Marrakech com crianças

Viajar para a Cidade Vermelha com crianças é sempre uma boa ideia. Se não conhece esta cativante cidade magrebina, tome nota desta lista de atracções que pode visitar com os mais pequenos.

Matteo Gramegna

Matteo Gramegna

leitura de 7 minutos

Marrakech com crianças

Estrada rodeada de árvores, Marraquexe | ©Idriss Meliani

Ao contrário de outros países da região, Marrocos é um país seguro e é um destino perfeito para qualquer viagem em família. De um modo geral, os marroquinos adoram crianças e serão muito mais simpáticos consigo se visitar o país com os seus filhos pequenos.

Se decidiu levar a sua família para o Norte de África, tenha em conta que as melhores épocas são o outono e a primavera. Assim, evitará as temperaturas escaldantes da Cidade Vermelha entre junho e setembro. Aqui está uma lista de 10 coisas para fazer em Marraquexe com as crianças.

1. Deixe-se cativar pela atmosfera da Praça Jemaa el Fna

Jemaa El Fna| ©F Mira
Jemaa El Fna| ©F Mira

Jemaa el Fna é o coração vibrante de Marraquexe. Neste local central, encontrará treinadores de macacos, tatuadores, encantadores de serpentes, um "dentista", curandeiros e os obrigatórios carrinhos de comida. A banda sonora é assegurada por gnawas, grupos de músicos vestidos com uma variedade de roupas.

Devido à sua localização e ao seu ambiente exótico, esta pode ser a primeira atividade a realizar com os seus filhos, que se familiarizarão com o ambiente da cidade enquanto se divertem com todos os elementos acima referidos. De facto, para a sua aclimatação, pode também reservar uma visita guiada a Marraquexe.

Se quiser, pode também visitar a Praça Jemaa el Fna à noite. Ao pôr do sol, o coração de Marraquexe transforma-se e é a altura ideal para provar os pratos tradicionais marroquinos: cuscuz, tajine, harira ou chebakia.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe

2. Atravessar o palmeiral de camelo

Turistas em camelo| ©Alex Quarante
Turistas em camelo| ©Alex Quarante

Situado na parte norte de Marraquexe, o Palmeiral é um local onde as crianças se sentirão como pequenos aventureiros ao montarem no dorso de um camelo.

Alguns passeios de camelo no Palmeiral incluem um típico chá de menta e um lanche tradicional para que possam descobrir as particularidades da cultura local.

Se achar que durante o dia estará demasiado calor, pode optar por um passeio ao pôr do sol que lhe dará a oportunidade de admirar uma das atracções incomparáveis de Marrocos: o seu pôr do sol.

Reservar um passeio de camelo no Palmeiral

3. Visitar os Estúdios Atlas de Ouarzazate

Templo egípcio nos Atlas Studios de Ouarzazate| ©Daniel Poon
Templo egípcio nos Atlas Studios de Ouarzazate| ©Daniel Poon

O que é que "Gladiador", "Astérix e Obélix: Missão Cleópatra" e "Game of Thrones" têm em comum? Fácil! Os três foram filmados em Ouarzazate, a cidade marroquina conhecida como "a Hollywood do deserto".

Este gigantesco cenário é um local surpreendente onde as ruelas da Roma antiga dão lugar a templos egípcios, aldeias tibetanas e edifícios da antiga Jerusalém. Se quiser surpreender os seus filhos, o melhor é reservar uma excursão organizada aos Estúdios Atlas. Um veículo privado irá buscá-lo ao seu hotel ou riad de manhã e, depois de ultrapassar as montanhas, chegará ao seu destino após cerca de três horas e meia.

Mas Ouarzazate é muito mais do que o seu Estúdio Atlas, pelo que recomendo também uma viagem a Ouarzazate a partir de Marraquexe para ver, por exemplo, a espantosa Kasbah de Ait Ben Hadu, uma cidade fortificada declarada Património Mundial pela UNESCO. Os seus filhos também vão adorar.

Reservar uma excursão a Ouarzazate

4. Desperte o seu interesse pela natureza nas Terres d'Amanar.

Vista aérea de Terres d'Amanar| ©Andrew Nash
Vista aérea de Terres d'Amanar| ©Andrew Nash

Terres d'Amanar é um resort a 30 minutos de carro de Marraquexe e nas imediações do Parque Nacional Toubkal. É o local perfeito para recarregar as baterias e desfrutar de uma vasta gama de actividades desportivas e de lazer:

  • Travessia tirolesa.
  • Trampolim.
  • Escorregas do Accro Park Junior.
  • Passeios a cavalo no Alto Atlas (com póneis para as crianças).
  • Tiro com arco (para crianças com mais de 6 anos).
  • Piscina.
  • Ténis de mesa.

Mas antes de passarmos à atividade seguinte, não posso deixar de recomendar uma outra para quando regressar ao país, desta vez sem crianças. É no próprio Parque Nacional do Toubkal, que já referi, e consiste num trekking ao Monte Toubkal. Claro que é algo para adultos, por isso não se esqueça de o fazer se estiver de volta a Marraquexe.

Reservar uma viagem ao Monte Toubkal

5. Abrir as portas da imaginação no Jardim Majorelle

Jardim Majorelle| ©Kamal Hammadi
Jardim Majorelle| ©Kamal Hammadi

Reservar uma visita aos Jardins Majorelle é entrar num parque de grande beleza nos arredores de Marraquexe. Concebido e criado pelo pintor epónimo, foi resgatado por Yves Saint Laurent na década de 1970.

O expoente da alta costura dedicou tempo e dinheiro para devolver a este espaço verde a sua antiga glória. Graças a ele, podemos passear por este lugar mágico que reúne centenas de espécies vegetais diferentes. Para os mais pequenos, será como entrar num conto de fadas. As palmeiras, o bosque de cactos e o lago de nenúfares vão cativar os vossos filhos.

Reservar uma visita aos Jardins Majorelle

6. Passeio por Marraquexe numa carruagem puxada por cavalos

Passeios de riquexó em Marraquexe| ©EFE
Passeios de riquexó em Marraquexe| ©EFE

Uma forma típica de visitar o centro é dar um passeio numa carruagem puxada por cavalos. Se quiser que os seus filhos se divirtam a descobrir a cidade, basta ir aos locais mais importantes de Marraquexe: a Praça Djemaa el Fna, a Mesquita Koutoubia ou a Praça Foucald.

Como sempre acontece em Marrocos, terá de negociar o preço com o motorista antes de entrar na carruagem, mas garanto-lhe que vale bem a pena. Desta forma, as crianças podem conhecer a cidade sem se cansarem demasiado. Na primavera e no verão, é aconselhável evitar o meio do dia para evitar queimaduras solares e insolação.

Pode encontrar mais dicas no artigo 11 dicas para visitar Marraquexe.

7. Refrescar-se no maior parque aquático de Marrocos

Diversão em Oasiria| ©Riad Laksiba
Diversão em Oasiria| ©Riad Laksiba

Se quiser escapar ao calor, nada melhor do que uma viagem ao parque aquático Oasiria. Situado a alguns quilómetros de Marraquexe, é de fácil acesso graças aos transportes gratuitos que partem da Praça Jemaa el Fna.

Neste belo local, as crianças podem desfrutar de atracções como a Lagoa dos Piratas (um navio vermelho ancorado no meio de uma piscina), os mini escorregas e os "baldes transbordantes", grandes contentores que derramam água sobre crianças e adultos. E há também actividades lúdicas e desportivas para crianças dos 6 aos 12 anos.

Oasiria inclui também atracções destinadas aos adultos. Uma das mais famosas é o Rio Loco, uma descida rápida sobre bóias salva-vidas no meio de uma torrente artificial. Mas se gosta de emoções fortes, recomendo o Kamikaze, um escorrega muito rápido (quase 30 km/h) que pode ser completado em 4 segundos.

8. Ofereça a si próprio um dia nos karts

Noite no Kartódromo de Marraquexe| ©Robbie M
Noite no Kartódromo de Marraquexe| ©Robbie M

Se os seus filhos têm mais de 7 anos e adoram a velocidade, pode levá-los ao Kartódromo de Marraquexe, uma pista moderna, situada no Circuito Moulay El Hassan.

As crianças vão divertir-se imenso a conduzir um kart com comandos reguláveis e um motor a quatro tempos. Não terá de se preocupar com a segurança deles, pois todos os veículos são fabricados por um fabricante de renome internacional, com proteção, carroçaria envolvente e um sistema de absorção de choques. E se não tiver experiência anterior, pode optar pelo Tandem, um veículo de dois lugares conduzido por um instrutor experiente.

Marrakech Kart Racing está localizado perto da zona hoteleira de Agdal, a 10 minutos de carro do aeroporto e a 5 minutos da Praça Jemaa el Fna. Com uma largura de 7 metros e um comprimento total de cerca de 1000 metros, a pista é perfeita tanto de dia como de noite.

9. Faça uma pausa no Cyber Parc

Placa de entrada do Cyber Park| ©tiagoibizabp18
Placa de entrada do Cyber Park| ©tiagoibizabp18

O Cyber Park é um jardim botânico que nasceu no século XVIII por ordem do Sultão Sidi Mohammed Ben Abdellah. Hoje em dia, pode passear por um belo jardim de rosas, desfrutar de uma ligação Wi-Fi de qualidade e encontrar uma grande variedade de informações nos ecrãs digitais espalhados pelo parque. Se quiser relaxar à sombra das palmeiras, responder a um e-mail e deixar as crianças brincarem à vontade, o Cyber Parc é o local ideal para si.

Este pulmão verde é um oásis de tranquilidade no coração de Marraquexe, situado entre a agitação da Medina e o bairro de Gueliz. Está aberto todos os dias das 9:00 às 19:00 e pode ser visitado por pessoas com mobilidade reduzida. Se quiser organizar a sua visita, pode ler o artigo Marraquexe num dia: um guia expresso da cidade.

10. Explorar a Cidade Vermelha de bicicleta

Andar de bicicleta em Marraquexe| ©cof cabs
Andar de bicicleta em Marraquexe| ©cof cabs

Se os seus filhos gostam de bicicletas, porque não dar uma volta numa? Para explorar a Cidade Vermelha, pode optar por um passeio de bicicleta. Estas excursões percorrem Marraquexe todos os dias e visitam os principais pontos turísticos da cidade.

O guia irá mostrar-lhe os locais mais bonitos e famosos e as ruelas mais pitorescas, havendo também pequenas paragens para se refrescar ou tirar algumas fotografias.

Duram normalmente cerca de três horas e tem também a opção de alugar bicicletas no Palm Grove.

Conselhos para viajar com crianças para Marraquexe

Num esquadrão pelo palmeiral de Marrocos| ©Laila Diaz
Num esquadrão pelo palmeiral de Marrocos| ©Laila Diaz

Marrocos é um país exótico e os seus filhos vão adorar. No entanto, antes de aterrar, é importante ter em mente alguns conselhos úteis:

  • Em Marrocos, poderá encontrar carteiristas e, certamente, vendedores insistentes. No entanto, em geral, é um país seguro. Para mais informações, consulte o artigo Segurança em Marraquexe.
  • Se viajar com os seus filhos, não é aconselhável utilizar os transportes públicos. Os autocarros estão frequentemente sobrelotados, pelo que é preferível recorrer aos táxis e aos condutores privados.
  • Quando se viaja com crianças, é importante poder levá-las a um parque para que se possam libertar e brincar. Em Marraquexe, o Cyber Park é o local ideal. Os outros espaços verdes (como o famoso Jardim Majorelle) não se destinam a estas actividades.
  • A raiva é endémica em Marrocos. Para evitar problemas de saúde, é melhor evitar o contacto com animais vadios.

A água da torneira é supostamente segura para beber, mas não é aconselhável bebê-la. Se os seus filhos tiverem sede, tenha sempre água engarrafada à mão.

  • Se os seus filhos gostam de drones, tenho más notícias: não é permitido pilotar drones em Marrocos. Deixe-os em casa ou poderão ser confiscados na fronteira.
  • Todas as crianças (ou quase todas) adoram passeios de camelo. Certifique-se de que não regressam a casa desiludidos...