenico, também construída no século XIII e ampliada no século XV. É de estilo gótico e destaca-se pelas suas grandes janelas. Se passear por Siena à noite, ficará espantado com o seu aspeto iluminado.
Dia 2: Piazza del Duomo, Catedral de Siena e Museus
No seu segundo dia em Siena, sugiro que comece na Piazza del Duomo, que fica a 400 metros da Piazza del Campo. A Piazza del Duomo é uma praça em forma de L no topo da colina de Santa Maria. Nesta praça encontra-se a famosa Catedral de Siena, a catedral mais importante da cidade.
Demorará algum tempo a percorrer a Catedral, bem como os outros locais de interesse que fazem parte do Complexo do Duomo, como o Batistério e o Museo dell'Opera. Depois, pode visitar dois dos museus mais importantes da cidade, o Museo Antropologico e a Pinacoteca Nazionale, para continuar a aprender sobre a arte, a história e a cultura de Siena.
1. Piazza del Duomo
As origens desta praça coincidem com as da Catedral, que começou a ser construída no século XIII sobre uma estrutura mais antiga. Nesta praça também se encontra o Museu Santa Maria Della Scala. Pode passear sozinho pela praça e pela Catedral, ou pode contratar uma visita guiada para conhecer os factos mais importantes sobre este edifício único.
2. Duomo Santa Maria Assunta de Siena
O Duomo Santa Maria Assunta de Siena é o principal edifício da praça e um ponto obrigatório da cidade. É uma das mais importantes catedrais românico-góticas de Itália, com a sua imponente fachada de mármore branco e verde de Prato e vermelho de Siena. Embora tenha sido planeada para ser maior, não pôde ser concluída devido à Peste Negra de 1348.
A primeira coisa que chama a atenção no interior é o motivo de mármore preto e branco com linhas horizontais, que está relacionado com a lenda dos cavalos fundadores da cidade, que eram destas cores. A Catedral alberga também obras de arte de Michelanchelo (as esculturas do altar), Donatello e Domenico Beccafumi, entre outros.
Destacam-se os mosaicos que representam cenas da Bíblia e lendas da Antiguidade, conhecidos como Pavimento. Nem sempre são visíveis ao público, pois são cobertos para os proteger das pegadas. Se for entre o final de junho e meados de outubro, terá o privilégio de os ver.
O que está incluído no bilhete de entrada para o Duomo
A catedral faz parte do complexo do Duomo, e o seu bilhete de entrada na Porta del Cielo inclui uma visita guiada:
- A Biblioteca Piccolomini, onde se encontram frescos de Pinturicchio.
- O Museo dell'Opera, que alberga as estátuas da fachada da Nova Catedral.
- O Panorama del Facciatore, que oferece uma das melhores vistas da cidade.
- A Porta del Cielo, onde se pode ver de perto o teto da Catedral, bem como o chão.
- A Cripta, que só foi descoberta em 1999.
- O Battistero, situado num outro edifício, onde se realizavam os baptismos.
Tudo neste complexo está carregado de simbolismo e de uma história rica, por isso recomendo que dedique algum tempo a explorá-lo, e que antes de ir se informe sobre os diferentes bilhetes para a Catedral de Siena que pode comprar, os seus preços e descontos.
Mais informações sobre a catedral
- Horário de abertura: das 10h30 às 17h00 no inverno e das 10h00 às 19h00 no verão.
- Preço do bilhete: O bilhete Opa Si Pass custa cerca de 17 euros para adultos, 5 euros para crianças entre os 7 e os 11 anos e gratuito para crianças com menos de 6 anos. O bilhete que inclui a visita à Porta del Cielo custa cerca de 20 euros para adultos.
- Recomendações: consultar os horários dos feriados e das missas no sítio Web da Catedral.
Batistério de San Giovanni
O Batistério de San Giovanni é uma das igrejas mais antigas de Florença, construída sobre uma estrutura primitiva que remonta aos séculos IV-V, mas cuja construção foi concluída no século XIII. Situa-se em frente à Catedral de Siena e era antigamente o local dos baptismos.
O edifício é revestido de mármore branco e verde, tal como o Duomo. É uma construção octogonal com uma cúpula que vale a pena ver, tanto no interior como no exterior. A não perder as três portas de bronze, uma de Andrea Pisano e duas de Lorenzo Ghiberti, que foram construídas mais tarde.
3. Museu da Ópera Metropolitana
Em frente à Catedral encontra-se o Museo dell'Opera Metropolitana, um dos melhores museus de Siena e um dos mais antigos de Itália, fundado em 1869. Alberga as estátuas originais que adornavam parte da fachada da Nova Catedral, que não pôde ser concluída devido à Peste Negra.
No Museo dell'Opera, poderá ver esculturas de Arnolfo di Cambio do século XIV e esculturas de Donatello, Lamberti, Ciuffagni, Bigello (atribuídas), a Madona e o Menino com Santos de Bernardo Dadi e a Pietà Bandini de Miguel Ângelo na cave, entre outras, bem como esboços e ferramentas utilizadas durante a construção da Catedral.
- Taxade entrada: o Opa Si Pass (que inclui a entrada em todo o complexo, exceto na visita à Porta do Céu) custa cerca de 17 euros para adultos, 5 euros para crianças entre os 7 e os 11 anos e é gratuito para crianças com menos de 6 anos.
- Horário de abertura: de abril a outubro inclusive, das 9h30 às 19h30, e de novembro a março inclusive, das 10h30 às 17h30 De 26/12 a 6/01 das 10h30m às 18h30m.
- Recomendações: consultar o sítio Web da Catedral para conhecer os horários dos feriados e das missas.
4. Museu Arqueológico Nacional Etrusco
O Museu Arqueológico Nacional E trusco também está localizado em frente à Catedral, onde ficava o antigo hospital de Santa Maria della Scala. Este museu alberga vestígios arqueológicos encontrados na região. São estátuas, bronzes, mosaicos, cerâmicas, urnas, entre outros. Os mais antigos datam da Idade do Bronze
É ideal se estiveres particularmente interessado em história, mas também pode ser uma oportunidade para aprenderes mais sobre a antiguidade da região.
- Localização: Piazza Duomo, Complesso di S. Maria della Scala 2 - Siena.
- Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 10:00 às 19:00, exceto às terças-feiras, quando está encerrado, e às quintas-feiras, aberto até às 22:00 horas. Horário de abertura reduzido no inverno.
- Taxa deentrada: cerca de 9 euros para adultos. Também pode comprar o bilhete juntamente com a entrada para o complexo da Catedral, que custa cerca de 17 euros para adultos e 4 euros para crianças entre os 7 e os 11 anos de idade.
5. Pinacoteca Nacional de Siena
A Pinacoteca Nazionale di Siena abriga pinturas medievais e mais antigas pertencentes à escola de Siena, especialmente pinturas em madeira com fundos dourados dos séculos XIV e XV. Está instalada em dois palácios adjacentes, o Buonsignori e o Brigidi. As obras estão dispostas em ordem cronológica por período nos diferentes níveis do Museu.
Neste Museu poderá ver obras de Ambrogio Lorenzetti, como La Piccola Maestà, e de Duccio, como a Madonna, e de artistas como Simone Martini, Pietro, Giovanni di Paolo, Sassetta, Matteo di Giovanni e Francesco di Giorgio Martini.
-
Taxa deentrada: cerca de 6 euros para adultos. As visitas guiadas (em italiano) podem ser reservadas com antecedência no sítio Web da Pinacoteca.
-
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9 às 19 horas; domingos e feriados, das 9 às 13 horas. Horário de abertura reduzido no inverno. Gratuito no primeiro domingo do mês.
-
Localização: Via San Pietro 29 - 53100 Siena.
Este é o fim do meu passeio por Siena, organizado em dois dias para que possa ver os sítios mais representativos. À noite, é uma boa ideia participar num passeio gastronómico em Siena, para conhecer as melhores propostas culinárias da região e um pouco mais sobre a sua cultura.
E se já visitou Siena antes, ou se os museus não são do seu interesse, ou se simplesmente prefere uma atividade ao ar livre, pode participar num dos melhores passeios de vinho em Siena e conhecer as delícias da região com guias especializados.