Mais sobre: O que ver e fazer em Tóquio
Tóquio é uma cidade vibrante, com muitas atracções para ver e actividades para fazer. Tem uma das maiores áreas metropolitanas do mundo e o seu lado multicultural irá facilmente cativá-lo, independentemente dos seus interesses.
Se gosta de comida, Tóquio oferece-lhe os melhores pratos, se se interessa por história, ficará fascinado com os seus edifícios e monumentos antigos, e se é um amante da natureza, ficará maravilhado com os seus grandes parques. Com o contraste entre os seus edifícios tecnológicos de última geração e os seus templos históricos, a capital japonesa transformará a sua viagem numa aventura a cada passo.
1. Visite o templo budista Senso-ji, o templo mais antigo do Japão
O budismo é a religião maioritária no Japão e o Templo Senso-ji é o templo mais antigo e mais importante do país.
Localizado no bairro de Asakusa, no norte de Tóquio, foi fundado em 645, mas a sua fama aumentou substancialmente após a Segunda Guerra Mundial, pois foi bombardeado e destruído durante o conflito, mas a sua reconstrução foi um símbolo de paz e ressurreição que uniu todos os japoneses.
Atualmente é um dos edifícios mais visitados do país e a sua importância é equivalente à das grandes catedrais dos países católicos.
O Senso-ji é um templo muito bonito e vale a pena fazer uma visita guiada ao seu interior e ao seu extenso complexo, que inclui o edifício principal e o seu caraterístico pagode de cinco andares.
O primeiro passo é entrar pela Porta Kaminarimon e percorrer a rua comercial Nakamise-dori, que tem 250 metros de lojas de ambos os lados, até chegar à Porta Hozomon, através da qual se pode entrar no pagode, nas salas principais e nos santuários. Recomendo que se preste atenção às cores, detalhes e ornamentações do templo, pois são oferendas típicas da religião budista.
O Senso-ji foi um templo de peregrinação para os japoneses desde a sua fundação e continua a sê-lo até aos dias de hoje, pelo que as lojas da Rua Nakamise-dori oferecem comida, bebidas e todo o tipo de produtos para os peregrinos que vêm a pé de todo o mundo.
Pormenores interessantes
- Preço... A entrada no templo é gratuita.
- Localização... 2 Chome-3-1 Asakusa, Tóquio.
- Horário de funcionamento... O templo está aberto diariamente das 6h às 17h.
- Como chegar lá... Da estação de Tóquio, apanhe o comboio da linha JR Yamanote para Kanda e depois o metro de Ginza para Asakusa. No entanto, a melhor maneira de lá chegar e explorar a área é com uma das visitas guiadas da cidade.
2. Visita ao Parque Ueno, a floresta dos museus.
Tóquio é uma selva de asfalto, azáfama e trânsito, mas também tem espaços naturais para relaxar.
O Parque U eno é o mais conhecido dos pulmões verdes da cidade e um dos mais interessantes, pois para além de uma vegetação luxuriante, incluindo algumas das flores mais coloridas do Japão, alberga alguns dos museus mais tradicionais do país, como o Museu Nacional de Tóquio, o Museu Metropolitano de Arte e o Museu Nacional da Ciência.
Se visitar Tóquio durante a primavera, poderá ver o famoso hanami ou flor de cerejeira em flor, que banha de cor todos os cantos do Parque Ueno.
Mas a oferta não acaba aqui, porque este pulmão verde é também uma referência cultural onde se pode passear entre templos e santuários, tocar instrumentos musicais, ouvir concertos de artistas de rua e dar a volta ao lago Shinobazu em pequenos barcos.
O Parque Ueno também permite desfrutar de Tóquio com crianças, porque no seu interior existe um jardim zoológico com muitas espécies locais e uma das maiores reservas naturais de ursos panda do mundo fora da China. Recomendo um passeio de bicicleta para tirar o máximo partido deste local idílico.
Pormenores interessantes
- Preço... A entrada no parque é gratuita.
- Localização... Uenokoen, Tóquio.
- Horário de funcionamento... O parque está aberto das 5.00 às 23.00 horas.
- Como chegar lá... Da estação de Tóquio, apanhar o comboio da linha JR Yamanote para a estação de Okachimachi.
3. Visite o Palácio Imperial, uma fortaleza no coração de Tóquio
O Palácio Imperial é a residência oficial do Imperador do Japão e ocupa os terrenos do antigo Castelo Edo.
Localizado no centro urbano de Tóquio, é uma enorme fortaleza de muros de contenção e torres de controlo e um dos edifícios mais famosos do Japão. As pontes de Nijubashi que conduzem à entrada do recinto interior são a imagem mais conhecida do Palácio.
É possível visitar a residência do Imperador, mas, exceto em ocasiões especiais, só é possível entrar nos Jardins Orientais, que ladeiam os portões de entrada, as torres de vigia, as muralhas imperiais e os fossos de segurança.
De qualquer forma, visitar estes espaços interiores do Palácio Imperial é uma óptima experiência para ter uma noção da dimensão da residência.
É tradição no Japão que os habitantes locais visitem os jardins do Palácio no dia de Ano Novo e no dia 23 de dezembro, quando a família imperial sobe às varandas para saudar os visitantes. Se está à procura de coisas para fazer em Tóquio em dezembro, juntar-se a eles pode ser uma atividade interessante.
Aproveite uma das excursões fotográficas de Tóquio para aprender a captar as imagens mais emblemáticas da cidade japonesa.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada nos Jardins do Palácio Oriental é gratuita.
- Localização... 1-1 Chiyoda, Tóquio.
- Horário de funcionamento... O Palácio está aberto de terça-feira a sábado, das 9.00 às 14.45 horas.
- Como chegar lá... O Palácio fica a quatro quarteirões da Estação de Tóquio, onde convergem a maioria das linhas de comboio e de metro.
4. Descubra Akihabara, o bairro da cultura eletrónica e otaku de Tóquio
Akihabara é um dos locais mais ecléticos de Tóquio, conhecido por ser o bairro da eletrónica e o berço da manga, da anime e dos jogos de vídeo. Neste paraíso geek, pode deslumbrar-se com painéis de néon, dormir em hotéis-cápsula, muito populares no Japão, e ter experiências de cosplay.
Se não for fã de anime e da cultura otaku, pode continuar a desfrutar do bairro, que se tornou um dos mais visitados de Tóquio nos últimos anos.
Se é um amante de café, encontrará certamente locais que lhe interessam em Akihabara, que também é conhecida pelos seus Maid cafés, onde as empregadas de mesa se vestem de empregadas. É melhor visitar a área aos domingos, quando a rua principal Chuo-Dori se torna pedonal.
Há muitos locais em Tóquio onde se podem encontrar aparelhos electrónicos, mas Akihabara é, sem dúvida, a zona com mais variedade e melhores preços.
Também é possível reservar visitas guiadas em inglês e a zona é frequentemente mencionada em muitas excursões gastronómicas de Tóquio, uma vez que é um dos melhores locais para comer na capital japonesa.
- Como chegar lá... Apanhar a linha de metro Hibiya até à estação de Akihabara e comboios nas linhas JR Yamanote e Sobu até à estação de Suehirocho.
5. Faça uma viagem ao Monte Fuji no comboio-bala
Se quiser ter uma experiência futurista na sua viagem a Tóquio, recomendo uma viagem de comboio-bala a algumas das cidades próximas da capital japonesa, como Quioto, Yokohama e Osaka.
O shinkansen, como é conhecido este comboio, que atinge 320 quilómetros por hora, leva-o também ao Monte Fuji e ao Lago Ashi, um espetáculo para os olhos, pois combina a evolução tecnológica com a natureza do vulcão. Sem dúvida, um espetáculo para os olhos, uma vez que combina a evolução tecnológica com a natureza do vulcão.
Se estiver interessado nesta atividade, não deixe de ler o nosso artigo sobre as excursões de comboio-bala em Tóquio.
6. Deixe-se levar em Kabukicho, o bairro da luz vermelha de Tóquio
Tóquio é uma cidade orientada para o entretenimento e, como tal, tem um bairro exclusivamente para o entretenimento de adultos. Kabukicho é o bairro da luz vermelha da capital japonesa e alberga centenas de bares, restaurantes e discotecas. Há também um grande número de cinemas e estabelecimentos comerciais.
Até há poucos anos, Kabukicho era um bairro não recomendado para visitantes, mas devido a relatos de roubos e outros crimes, o governo de Shinjuku empenhou-se em melhorar a segurança do local com base nas experiências positivas de bairros semelhantes em cidades como Amesterdão.
Atualmente, Kabukicho é um local seguro para os turistas e uma das zonas mais visitadas de Tóquio, porque tudo é possível ali, desde comprar jogos de vídeo a apaixonar-se por uma gueixa.
Em Kabukicho também se podem descobrir atracções tão diversas como a famosa cabeça do Godzilla à entrada do Gramercy Hotel ou os pequenos bares Golden Gai onde se pode beber uma cerveja.
Nas proximidades, encontra-se o Santuário Hanazono, que remonta ao período Edo, e o restaurante Sengoku Buyuden, onde se pode colocar na pele de um samurai.
- Como chegar lá... Apanhar o metro da linha Marunouchi até à estação de Shinjuku e o comboio da linha JR Yamanote até à estação de Shin-Okubo.
7. Coma sushi fresco no Mercado Toyosu e aprenda a cozinhá-lo
Toyosu é o mercado de peixe mais famoso de Tóquio desde que substituiu o antigo Tsukiji. Mais moderno e maior que o seu antecessor, preserva a tradição e é um dos locais mais visitados pelos turistas, mas também um local onde se pode conviver com os locais e apreciar o melhor sushi fresco da capital japonesa.
Também pode assistir aos famosos leilões de atum de manhã cedo e percorrer as bancas de venda a retalho, onde se estima que sejam vendidas 10 000 toneladas de marisco todos os meses.
As bancas de sushi fresco podem ser encontradas à entrada do mercado, de onde também se pode assistir a um dos mais belos pores-do-sol do Japão.
Se visitar Tóquio durante a época natalícia, verá como se enche de visitantes locais à procura do melhor peixe para o jantar.
Se quiser assistir aos leilões de atum a partir de uma das plataformas de observação, deve visitar o mercado antes das 6 da manhã e reservar o seu lugar no sítio Web oficial do mercado.
Se quiser apenas visitar o mercado para o ver e saborear sushi fresco, a melhor altura para o visitar é ao meio-dia.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada no mercado é gratuita.
- Localização... 6 Chome-6-2 Toyosu, Tóquio.
- Horário de funcionamento... O mercado está aberto diariamente das 5.00 às 19.00.
- Como chegar lá... De comboio, na linha JR Yamanote, até à estação de Shijo-mae.
8. Sair para beber um copo em Roppongi, a zona de vida nocturna de Tóquio
Se já fez a sua visita turística e está à procura de uma diversão, pode aproveitar ao máximo a sua visita a Tóquio visitando algumas das centenas de locais localizados em Roppongi, a zona de discotecas e bares da capital japonesa.
O bairro é também o lar de alguns dos restaurantes mais exclusivos da cidade e de uma vida nocturna repleta de turistas, estudantes e artistas.
Roppongi é também um dos locais mais cosmopolitas da cidade, com visitantes de todo o mundo e as melhores vistas, já que tem o privilégio de albergar as torres mais altas da capital japonesa.
Nos últimos anos, o bairro tornou-se também palco de alguns dos melhores eventos da cidade, como o Festival Internacional de Cinema, que se realiza todos os anos em outubro em Tóquio, e as celebrações das cerejeiras em flor, em março.
A única coisa que é certa em Roppongi é que, onde quer que vá, irá certamente divertir-se muito. Neste bairro, pode desfrutar de entretenimento internacional e arte contemporânea, dos observatórios mais interessantes e das melhores discotecas. Aqui está o nosso post sobre as melhores coisas para ver e fazer em Tóquio à noite.
- Como lá chegar... De comboio, na linha JR Yamanote até à estação de Roppongi ou na linha Ueno-Tokyo até à estação de Roppongi-Yonchome. De metro, na linha Keikyu combinada com a linha Oedo, até à estação de Roppongi.
9. Veja os céus de Tóquio a partir do miradouro da Torre de Rádio
Se tiver feito uma viagem ao Monte Fuji a partir de Tóquio, poderá ver a sua silhueta na linha do horizonte quando subir a um dos miradouros da cidade. Especialmente se estiver a viajar para Tóquio no verão ou se tiver a sorte de ter um dia claro.
Entre os muitos miradouros que se podem visitar, o mais famoso é o do topo da Torre da Rádio, que, com 332 metros de altura, é também a segunda estrutura mais alta do Japão, atrás apenas da Tokyo Skytree.
A Torre da Rádio é um edifício de telecomunicações e observação inspirado na Torre Eiffel e pintado de forma marcante em branco e laranja internacional para cumprir as normas de segurança aérea.
Desde a sua inauguração em 1958, a torre faz parte da linha do horizonte de Tóquio, e dos seus dois decks de observação é possível ver toda a cidade. Tem também um chão de vidro que dá a sensação de estar a flutuar no ar.
Na base da torre encontra-se também o pitoresco Templo Zojoji, e o seu contributo não é apenas estético, uma vez que serve de antena de telecomunicações para radiodifusão e televisão digital.
Outros pontos de vista interessantes em Tóquio incluem a Torre Mori e o Edifício do Governo Metropolitano.
Pormenores interessantes
- Preço... A entrada para os miradouros custa cerca de 10 euros.
- Localização... 4 Chome-2-8 Shibakoen, Tóquio.
- Horário de funcionamento... O miradouro da torre está aberto diariamente das 9.00 às 22.00 horas.
- Como chegar lá... De metro, na linha Oedo até à estação Akabanebashi, na linha Hibiya até à estação Kamiyacho, na linha Mita até à estação Onarimon e na linha Asakusa até à estação Daimon. De comboio, na linha JR Yamanote, até à estação Hamamatsucho.
10. Caminhar pelos trilhos do Santuário Meiji Jingu
Este santuário presta homenagem aos espíritos do Imperador Meiji e da sua esposa, a Imperatriz Shoken. Ambos eram figuras históricas veneradas no Japão e quando morreram, este complexo de monumentos foi construído em Shibuya, rodeado por uma floresta com mais de 300 espécies de árvores de todas as prefeituras do país.
Aí encontrará várias homenagens, como um torii de cedro, que é o arco tradicional japonês dos santuários xintoístas, ou as ofertas de barris de vinho francês, uma vez que o Imperador Meiji foi o primeiro a permitir o consumo desta bebida no Japão.
O Santuário Meiji Jingu é também um oásis de paz na ruidosa capital japonesa e um recanto espiritual muito visitado pelos japoneses, porque simboliza a unidade do país perante as adversidades, sobretudo depois de o santuário ter sido destruído durante os bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial e reconstruído com donativos dos contribuintes.
É possível fazer a visita sozinho ou com uma visita guiada, mas atenção que se trata de uma floresta muito grande e a caminhada desde a entrada até ao pé do santuário é cansativa. Recomendo que traga sapatos confortáveis e água para se hidratar.
Não se esqueça de que, se visitar Tóquio no inverno, as estradas podem estar cobertas de neve e a temperatura pode baixar drasticamente, tal como acontece no outono.
Pormenores interessantes
- Preço... A entrada no santuário é gratuita.
- Localização... 1-1 Yoyogikamizonocho, Tóquio.
- Horário de funcionamento... O santuário está aberto diariamente das 5h às 18h.
- Como chegar... De metro, na linha Odakyu, até à estação de Sangubashi e de comboio, na linha JR Yamanote, até à estação de Yoyogi.
10. Caminhada no Monte Takao, o tesouro natural de Tóquio
Das alturas de Tóquio pode ver-se o Monte Fuji, que é o pico mais alto do Japão, mas não é preciso ir tão longe para ter uma experiência de montanhismo espantosa.
Muito mais perto do centro de Tóquio pode encontrar o Monte Takao, que tem cerca de 600 metros de altura e tem oito trilhos para caminhadas que lhe permitem descobrir um outro lado da cidade.
O Monte Takao também tem um teleférico panorâmico, telecadeiras e é possível chegar à área circundante de comboio. Para além de algumas das melhores paisagens de Tóquio e de uma vista desafogada sobre o Monte Fuji, alberga um parque botânico, um templo budista e um funicular. É uma das paisagens naturais mais atractivas da capital japonesa.
Se estiver interessado numa experiência de caminhada, no Monte Takao pode caminhar sozinho por um dos oito trilhos disponíveis de diferentes níveis de dificuldade ou fazer uma caminhada guiada até ao topo com a assistência de um guia local.
De qualquer forma, é uma óptima maneira de escapar às luzes de néon de Tóquio e ao movimentado centro da cidade durante algumas horas, e de tirar algumas das melhores fotografias da capital japonesa.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada na Reserva Natural do Monte é gratuita.
- Localização... Periferia de Hachioji, Tóquio.
- Como chegar... De metro, na linha Chuo, até à estação de Kobotoke, a cerca de cinco quilómetros do Monte Takao. Para chegar à entrada da reserva natural, é necessário alugar um transporte privado.
Qual é a melhor altura para viajar para Tóquio?
É difícil responder à questão de qual é a melhor altura para viajar para Tóquio porque sempre que for encontrará um número infindável de actividades para descobrir esta fascinante cidade de contrastes.
No entanto, para o ajudar na sua decisão, deixo-lhe uma lista de artigos onde enumero as melhores coisas para fazer nos meses em que a capital japonesa recebe mais visitantes:
- 10 coisas para ver e fazer em Tóquio em janeiro
- 10 coisas para ver e fazer em Tóquio em fevereiro
- 10 coisas para ver e fazer em Tóquio em maio
- 10 coisas para ver e fazer em Tóquio em outubro
- 10 coisas para ver e fazer em Tóquio em novembro
- 10 coisas para ver e fazer em Tóquio em dezembro
Por último, pode também ser útil organizar a sua viagem a Tóquio em função do número de dias que tenciona passar na cidade. Para o ajudar, eis alguns itinerários: