Mais sobre: Excursões a partir de Siena
Há realmente muitas coisas para ver e fazer em Siena, mas o que não pode perder se estiver nesta bela cidade italiana é uma visita à Toscana. Famosa tanto pela sua beleza natural como pelas suas atracções artísticas, é um dos destinos favoritos para aqueles que querem desfrutar de umas férias diferentes.
Se está a planear uma visita à região e está em Siena, há várias excursões que pode fazer para aproveitar ao máximo a sua viagem. Desde visitas à cidade de Florença, a sua capital, onde se podem apreciar obras como o David de Miguel Ângelo ou a Vénus de Milo, visitar o Palácio Pitti ou visitar o popular Mercado de San Lorenzo. Certamente não sabe por onde começar, por isso fiz para si uma lista com as melhores excursões à Toscana. Está pronto? Aqui vamos nós!
1. Visite o Vale do Chianti e desfrute de uma degustação de vinhos
Um dos lugares imperdíveis da Toscana é, sem dúvida, o belo Vale do Chianti. Famoso tanto pelo seu vinho como pelas suas paisagens pitorescas, aqui poderá desfrutar de um dia de prova de vinhos e almoço numa das muitas adegas da região, enquanto passeia pelas vinhas e colinas.
Neste passeio terá a oportunidade de aprender como é feito um dos vinhos mais famosos do mundo, enquanto se delicia com lugares únicos, como o maravilhoso Castello di Brolio, com o seu encanto medieval. O Chianti é ideal para tirar todas as fotos que quiser, pois é impossível não querer levar toda essa beleza para casa.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 86 euros por pessoa.
- Duração: aproximadamente 5 horas no total.
- Meio de transporte: viajará numa minivan com ar condicionado.
- Vantagens desta opção: poderá provar vinhos nas caves, bem como azeites e outras iguarias.
- Desvantagens desta opção: o guia só fala inglês e italiano.
2. Voo de balão de ar quente sobre a Toscana a partir de Siena
Aproveite ao máximo as vistas e as paisagens da Toscana a partir do ar, a bordo de um balão de ar quente. Acompanhado pelo seu guia e capitão profissional, sobrevoará as vinhas, as colinas e os castelos da Toscana. Poderá ver toda a beleza que fez desta uma das regiões mais visitadas de Itália.
Subirá no balão e verá como ele se enche de ar quente, e depois sentir-se-á subir lentamente. Depois de pouco mais de uma hora no céu da Toscana, aterrará para saborear um copo de vinho espumante local. Esta é uma experiência única a não perder.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 293 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 3 horas no total.
- Meio de transporte: balão de ar quente.
- Vantagens desta opção: poderá ter uma vista inigualável da região da Toscana a partir do ar.
- Desvantagensdesta opção: não recomendado para mulheres grávidas ou pessoas com vertigens.
3. Experimente esta viagem de um dia a San Gimignano, Chianti e Montalcino a partir de Siena
Esta é outra excursão a não perder a partir de Siena. Nesta oportunidade, terá a oportunidade de ver o melhor do vale de Chianti, mas também San Gimignano, com as suas majestosas torres de pedra, e a cidade de Montalcino. Estes são, sem dúvida, alguns dos lugares mais encantadores de toda a região da Toscana.
Visitará a Fortezza e a enoteca de Montalcino e terá tempo livre para passear ao seu próprio ritmo, perder-se nas encantadoras ruas medievais da cidade e tirar centenas de fotografias inesquecíveis.
Nesta visita guiada, desfrutará também de uma prova de vinhos exclusiva e de um almoço ligeiro numa das adegas locais, rodeado pela natureza. Depois, terá a oportunidade de saborear um copo de um delicioso Brunello di Montalcino, um dos vinhos mais famosos da Toscana.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 101 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 10-11 horas no total.
- Meio de transporte: viajará numa minivan com ar condicionado.
- Vantagens desta opção: num dia, conhecerá 3 das cidades mais importantes da Toscana e o almoço numa adega de Monteriggioni está incluído.
- Desvantagens desta opção: a excursão de 11 horas pode ser fascinante, mas também pode ser cansativa, pelo que não é recomendada para crianças pequenas.
4. Desfrute de uma excursão gastronómica e vinícola a partir de Siena: Montalcino, Pienza e Montepulciano
Descubra todo o encanto da Toscana nesta excursão de dia inteiro, onde visitará as cidades de Pienza, Montalcino e Montepulciano, enquanto prova alguns dos sabores locais. Com o seu guia especializado, aprenderá todos os segredos da região e terá também tempo livre em cada local para passear à vontade.
Em Montalcino, esperam-no vinhos, vinhas e edifícios majestosos que guardam parte da história de Itália, como a Igreja da Madonna del Soccorso. Em Pienza, descobrirá a Piazza Pio II e o Palazzo Piccolomini, as suas ruas de pedra e toda a beleza deste lugar, declarado Património Mundial pela UNESCO. Vale a pena passear pelo seu centro histórico.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 86 euros por viajante.
- Duração: aproximadamente 10 horas.
- Meio de transporte: viajará numa minivan com ar condicionado.
- Vantagens desta opção: guia em espanhol e degustação de vinhos nas adegas estão incluídos.
- Desvantagens desta opção: a recolha e a entrega no hotel não estão incluídas.
5. Participe neste passeio de um dia em grupo pequeno a San Gimignano e Volterra a partir de Siena
Comece esta excursão em San Gimignano. Verá a Fortaleza de Monteriggioni, as suas ruas de pedra e a imponente arquitetura medieval. Desfrutará também de um delicioso almoço numa quinta local, preparado com produtos frescos da época. O centro de San Gimignano está repleto de boutiques que oferecem produtos artesanais, bem como ouro vermelho, especiarias ou vinho branco Vernaccia.
Depois, seguindo a Via Francigena, chegará à cidade vizinha de Volterra. Situada a noroeste de Siena, Volterra é conhecida pelas suas ruínas etruscas e pela produção de alabastro, e é um local perfeito para aprender mais sobre a história e a cultura da região. Nesta visita guiada, verá o Palazzo dei Priori e a Catedral de Santa Maria Assunta, entre outras coisas.
Desfrute de todo o encanto medieval destas duas cidades numa viagem de dia inteiro a partir de Siena.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 162 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 8 horas no total.
- Meio de transporte: minivan com ar condicionado.
- Vantagens desta opção: poderá ver de perto os locais classificados como Património Mundial pela UNESCO e fazer uma prova de vinhos numa adega local.
- Desvantagens desta opção: a recolha e a entrega no hotel não estão incluídas.
6. Fazer uma caminhada na Toscana a partir de Siena com prova de vinhos
Esta é uma excursão para caminhantes. Se estiver em Siena e quiser explorar a Toscana a pé, esta é a melhor opção. Encontrar-se-á com o seu guia e começará a sua caminhada ao longo da antiga Via Francigena, um caminho antigo utilizado pelos peregrinos há centenas de anos.
Terá a oportunidade de apreciar toda a riqueza das suas paisagens, os seus castelos e aldeias medievais, bem como as suas belas vinhas e olivais. Ao longo de todo o percurso, o seu guia irá contar-lhe tudo sobre a região, o seu passado e o seu presente, depois chegará a Monteriggioni, com a sua fortaleza, onde participará numa degustação exclusiva de vinhos biológicos produzidos localmente.
A partir daí, terá liberdade para passar o seu tempo livre. Receberá um bilhete de autocarro para regressar a Siena quando quiser. Uma aventura incrível a não perder.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 50 euros por passageiro.
- Duração: cerca de 4 horas no total.
- Meio de transporte: viajará numa minivan com ar condicionado e depois continuará a pé pelas mais belas paisagens da Toscana.
- Vantagens desta opção: poderá desfrutar da natureza da Toscânia e chegar a sítios que de outra forma seriam inacessíveis.
- Desvantagens desta opção: não é recomendada para mulheres grávidas ou pessoas com problemas de mobilidade.
7. Sinta o prazer de conduzir um velho Fiat 500 pelas colinas da Toscana e almoce numa adega
Delicie-se com um passeio pelas estradas da Toscana, ao volante de um tradicional Fiat 500, o mais clássico dos carros italianos. Passará o dia a percorrer a zona do Vale do Chianti, onde também poderá almoçar e provar vinhos numa das vinhas locais.
O seu guia levá-lo-á pelas estradas mais interessantes da região. Passará pelo Castello di Radda, Poggio Amorelliy, e ficará maravilhado com a beleza da paisagem toscana.
Este passeio tem a particularidade de lhe permitir experimentar a sensação de ser o próprio condutor. O Fiat 500 é um carro pequeno que lhe permitirá manobrar confortavelmente e aceder a qualquer rua ou estrada, por mais pequena que seja.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 150 euros por pessoa.
- Duração: aproximadamente 7 horas e 30 minutos.
- Meio de transporte: pode conduzir você mesmo num Fiat 500 antigo.
- Vantagens desta opção: tem o controlo total do carro, o almoço numa adega local está incluído.
- Desvantagens desta opção: a recolha e a entrega no hotel não estão incluídas.
8. Faça um passeio de bicicleta eléctrica pelo Chianti com almoço numa adega de Siena
Percorra as estradas da Toscânia numa bicicleta eléctrica. Verá vinhas e olivais, castelos e edifícios medievais. Percorrerá o vale de Chianti e visitará a fortaleza de Monteriggioni. Uma vez que se trata de bicicletas eléctricas, não é necessário estar em grande forma física, pois pode escolher o seu nível de dificuldade.
Esta excursão inclui uma paragem numa quinta local, onde, depois de aprender tudo sobre a produção de vinho Chianti, irá provar alguns pratos deliciosos, com azeite da região e, claro, um copo de vinho produzido localmente.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 160 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 6 horas no total.
- Meio de transporte: bicicleta.
- Vantagens desta opção: andar de bicicleta na Toscana permite-lhe chegar a sítios que de outra forma seriam inacessíveis.
- Desvantagens desta opção: a recolha e a entrega no hotel não estão incluídas, é necessário chegar ao ponto de partida pelos seus próprios meios.
9. Maravilhe-se com Florença e Chianti nesta excursão de dia inteiro, com almoço e prova de vinhos numa adega
Visite a capital da Toscana, a monumental Florença. Localizada a apenas uma hora de Siena, Florença é uma cidade cheia de arte e cultura, e é conhecida por seus monumentos históricos e museus, como o Museu Bargello, o Palácio Pitti e a Catedral de Santa Maria del Fiore. Os maiores mestres da pintura e da escultura do Renascimento passaram por aqui.
Durante a sua visita, poderá apreciar a beleza da mítica Ponte Vecchio, esculturas como o ** David ou a Vénus de Milo**, bem como a incrível Piazza della Signoria. Terá também a oportunidade de visitar o Mercado de San Lorenzo e apreciar a deliciosa comida e bebida locais.
Em seguida, o passeio leva-o à região de Chianti, com a sua paisagem icónica de colinas ondulantes, avenidas de ciprestes e aldeias medievais no topo de colinas. Passeará pelas vinhas, ao longo de antigos caminhos de peregrinação. O almoço será servido numa quinta típica da Toscana. O passeio termina com uma visita à cidade medieval de San Gimignano.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 350 euros por viajante.
- Duração: cerca de 8 horas
- Meio de transporte: minivan de luxo com ar condicionado.
- Vantagens desta opção: guia de língua espanhola, almoço e possibilidade de provar os vinhos mais requintados no seu local de origem.
- Desvantagens desta opção: pode ficar com vontade de ver um pouco mais de Florença, uma vez que também visitará Chianti nas 8 horas da visita.
10. Desfrute de Pienza, Val d'Orcia, vinho Montalcino e queijo Pecorino com todos os 5 sentidos.
Desfrute de todo o encanto da Toscana nesta excursão privada a Pienza e Val d'Orcia, e aprecie os sabores mais incríveis. O Val d'Orcia é conhecido pela sua paisagem rural, olivais e aldeias medievais. Terá a oportunidade de provar o famoso vinho Brunello di Montalcino e provar o queijo de cabra (Pecorino). Tudo, claro, acompanhado pelo mais delicioso azeite virgem extra.
Poderá passear pela bela Pienza, uma cidade que parece estar parada no tempo. Graças à sua enorme beleza, foi declarada Património Mundial pela UNESCO. As suas torres medievais levá-lo-ão numa viagem aos tempos dos cavaleiros e das armaduras.
Desfrute do conforto de ter um guia que fala inglês, para que não perca um único pormenor destes lugares incríveis.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 440 euros por pessoa.
- Duração: aproximadamente 8 horas.
- Meio de transporte: viajará numa minivan com ar condicionado.
- Vantagens desta opção: poderá desfrutar de vistas incríveis sobre a cidade medieval de Montalcino e Pienza. O transporte tem serviço de wifi a bordo.
- Desvantagens desta opção: a prova de vinhos tem um custo suplementar e o almoço não está incluído.
Como reservar uma excursão à Toscana a partir de Siena
É sempre melhor reservar online, para ter a certeza de que a empresa que oferece a excursão é de primeira qualidade. Também pode ler os comentários de outras pessoas para ver o que elas acharam da excursão.
Duração das excursões à Toscana a partir de Siena
A duração varia de 3 horas a 11 horas, dependendo do tipo de excursão que escolher. É importante ter em conta a duração da excursão, especialmente se viajar com crianças pequenas, uma vez que uma excursão demasiado longa pode ser demasiado longa para elas.
O que é que vou ver neste tipo de excursão?
Este tipo de passeio tem como objetivo apreciar toda a beleza da região (e é muita!). Verá vinhas, olivais, campos, cidades e aldeias medievais, edifícios do século V. Em muitos casos, está incluída uma prova de vinhos ou um almoço tradicional, uma vez que a região da Toscânia é mundialmente famosa pelos seus deliciosos sabores.
Conselhos para uma excursão à Toscana a partir de Siena
Todas as cidades e aldeias desta região merecem ser visitadas, por isso o meu conselho é que relaxe e se divirta, quer seja a bordo de um balão de ar quente, num carro clássico ou numa bicicleta eléctrica, vai divertir-se imenso. Tente usar roupas e sapatos confortáveis e, dependendo da época do ano, talvez um casaco leve.
Quanto custa uma excursão à Toscana a partir de Siena?
Os preços variam muito, de 50 a 440 euros por pessoa, mas, em geral, a maioria ronda os 100 euros.
Quais são as cidades imperdíveis da Toscana?
Toda a região é encantadora, mas não se pode deixar de fora a zona do vale do Chianti, Volterra, San Gimignano, Florença, Montalcino, Pienza e Montepulciano.
Porquê fazer uma viagem à Toscânia?
Porque é um dos lugares mais bonitos de Itália, com uma riqueza de paisagens, cultura e arte. Muitas das suas vilas e cidades foram declaradas Património Mundial pela UNESCO e os seus sabores são mundialmente famosos.
Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada em vez de visitar a Toscana por conta própria?
Embora a beleza da região possa ser apreciada sem um guia, é sempre aconselhável fazer uma visita guiada para não perder pormenores ou para poder aceder a adegas e vinhas que só trabalham com grupos.