O que ver e fazer em Siena

Siena é uma das cidades mais importantes da Toscana e destaca-se pela arquitetura do seu centro histórico e pela beleza da sua Catedral. Aqui conto-lhe tudo o que pode ver e fazer para descobrir a cidade.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 9 minutos

O que ver e fazer em Siena

Siena | ©Emanuele

Siena é uma cidade pequena, mas tem muitas das principais atracções da Toscana, por isso não é surpresa que seja um dos principais destinos da região. Com um belo centro histórico, que é coroado pela Catedral de Nossa Senhora da Assunção, Siena oferece alternativas interessantes para os visitantes.

Entre as coisas para ver e fazer para descobrir Siena, pode passear pela Piazza del Campo, apreciar as vistas panorâmicas e o pôr do sol a partir da Torre del Mangia, fazer uma excursão de vinho, visitar a Toscânia em excursões de dia inteiro, ver as fontes medievais da cidade e visitar o Museu da Tortura, que é um dos museus mais impressionantes de Itália.

1. Perca-se no centro histórico de Siena.

Ruas de Siena| ©vic15
Ruas de Siena| ©vic15

Siena é uma cidade que teve o seu apogeu na época medieval e , por isso, está construída em torno do centro histórico. Durante a sua visita, irá visitá-lo com frequência para ver a Catedral, a Piazza del Campo, a Torre del Mangia e o Palazzo Comunale, mas também recomendo que, antes de deixar a cidade, passeie pelas intrincadas ruas da cidade velha para descobrir o espírito local.

Aí encontrará tabernas com sabores toscanos, ruas tranquilas de pedra e muitos dos edifícios mais bonitos da cidade, que podem não albergar museus ou exposições incluídas nos circuitos turísticos, mas que, sem dúvida, proporcionarão algumas das melhores fotografias da sua visita a Siena.

Além disso, passear pelo centro histórico é uma das melhores coisas para fazer em Siena à noite, especialmente quando as praças são iluminadas artificialmente e os bares e restaurantes se tornam os lugares mais visitados da cidade.

Reserve as melhores excursões em Siena

2. Visitar a Catedral de Nossa Senhora da Assunção

Interior da catedral| ©Justin Kenneth Rowley
Interior da catedral| ©Justin Kenneth Rowley

A Catedral de Nossa Senhora da Assunção, com sua fachada que combina perfeitamente os estilos gótico e românico, é a principal atração de Siena. Localizada no coração do centro histórico da cidade, ocupa um enorme complexo que também contém museus, mas o Duomo é um espetáculo em si mesmo e não apenas pela sua arquitetura, que é fortemente influenciada por Gian Lorenzo Bernini.

O pavimento interior da Catedral é considerado o mais belo do mundo, apresentando uma disposição de azulejos e mosaicos romanos que foi concebida por Pinturicchio e, no interior da nave central, o púlpito, os frescos e as esculturas foram concebidos por Miguel Ângelo, Rafael Sanzio, Nicola Pisano e Amico Aspertini.

Também se pode assistir à missa na Catedral, que é celebrada todos os dias úteis às 9h30 e nos feriados às 8h00, 11h00, 12h15 e 18h00 em diferentes turnos. Estes horários são alterados durante o verão e é possível visitar o Duomo até às 19h30m.

Detalhes interessantes

  • Preço: a entrada na Catedral e nos museus custa aproximadamente 20 euros para adultos e 5 euros para crianças até aos 11 anos de idade.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 10h30 às 17h. O programa dos museus é alterado nos feriados.
  • Localização: Piazza del Duomo 8, Siena.

Comprar bilhetes para visitar a Catedral de Siena

3. Passeio pela Piazza del Campo

Praça do Campo| ©Hervé Simon
Praça do Campo| ©Hervé Simon

A Piazza del Campo está incluída nos melhores passeios de Siena como um dos locais mais representativos da cidade e por sua reputação como a praça mais bonita do mundo, como o filósofo francês Michel de Montaigne descreveu em seu diário de sua viagem à Itália.

Esta praça marca o coração da cidade e, na desordem do centro histórico, destaca-se pela sua planta côncava perfeita, composta por 9 partes que simbolizam os 9 bairros de Siena. O Palio, um dos eventos populares mais importantes em Itália e na Europa, realiza-se aqui todos os verões há mais de 500 anos.

Na área da Piazza del Campo encontrará alguns dos melhores restaurantes da cidade, tornando-a um local ideal para parar para almoçar durante o seu passeio pela cidade, ou pode simplesmente relaxar cumprindo uma tradição em Siena, que é sentar-se no chão da praça seca e apreciar a paisagem.

4. Subir ao topo da Torre Mangia

Torre del Mangia| ©Pom'
Torre del Mangia| ©Pom'

Muito perto da famosa Piazza del Campo, pode visitar a Torre del Mangia, que é uma torre de sino e relógio com 88 metros de altura e tem o privilégio de ser um dos pontos mais altos da cidade velha. Além disso, esta torre mantém vivas algumas das lendas de Siena, como o som entoado dos seus sinos que se ouve em todas as edições do tradicional Palio.

O nome do edifício, que em inglês significa "torre do comedor", refere-se ao seu primeiro zelador, Giovanni di Duccio, que era famoso por gastar todo o seu rendimento em refeições servidas nos restaurantes e bares locais. Daí a reputação de Siena como uma das cidades mais gastronómicas da Toscana.

Do topo da Torre del Mangia tem-se acesso a uma das melhores vistas panorâmicas da cidade, especialmente durante o verão, e se a visitar ao fim da tarde pode também desfrutar de um dos melhores pores-do-sol de Siena.

Note-se também que toda a caminhada desde a base até ao topo, incluindo a descida, demora menos de uma hora, pelo que é compatível com uma visita curta à cidade, uma vez que não lhe tomará muito tempo. Se for esse o seu caso, aqui está uma lista de coisas que pode ver e fazer para descobrir Siena em 1 dia.

Pormenores interessantes

  • Preço: a entrada para visitar o topo da torre tem um custo inicial de aproximadamente 10 euros por pessoa.
  • Horário: Pode visitá-la todos os dias das 10h às 19h.
  • Localização: Piazza del Campo 1, Siena.

5. Fazer um tour de vinhos fora de Siena

Provar vinho em Chianti| ©a dash of zest
Provar vinho em Chianti| ©a dash of zest

Siena é uma cidade ideal para usar como base para visitar as melhores vinhas da Toscana, uma vez que o turismo do vinho é uma das principais atracções da região. Nestas excursões gastronómicas de meio dia ou de dia inteiro , pode fazer uma prova de vinhos, saborear a comida toscana e também ver alguns dos locais mais bonitos em redor de Siena.

Quer escolha uma excursão às vinhas de Chianti, Montalcino, Pienza ou Montepulciano, pode descobrir as variedades de vinho locais e também as melhores paisagens da Toscânia. Durante a visita, pode provar o Chianti, um dos mais famosos vinhos tintos italianos, ou o Brunello di Montalcino, um dos melhores vinhos de Itália.

Tenha em mente que fazer uma visita guiada de vinho em Siena vai levar quase todo o dia, por isso, se tiver uma visita curta planeada, pode ir contra os seus planos de ver outras partes da cidade. Nesse caso, o que pode fazer é visitar algumas das adegas na cidade velha e fazer algumas provas de vinho nas caves no centro, sem ter de viajar para os arredores.

Reserve as melhores excursões de vinho em Siena

6. Ver as fontes medievais de Siena

Fontebranda| ©Ethan Gruber
Fontebranda| ©Ethan Gruber

Siena é uma cidade muito eclética, por isso, para além de templos religiosos, torres majestosas e praças de diâmetro perfeito, pode encontrar belas fontes medievais, que são obras-primas arquitectónicas antigas usadas no passado para drenar a água do campo para a cidade.

Pode visitar estas fontes na cidade velha de Siena e também nas zonas verdes perto das muralhas da cidade e, em todos os casos, encontrar-se-á em frente a túneis artificiais que permitiam à cidade ter acesso a um fluxo permanente de água, mesmo quando não havia nenhum rio ou outro recurso fluvial na zona.

A mais conhecida destas fontes é a Fontebranda, que não só deslumbra pelo seu design, como também é famosa por ter sido baptizada por Dante Alighieri na Divina Comédia. Além disso, a área próxima foi o local de nascimento de Santa Catarina de Siena, que é a padroeira de Itália, e que é religiosamente conhecida como a Santa de Fontebranda.

Também se podem encontrar fontes nos picos fortificados do Mosteiro e no centro histórico, onde se encontra a fonte Casato e a fonte do Mercado, que no passado era utilizada como lavadouro público. Em todos os casos, pode também descobrir o passado medieval de Siena como uma potência italiana.

7. Visita ao Museo dell'Opera Metropolitana

Museu da Ópera| ©Antonio Cinotti
Museu da Ópera| ©Antonio Cinotti

O Museo dell'Opera Metropolitana alberga as obras da Catedral de Siena e está localizado dentro do complexo do Duomo, mas é uma atração separada e distinta do edifício religioso, podendo mesmo optar por visitar apenas um deles durante o seu passeio, embora eu recomende que visite ambos e tire o máximo partido da sua visita à cidade.

Neste museu encontram-se as esculturas que foram retiradas da Catedral durante as alterações, como a Virgem com o Menino, que se crê ter sido realizada por Donatello. No património pictórico, que atinge 500 obras, Maestà, de Duccio, é um impressionante retábulo de duas faces.

Se quiser visitar esta atração, que é um dos melhores museus de Siena, pode optar por comprar o bilhete completo que lhe permitirá entrar em todos os museus do complexo e também na Catedral por cerca de 20 euros ou comprar o bilhete para os museus, que tem um custo inicial de cerca de 13 euros.

Informações úteis

  • Preço: A entrada nos museus do complexo começa em cerca de 13 euros para adultos e 2 euros para crianças até aos 11 anos.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 10h30 às 17h. O programa dos museus é alterado nos feriados.
  • Localização: Piazza del Duomo 8, Siena.

Reservar bilhetes para os melhores museus de Siena,

8. Fazer uma excursão de dia inteiro à Toscana

Toscana à noite| ©Alex Berger
Toscana à noite| ©Alex Berger

Se está a planear uma viagem de vários dias a Siena e quer ver mais do que apenas as principais atracções da cidade e da cidade velha, pode aproveitar ao máximo a sua viagem , tendo também algumas das melhores paisagens da Toscana. Para tal, pode optar por uma excursão de dia inteiro e visitar alguns dos principais locais nos subúrbios, como San Gimignano, Volterra e Monteriggioni.

Nestas excursões, pode fazer caminhadas, passeios ao pôr do sol nas colinas da Toscana, apreciar as paisagens escarpadas e também desfrutar da gastronomia local, que é conhecida pelo seu queijo pecorino e vinho tinto. Uma viagem de um dia a partir de Siena permitir-lhe-á também conhecer o coração da Toscânia e as estradas rurais de uma das mais belas regiões do mundo.

Estas excursões de um dia inteiro à Toscânia são normalmente feitas de autocarro, mas, dependendo das actividades que quiser fazer, pode optar por passeios de Vespa pelas ruelas das aldeias medievais ou por passeios em carros antigos pelas estradas regionais floridas.

Reservar uma excursão de dia inteiro à Toscana a partir de Siena

9. Descobrir o Oratório de São Bernardino

Oratório de São Bernardino| ©Marleen Roelofs
Oratório de São Bernardino| ©Marleen Roelofs

O Oratório de São Bernardino é uma basílica menor em Siena que, embora não seja uma grande influência como um edifício religioso na cidade, é o lar de algumas das melhores obras de arte nos museus diocesanos. Nas suas pequenas salas encontram-se frescos e pinturas de artistas sienenses como Sodoma, Domenica Beccafumi, Girolamo del Pacchia e Sano di Pietro.

Além disso, o Oratório ainda é um local de culto e a sua proximidade com a Basílica de San Francesco torna-o um dos locais mais visitados para o turismo religioso em Siena, que inclui a Catedral e os museus adjacentes, mas também a Basílica de Santa Maria Assunta em San Gimignano, o complexo de Sant'Agostino e a Abadia Beneditina de Sant'Antimo.

Se quiser visitar o museu, pode comprar o bilhete separadamente na bilheteira do Oratório ou, se comprar o bilhete para visitar a Catedral de Siena e os museus do complexo, pode também visitar as exposições de São Bernardino sem qualquer custo adicional.

Pormenores interessantes

  • Preço: a entrada no Museu do Oratório custa cerca de 9 euros. As crianças com menos de 12 anos têm entrada gratuita.
  • Horário de funcionamento: normalmente aberto diariamente das 10:00 às 18:30 horas.
  • Localização: Piazza San Francesco 9, Siena.

10. Visitar o Museu da Tortura de Siena

Museu da Tortura| ©shelly
Museu da Tortura| ©shelly

O Museu da Tortura tem uma das exposições mais impressionantes não só em Siena, mas em toda a Itália. Aqui é possível fazer uma viagem através da longa história dos tormentos e dos elementos que foram usados para extrair confissões e infligir punições desde os tempos antigos até aos dias de hoje, incluindo a Inquisição e as guerras contemporâneas.

A cremalheira, o torno, a cadeira de pregos, as salas de compensação e as serras dos inquisidores medievais são alguns dos elementos da exposição, que pode ser visitada por si ou com a assistência de um guia local especializado, que lhe dirá as razões da localização deste museu em Siena e as influências que a cidade teve na história da tortura.

A visita total ao museu demorará cerca de 2 horas, pelo que poderá combiná-la com uma breve visita à cidade. Se for esse o seu caso, aqui está uma lista de coisas que pode fazer para conhecer Siena rapidamente em 2 dias.

Pormenores interessantes

  • Preço: a entrada no museu custa cerca de 10 euros para adultos e 7 euros para crianças com menos de 12 anos.
  • Horário de funcionamento: normalmente aberto todos os dias das 10.00 às 19.00 horas.
  • Localização: Chiasso del Bargello 6, Siena.