14 coisas para ver e fazer em Tóquio em dezembro

A cidade iluminada, o fogo de artifício, um desfile de raposas mitológicas e uma homenagem aos heróis samurais. Então vamos a Tóquio em dezembro, que tem tudo isso para oferecer... e muito mais!

Nicolas Reffray

Nicolas Reffray

leitura de 10 minutos

14 coisas para ver e fazer em Tóquio em dezembro

Tóquio em dezembro | ©Manish Prabhune

dezembro em Tóquio é normalmente um mês muito solarengo e com pouca chuva, o que faz com que seja a altura perfeita para desfrutar desta maravilhosa cidade. Embora nesta altura do ano os dias sejam mais curtos, o país está a preparar-se para o Natal e o Ano Novo, por isso vale a pena experimentar esta incrível combinação de cultura oriental e ocidental.

A cidade é muito diversificada e, portanto, há muitas coisas para fazer e ver em Tóquio, desta vez vou dizer-lhe as melhores coisas para desfrutar no último mês do ano.

1. Apreciar a noite iluminada na cidade

Iluminação de Tóquio em dezembro| ©nakashi
Iluminação de Tóquio em dezembro| ©nakashi

Desde o final de novembro até ao início de dezembro, a cidade de Tóquio veste-se com as suas melhores luzes. Os centros comerciais, as lojas, as ruas e as avenidas exibem as melhores decorações luminosas nesta última parte do ano. Por isso, se quiser fazer uma visita guiada a Tóquio, esta pode ser a altura ideal.

A principal rua de Tóquio é a Rua Marunouchi, cujas árvores são iluminadas com uma cor dourada caraterística que realça ainda mais a sua beleza. Outros destaques do espetáculo de luzes incluem as exibições em Omotesando, Roppongi Hills e Tokyo City Station.

O parque de diversões Yomiuri Land junta-se a esta esplêndida tradição de espectáculos de luz com o seu espetáculo de luz único com temática de pedras preciosas.

Reservar uma excursão a Tóquio

2. Experimente o Festival Filipino em Tóquio

Festival Filipino em Tóquio| ©Shoji
Festival Filipino em Tóquio| ©Shoji

Durante o mês de dezembro em Tóquio, tem a oportunidade de se transportar para as Filipinas e mergulhar na sua cultura graças ao Festival Filip ino que se realiza todos os anos a 3 de dezembro no Parque Yoyogi na cidade de Shibuya.

Esta é uma celebração e homenagem dos japoneses à cultura filipina, uma vez que há mais de 30.000 cidadãos filipinos a viver na cidade de Tóquio, e este é o festival que ano após ano os faz sentir em casa. Espectáculos, danças e desfiles são apenas algumas das muitas coisas de que se pode desfrutar neste festival. Também se pode provar comida típica filipina, incluindo pratos de carne de porco e cervejas tradicionais.

E para se manter no mesmo comprimento de onda, pode fazer uma visita guiada gastronómica em Tóquio para saborear o melhor da cozinha japonesa.

Reserve uma das melhores excursões gastronómicas de Tóquio

3. Descubra o incrível Monte Fuji

Vista famosa do Pagode com o Monte Fuji ao fundo|©DyL_foto
Vista famosa do Pagode com o Monte Fuji ao fundo|©DyL_foto

Uma visita ao Monte Fuji é uma visita a um dos marcos icónicos do Japão e, portanto, a não perder, independentemente da altura do ano em que o visitar. Mas o melhor de visitar em dezembro é que poderá ver a montanha coberta de neve, uma visão linda.

Não só isso, como também terá a opção de ver algo que só acontece entre dezembro e abril, o Diamante Fuji. Ao pôr e ao nascer do sol, o sol e o pico da montanha encontram-se e a montanha parece brilhar como um diamante, algo incrível.

É o pico mais alto do país e é considerado sagrado desde os tempos antigos. De certeza que tem mil imagens deste belo estratovulcão na sua cabeça, mas não há nada como vê-lo na realidade.

Reservar uma viagem ao Monte Fuji

4. Não perca o melhor miradouro de Tóquio

Tokyo Skytree|©Radek Kucharski
Tokyo Skytree|©Radek Kucharski

A Tokyo Skytree, também conhecida anteriormente como New Tokyo Tower, é uma torre de telecomunicações que funciona como restaurante e miradouro.

É o edifício mais alto de Tóquio desde 2010 e, por isso, oferece as melhores vistas da capital. É por isso que recebe muitos visitantes por dia, mas pode evitar as filas e o tempo de espera comprando o seu bilhete para a Tokyo Skytree online, o que recomendo vivamente.

Se tiver vertigens, recomendo que não faça esta atividade, mas se não tiver, não deixe que nada o impeça de ver Tóquio das alturas! É também um bom sítio para se abrigar do frio da capital japonesa durante o mês de dezembro.

Reservar bilhetes para a Tokyo Skytree

5. Ver Tóquio com conforto

Autocarro turístico de Tóquio|©Stig Bjorge
Autocarro turístico de Tóquio|©Stig Bjorge

Se quiser conhecer a capital japonesa de uma forma confortável e de uma perspetiva diferente, pode fazê-lo numa excursão de autocarro de um dia. Normalmente, estas actividades incluem também um cruzeiro turístico, para que possa descobrir a cidade de duas formas completamente diferentes.

Recomendo esta atividade se for a sua primeira vez em Tóquio, uma vez que faz paragens nos principais monumentos e atracções turísticas. Mas também é ideal se não tiver muitos dias para viajar e não quiser perder nada, pois descobrirá grande parte da cidade num só dia.

E, por outro lado, como estamos no inverno, o autocarro pode ajudá-lo a manter-se quente e a desfrutar da cidade, apesar de estarmos em dezembro.

Reservar uma viagem de autocarro por Tóquio

6. Conheça a cultura do Japão a coberto

bonsai no museu|©Anita Pravits
bonsai no museu|©Anita Pravits

O Japão em dezembro pode ser um lugar muito frio, mas se não quiser perder tempo a amontoar-se nos cafés (o que também é muito fresco), a melhor maneira de combinar calor e turismo é comprar bilhetes para o Museu de Arte Fuji.

Este museu alberga cerca de 30.000 obras de arte japonesas, asiáticas e europeias. De facto, é mais conhecido pelas suas pinturas a óleo ocidentais.

Está localizado muito perto da Universidade Soka, em Hachioji, e está aberto de terça-feira a domingo, das 10:00 às 17:00 (incluindo feriados).

Reservar bilhetes para o museu de arte fuji

7. Festival da Raposa

Festival da Raposa| ©Rekishi no Tabi
Festival da Raposa| ©Rekishi no Tabi

O seu nome japonês é Kitsune no Gyoretsu e para nós seria A Procissão da Raposa. Esta celebração é uma tradição peculiar que se realiza ano após ano na véspera de Ano Novo em Tóquio e que comemora estas criaturas

. Realiza-se no bairro de Oji, por ser considerado a zona privilegiada para as raposas em Kanto e onde se encontra o enoki, a sua árvore sagrada.

A meia-noite é anunciada com as típicas badaladas da meia-noite e é nesse momento que começa a procissão dos habitantes vestidos como estes animais em direção ao santuário Oji Inari Jinja, levando nas mãos lanternas de papel japonesas que iluminam a sua marcha.

8. Experiência de Natal em Tóquio

Hibiya Tóquio| ©Mark D
Hibiya Tóquio| ©Mark D

dezembro traz o Natal, e se visitar Tóquio durante este mês, pode aproveitar tudo o que o feriado tem para oferecer. As ruas, as lojas e todo o ambiente são decorados e iluminados para celebrar o Natal. Tradições e festivais têm lugar neste mês em que o ambiente natalício invade a cidade de Tóquio.

Uma das actividades que não pode faltar é a tradicional visita a um dos mercados de Natal. Quer se queira mimar a si próprio ou trazer algo de bom para um ente querido, estes mercados de Natal são ideais.

Pode encontrar uma enorme variedade de produtos artesanais, artigos de decoração, têxteis e iguarias de todos os tipos, e até ter a oportunidade de provar um bom vinho quente. Nestes mercados também se realizam frequentemente exposições de arte, como concertos e pequenas peças de teatro japonesas.

9. Mercado de Ano Novo de Setagaya Boro-ichi

Setagaya Boro-ichi| ©Nemo's great
Setagaya Boro-ichi| ©Nemo's great

Participar em mercados regionais durante as suas viagens é uma das melhores formas de se aprofundar na cultura do local que está a visitar, especialmente no final do ano, quando chega o Natal e é altura de ir às compras de presentes para a família.

Datado de 1578, o mercado conhecido como Setagaya Boro-ichi teve origem como um local para comprar apenas restos de tecido, conhecido pelos japoneses como "Boro". Atualmente, o mercado popular reúne mais de 700 expositores e vendedores que oferecem vários produtos, tais como antiguidades, artesanato, vestuário e pratos tradicionais.

É reconhecido a nível nacional como património cultural japonês. Sem dúvida, se for a Tóquio no mês de dezembro, não pode deixar de dar um passeio e provar um delicioso daikan mochi, que é um dos pratos mais típicos do local.

10. Patinagem no gelo

Esquiar| ©ayako
Esquiar| ©ayako

No inverno, em Tóquio, várias pistas de gelo abrem as suas portas, onde se pode divertir muito. Esta é uma atividade familiar ideal e uma das melhores formas de se aquecer enquanto se diverte. Algumas das pistas de patinagem no gelo mais populares em Tóquio são:

Tóquio é conhecida pelo seu modernismo, e as suas pistas de patinagem no gelo estão entre as melhores do mundo. Que melhor altura para as desfrutar do que quando a época começa e a cidade está imersa num belo clima natalício.

11. Visite os santuários e templos para viver a véspera de Ano Novo japonesa

Sensoji| ©Leng Cheng
Sensoji| ©Leng Cheng

Diga adeus ao ano em Tóquio! Depois do Natal, é a altura ideal para visitar os santuários e templos de Tóquio e absorver a cultura e as tradições do Japão. Os principais templos desta cidade (e os mais populares durante o final do ano) são:

  • Templo Sensoji em Asakusa
  • Santuário Meiji
  • Templo Zōjō-ji

Na última noite do ano, centenas de pessoas, tanto locais como turistas, reúnem-se nestes centros de fé para oferecer as suas orações e petições pelo bem-estar da sua família, e os seus desejos de prosperidade e boa sorte para o ano seguinte. Além disso, nestes templos pode ouvir-se o Joya no Kane, que é quando estes santuários tocam os seus sinos 108 vezes, uma vez por cada pecado, de acordo com a tradição japonesa.

12. Homenagear o samurai no Festival Ako Gishi-sai

Festival Ako Gishi-sai| ©Ronin Dave
Festival Ako Gishi-sai| ©Ronin Dave

Todos os anos, a 14 de dezembro, no Templo Sengaku-ji em Minato-ku, Tóquio, realiza-se o Festival Ako Gishi-sai para honrar os heróis samurais do período Edo. É apenas uma das muitas experiências samurai e ninja que pode ter em Tóquio...

Este santuário alberga os túmulos dos 47 samurais e do seu mestre, que puseram fim às suas vidas por harakiri. Estes 47 soldados são os conhecidos e gloriosos heróis de Akoh, populares na cultura japonesa e frequentemente retratados em filmes.

O acontecimento teve lugar no ano de 1703, quando estes samurais vingaram a morte do seu mestre. 300 anos mais tarde, o Museu Memorial Akoh Gishi foi erguido para lhes prestar homenagem, exibindo imagens dos heróis e objectos relacionados de todos os tipos.

13. Apreciar o fogo de artifício no Odaiba Rainbow Winter

Fogo de artifício no Rainbow| ©Takahiro Hayashi
Fogo de artifício no Rainbow| ©Takahiro Hayashi

Todos os sábados de dezembro, por volta das 19h00, são lançados mais de 2000 fogos de artifício no Parque Daiba. Este magnífico parque é um grande espaço verde à beira-mar, que tem uma das melhores vistas da Ponte Arco-Íris, bem como uma vista privilegiada da cidade de Tóquio.

Caso não saibas, Odaiba é uma ilha artificial ligada à cidade de Tóquio através da Ponte Arco-Íris. Este lugar é obrigatório para todos os turistas que passam por Tóquio, e que melhor maneira de o ver do que desfrutar deste espetáculo especial de fogo de artifício.

Todos estes espectáculos de luzes são coreografados e sincronizados com música, o que os torna um espetáculo inesquecível. Se estiver de visita a Tóquio em dezembro, não perca esta oportunidade.

14. Participe no Festival dos Rostos Pintados

Oshiroi Matsuri| ©kyoto flowertourism
Oshiroi Matsuri| ©kyoto flowertourism

Este é um dos festivais mais peculiares e curiosos da cultura japonesa celebrado em Tóquio. O Oshiroi Matsuri, como é chamado em japonês, realiza-se todos os anos a 2 de dezembro e é uma tradição com mais de 400 anos.

Centenas de participantes, tanto locais como turistas estrangeiros, reúnem-se no festival das caras pintadas. Originalmente, o festival era um ritual exclusivo dos agricultores e pastores que rezavam às divindades para obter boas colheitas e boa saúde para o seu gado.

O Oshiroi Matsuri realiza-se no Santuário Ōyamazumi, a poucos minutos da cidade de Tóquio. Vale definitivamente a pena visitar se estiver por esta altura do ano e estiver interessado nas tradições mais antigas do Japão.

Como é o ritual

O ritual consiste em os participantes untarem o rosto com uma pasta chamada oshiroi, que é feita de farinha de arroz. As pessoas que se submetem a esta tradição devem manter a cara limpa durante todo o dia. Segundo a tradição, quem participa no festival de pintura facial atrai prosperidade e boa sorte para as suas vidas.

Como é que está o tempo em Tóquio em dezembro?

Tóquio| ©Jeff Easter
Tóquio| ©Jeff Easter

dezembro é um mês muito frio em Tóquio, com temperaturas médias de cerca de 12 graus Celsius durante a tarde, podendo descer até aos 5 graus Celsius durante a noite e de manhã cedo.

A grande vantagem de dezembro é o facto de ser o mês menos chuvoso do ano, com uma média de quatro dias de chuva fraca. A meio e no final do mês, é possível encontrar alguma neve na cidade, embora não seja o mais comum.

O que levar na mala se for a Tóquio em dezembro?

Bagagem| ©Marissa Grootes
Bagagem| ©Marissa Grootes

dezembro é um mês com temperaturas extremamente baixas em Tóquio, pelo que aconselho a levar na mala algumas peças de roupa que sejam quentes o suficiente para aguentar estas temperaturas, de modo a poder desfrutar da sua viagem e passear pelas várias atracções desta magnífica cidade. Camisolas, um gorro de lã, luvas e um bom casaco são imprescindíveis.

É também muito importante ter um bom calçado, que seja confortável e, se possível, impermeável, para garantir o seu conforto durante a visita a esta fantástica cidade.

E, como em qualquer viagem, lembre-se de levar um adaptador de corrente universal para poder recarregar os seus aparelhos electrónicos no local onde estiver alojado. Não se esqueça que os japoneses utilizam a ficha do tipo americano.