Mais sobre: Tours de fotografia em Tóquio
Em algumas cidades, os museus de néon são frequentemente atracções turísticas e o que é melhor do que um museu? Uma cidade, e no Japão pode encontrá-la. É Tóquio, a cidade das luzes néon, da gastronomia extravagante, dos arranha-céus imponentes e da cultura colorida; o sonho de um fotógrafo.
Em cada esquina encontrará um motivo para tirar uma grande fotografia. É como um passeio sem fim que desperta os sentidos entre a inovação e a tradição. Se está à procura dos melhores passeios fotográficos para adicionar à sua lista de coisas para ver e fazer em Tóquio, este post é para si.
1. Passeio fotográfico de quimono em Asakusa - Tóquio
Tome nota deste tipo de passeios, especialmente se estiver a visitar a cidade japonesa no final do inverno. Sensoji e os seus pitorescos jardins estarão em plena floração e estará a usar um kimono ou hakama para parecer um autêntico japonês.
Procura uma experiência imersiva entre as suas coisaspara ver e fazer em Tóquio na primavera? Esta excursão tem o seu nome escrito em todo o lado.
A sua aventura fotográfica começará frequentemente numa loja de quimonos em Asakusa. Depois de se preparar, a selva de betão cederá os seus espaços para uma bela sessão fotográfica.
O passeio passa normalmente pelo Templo Sensoji, a famosa Rua Nakamise, a Ponte Azuma, o curioso Monumento Sapporo, bem como a Tokyo SkyTree.
De facto, este passeio não é apenas um dos melhores passeios fotográficos em Tóquio, mas também uma das visitas guiadas mais essenciais na capital japonesa.
A visita dura mais de 3 horas e é acompanhada por um fotógrafo profissional e um guia que lhe explicará a importância histórica da região e/ou do seu grupo de, no máximo, 6 pessoas, vestidas com trajes tradicionais.
No final da visita, é possível concluir o passeio pela cidade com um passeio num riquexó ou num riquexó oriental japonês tradicional, mediante o pagamento de uma taxa adicional.
Detalhes interessantes
- Preço: A partir de 82 €.
- Duração: 3 horas e 30 minutos.
- Horário: a partir das 19 horas.
- O que a visita inclui normalmente: guia por fotógrafo profissional, aluguer de kimono ou hakama. Passeio a pé por Asakusa e arredores.
- Meio de transporte: a pé
- Prós: é uma excursão nocturna, normalmente oferecida às 19:00 horas, o que a torna conveniente se quiser fazer compras. Os guias levam-no pelas ruas principais e pelas menos visitadas pelos turistas, para que possa conhecer o coração de Asakusa. Para além da experiência do fotógrafo profissional, os guias são geralmente historiadores ou conhecedores da cultura japonesa.
- Contras: Não está disponível em inglês.
2. Visita fotográfica diurna à cidade de Tóquio
A metrópole de Tóquio é uma enorme expansão de betão que se estende por quilómetros em todas as direcções, com centros urbanos dispersos. Com este tipo de tour poderá captar com a sua máquina fotográfica as melhores paisagens de Shimbashi e Ginza, como a Torre de Tóquio.
Outro cenário muito visitado por este tipo de tour é Shibuya, onde se encontra o Jardim das Cerejeiras, o icónico Santuário Meiji e o Jardim Nacional Shinjuku Gyoen, um parque nacional que não o deixará indiferente, entre outros.
Fará parte de um grupo de até 6 pessoas, que receberão dicas sobre técnica fotográfica e composição do seu especialista local enquanto capta imagens para recordar.
Detalhes de interesse
- Preço: A partir de 160 euros.
- Duração: 2 horas e 30 minutos.
- O que normalmente inclui a excursão: Transporte de ida e volta ao hotel. Itinerário personalizado, conselhos de um fotógrafo profissional. Tripé (se necessário). Guia para conhecer Tóquio.
- Meios de transporte: a pé.
- Prós: Recebe conselhos fotográficos. No final do passeio, especialistas e principiantes terão explorado a composição básica de imagens com paisagens extraordinárias como pano de fundo.
- Contras: Apenas disponível em inglês. Só está incluído o transporte de e para o hotel, mas não para as várias paragens do itinerário. O horário é frequentemente pouco flexível (muitas vezes só é oferecido às 10:00).
3. Visita fotográfica nocturna a Tóquio
A cidade dos sinais de néon ganha vida sob o luar. Com esta excursão fotográfica nocturna, receberá dicas sobre a composição da imagem e técnicas para tirar o máximo partido da sua máquina fotográfica com iluminação artificial e natural à noite.
Ao visitar locais emblemáticos em Shinjuku e Shibuya, como o cruzamento de Shibuya, mais conhecido por Shibuya Crossing, ou o animado bairro noturno que rodeia a estação de comboios mais movimentada do Japão, no bairro de Shinjuku, o seu grupo de até 6 pessoas irá captar as melhores imagens da noite.
Se o seu tripé for um problema, não se preocupe, pode alugar um por um suplemento neste tipo de excursão. Desfrute da experiência e deixe-se levar por esta cidade vibrante.
No entanto, se visitar Tóquio no inverno, aconselho-o a não se esquecer de trazer roupa quente, pois pode apanhar frio.
Pormenores interessantes
- Preço: A partir de 160 euros.
- Duração: 2 horas e 30 minutos.
- Horário: A partir das 19:00 horas.
- O que pode incluir a visita: Visita guiada por fotógrafo profissional. Passeio noturno a pé por Shinjuku e Shibuya. Possibilidade de aluguer de um tripé por um custo adicional.
- Meios de transporte: a pé
- Prós: à noite, entre os sinais de néon, os semáforos e o luar, as fotografias terão cores, texturas e contrastes inigualáveis, perfeitos para uma objetiva 24-70mm, especialmente para os conselhos básicos que receberá do seu veterano fotógrafo profissional.
- Contras: Não está disponível em inglês.
4. Visita fotográfica + aula magistral em Tóquio
Deixe os seus primórdios fotográficos para trás com este tipo de excursão. Um fotógrafo profissional experiente irá levá-lo pela mão para explicar formas criativas de tirar fotografias de rua na paisagem nocturna dos bairros mais coloridos de Tóquio.
Para além de compreender os cenários ideais para a fotografia de rua, irá praticar a montagem de fotografias panorâmicas do trânsito, bem como a utilização de reflexos, sombras e silhuetas contrastantes.
Esta é uma aula de fotografia para tirar o máximo partido da sua máquina fotográfica à noite, com ou sem tripé.
A excursão começa normalmente em Shinjuku, uma das zonas mais movimentadas de Tóquio. Aí, o seu pequeno grupo de, no máximo, 4 pessoas irá explorar o esfumado e movimentado Omoide Yokocho, antes de mergulhar no bairro de prazeres de Kabukicho.
Depois de examinar o ambiente a partir das entranhas, através das lentes das câmaras, viajará de metro até Shibuya, onde visitará um velho edifício cheio de tubos e condutas, um cenário saído diretamente do cinema cyberpunk.
No final, a excursão termina em Dogenzaka, outro bairro repleto de néons, perfeito para captar a sua passagem pela vala de Shibuya.
Faça deste tipo de excursão uma das suas coisas para ver e fazer em Tóquio no Natal, quando a véspera de S. Nicolau e a véspera de Ano Novo acrescentam um espetáculo de iluminação que vai querer captar com a câmara.
Detalhes de interesse
-
Preço: A partir de 234 euros
-
Duração: 3 horas.
-
Oque pode incluir a visita guiada: Conselhos e instruções de um fotógrafo profissional, conhecedor da cultura japonesa. Visita a várias atracções turísticas em Kabukicho, Shibuya e Shinjuku.
-
Meios de transporte: a pé
-
Prós: Só o workshop de fotografia já é motivo suficiente para fazer esse passeio. Acrescente a isso o guia pelas famosas e intrincadas ruas de Tóquio, um guia para explorar a cidade à vontade no final da excursão e uma companhia agradável.
-
Contras: Não está disponível em inglês.
5. Visita fotográfica personalizada a Tóquio
Tóquio é uma metrópole que combina na perfeição a estética e a tradição japonesas com um futurismo que tem tanto de retro como de moderno. A cidade seduz os fotógrafos com as suas luzes de néon, as suas ruelas cheias de graffiti e os seus habitantes fumadores.
Neste tipo de excursão, a sua experiência é personalizada. Diga ao seu operador quais são os pontos turísticos de que gosta ou o tipo de imagens que pretende captar com a sua máquina fotográfica e ele organizará tudo por si.
Quando chega o dia da excursão, a aventura começa muitas vezes no seu hotel, onde se encontrará com o seu guia fotógrafo e depois visitará um conjunto diversificado de áreas, desde a famosa Avenida Omotesando, a passadeira de Shibuya até às ruas intrincadas entre Shinjuku e Shibuya com um apelo fotográfico fantástico, como a elegante Harajuku.
Este tipo de excursão é bastante abrangente. É feito a pé e caminhará durante horas (use sapatos confortáveis) para tirar fotografias na altura certa. Enquanto caminha pela cidade, o seu guia partilhará histórias e anedotas sobre o local.
Outro aspeto interessante destas excursões é que se adequam a fotógrafos experientes que querem tirar o máximo partido das suas objectivas, a fotógrafos amadores com câmaras modestas, a quem só tem smartphones ou a influenciadores.
O meu conselho é que coloque esta excursão no topo da sua lista de coisas para ver e fazer em Tóquio em 3, 5 ou 7 dias. Depois dos conselhos que receber, estará pronto para explorar a cidade por si próprio.
Detalhes de interesse
- Preço: A partir de 395 euros.
- Duração: 6 horas.
- O que a excursão pode incluir: transporte de ida e volta ao seu hotel. Itinerário personalizado, conselhos de um fotógrafo profissional. Tripé (se necessário). Guia para conhecer Tóquio.
- Meios de transporte: a pé.
- Prós: É completo. Os grupos são pequenos (máximo de 4 pessoas). No final, a experiência vai muito além de um simples passeio fotográfico, é um passeio imersivo por avenidas e becos famosos, apreciados pelos locais e esquecidos pelas excursões lotadas.
- Contras: Apenas disponível em inglês. Não inclui lanches ou transporte.
6. Sessão de fotos em Tóquio
Quer esteja a viajar sozinho, em casal, com amigos ou em família, é difícil captar fotografias espontâneas e aproveitar realmente o momento, sobretudo quando o tempo é escasso, como quando se planeia O que ver e fazer em Tóquio em 2 dias.
Não o deixe nas mãos de um desconhecido na rua, a solução é mais simples: contrate os serviços de um fotógrafo pessoal.
Ao optar por este tipo de serviço, um fotógrafo local aconselha-o sobre o percurso mais conveniente para os locais de que gosta e depois acompanha-o a si ou ao seu grupo para tirar as fotografias.
Demorará 60 minutos a percorrer, por exemplo, o paraíso dos gamers de Odaiba, onde poderá passear pelo fabuloso Museu Nacional de Ciência Emergente e Inovação e atravessar a Baía de Tóquio na Ponte Arco-Íris.
Sendo uma excursão mais curta e tendo um fotógrafo à disposição para imortalizar a visita, esta excursão pode muito bem ser uma das coisas a fazer em Tóquio com crianças.
Detalhes interessantes
- Preço: A partir de 93 euros.
- Duração: 1 hora.
- Horário: A combinar com o fotógrafo.
- O que pode estar incluído na visita: guia por fotógrafo profissional. 300 - 400 fotografias profissionais. Serviço de retoque para um máximo de 20 fotografias.
- Meios de transporte: a pé.
- Prós: O fotógrafo estará dedicado a si e/ou ao seu grupo durante uma hora, o que lhe permite concentrar-se em desfrutar da viagem, deixando de lado o seu smartphone ou máquina fotográfica pessoal. Planear o percurso é mais fácil, o fotógrafo encarrega-se disso. Flexibilidade de horários. Além disso, alguns operadores oferecem o passeio em espanhol.
- Contras: O transporte não está incluído.
7. Visita fotográfica VIP ao famoso trio japonês: Quioto, Osaka e Tóquio.
O encanto do Japão não se limita a Tóquio, mas estende-se a outras cidades como Quioto e Osaka. Para dominar a técnica fotográfica e conhecer o trio de cidades mais populares do Japão, foi criado este workshop intensivo de fotografia.
Este é o tipo de viagem mais completo para conhecer as principais cidades do Japão enquanto mergulha numa aula de fotografia de 10 dias.
Tóquio
A experiência começa normalmente em Tóquio. Em primeiro lugar, o grupo de 10 pessoas, no máximo, explora as ruas de Ginza.
Para começar a trabalhar os conceitos e os contrastes de luz, visitam-se alguns santuários, mercados e templos no coração da metrópole.
Com as ruas iluminadas por néon de Shinjuku e Shibuya, o grupo percorrerá as misteriosas ruelas onde a luz entra com um brilho fantasmagórico.
Os bairros da velha Tóquio também serão o centro das atenções neste passeio, tal como o "shitamachi" ou "cidade baixa", onde as casas datam do boom do pós-guerra e as suas fachadas contam tantas histórias como os habitantes idosos do bairro.
Quioto
A viagem muda de cidade para chegar a Quioto, depois de um breve trânsito no comboio-bala. Aqui, o tradicionalismo, a ligação consciente com o ambiente e a natureza convergem. A área em torno do complexo do templo Zen Nazenji é muito visitada.
Os jardins de Nanzenji são ideais para criar fotografias compostas. Depois, continue para os templos cobertos de musgo nas encostas das montanhas que ladeiam a antiga capital, terminando em locais menos percorridos.
Osaka
O grupo dirige-se para a terceira cidade da viagem, Osaka, onde verá esta antiga metrópole aparentemente parada no tempo.
É altura de fotografar comida japonesa com comida nikkei. Vale a pena aprender a usar contrastes e Osaka tem o que é preciso para aperfeiçoar esta técnica.
Detalhes interessantes
- Preço: A partir de 3.100 €.
- Duração: 10 dias.
- Horário: todo o dia.
- O que pode incluir a excursão: guia por fotógrafo profissional. Tripé para a sua máquina fotográfica. Todos os pequenos-almoços. Sessão de fotografia de gueixas. Entrada na Torre Mori. Serviço de transporte de bagagens entre Tóquio e Quioto. 10 noites de alojamento em hotel. Bilhete de comboio. Bilhete de comboio-bala entre Tóquio e Quioto. Visita panorâmica e guia pelas principais cidades e conglomerados de Tóquio, Osaka e Quioto.
- Meios de transporte: a pé, comboio e metro.
- Prós: O guia dedicar-se-á a instruí-lo e/ou ao seu grupo em fotografia profissional durante 10 dias, o que lhe permite desenvolver competências como fotógrafo profissional. O planeamento do percurso é facilitado, o fotógrafo do operador escolhido encarrega-se dessa tarefa. O operador escolhido reserva-lhe o alojamento. Flexibilidade de horários.
- Contras: Oferecido em inglês ou japonês.
Dicas para excursões fotográficas
-
Este tipo de passeios foi concebido para explorar todo o potencial da sua máquina fotográfica e tirar o máximo partido de todas as suas possibilidades.
-
Use sempre sapatos confortáveis para todos estes passeios, uma vez que tendem a ser longos e a maior parte deles é feita a pé ou em transportes públicos.
-
Não se esqueça de planear um programa diário de actividades com o seu operador turístico para não perder tempo na cidade. Tóquio tem uma grande variedade de espaços de cartão postal, mas leva tempo a viajar de uma ponta à outra.
-
Tente optar por visitas personalizadas ou em pequenos grupos.
-
Reserve a sua excursão fotográfica com bastante antecedência. Os lugares esgotam-se facilmente, pois este é um hobby para os japoneses e uma atração para os turistas.
Locais a não perder nas visitas fotográficas
- Tokyo Skytree, uma espantosa estrutura de 334 metros visível de quase toda a capital do Japão.
- Odaiba, uma terra de contrastes entre jardins e tecnologia e inovação.
- A Torre de Tóquio, cujas fotografias - sobretudo se a visitarmos ao pôr do sol - fazem lembrar a Torre Eiffel à noite.
- O Templo Senso-ji, um espaço sagrado com vistas de cortar a respiração no final da Rua Nakamise.
- A Ponte do Arco-Íris, uma montra da utilização de energias renováveis. As suas luzes multi-coloridas são alimentadas por painéis solares.
- A entrada do Tokyu Plaza Harajuku e a sua rua sempre movimentada.
- Shibuya Crossing, um cruzamento icónico que certamente reconhecerá na sétima arte que retrata o Japão.
- Jardins de Hama- rikyu, um oásis de 280 metros que concentra a beleza natural da cultura japonesa.
- Cosplay de fim de semana no Parque Yoyogi.
- A tradicional Avenida Omotesando.
- O agitado Omoide Yokocho e o seu caminho de memórias.