13 coisas que tens de ver perto de Veneza
Se se apaixonar pelos canais e monumentos de Veneza, não pode deixar de visitar os seus arredores. Cidades e aldeias menos conhecidas mas igualmente belas.
Há muitas coisas para fazer e ver em Veneza, pois esta é uma cidade com um imenso património, mas concentrado em apenas alguns quilómetros. Por isso, é fácil que, se visitar a cidade flutuante durante vários dias, tenha tempo para fazer outras coisas ou simplesmente para a visitar uma segunda vez. Nestes casos, o melhor a fazer é visitar os arredores de Veneza.
Num raio de poucos quilómetros e entre 30 minutos e 2 horas da cidade dos canais existem várias aldeias, vilas, monumentos, ilhas e locais naturais que vale a pena visitar. Desde ilhas cujo artesanato é mundialmente conhecido até cidades que são cenário de algumas das mais emocionantes histórias escritas pelo homem.
Se quiser saber quais são os melhores sítios para visitar perto de Veneza, continue a ler.
1. A ilha de vidro. Murano
A excursão mais popular a partir de Veneza, a pouco mais de um quilómetro de Veneza, é a viagem à ilha de Murano. A casa dos artesãos de vidro mais famosos do mundo. Todos os que visitam a ilha fazem-no para conhecer o ofício destes artesãos e até descobrir como é feito o vidro de Murano e o processo de fabrico dos copos, candeeiros, vasos e outros artigos feitos com este famoso vidro.
Para além de visitar as fábricas, pode aproveitar a sua visita para ver a Basílica de Santa Maria e San Donato e a Igreja de Santa Maria dell'Angelo, que é uma das coisas a fazer em Murano na própria ilha. O bom é que chegar a Murano a partir de Veneza é muito fácil e rápido.
- Como chegar lá: Apanhar o vaporetto número 4.1 na paragem de San Zaccaria em Veneza.
em Veneza.
- Quanto tempo demora: 40 minutos.
2. A ilha das cores. Burano
Outra opção quase obrigatória se estiver em Veneza durante 4 dias ou mais é visitar a ilha de Burano, que é a ilha irmã de Murano. Pode ser menos conhecida, mas as suas ruas são mais bonitas graças ao seu colorido. É, de acordo com muitas revistas especializadas, um dos lugares mais coloridos do mundo. Cada um dos seus edifícios é de uma cor diferente, o que torna um simples passeio pelos seus canais numa viagem especial.
O artesanato também desempenha um papel importante graças aos seus tecidos e à arte de fazer rendas. Pode visitar a Igreja de San Martin, cuja torre sineira, tal como a de Pisa, está inclinada. Estando ao lado de Murano, é comum visitar as duas ilhas irmãs no mesmo dia.
- Como chegarPorvaporetto número 14 a partir do cais de S. Zaccaria em Veneza.
- Quanto tempo demora: 1 hora e 15 minutos.
3. A velha joia de Veneza. A ilha de Torcello
Torcello é a terceira das ilhas que podem ser visitadas perto de Veneza. Das três, é a menos conhecida, mas já foi a principal ilha da lagoa de Veneza. Em tempos, serviu de refúgio à invasão dos hunos e, de facto, uma das suas principais atracções é o Trono de Átila, na praça da cidade. Uma cadeira que, segundo a lenda, foi ocupada pelo rei dos hunos durante a sua invasão destas terras.
Também se pode visitar a Basílica de Santa Maria dell'Assunta, o edifício mais antigo da região, ou a Igreja de Santa Fosca. É uma ilha cheia de história que também pode ser visitada na mesma excursão de Veneza a Murano e Burano, devido à sua proximidade.
- Como chegar: Com a linha de vaporetto veneziano LN de Fondamenta Nuove ou San Zaccaria.
- Quanto tempo demora: 50 minutos.
4. A bela cidade de San Antonio. Pádua
Pádua é uma pequena cidade a oeste de Veneza e é uma cidade de grande beleza. É conhecida como a cidade de Santo António, cujos restos mortais repousam na Basílica de Santo António de Pádua, na mesma cidade. Mas o mais impressionante é a praça elíptica de Prato della Valle, a maior praça de Itália, com 90.000 metros quadrados, no centro da qual se encontra uma ilha rodeada por um canal.
Outros destaques incluem a universidade, a Capela Scrovegni, a Piazza delle Erbe e a Piazza della Fruta. A menos de uma hora de Veneza, esta bela cidade é imperdível.
- Como chegar: De comboio a partir da estação de Veneza.
- Duração: 25 minutos de comboio de alta velocidade ou 50 minutos de comboio regional.
5. A casa de Romeu e Julieta. Verona
Quem não conhece a história de amor entre Romeu e Julieta escrita por William Shakespeare? Pois bem, esta história passa-se na cidade de Verona, a poucos quilómetros de Veneza. Considerada uma das cidades mais românticas do mundo, Verona tem muito para descobrir.
Tem um dos anfiteatros romanos mais importantes, a seguir ao Coliseu de Roma. Além disso, a imperdível Piazza delle Erbe, a Torre dei Lamberti e a Catedral de Verona. Claro que não se pode ir embora sem ver a famosa varanda de Julieta, onde tem lugar uma das cenas mais famosas da tragicomédia de Shakespeare.
- Como chegar: De comboio a partir de Veneza.
- Quanto tempo demora: 1 hora de comboio de alta velocidade ou 2 horas de comboio regional.
6. "La Dotta, la Rossa e la Grassa. Bolonha
Bolonha é conhecida como a cidade de "la Dotta, la Rossa e la Grassa": La Dotta ou docta pela sua famosa universidade, uma das mais antigas de Itália. O vermelho pela cor dos seus edifícios e telhados e a gordura pela sua esplêndida gastronomia. Uma combinação que a torna uma cidade muito atractiva para visitar.
Nas suas ruas pode-se visitar a Basílica de San Petronio, a Piazza Maggiore, ou as Torres dos Asinelli. Também podes passear pelas suas famosas arcadas e ver os seus belos pórticos. Recomenda-se vivamente uma viagem de um dia a partir de Veneza.
- Como chegar: De comboio a partir de Veneza.
- Duração: 1,5 horas de comboio de alta velocidade ou 2 horas de comboio regional.
7. A outra cidade dos canais. Treviso
a 30 quilómetros de Veneza, existe outra "Veneza" um pouco diferente. A cidade de Trevisotambém cresce entre canais e, embora não seja uma cidade flutuante como tal, tem um encanto semelhante ao da cidade veneziana.
Uma cidade cheia de palácios, igrejas e monumentos de grande beleza, entre os quais se destacam a Piazza dei Signori, o Palazzo dei Trecento, a Via Calmaggiore, o Duomo de Treviso ou a Ponte Dante.
- Como chegar: De comboio ou de autocarro.
- Duração do trajeto: 30 minutos.
8. A pequena e tranquila Veneza. Chioggia
Chioggia situa-se a sul de Veneza e surpreende todos os visitantes pela sua semelhança com Veneza. Se não gostar da agitação de Veneza, em Chioggia pode desfrutar dos seus canais e pontes sem tantos turistas.
Não tem monumentos importantes, mas as suas casas de cores vivas e os seus canais proporcionam um passeio agradável. É uma boa opção, especialmente se tiver um carro, uma vez que a viagem de comboio demora quase três horas.
- Como chegar: De carro.
- Quanto tempo demora: 50 minutos. De comboio, a viagem demora quase 3 horas.
9. Uma bela cidade medieval. Ferrara
Se é um amante inveterado do renascimento italiano e das cidades medievais, vai gostar da sua visita a Ferrara. Esta pequena cidade italiana está cheia de história, sendo uma das pequenas cidades com maior concentração de amostras renascentistas.
A maioria dosmonumentos da cidadeconcentra-se em torno da Piazza Trento. A Catedral de San Giorgio, o Palazzo della Ragione, a Loggia dei Merciai, a torre sineira de Leon Battista Alberti, a Piazza del Municipio e a Torre dei Ribelli são as suas principais atracções.
- Como chegar: De comboio a partir de Veneza.
- Quanto tempo demora: Cerca de 2 horas e 10 minutos.
10. Uma joia escondida. Vicenza
A cidade de Vicenza passa despercebida por estar entre algumas das cidades mais turísticas de Itália, como Veneza ou Milão. No entanto, faz parte do Património Mundial de Itália e é uma das mais belas cidades do norte do país.
É uma cidade concebida pelo famoso arquiteto Palladio, que teve uma influência notável na cidade. A maior parte dos seus monumentos são da sua autoria ou foram diretamente influenciados por ele. Os principais são: Piazza dei Signori, a Basílica Palladiana, a Basílica Palladiana, a loggia del Capitaniato e o Palazzo del Monte di Pietà.
- Como chegar: De comboio a partir de Veneza.
- Duração dotrajeto: 45 minutos.
11. Uma excursão ideal para uma manhã. Rovigo
A pequena cidade de Rovigo não tem muitos monumentos, mas os que tem têm um encanto especial. Tem várias praças animadas com mercados e uma bela cidade velha com o seu Duomo e alguns palácios.
Não muito explorada turisticamente, é uma cidade ideal para visitar para uma manhã tranquila e comer um bom prato de massa italiana a um preço razoável.
- Como chegar: De comboio a partir de Veneza.
- Quanto tempo demora: 1 hora e 10 minutos.
12. Uma cidade com charme veneziano. Udine
A menos de duas horas de Veneza, encontra-se Udine. Uma cidade subestimada que esconde muito para ver. Se gostou de Veneza, este é um lugar semelhante em termos de arquitetura.
A Piazza de la Libertà é o seu centro nevrálgico, mas também deve visitar o seu impressionante Duomo ou o Palazzo Patriarcale. A gastronomia é também um dos "pontos fortes" de Udine. Em Udine pode comer-se bem e barato.
- Como chegar: De comboio a partir de Veneza.
- Quanto tempo demora: 2 horas.
13. Um lago de cartão postal. O Lago de Garda
Muito perto de Verona, encontra-se o maior lago do norte de Itália. É também um dos mais belos. Se o visitar de carro, terá a liberdade de se deslocar pelas suas margens, onde poderá visitar castelos, mosteiros ou aldeias pitorescas.
Sirmione, Malcesine, Bardolino, Desenzano del Garda, Limone Sul Garda ou Riva del Garda são algumas das cidades mais emblemáticas à volta deste lago.
- Como chegar: É possível chegar de comboio, mas é preferível fazê-lo de carro para se deslocar mais livremente.
- Quanto tempo demora: 2 horas aproximadamente.