Mais sobre: Tours gastronómicos de Tóquio
O mercado de Tsukiji - o maior mercado de peixe do mundo -, 8 variedades de saqué, ramen autêntico, carne grelhada, sushi ou marisco, a cozinha asiática é uma explosão de sabores que faz as delícias do paladar. E com este tipo de passeio pode conhecer a sua cultura milenar através da arte culinária japonesa.
Entre o que ver, fazer e experimentar em Tóquio, destaca-se a exploração da cozinha japonesa. Afinal, é a capital da gastronomia internacional e há passeios para casais, pequenos grupos, como locais, com ou sem aulas de culinária, quer juntar-se a mim para descobrir as melhores opções?
1. Visita ao mercado de peixe Tsukiji em Tóquio
Este tipo de visita começa normalmente com um passeio à volta do templo Tsukiji Honganji, um belo espaço sagrado fundado em 1617.
Depois de ouvir os comentários dos experientes guias locais, o grupo passa pelo shishi alado, admirando a arquitetura pouco convencional do templo.
Mais tarde, o grupo de até 15 pessoas segue para o mercado de peixe mais famoso do mundo, o mercado de Tsukiji, uma das estruturas sobreviventes da Segunda Guerra Mundial. Em breve perceberá porque é que os habitantes locais, bem como os chefes japoneses, preferem fazer compras ali.
No mercado de peixe de Tsukiji, poderá experimentar todos os tipos de marisco. Poderá também provar iguarias como o bonito, o sushi nas suas variações populares - e curiosas -, omeletes autênticas, iguarias de marisco e atum fresco. Apreciar o banquete.
Além disso, algumas visitas ao mercado incluem frequentemente aulas para aprender a preparar sushi. Informe-se junto do seu operador e não perca esta oportunidade.
Leve a sua máquina fotográfica consigo para tirar fotografias do mercado, cada canto tem algo para levar para casa como recordação. Também recomendo que entrem nas lojas de comida e utensílios de melhor qualidade.
Claro que esta visita deve ser uma boa altura para desfrutar das amostras grátis, como a sopa Dashi, muitas vezes oferecida aos turistas, bem como o seu chá. Esta é uma experiência satisfatória do início ao fim.
Detalhes de interesse
- Preço: A partir de 90 euros.
- Duração: 3 horas
- Horário: Manhã, consoante o operador.
- O que a excursão pode incluir: Almoço completo num restaurante de sushi. Degustação de saquê. Degustação de pratos típicos como bolo de peixe frito, omelete japonesa e sashimi de atum fresco.
- Meio de transporte: a pé
- Prós: A área do mercado é generosamente amostrada. Os guias são geralmente conhecedores não só do mercado, mas também da cultura e história japonesas em geral, o que enriquece os seus comentários.
- Contras: Não é oferecido em inglês. Os grupos tendem a ser grandes (até 15 participantes).
2. Tour sobre doces e sabores de Shibuya
O escritor de Tokyo Blues, Haruki Murakami, descreve magistralmente a dinâmica japonesa da sua capital, mas se procura uma amostra de como vivem os habitantes locais, o tour gastronómico de Shibuya é para si.
A experiência começa normalmente na estátua Hachikō, o monumento que presta homenagem ao cão fiel. Depois de tirar as suas fotografias, vai abrir caminho por entre a multidão para começar a provar as iguarias japonesas.
A degustação pode ser definida como um menu de 10 pratos que normalmente inclui carne wagyu, okonomiyaki, uma variedade de sushi, bolo de peixe, Mitarashi dango e sobremesas tradicionais.
Os pratos são frequentemente servidos entre 4 e 5 restaurantes. Shibuya é bem conhecida pelos seus contrastes culturais. Aqui pode conhecer a moda de Harajuku, um dos pontos altos das melhores visitas guiadas de Tóquio, a variedade de mercados e os anúncios apelativos.
No final da visita, ficará satisfeito e terminará a visita com uma nota alta, com uma chávena de chá ou de saqué.
Detalhes interessantes
- Preço: A partir de 214 euros.
- Duração: 3 horas
- Horário: À tarde, consoante o operador.
- O que pode incluir a visita: Almoço com um menu de 10 pratos. Degustação de sobremesas tradicionais. Guia local experiente.
- Meio de transporte: a pé.
- Prós: Oferecido em inglês. No Japão, há razões para tirar fotografias em todo o lado, mas nesta excursão as razões multiplicam-se. Para além disso, a possibilidade de o fazer enquanto aprende sobre a cultura local, despertando sensações entre cada dentada.
- Contras: As bebidas são normalmente limitadas e os grupos são grandes (são permitidas até 15 pessoas).
3. Visita de degustação gastronómica em Asakusa
Asakusa é uma zona muito atractiva. Os seus principais templos, como o Santuário Imado, o Templo Shobogenji, o Santuário Asakusa-jinja e, claro, o Sensō-ji, conferem à zona um carácter especial e isso é sentido pelos participantes neste tipo de excursão, especialmente porque é feita a pares.
A excursão gastronómica começa com uma visão geral de Asakusa. Isto significa que você e o seu acompanhante irão explorar a cidade velha, a Rua Namise e Marugoto Nippon, enquanto provam iguarias japonesas populares, tais como pickles, bolachas de arroz, ameixas japonesas, chá matcha e meronpan ao longo do caminho.
Também irá aprender sobre os peregrinos que visitam a área há mais de mil anos, bem como fazer algumas compras de recordações na movimentada Namise.
Finalmente, os 2 participantes da excursão irão com o guia para o templo mais antigo de Tóquio, Sensoji.
Se marcar a sua visita pouco antes do verão, poderá participar no festival Sanja Matsuri em maio, o maior festival de Asakusa. Esta é uma das datas mais populares. Se estiver na zona, experimente a emoção! Inclua a sua paragem no templo entre as suas coisas para ver e fazer em Tóquio na primavera.
Detalhes de interesse
- Preço: A partir de 76 euros.
- Duração: 2 horas e 30 minutos.
- Horário: Durante o dia, mediante acordo com o operador.
- O que pode incluir a visita: Prova de saqué, refeições ligeiras em 4-5 locais, guia em Asakusa e almoço.
- Meios de transporte: a pé
- Prós: A degustação é completa e deliciosa. Aprende-se sobre os costumes japoneses e visita-se um dos templos mais importantes do Japão. A experiência é quase personalizada e só está disponível para pequenos grupos.
- Contras: Oferecido em japonês e inglês.
4. Tour noturno de degustação de comida japonesa em Chiyoda, Ginza e Tsukishima, Chūō.
Este tipo de excursão leva o grupo ao coração de Yakitori, a terra onde a premiada comida de rua com o mesmo nome teve origem.
A degustação permitirá que o grupo mergulhe em especialidades de fast-food perfeitas com cerveja ou saquê. Não se esqueça de provar as taras ou coberturas locais, cada barraca de comida tem uma receita que guarda ciosamente.
Em seguida, o grupo despede-se da zona de negócios e passa por Ginza e pelo seu ambiente de festa. Apesar de estarem perto, assim que a cidade de Chiyoda fica para trás, começam as luzes de néon, a música e a festa.
Depois, fazem a última paragem da excursão num restaurante em Tsukishima, onde a comida rápida é elevada e formal, no meio de apresentações encantadoras.
Detalhes de interesse
- Preço: A partir de 99 euros.
- Duração: 3 horas.
- Horário: À noite, consoante o operador.
- O que a excursão pode incluir: Almoço completo num restaurante de sushi. Degustação de saquê. Degustação de pratos típicos, muitas vezes uma variedade de yakitori, okonomiyaki (pizza japonesa). Bebidas e uma sobremesa.
- Meios de transporte: a pé.
- Prós: Oferecido em inglês. O ambiente alegre. As histórias e anedotas dos guias. A localização central.
- Contras: Duração. Pode ser prolongada para continuar com a festa, especialmente quando se escolhe entre as coisas a fazer em Tóquio no verão.
5. Excursão de ramen em Tóquio
Esta é a sua oportunidade de apreciar e experimentar o ramen como um nativo de Tóquio. Se decidir fazer esta excursão, ficará a saber mais sobre a história e a cultura deste prato excitante e, depois, poderá provar uma saborosa tigela de ramen cozinhada na perfeição.
O grupo reúne-se habitualmente em frente à estátua de Hachikō, em Shibuya, após o que é guiado até um café local para tomar um café e falar sobre ramen. Aí recebem uma explicação sobre como e porquê o ramen é um dos alimentos mais famosos do Japão.
Depois, a visita continua em 3 restaurantes premiados para 6 mini tigelas de ramen. Estará disponível uma variedade de 11 mini tigelas de ramen para escolher.
No final, aprenderá muito mais sobre este prato, desde a sua história até à sua preparação. Em cada paragem, descobrirá os diferentes tipos de ramen e, sobretudo, como distinguir um bom ramen e como prepará-lo, caso lhe apeteça fazê-lo quando regressar a casa.
Detalhes interessantes
- Preço: A partir de 110 euros.
- Duração: 3 horas
- Horário: À tarde, consultar o seu operador.
- O que o passeio pode incluir: um passeio pelo Museu Samurai, o Restaurante Robot, o Santuário Hanazono e tabernas. Guia especializado pela cidade. Menu de degustação e bebidas.
- Meio de transporte: comboio
- Prós: Aprende-se a apreciar o ramen desde os ingredientes até chegar ao paladar. Essa comida humilde ganha um significado diferente. A degustação é suficiente para cobrir um almoço.
- Contras: O bilhete de comboio não está incluído.
6. Tour do Bar Drunkard's Alley: Golden Gai e Kabukicho, Shinjuku
Esta excursão gastronómica tem um tema ligeiramente diferente. Com as suas provas de bebidas alcoólicas, pode não ser a mais adequada se estiver à procura de coisas para fazer com crianças em Tóquio.
O guia levá-lo-á aos melhores locais de Shinjuku para uma noite de tapas e bebidas típicas japonesas num dos bairros mais populares de Tóquio.
Neste tipo de excursão, viajará no tempo até às pequenas tabernas japonesas que pontilhavam a cidade durante a década de 1950. Normalmente, começa no Beco dos Bêbados ou Shinjuku (Nonbei Yokocho) - o seu nome original -, muito perto de Kabukicho.
Com a explicação do guia, aprenderá sobre a história dos izakayas ou bares japoneses, enquanto desfruta de algumas tapas, karaokes e até do Kabukicho, o restaurante robô.
O menu inclui frequentemente ramen, sushi, yakitori e cerveja. Em breve estará a caminho do Golden Gai, o local mais izakaya do Japão para terminar a sua noite.
Detalhes interessantes
- Preço: A partir de 165 euros.
- Duração: 3 horas
- Horário: à noite, consultar o seu operador turístico.
- O que a excursão pode incluir: um passeio pelo Museu Samurai, o Restaurante Robot, o Santuário Hanazono e tabernas. Guia especializado pela cidade. Menu de degustação e bebidas.
- Meio de transporte: a pé
- Prós: O pub crawl com a sua história local é divertido. Evoca a primeira metade do século passado. É uma visita obrigatória para a cozinha tradicional japonesa.
- Contras: o passeio é tão vibrante como os filmes Cyberpunk, é preciso estar sempre atento ao que nos rodeia. O passeio reúne frequentemente grandes grupos (até 12 pessoas).
7. Excursão "tudo o que puder comer" em Shibuya
Saia dos restaurantes convencionais e prove a comida local como os japoneses fazem.
Com esta excursão, o seu guia levá-lo-á a Shibuya. A primeira paragem é normalmente a estátua de Hachikō e depois passará por vários santuários e por uma rede de ruas que conduzem ao coração do bairro.
Depois de uma hora de passeio a explorar a cidade, estará pronto para se sentar e satisfazer as suas papilas gustativas no melhor "All you can eat" de Tóquio.
Detalhes interessantes
- Preço: A partir de 204 euros.
- Duração: 4 horas.
- Horário: manhã ou tarde, consoante o operador.
- O que é que a visita pode incluir: toda a comida que desejar, desde uma variedade de sushi, takoyaki, yakitori, yakiniku e sobremesas. Muitas vezes, estão incluídas algumas bebidas. Os serviços de um guia local com quem conhecerá Shibuya.
- Meio de transporte: a pé.
- Prós: Oferecido em inglês. Pode comer até ter provado todos os pratos de que gosta enquanto o guia lhe explica a sua história. Este é um plano ideal para celebrar feriados como o Ano Novo ou as férias de dezembro com a família. Visite Shibuya no último mês do ano e faça desta uma das suas coisas para fazer em Tóquio no Natal.
- Contras: as bebidas são limitadas, embora dois refrigerantes e água possam ser suficientes, certo?
Pratos imperdíveis nas excursões gastronómicas em Tóquio
Provavelmente já está familiarizado com o sushi e as gyozas, mas tome nota destes pratos e bebidas e inclua uma degustação na sua viagem a Tóquio.
- Meronpan. Um pão doce coberto com massa de biscoito em forma de melão.
- Okonomiyaki ou pizza ao estilo asiático.
- Bolo de peixe frito (experimente-o no mercado de Tsukiji, é outro nível).
- Yakitori. A história regista o seu aparecimento na cozinha japonesa durante o período Edo, entre 1603-1867. Embora se acredite que tenha sido uma ave selvagem trazida para a grelha para o Komodoro, a receita difundiu-se na cozinha local com diferentes variações. Experimente os molhos, cada casa tem uma "receita secreta".
- Sashimi de atum fresco. A poucos metros do maior mercado de peixe do mundo.
- Yakiniku ou carne grelhada.
- Sake: o licor local por excelência. Sim, é possível obtê-lo noutros países, mas nada como saboreá-lo como os japoneses o fazem, com a sua atmosfera e preparação autênticas, é superior. Experimente!
Os destinos a não perder entre os passeios gastronómicos em Tóquio
Para aqueles que desejam juntar-se à festa local entre bebidas e comida, recomendo reservar um dos passeios noturnos culinários mais famosos da capital japonesa. As excursões gastronómicas a não perder incluem:
- Osaka.
- Shinjuku.
- Shibuya.
- Yurakucho.
- Chūō e o seu mercado de peixe.
Dicas sobre tours gastronómicos e cultura japonesa
Como outras culturas, os japoneses mantêm seus próprios estilos e maneiras quando se trata de comer. Siga estas dicas para respeitar os seus costumes quando participar em excursões gastronómicas em Tóquio:
- Nunca enfiar os pauzinhos verticalmente numa tigela de comida, pois isso significa morte e é muito desrespeitoso.
- Seja pontual. Os japoneses respeitam o seu tempo e esperam reciprocidade. Evite chegar atrasado às visitas guiadas - a flexibilidade de horário não é exatamente uma virtude japonesa.
- As mesas japonesas estão muitas vezes repletas de tigelas individuais, mas as doses são modestas. O suficiente para satisfazer a sua fome, mas não para o encher.