Experiências Ninja/Samurai em Tóquio
A lenda do samurai está fortemente associada ao Japão, pelo que muitos turistas que visitam Tóquio procuram uma experiência relacionada com o samurai.
A figura do samurai é venerada no Japão e faz parte integrante da sua história e cultura. Desde a antiguidade, estes guerreiros das artes marciais fazem parte da tradição japonesa, mas só quando o Ocidente se interessou pelo assunto é que a lenda se globalizou e se tornou uma das atracções para ver e fazer em Tóquio.
Hoje em dia, muitos turistas interessam-se pelas histórias dos samurais e pelas experiências oferecidas na capital japonesa sobre o assunto logo que chegam ao Japão. Se é um deles, aqui tem toda a informação sobre os melhores passeios de samurai em Tóquio.
1. Visite o Museu do Samurai de Tóquio
Localizado no bairro de Shinjuku, o Museu do Samurai de Tóquio é o local com mais informações e material sobre o assunto na capital japonesa.
Este museu interativo está vocacionado para aqueles que querem viver uma experiência samurai, aprendendo sobre a cultura dos mestres guerreiros.
Neste museu pode também experimentar armaduras e tirar fotografias com antigas katanas, bem como visitar uma grande loja de recordações onde pode comprar tudo, desde réplicas de vestuário samurai a objectos considerados de culto na cultura samurai.
As oito salas de exposição permanente e as duas salas de exposição temporária do Museu Samurai também explicam muito da história do Japão, pelo que uma visita é frequentemente recomendada pelos guias turísticos de Tóquio.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada custa cerca de 14 euros.
- Horário de funcionamento do museu... Aberto diariamente das 10.30h às 21h.
- Localização do museu... 2 Chome-25-6 1F-2F.
2. Torne-se um verdadeiro guerreiro samurai em Shibuya
Para se tornar um verdadeiro samurai não basta apenas aprender artes marciais, é preciso também compreender a disciplina dos mestres guerreiros e usar as suas roupas e armaduras.
Nesta excursão, receberá um curso de introdução à experiência samurai e poderá entrar na pele de alguns dos lutadores mais famosos, como Date Masamune, o Dragão Zarolho.
Nesta excursão em estúdio fotográfico em Shibuya, poderá escolher entre sete armaduras diferentes, de várias cores e estilos, e terá à sua disposição as espadas e lanças de um verdadeiro samurai. Um fotógrafo profissional captará o momento tirando as melhores fotografias e poderá tirar cópias digitais como recordação.
Esta excursão inclui o kacchu e o capacete de samurai, o serviço de um fotógrafo profissional, o curso introdutório com um vídeo interativo e as impressões fotográficas.
Detalhes interessantes
- Preço... Esta experiência custa cerca de 96 euros, incluindo a armadura, o vestuário e o serviço fotográfico.
- Local da visita... 5-6 Maruyamacho King Bldg. 7F.
- Duração da visita... A experiência dura aproximadamente uma hora e meia.
3. Assistir a um espetáculo no Teatro Samurai de Tóquio
Se se interessa pela cultura e espiritualidade japonesas, os espectáculos do Teatro Samurai de Tóquio vão deixá-lo maravilhado. Assistir a um destes espectáculos é obrigatório se for um fã do tema samurai. Também lhe dará uma visão do circuito de arte independente da capital japonesa.
O teatro está localizado em Kagurazaka, que é o antigo bairro samurai de Tóquio, e oferece dois espectáculos regulares para pequenos grupos. O Samurai Show e o Samurai Experiencie, uma peça interactiva em que o público se torna parte do elenco, vestindo os mesmos fatos que os actores.
Se visitar Tóquio durante a primavera, pode também desfrutar do Parque Sotobori, famoso pelas suas exuberantes flores de cerejeira. Kagurazaka é também um bairro com restaurantes e bares que fazem da área um ponto de passagem obrigatório para excursões gastronómicas em Tóquio.
Detalhes de interesse
- Preço... Cada espetáculo custa aproximadamente 45 euros.
- Localização do teatro... 40 Yokoteramachi, Tóquio.
4. Reviver a Batalha de Ueno no Parque de Tóquio
Quando, em 1868, o exército samurai foi derrotado pelas forças imperiais que procuravam restabelecer o imperador como governante do Japão, o shogun Tokugawa Yoshinobu Tokugawa retirou-se para o templo Kanei-ji, no Parque Ueno, e jurou render-se sem resistência.
No entanto, um grupo de samurais apresentou-se para defender o shogunato e seguiu-se a sangrenta Batalha de Ueno, na qual as forças imperiais venceram os samurais.
Atualmente, é possível reviver esta batalha, que foi decisiva para a Restauração Meiji e para o Bakumatsu, passeando pelo Parque Ueno, entre o pagode do Templo Kanei-ji e os túmulos dos guerreiros Shogitai. Também se pode visitar o antigo Kuromon, que tem vestígios de balas de batalha.
O Parque Ueno alberga também o Museu Nacional de Tóquio, uma reserva natural, um jardim zoológico e vários jardins interiores onde é possível tirar algumas das melhores fotografias da capital japonesa.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada no parque é gratuita.
- Horário de funcionamento do parque... O parque está aberto das 5.00 às 23.00 horas.
- Localização do parque... Uenokoen, Tóquio.
5. Mergulhe no mundo dos samurais no Museu Nacional de Tóquio
O Museu Nacional de Tóquio é o maior e mais antigo museu do Japão e possui a maior coleção de arte japonesa do mundo, mas é também um refúgio cultural para algumas das tradições mais distintas do país, como a lenda dos samurais.
O museu tem atualmente seis exposições permanentes com o tema dos samurais, com uma grande coleção de espadas, roupas e armaduras usadas pelos guerreiros, especialmente durante o Período Edo, quando os samurais governaram o país. Existem também exposições temporárias sobre alguns dos acontecimentos significativos que ligam os samurais à história do Japão.
Na exposição do Período Edo pode também descobrir como o artesanato tradicional da época prestava homenagem aos samurais com esculturas, trabalhos em metal, cerâmica e tecidos.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada custa cerca de 8 euros.
- Localização do museu... Uenokoen, Tóquio.
- Horário de abertura do museu... O museu está aberto de terça-feira a domingo, das 9h30 às 17h.
6. Treinar como um samurai sob as ordens de um grande mestre
Nesta visita, não só se vestirá como um samurai e aprenderá sobre a sua lenda, como também desenhará a sua katana sob a orientação de um mestre internacional do estilo Kenbu, Tachibana Ittoryu. Neste treino de duração flexível, aprenderá a usar a espada com uma técnica antiga.
A visita inclui também o aluguer do traje de samurai, a espada de um só gume e uma sessão fotográfica para perpetuar a sua experiência. Também pode optar por um vídeo da sessão de treino e, após a prática da katana, receberá um certificado que o atesta como um autêntico guerreiro samurai pertencente a um clã.
Esta experiência foi concebida para toda a família, o que a torna um dos planos ideais se estiver de visita a Tóquio com crianças.
Detalhes de interesse
- Preço... Esta experiência começa a partir de 91 euros, incluindo espada de um só gume, traje e sessão de fotos ou vídeo.
- Local da visita... 2 Chome-2-5.
- Duração da visita... A experiência dura aproximadamente duas horas.
7. Faça uma viagem de um dia à cidade samurai de Kamakura a partir de Tóquio
Kamakura é uma cidade muito importante na história do Japão, pois foi onde se estabeleceu o primeiro governo militar do país a partir do século XII, dando início ao Período Samurai.
Durante quase 200 anos, Kamakura substituiu Kyoto como sede do poder central do Japão e resistiu às invasões mongóis com um grande exército sob o comando do samurai Takezaki Suenaga.
Por conseguinte, para a cultura samurai, Kamakura é a cidade mais importante e é possível visitá-la numa excursão a partir de Tóquio com um guia local conhecedor.
Situada a cerca de uma hora da capital japonesa, a viagem durante a excursão é feita em transportes públicos e, em Kamakura, a excursão inclui uma visita ao santuário samurai Hachiman, aos templos Zen e à estátua de bronze de Kotoku-in, o Grande Buda de onze metros de altura.
Em Kamakura, pode também visitar a pitoresca ilha de Enoshima, coroada pelo santuário xintoísta e pelo jardim de plantas tropicais.
Detalhes de interesse
- Preço... A excursão custa aproximadamente 112 euros.
- Duração da excursão... Cerca de oito horas, incluindo o transporte de regresso de Tóquio.
8. Visita ao túmulo dos 47 Ronin no templo Sengaku-ji
A história dos 47 Ronin é uma lenda nacional do Japão antigo, segundo a qual um grupo de samurais que foram forçados a tornar-se ronin, ou samurais sem senhor, devido ao suicídio a que o seu senhor feudal foi condenado, vingaram-se matando o alto funcionário que assinou a condenação.
Esta lenda ocorreu em Tóquio entre 1701 e 1703 e exemplifica o código de honra samurai baseado na lealdade, sacrifício e perseverança de vassalos leais.
A lenda presta homenagem aos 47 Ronin que aceitaram executar uma vingança e depois renderam-se às autoridades, que os condenaram a harakiri.
A história tornou-se muito popular durante o período de modernização forçada da Era Meiji, quando muitos japoneses sentiram que o país estava a perder as suas raízes culturais. Este facto também contribuiu para a popularização do samurai.
Atualmente, os túmulos dos 47 Ronin podem ser visitados no templo budista de Sengaku-ji, no antigo bairro de Takanawa, em Minato-ku.
Detalhes de interesse
- Preço... A entrada no templo é gratuita.
- Localização do templo... 2 Chome-11-1, Tóquio.
- Horário de funcionamento do museu... O templo está aberto diariamente das 7.00 às 18.00 horas.
9. Almoço ou jantar num restaurante temático do Período Sengoku
O Sengoku Buyuden é um restaurante temático decorado com todo o tipo de objectos relacionados com as lendas dos samurais. Aqui pode almoçar ou jantar rodeado de armaduras, capacetes, katanas e todo o tipo de objectos do Período Sengoku, que remonta aos longos anos de guerras civis que terminaram com a unificação do Japão.
Este izakaya, ou bar temático de Tóquio, destaca-se pela sua comida local, sushi e marisco, que são tão bons como o ambiente do espaço. Os itens do menu prestam homenagem a grandes guerreiros com os seus nomes e as portas da casa de banho são guardadas por dois samurais em tamanho real.
Os restaurantes temáticos são uma tendência crescente em Tóquio e há outros locais temáticos semelhantes para visitar, como o Ninja Café & Bar, que para além da decoração tem empregados ninja e uma sessão fotográfica que torna os comensais parte do cenário.
Pormenores interessantes
- Localização do restaurante... 1 Chome-6-2 T-wing Building 4F.
- Horário de funcionamento do restaurante... Todos os dias das 11.00 às 23.00 horas.
10. Aprenda a usar estrelas shuriken no Ninja Samurai Dojo
Embora tenham origens diferentes, os temas ninja e samurai fundiram-se ao longo da história. É por isso que no Ninja Samurai Dojo decidiram combinar estas duas actividades para criar um campo de treino onde é possível experimentar o treino ninja-samurai e aprender a usar as estrelas shuriken.
No Ninja Samurai Dojo, é possível participar em seminários ou treinar uma técnica individual. O objetivo dos fundadores é reavivar as tradições dos ninjas e samurais de antigamente, que eram obrigados a aprender as dezoito artes marciais e artes performativas como a dança e o ninjutsu, que é a arte marcial japonesa de espionagem e guerrilha.
Todas estas técnicas antigas sobreviveram aos tempos e no Ninja Samurai Dojo pode aprendê-las em cursos regulares ou em seminários intensivos de uma semana para visitantes. Assim, se estiver de visita a Tóquio durante sete dias, pode tornar-se um ninja-samurai profissional.
Pormenores interessantes
- Preço... Os cursos intensivos começam em 55 euros.
- Localização do templo... 2 Chome-17-8, Tóquio.