Os 10 melhores museus de Siena
Siena é uma pequena cidade cheia de edifícios antigos, igrejas e alguns dos melhores museus da região, o que a torna o local ideal para aprender sobre a história, a arte e a cultura da Toscana.
Um dos centros históricos mais antigos é Siena, na região da Toscana, uma pequena cidade cheia de edifícios antigos, praças, fontes, igrejas e museus muito interessantes que o convidam a fazer um passeio histórico e cultural pela região.
Visitar os seus museus é uma das melhores coisas que pode ver e fazer em Siena, pois toda a cidade está ligada ao seu passado, e em cada beco pode respirar a sua história. Aqui vou falar-vos dos principais museus de Siena, para que possam conhecer em profundidade a cultura da região.
1. A Catedral de Siena
Embora não seja propriamente um museu, a Catedral de Siena ou Duomo Santa Maria Assunta de Siena contém algumas das mais importantes obras de arte de Siena e da Itália. A visita a esta catedral é uma das melhores excursões que pode fazer em Siena.
O edifício em si é uma maravilha arquitetónica, com a sua fachada de mármore branco com linhas horizontais em mármore verde e vermelho. O motivo de mármore com riscas horizontais também se encontra no interior, onde se podem ver esculturas de Miguel Ângelo e obras de arte de Donatello e Domenico Beccafumi, entre outros.
O Pavimento é considerado uma das coisas mais interessantes que se podem ver na Catedral, de grande beleza artística, embora só se possa visitá-lo entre finais de junho e meados de outubro, pois no resto do ano têm cuidado com as pegadas dos turistas.
A Catedral faz parte do Complexo do Duomo, pelo que com o teu bilhete podes ver a Biblioteca Piccolomini, onde há frescos de Pinturicchio; a Cripta; o Panorama del Facciatore, uma das vistas mais bonitas de Siena; e a Porta del Cielo, que é uma visita especial para ver de perto as incríveis pinturas nos tectos. Inclui também uma visita ao Batistério de San Giovanni, onde se realizavam os baptismos, e ao Museo dell'Opera, que alberga as estátuas originais da fachada da Catedral Nova.
Para mais informações
- Horário de abertura: diariamente, das 10h30 às 17h00 no inverno e das 10h00 às 19h00 no verão.
- Localização: Piazza del Duomo, 8, 53100 Siena, Itália.
- Taxa deadmissão: para acesso a todo o complexo, cerca de 17 euros para adultos, 5 euros para crianças entre 7 e 11 anos, e gratuito para crianças com menos de 6 anos de idade.
- Recomendações: consultar o sítio Web da Catedral para saber os horários dos feriados e das missas.
2. Museu da Ópera Metropolitana do Duomo
O Museo dell'Opera Metropolit ana é um dos principais museus da cidade, ao qual pode aceder se comprar o bilhete de entrada para o Complexo do Duomo, ou pode visitá-lo por conta própria. Está localizado na Piazza del Duomo, ao lado da Catedral, num edifício conhecido como a Nova Catedral. Foi inaugurado em 1869.
Albergaas esculturas originais que tinham adornado parte da fachada lateral da catedral, que não foi concluída devido à Peste Negra. Entre as obras mais importantes que se podem ver neste museu estão as obras de Duccio Di Buoninsegna, especialmente a peça Majestade, que adornava o altar-mor da Catedral.
Neste museu também se pode ver a famosa estátua renascentista da Madona e do Menino com os quatro querubins de Donatello, e as estátuas de estilo gótico de Giovanni, Pisano e Jacopo della Quercia.
O museu faz parte do complexo do Duomo, por isso, se comprar um bilhete para todo o complexo, pode também visitar a Catedral de Siena, a Livraria Piccolomini, a Cripta e o Batistério com um desconto. É importante que, antes de ir, você se informe sobre os ingressos para a Catedral de Siena, como comprá-los, seus preços e descontos, para que você tenha informações completas sobre este complexo.
Mais informações sobre a catedral
- Horário de abertura: todos os dias, das 9h30 às 19h30, de abril a outubro. No resto do ano, das 10h30 às 17h30. De 26/12 a 6/1 das 10h30 às 18h. Feriados das 13h30 às 18h00, e pré-feriados das 10h30 às 18h00.
- Entrada: cerca de 17 euros para adultos (ou 20 euros com a visita guiada à Porta del Cielo) e 4 euros para crianças dos 7 aos 11 anos (passe Opa si).
- Localização: Piazza del Duomo 8, 53100 Siena, Itália.
3. Museu Santa Maria della Scala
O Museu Santa Maria della Scala está localizado num complexo de edifícios antigos que outrora serviram de hospital cívico para peregrinos, mesmo em frente à Catedral de Siena. Para além de uma viagem pela história, arte e cultura de Siena, o edifício está decorado com frescos e obras de artistas importantes.
O museu tem uma superfície de mais de 20.000 metros quadrados e 5 andares, quatro dos quais estão abertos ao público, e é um dos 3 museus mais importantes de Siena.
Entre os frescos do século XV que pode ver neste museu, destaca-se o fresco Reunião de Domenico Beccafumi (século XVI). Também se pode visitar a Sala dos Peregrinos, que também tem frescos muito interessantes, alguns dos quais da autoria de Domenico di Bartolo. Nesta sala havia camas para os doentes.
O museu faz parte do Complexo de Museus Santa Maria della Scala, que inclui o Museu de Arte Infantil no terceiro andar do Complexo, o Museu Arqueológico Nacional, a Fonte de Gaia e outras atracções.
Para mais informações, consultar
- Taxa deentrada: cerca de 9 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: de 15 de março a 15 de outubro: diariamente das 10 às 19 horas, exceto às quintas-feiras das 10 às 22 horas.
No resto do ano: segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 10h às 17h, e sábados e domingos, das 10h às 19h. Fechado às terças-feiras.
- Localização: Piazza del Duomo 1, Siena, IT 53100.
4. Museu Cívico e Palazzo Pubblico
O Museu Cívico está localizado no primeiro andar do Palazzo Pubblico, uma antiga sede do governo. Este palácio está localizado na praça central da cidade, Piazza del Campo, perto da Catedral de Siena. No museu, pode aprender sobre a história da cidade e as principais obras de arte de diferentes períodos. Do seu terraço também se pode ver uma bela vista de Siena.
O Museu Cívico foi projetado em 1930 e entre as obras mais características estão a Madona e o Menino de Simone Martini e as Alegorias e os efeitos do bom e mau governo de Lorenzetti, frescos que comparam uma cidade bem governada com uma mal governada.
No interior do Museu Cívico encontram-se exposições características do Século de Ouro e obras de artistas de renome como Simone Martini, Duccio di Buoninsegna, Beccafumi e Aretino, entre outros.
O Palazzo Pubblico, construído entre 1282 e 1310, é um dos mais representativos e elegantes de Siena. A sua torre é a famosa Torre del Mangia, um dos edifícios mais altos de Siena (88 metros), ao qual se pode subir por escadas e desfrutar de uma das mais belas vistas da cidade. Não perca estes edifícios iluminados se visitar Siena à noite.
Mais informações sobre a cidade
- Taxade entrada: cerca de 10 euros por pessoa.
- Horário: diariamente das 10h00 às 18h00 de novembro a 15 de março. O resto do ano, das 10h às 19h.
- Localização: Piazza del Campo, Siena, IT 53100.
5. Museu da Tortura
O Museu da Tortura contém cerca de 100 instrumentos de tortura e de execução utilizados pela humanidade desde o século XVI até ao século XX. Entre as peças mais aterradoras encontram-se o cinto de castidade, a cadeira inquisitorial, a guilhotina e a Madona de Nuremberga.
Um dos instrumentos mais aterradores em exposição é a cremalheira, uma cama de madeira na qual as pessoas eram torturadas puxando-lhes os membros. Mas também se podem ver neste museu instrumentos menos conhecidos, como o Piffero del Baccanaro e os ragni spagnoli.
Outra exposição aterradora que se pode ver neste museu é o cinto de castidade, utilizado pelos maridos para evitar que as suas mulheres fossem violadas durante a sua ausência, e também para evitar que fossem infiéis.
O museu destinava-se, na realidade, a sensibilizar para a crueldade humana e para a importância de respeitar as diferenças entre culturas e crenças. Se não fores demasiado impressionável, podes aprender muito sobre o pior lado da humanidade visitando as exposições deste museu.
Ler mais sobre o museu
- Preço deentrada: cerca de 10 euros por pessoa, com descontos para grupos.
- Horário de abertura: diariamente, das 10h às 19h. No inverno, apenas aos sábados e domingos, com horário de abertura reduzido.
- Localização: Chiasso del Bargello, Presso Piazza del Campo, Siena, IT 53100.
6. Museu Arqueológico Nacional Etrusco de Siena
O Museu Arqueológico Nacional Etrusco de Siena também está localizado na Piazza Duomo, onde o antigo hospital de Santa Maria della Scala costumava estar. Aqui pode ver vestígios arqueológicos muito antigos encontrados na região, alguns dos quais datam da Idade do Bronze. Foi inaugurado em 1933.
Está localizado em salas subterrâneas que datam do século XVI. Aqui é possível ver vestígios arqueológicos como túmulos, sarcófagos e outros artefactos romanos dos séculos III e IV. Também alberga colecções privadas, como as de Mieli, Petrucci e também as da Biblioteca Municipal e da Academia de Fisiocratas.
Uma das obras mais notáveis que se pode ver neste museu são as 13 urnas de alabastro, mas também se podem ver importantes peças de bronze, mosaico, cerâmica e estátuas. É um museu onde se pode aprender sobre a história de Siena e da região desde os tempos antigos.
Mais informações sobre o museu
- Taxade entrada: cerca de 9 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 10h00 às 19h00, exceto às terças-feiras, quando está encerrado. Quintas-feiras aberto até às 22 horas. Horário de abertura reduzido no inverno.
- Localização: Piazza Duomo, Complesso di S. Maria della Scala 2 - Siena.
7. Museu da Água
No Museu da Água de Siena é possível conhecer os sistemas de aquedutos, as fontes e os diferentes artefactos da época e da cidade, bem como a história e a geologia de Siena e da região. Situa-se junto à Fonte Pescaia e foi inaugurado em 2010.
Com o bilhete, é possível ver esta fonte, os bottini, exposições multimédia e ainda ouvir alguns testemunhos dos anciãos da cidade. Os bottini são um sistema de aquedutos subterrâneos que ainda hoje alimentam as antigas fontes da cidade. Têm um comprimento total de 25 quilómetros e estão em funcionamento desde a época etrusca.
Este museu tem também uma sala chamada Fonte de Captação, onde se pode aprender sobre a história dos Bottini e das suas fontes. Siena não tem um rio, por isso recorreu a um sistema de túneis para transportar a água subterrânea para as fontes e distribuí-la por toda a cidade. Se visitar Siena em dois dias, pode também visitar a Fontebranda, a fonte mais antiga da cidade.
Mais informações sobre as fontes
- Taxade entrada: cerca de 10 euros por pessoa. É aconselhável reservar o seu bilhete com antecedência porque só podem entrar 15 pessoas por turno.
- Horário de funcionamento: de outubro a maio: segunda, quarta e sexta-feira das 10h às 12h, sábado e domingo das 9h30 às 12h30 e das 15h às 19h. De junho a setembro: quinta, sexta, sábado e domingo das 10h às 12h30 e das 16h30 às 19h.
- Localização: Str. Fonti di Pescaia, 54, 53100 Siena SI, Itália.
8. Galeria Nacional de Imagens
A Pinacoteca Nazionale di Siena alberga pinturas pertencentes à escola de arte de Siena, dos períodos medieval e antigo. A sua coleção mais importante é constituída por pinturas sobre madeira com fundo dourado dos séculos XIV e XV.
A Pinacoteca está instalada em dois palácios lado a lado, o Palazzo Buonsignori e o Palazzo Brigidi. As exposições estão dispostas por ordem cronológica nos diferentes níveis do museu.
Algumas das obras mais conhecidas deste museu são La Piccola Maestà e A Anunciação de Ambrogio Lorenzetti, bem como a Madona de Duccio. Durante a visita, será possível ver as obras de artistas proeminentes como Simone Martini, Pietro, Giovanni di Paolo, Sassetta, Matteo di Giovanni e Francesco di Giorgio Martini, entre outros.
Para mais informações, consultar
- Taxa deentrada: cerca de 6 euros para adultos. As visitas guiadas (em italiano) podem ser reservadas com antecedência no sítio Web da Pinacoteca.
- Horário de abertura: de segunda a sábado, das 9h às 19h, domingos e feriados, das 9h às 13h. Horário de abertura reduzido no inverno. Gratuito no primeiro domingo do mês.
- Localização: Via San Pietro 29 - 53100 Siena.
9. Museu de arte para crianças
O Museu de Arte para Crianças está localizado no complexo de museus de Santa Maria della Scala desde 2007. Organiza eventos, workshops, jogos e actividades artísticas para crianças e adolescentes, pelo que é perfeito se vier a Siena com crianças. Foi inaugurado em 1998.
O principal objetivo deste museu é aproximar as crianças da arte enquanto se divertem com a sua família, amigos ou grupos escolares. Aí podem participar em jogos de representação, laboratórios criativos e a possibilidade de aprender jogando em grupo.
Além disso, o museu tem exposições especiais para crianças, tanto de pinturas como de esculturas, bem como de vídeos e fotografias, organizadas de forma didática. Uma das suas salas de destaque é a de San Leopoldo, onde se encontram obras que remetem para a infância e onde também existem muitas actividades de aprendizagem e jogos didácticos.
Mais informações sobre o museu
-
Entrada: gratuita para crianças com menos de 11 anos, e cerca de 9 euros para adultos - Horário de funcionamento: das 10h às 19h de 15 de março a 15 de outubro, exceto às quintas-feiras, em que está aberto das 10h às 22h. No resto do ano: segundas, quartas, quintas e sextas-feiras das 10h às 17h, sábados e domingos das 10h às 19h. Fechado às terças-feiras.
-
Localização: Piazza del Duomo 1, Siena, IT 53100.
10. Accademia dei Fisiocritici Museu de História Natural
O Museu de História Natural Accademia dei Fisiocritici é um dos melhores museus da região da Toscana. Está instalado num edifício que em tempos serviu de mosteiro camaldolense. O museu exibe achados naturais feitos ao longo de dois séculos na região, e doações.
O museu é notável pela sua secção de anatomia, dedicada a Paolo Mascagni, um anatomista que fez importantes descobertas, incluindo uma técnica de preservação de tecidos usando mercúrio.
Outra das suas secções é a secção de zoologia, que exibe diferentes animais empalhados, esqueletos e insectos. A secção de geologia expõe minerais, rochas e restos fósseis de diferentes animais. Por último, a secção de botânica contém numerosas exposições, como os herbários de fungos e líquenes em terracota.
Para mais informações
- Taxa deentrada: cerca de 6 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: segundas e sextas-feiras das 9h às 19h, sábados das 14h às 19h e terças, quartas e quintas-feiras das 9h às 15h. Encerrado aos domingos.
- Localização: Piazzetta Silvio Gigli, 2 53100 Siena.