Mais sobre: 10 coisas para ver e fazer em Tóquio na primavera
O Japão é um país cheio de encanto, e Tóquio é a sua cidade mais irreverente. Aqui pode encontrar praticamente tudo, modernidade, tradição, sabores exóticos, a mais bela natureza e um sem fim de atracções que o vão conquistar. Nos meses de primavera, a cidade enche-se de festivais e cores, sendo por isso a altura ideal para a visitar.
Há realmente muito para ver e fazer em Tóquio. Com os seus festivais coloridos, as deslumbrantes cerejeiras em flor e o clima ideal, a primavera é a altura perfeita para visitar a capital do Japão. Aqui seleccionei algumas das melhores actividades para desfrutar na sua visita a esta que é a cidade mais maravilhosa do Japão.
1. Desfrute do Festival Kurayami Matsuri

Se está a planear visitar Tóquio na primavera, não pode perder um dos seus festivais mais importantes. Conhecido como o festival da escuridão, esta é uma celebração que faz parte da religião xintoísta, muito popular no Japão, e centra-se no desfile noturno de numerosos santuários transportados em procissões.
Realiza-se todos os anos entre o final de abril e o início de maio e tem lugar no Santuário Ōkunitama, situado em Fuchu, a cerca de 20 minutos do centro da cidade de Tóquio.
Poderá vivenciar uma das mais antigas tradições da região de Kanto. Terá a oportunidade de ver e ouvir os clássicos tambores cerimoniais, provar a clássica comida japonesa e desfrutar de uma corrida de cavalos que se realiza há mais de 1000 anos!
O santuário Ōkunitama, construído no século II d.C., é um dos santuários mais visitados da região de Kanto, bem como um dos 5 maiores e mais importantes santuários de Tóquio. Com as suas lanternas de papel e a sua bela arquitetura tradicional, visitá-lo durante o festival Kurayami Matsuri é uma excelente forma de conhecer o Japão.
Este festival é, sem dúvida, uma das melhores coisas para ver e fazer em Tóquio à noite, pois verá toda a beleza de uma das mais interessantes tradições antigas no seu auge.
Factos interessantes:
- Quando se realiza: entre 31 de abril e 6 de maio.
- Preço: gratuito
- Onde: Santuário Ōkunitama em Fuchu, Tóquio.
2. Experimente o Festival Sakura Matsuri de Ueno

Como todos sabem, no final de março e início de abril, as flores de cerejeira florescem por todo o Japão, oferecendo um belo espetáculo natural que atrai visitantes de todo o mundo. A melhor forma de o apreciar em Tóquio é no Festival Sakura Matsuri de Ueno, que homenageia a flor e é uma das celebrações mais populares da cidade.
Este grande festival realiza-se no Parque Ueno, situado na linha Yamanote. Durante o dia, pode desfrutar de cerejeiras cor-de-rosa, comida tradicional, música e um ambiente de festa geral, com barracas de yakisoba e takoyaki, e à noite, as sakura são iluminadas, oferecendo um espetáculo que nunca esquecerá.
Sem dúvida uma das flores mais características da cultura japonesa, a sakura (flor de cerejeira) é também utilizada como objeto de decoração, na gastronomia e de muitas outras formas. Durante a primavera, tudo em Tóquio parece ficar cor-de-rosa. Se quiser desfrutar deste fantástico festival, lembre-se de que é uma das melhores coisas para fazer em Tóquio com crianças, uma vez que as famílias, os amigos e os turistas se reúnem no parque num alegre ambiente festivo.
Factos úteis:
- Quando: entre o final de abril e o início de maio.
- Preço: gratuito
- Onde: Parque Ueno, Tóquio.
3. Festival Sanja Matsuri

Se é fã da cultura japonesa, não pode deixar de visitar o templo Sensoji na primavera para assistir ao festival Sanja, também conhecido como o festival da Yakuza, a máfia japonesa. Pode assistir a uma procissão com 100 mikoshi, uma espécie de altares portáteis, que transportam divindades xintoístas.
Tal como na religião cristã, estes altares são transportados aos ombros, para que a boa sorte seja transmitida a todos os que se aproximam. Situado no bairro tradicional de Asakusa, o templo Sensoji pertence à religião xintoísta e esta é uma das suas 3 festas mais importantes.
Porque é que se diz que é a festa da Yakuza? Tradicionalmente, os mafiosos japoneses não são facilmente vistos nas ruas, mas todos os anos, neste festival, são vistos a festejar com o resto da comunidade. Muitos corajosos vêm tirar fotografias com eles, embora não seja recomendado.
Para além do festival em si, não perca a oportunidade de passear por este belo bairro, um dos que ainda preserva a essência do Japão mais tradicional. Embora esta zona não esteja incluída no top 10 das visitas guiadas de Tóquio, vale bem a pena um passeio pelas suas ruas pitorescas, repletas de lojas e locais de comida típica japonesa.
Factos interessantes:
- Quando se realiza: terceiro fim de semana de maio
- Preço: gratuito
- Onde: Templo Sensoji, Asakusa, Tóquio.
4. Desfrutar do Orgulho Arco-Íris de Tóquio

Junte-se a um dos festivais mais coloridos e inclusivos de Tóquio. O Orgulho Arco-Íris já é famoso em todo o mundo, celebrando a diversidade, o respeito pelos outros e a liberdade. Em Tóquio, o festival traz multidões para as ruas para desfilar, celebrar, ser visto e ouvido.
Reconhecido principalmente como um festival para a comunidade LGBTQ, mas aberto a todos os que se querem expressar e celebrar, esta é uma óptima oportunidade para se sentir parte da cidade de Tóquio e das suas gentes. Também pode viver uma verdadeira festa nas ruas.
Todos os anos, o desfile conduz ao Parque Yoyogi, que recebe milhares de pessoas numa festa de cor, música, dança e diversidade. Desfrute do festival Tokyo Rainbow Pride.
Informações úteis:
- Quando se realiza: 22-24 de abril
- Preço: gratuito
- Onde: Parque Yoyogi, Tóquio.
5. Desfrute do maravilhoso festival noturno de arte de Roppongi

Se é um amante de arte, não pode perder a noite de arte em Tóquio. O Roppongi Art Night Festival é um evento onde pode experimentar a arte de uma forma incrível. Com exposições imersivas, onde se tem a oportunidade de participar na co-criação ou alteração ativa das obras, esta é uma experiência a não perder se estiver em Tóquio na primavera.
O festival tem lugar no bairro de Roppongi, daí o seu nome, basicamente nos seus três locais principais: Midtown Tokyo, Roppongi Hills e National Art Center Tokyo. Este grande evento artístico celebra a presença da arte na nossa vida quotidiana. Terá também a oportunidade de apreciar música, espectáculos ao vivo, filmes, design, performances e muito mais.
Tóquio é uma cidade que nunca fica para trás quando se trata de inovação, e a cena artística não é exceção. A Noite de Arte de Roppongi é uma experiência única que não pode perder.
Factos interessantes:
- Quando se realiza: 21 de março, quando começa a primavera no Japão.
- Preço: gratuito
- Onde se realiza: em vários locais do bairro de Roppongi, em Tóquio.
6. Sakuras: experimentar os sabores da estação

Como já deve ter reparado, a primavera é definitivamente a melhor altura para visitar Tóquio. O clima é ideal, sem a humidade do verão e sem as temperaturas frias do inverno ou do outono. Na primavera, as flores de cerejeira (sakura) florescem, e esta flor é utilizada para fazer muitas decorações, mas também pratos sazonais, bebidas, gelados e doces.
Se visitar Tóquio na primavera, não pode perder algumas iguarias japonesas aromatizadas com a bela sakura. Desde os famosos chocolates Kit Kat a uma Pepsi, tudo em Tóquio parece oferecer uma versão sakura. Claro que, se quiser experimentar alguns destes produtos com sabor a sakura, não se esqueça de que só os pode encontrar na primavera.
E, claro, se estiver interessado em delícias culinárias e quiser explorar os sabores desta cultura fantástica, tem de fazer uma das melhores excursões gastronómicas de Tóquio, não se vai arrepender.
7. Conheça os samurais no Festival Yabusame

Desfrute de uma viagem no tempo até aos séculos XII e XIII, participando no festival Yabusame. Todos os anos, durante a primavera japonesa, realiza-se uma exibição de Yabusame, uma arte marcial japonesa, nas margens do rio Sumida, no Parque Sumida. Trata-se de tiro com arco a cavalo, uma disciplina de precisão e de grande perícia.
É possível ver os cavaleiros vestidos com o traje tradicional dos samurais a cavalgar a toda a velocidade, enquanto disparam contra os alvos, que estão carregados de confettis cor-de-rosa e brancos, numa clara alusão à floração da sakura.
Uma experiência que vale a pena se estiver em Tóquio na primavera, pode ver como os antigos samurais se vestiam e desfrutar de uma tarde junto ao rio. E se te sentes atraído por qualquer coisa relacionada com ninjas e samurais, recomendo-te que faças uma das experiências ninja/samurai em Tóquio, onde aprenderás tudo sobre estes antigos guerreiros japoneses.
Factos interessantes:
- Quando: meados de abril
- Preço: gratuito
- Onde se realiza: Mukojima Sumida Ward, Tóquio
8. Desfrutar de uma tarde no Parque Chidorigafuchi

A primavera é uma óptima altura para desfrutar de Tóquio e dos seus espaços verdes. A cidade tem muitos sítios absolutamente bonitos que vale a pena visitar. Com a floração das cerejeiras, tudo se torna mais bonito. Há cerejeiras em flor nas grandes avenidas, em parques como o de Ueno, que tem pelo menos 1000 sakura, mas há também outros parques e espaços naturais que deve visitar num dia de sol.
O parque Chidorigafuchi é um desses locais. Com mais de 700 metros de vegetação e o fosso que rodeia o Palácio Imperial, é um dos melhores locais de Tóquio para apreciar a sakura. Localizado no bairro de Chiyoda, no lado oeste do palácio, aqui pode alugar um barco e desfrutar das vistas majestosas de todo o parque.
A poucos minutos da estação de metro de Kudanshita, este é um local de relaxamento e descanso para muitos dos trabalhadores de escritório da zona.
Factos interessantes:
- Preço: o acesso ao parque é gratuito, o aluguer do barco varia de acordo com a duração do passeio, para 30 minutos o preço ronda os 4 euros.
- Onde: 2 Chome Kudanminami, Cidade de Chiyoda, Tóquio
9. Fazer uma viagem fotográfica por Tóquio

Dê largas ao seu lado artístico e faça uma visita fotográfica a Tóquio. A capital do Japão é um dos sítios mais convidativos do mundo para tirar fotografias. Com os seus espaços cheios de luzes e de cor, os seus edifícios incríveis e as suas sakuras por todo o lado, é possível obter imagens únicas.
Embora possa sair com a sua máquina fotográfica ou smartphone para tirar fotografias sozinho, muitas destas visitas guiadas são uma boa forma de otimizar o seu tempo e descobrir alguns recantos da cidade que só um habitante local lhe pode mostrar.
Vai achar esta experiência verdadeiramente fascinante, Tóquio é uma cidade que nunca descansa, por isso tudo, absolutamente tudo pode ser fotografado. As suas gentes, os seus infindáveis parques infantis, os seus avanços tecnológicos, tudo aqui é uma fotografia colorida.
10. Visitar o Monte Fuji na primavera

Faça uma viagem fantástica ao Monte Fuji! Um dos locais mais emblemáticos do Japão, ver o Monte Fuji na primavera é uma das coisas que não pode perder na sua visita a Tóquio.
Tal como toda a cidade, o Monte Fuji está em flor, encontrará um tapete de cor, sakura cor-de-rosa e uma paisagem de cortar a respiração. Esta maravilha natural será uma das jóias da sua viagem, garanto-lhe.
Todos nós já vimos inúmeras vezes fotografias da montanha com o seu pico coberto de neve e um ramo de cerejeira cheio de flores. Este é o típico postal do Japão, aquele que mostra a delicadeza da sua cultura, a beleza das suas paisagens, aquele que nos comove uma e outra vez, mesmo que o saibamos de cor. Estar ali, diante de tal espetáculo, não o deixará indiferente.
Temperaturas em Tóquio na primavera

A primavera é a época ideal para visitar Tóquio, com o seu clima agradável, baixa pluviosidade e quase nenhuma humidade, os meses de março, abril e maio são os melhores meses para planear a sua viagem. Com temperaturas que rondam os 15 a 20 graus Celsius em março e os 25 graus Celsius em maio, a primavera em Tóquio convida-o a explorar a cidade e a desfrutar do ar livre.
As multidões de turistas na primavera em Tóquio

A primavera é uma das épocas mais concorridas para visitar Tóquio, precisamente por causa das cerejeiras em flor e da grande beleza dos seus espaços verdes. Não se esqueça que, apesar de ser uma cidade grande, é quase certo que irá encontrar muitos outros turistas que vieram como você para desfrutar das atracções desta cidade fantástica, por isso seja paciente.
Preços em Tóquio na primavera

A cidade de Tóquio tem opções para todos os orçamentos, por isso, quer se trate de alojamento, alimentação ou transportes, poderá encontrar o que melhor se adequa ao seu orçamento. O alojamento, por exemplo, varia entre hotéis de luxo, albergues, hotéis tradicionais japoneses e até mesmo alojamento em templos.
Relativamente à comida, pode comer uma tigela de ramen por menos de 7 euros, e uma degustação de várias peças de sushi pode custar cerca de 24 euros.
O que levar na mala para uma visita de primavera a Tóquio

As temperaturas em Tóquio na primavera são muito agradáveis, por isso não precisa de pensar em levar roupa quente extra. Um casaco leve serve perfeitamente. A chuva nesta altura do ano é muito rara, pelo que não é necessário levar um guarda-chuva ou um impermeável. Recomendo que use roupas e sapatos confortáveis, uma vez que vai andar muito.