10 coisas para ver e fazer em Siena à noite
Siena tem a reputação de ser uma cidade tranquila, mas há muitas coisas para desfrutar à noite, desde provas de vinho a música ao vivo.
Siena é uma cidade Património Mundial e possui um património arquitetónico espetacular, para não falar das suas festas e tradições. É uma cidade onde a vida é calma, mas quando a noite cai é envolvida por uma atmosfera mágica que a torna especialmente atractiva.
Passar algumas horas a explorar a cidade quando o sol se põe é uma das melhores coisas a fazer em Siena. Descobrirá um dos mais belos pores-do-sol que se possa imaginar, tradições de longa data como o aperitivo e uma animada vida nocturna que poderá desfrutar em bares, pubs e alguns locais únicos que só encontrará em Siena.
1. Um passeio para admirar a cidade iluminada
Passear por Siena durante o dia é uma delícia. Mas passear ao cair da noite é uma das melhores experiências que levará da cidade. O momento em que as ruas começam a esvaziar-se é quando se pode realmente desfrutar da atmosfera medieval que a rodeia.
Sem o incessante ir e vir das pessoas a meio do dia, é possível descobrir recantos encantadores que talvez lhe tenham escapado antes. É também a altura ideal para tirar as melhores fotografias da sua estadia na cidade. É por isso que o meu conselho é vaguear sem rumo pela cidade velha.
A iluminação de Siena também foi cuidadosamente concebida para ser acolhedora e, acima de tudo, para não quebrar o sabor medieval da cidade. A iluminação é quente, lembrando a iluminação de uma tocha. Se não estiver muito cansado, reserve um par de horas para absorver a atmosfera.
E se não quiser perder nada, pode sempre juntar-se a uma das visitas guiadas a Siena. Não só descobrirá o encanto da cidade à noite, como também lhe serão contadas inúmeras histórias, lendas e anedotas sobre Siena e os seus monumentos.
2. Ver o mais belo pôr do sol sobre Siena
O pôr do sol na Toscana é muito especial. A cor dos olivais, das vinhas e dos cereais muda à medida que o sol se põe. O mesmo acontece com a cor dos telhados de Siena. Se não quiser perder um postal inesquecível, basta afastar-se um pouco mais do coração da cidade. Há vários sítios onde se pode ir.
Orto dei Tolomei
O primeiro sítio que recomendo para ver o pôr do sol sobre Siena é o Orto dei Tolomei. É um jardim encantador, embora não seja muito conhecido. No entanto, a partir dele terás uma magnífica vista panorâmica da cidade, dominada pela silhueta do Duomo.
Este recanto fica muito perto do Jardim Botânico, mesmo no limite da cidade velha de Siena. Mas não se preocupe com a distância, são apenas 600 metros, ou seja, dez minutos a pé da Piazza del Campo.
O meu conselho é que, se planeia visitar Siena num dia, termine o seu dia aqui. É o sítio perfeito para relaxar e descontrair. E só tem de esperar pela noite para ter o melhor final da sua visita à cidade.
Igreja de Santa Maria dei Servi
Se vais ficar dois dias em Siena, recomendo que também subas a este local para ver o pôr do sol. É outro dos pontos de vista privilegiados de Siena. Para lá chegar , é preciso percorrer um bonito caminho ladeado por ciprestes e, no final, descobrirá belas vistas da catedral e do Palazzo Publico.
Além disso, a igreja de Santa Maria dei Servi é uma das quatro basílicas da cidade e é imperdível. Fica também muito perto do centro de Siena, a uma curta caminhada de não mais de dez minutos.
3. Comece a noite com um aperitivo no Banchi di Sopra
Se for cedo para jantar, pode mergulhar num dos locais mais atmosféricos de Siena e participar num costume italiano muito típico: o aperitivo. Come-se à noite, geralmente antes do jantar, embora possa perfeitamente substituir o jantar se não se tiver muita fome.
Os sienenses têm o costume de dar um passeio à tarde ao longo do Banchi di Sopra. Esta é uma das principais artérias da cidade e onde se concentram alguns dos seus edifícios mais significativos. Mas quando os monumentos e as lojas fecham, as suas esplanadas e bares enchem-se de gente.
O Banchi di Sopra e os seus arredores são um bom local para saborear aquele aperitivo que é sinónimo de encontro e convívio. Mas há muitos outros, desde a Piazza del Campo até à via San Pietro. De facto, é no centro histórico que se encontra a maior animação e onde se pode saborear este petisco até altas horas da noite.
O que se pode provar? O mais típico é pedir um copo de vinho local ou um spritz, que é um cocktail feito com vinho branco e água mineral com gás ou tónica. Com qualquer uma destas opções, terá acesso a um buffet de tapas feitas com carnes frias e salsichas, mas também saladas e até massas.
4. Prove os sabores da Toscana na Piazza del Campo
O epicentro da vida nocturna de Siena é a sempre animada e concorrida Piazza del Campo. Uma ideia perfeita é recarregar as baterias para a noite num dos seus restaurantes. Poderá descansar e, ao mesmo tempo, saborear a excelente gastronomia toscana.
Se o tempo estiver bom, recomendo que se sente numa das esplanadas instaladas na praça para mergulhar num dos mais belos postais noturnos de Siena. Se o tempo não estiver bom, pode sempre procurar um estabelecimento encantador, não será difícil encontrar um.
Na própria praça ou nas ruas circundantes encontrará tudo, desde pequenas osterias a restaurantes tranquilos. Se quiser comer algo rápido, Il Cencio tem alguns dos melhores paninis de Siena. E não perca a vista do seu terraço, com a Piazza del Campo a seus pés.
Se quiser um jantar mais substancial, qualquer um dos restaurantes do centro histórico oferece excelentes pratos de carne. Pode também provar o gnudi, uma espécie de almôndega feita com espinafres e ricota de ovelha. Juntamente com o pici, um tipo de massa típica de Siena, estes são alguns dos pratos que normalmente estão incluídos nos passeios gastronómicos de Siena.
5. Provar os vinhos locais à volta do Duomo
Se é daqueles que apreciam um bom vinho ou tem vontade de conhecer todos os pormenores dos ricos vinhos da Toscana, sugiro que dê um passeio pela zona em redor da catedral ao anoitecer. Esta zona de Siena é o cenário de algumas das visitas de enoturismo de Siena. A razão é que aqui se concentra um bom número de bares de vinho.
Aqui é possível tomar um aperitivo típico ou mesmo acompanhar um jantar ligeiro com um dos vinhos da zona do Vale de Chianti. Alguns destes bares de vinho também organizam provas de vinho. Este é um bom plano se quiser mergulhar na tradição vinícola da Toscana e desfrutar de uma experiência nocturna diferente em Siena.
Um dos bares de vinho mais conhecidos é o I Terzi. Aqui tem a oportunidade de provar vinhos Chianti de extraordinária qualidade. Também é possível visitar a adega. E não precisa de se apressar, a adega está aberta das 11:00 à 01:00. A loja de vinhos Tirabusciò ou Trefilari, entre outras.
6. Mergulhe na mais jovem vida nocturna de Siena
Siena é uma cidade universitária, por isso é garantido um bom ambiente até às primeiras horas da manhã. Se preferir não sair do centro histórico, nos arredores da Piazza del Campo há uma série de locais onde se pode passar um bom bocado até altas horas da noite.
A oferta nocturna é também muito variada. Na cidade, é possível desfrutar tanto de estabelecimentos tradicionais, onde se pode tomar uma bebida tranquila, como de outros com um ar mais sofisticado, onde se pode ouvir rock e ritmos indie. Bares de cocktails, bares irlandeses, bares de cerveja e, claro, discotecas compõem a vida nocturna de Siena.
E há estabelecimentos que são verdadeiros clássicos na cidade, como o Al Cambio ou o Caffè del Corso, muito popular entre os jovens. O Bar Porrione, Robert the Bruce, Lirica Italiana ou 115 Bar são outros locais onde também se pode tomar uma bebida e ouvir boa música. Alguns deles só fecham às duas da manhã.
Se preferir ir a uma discoteca, terá de sair do centro da cidade. As mais conhecidas são a Figaroe Club, a SottoSopra Club e, sobretudo, a Vanilla Disco Club, embora esta fique bastante longe de Siena.
7. Descobrir os mistérios e as lendas de Siena
Siena tem as suas próprias lendas e histórias cheias de mistério. A noite é um momento perfeito para tentar descobri-los. Algumas delas são realmente curiosas. Eis algumas pistas. Procure a Via della Diana, entre a Piazza del Campo e o Duomo. Na paz e tranquilidade da noite, sente algo especial?
As lendas dizem que Diana é um rio subterrâneo que atravessa a cidade. Não foi encontrado, mas há quem afirme tê-lo ouvido. Nem os ommicioli nem os fuggisioli, os pequenos duendes que vivem no subsolo de Siena e não suportam a luz do sol. Presta atenção, talvez tenhas sorte e vejas um a sair do seu covil.
Outra ideia é passear pela cidade à procura de estátuas ou representações da loba Capitolina, aquela que amamentou Rómulo e Remo. Quando a azáfama das ruas se acalma, é mais fácil encontrá-las. Procure sobretudo no cimo das colunas antigas e em alguns pavimentos.
Deve estar a perguntar-se porque é que há imagens tipicamente romanas em Siena. Esta é mais uma das lendas da cidade que vale a pena conhecer. Segundo esta, Siena foi fundada pelos filhos de Remo: Senio e Ascanio, daí as representações.
8. Fazer um pequeno lanche tardio numa geladaria ou numa casa de chá
Se no final do dia o seu corpo estiver a desejar algo doce, o meu conselho é que se dirija à Pasticceria Nannini, uma instituição em Siena que está aberta até tarde da noite. Os seus doces são deliciosos, perfeitos para acompanhar um autêntico café italiano, se gostar desta bebida. Mas se há uma coisa que não deve perder, é o gelado.
Se o tempo não estiver bom e preferir algo quente, há um estabelecimento muito peculiar em Siena: a Sala de Chá. Entrar nele é como recuar no tempo, pois é um salão de chá dentro de um magnífico edifício do século XV. E não fecha até de madrugada.
Os seus arcos de pedra, tectos abobadados e mobiliário antigo criam um ambiente acolhedor, ideal para terminar o dia num ambiente descontraído e íntimo. Claro que há mais de uma centena de chás diferentes para escolher. Mas não se preocupe se não for um aficionado do chá, também pode provar vinhos e cocktails locais.
9. Apreciar a melhor música ao vivo
Para os amantes da música, Siena pode ser uma verdadeira descoberta. Na cidade existem inúmeros clubes noturnos onde se pode ouvir música ao vivo de todos os tipos. Um dos locais mais alternativos é o Corte Dei Miracoli, uma associação cultural sem fins lucrativos.
Se preferir o jazz, Un Tubo é um local de entretenimento que organiza sessões e concertos todas as semanas. Também pode provar os deliciosos vinhos locais. Cacio y Pere é também um bom local para passar uma noite musical agradável, mas neste caso podem encontrar-se outros estilos, desde o hip hop ao rock.
Não se trata apenas de estilos modernos e contemporâneos. Estamos em Itália, pelo que Siena é também um bom local para apreciar música clássica. Tanto o Teatro dei Rinnovati como o Teatro dei Rozzi oferecem um programa atrativo de ópera e ballet clássico.
10. Jante entre as vinhas da Toscana
O Vale de Chianti é um dos grandes tesouros da Toscana, e Siena é o ponto de partida para o descobrir. Chianti é sinónimo de campos intermináveis de vinhas. E as uvas aqui colhidas são utilizadas para fazer um dos vinhos mais famosos de Itália, aquele que tem o nome do vale.
Uma das coisas mais interessantes a fazer em Siena é afastar-se um pouco da cidade para ver o pôr do sol sobre as colinas salpicadas de vinhas. É espetacular. E o toque final perfeito é participar numa prova de vinhos ou, melhor ainda, jantar numa das adegas da zona com vista para estas paisagens inesquecíveis.
Há várias adegas que abrem para mostrar aos visitantes todos os segredos da vinificação. É, portanto, uma grande oportunidade para mergulhar na tradição vinícola da área em torno de Siena. E é também uma óptima oportunidade para desfrutar de um momento romântico, se estiver a visitar a cidade a dois.