10 coisas para ver e fazer em Amesterdão em abril

abril traz bom tempo e celebrações muito especiais a Amesterdão - quer saber quais?

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 11 minutos

10 coisas para ver e fazer em Amesterdão em abril

Bicicletas na ponte de Amesterdão | ©Jack Winbow

Há sempre algo para fazer ou ver em Amesterdão. Não é segredo que a esta capital europeia não falta nem a energia nem a cultura para fazer uma viagem inesquecível. Em abril, porém, é ainda melhor. Porquê?

Porque a primavera já chegou com as suas temperaturas amenas. Talvez já tenha ouvido dizer que Amesterdão é a cidade dos canais, das tulipas ou da cor laranja. Pois bem, durante o mês de abril, poderá ver todos estes emblemas em todo o seu esplendor. Se isto lhe parece suficientemente bom, espere até ver o que maisAmesterdão tem reservado para si em abril.

1. Celebrar o Dia do Rei como um holandês

Celebrar o Dia do Rei| ©Charlotte de Vries
Celebrar o Dia do Rei| ©Charlotte de Vries

Sabe o que é o Koningsdag? Bem, se viajar para Amesterdão em abril, no dia 27, não vai demorar muito a descobrir. Este dia é o Dia do Rei (antigo Dia da Rainha) e as ruas da cidade enchem-se de cor de laranja (a cor da monarquia holandesa), música e eventos para celebrar a sua monarquia.

A maior parte das actividades são ao ar livre e gratuitas, como os mercados de rua e os concertos, por isso prepare-se para se divertir. Porquê 27 de abril?

A data depende do aniversário do Rei na altura, embora nos últimos anos tenha sido sempre em abril, uma vez que a anterior Rainha também celebrou o seu dia neste mês primaveril. O meu conselho é que não se esqueça de levar na mala algumasroupas cor de laranja, não vai querer parecer deslocado! Claro que há muito para fazer, por isso pegue na sua agenda e comece a planear.

Festa nos canais

Como Património da Humanidade, os canais de Amesterdão são claramente o centro das atenções no Dia do Rei. Porquê? Porque milhares de barcos decorados entram nos canais, tocam música e a água transforma-se numa grande festa. Se tiver sorte, pode entrar num deles, mas se não tiver, pode também dançar na margem e nas pontes.

Reservar um cruzeiro pelos canais em Amesterdão

2. Aproveite o melhor da época das tulipas

Visitar um campo holandês| ©Karene
Visitar um campo holandês| ©Karene

Provavelmente já sabe que a flor mais típica de Amesterdão (e da Holanda) é a tulipa. O bom de viajar em abril é que poderá vê-las como nunca antes, pois é o meio da estação.

A meio do mês é quando todo o país se enche de um enorme manto de tulipas das mais variadas cores. Embora as possa ver sempre no mercado de flores de Amesterdão, um dos meus locais preferidos para as ver em flor é oJardim Keukenhof, o maior parque de tulipas do mundo. Milhões de bolbos abrem-se aqui, criando uma bela paisagem que pode ser alcançada através de uma excursão organizada a partir de Amesterdão em apenas meia hora. Se não quiser ir tão longe, pode sempre fazer um passeio de bicicleta até aos arredores de Amesterdão, onde poderá ver tulipas.

Fazer uma viagem aos Jardins Keukenhof

3. Dance ao som de música eletrónica no Awakenings Easter Music Festival

Festival de Música de Páscoa Awakenings| ©Borja
Festival de Música de Páscoa Awakenings| ©Borja

A música chega a Amesterdão em abril no Awakenings Easter Music Festival. Este festival de música eletrónica é normalmente realizado no Gashouder, um edifício industrial que serve de palco perfeito para bandas e DJs de renome internacional.

Os bilhetes podem ser comprados no site do evento, mas atenção, tendem a esgotar (cerca de 200.000 pessoas participam todos os anos). Existe agora uma área de campismo para tornar a experiência do festival ainda melhor, mas pode sempre ficar na cidade e assistir aos concertos de cada dia, uma vez que o local ficaperto do centro (cerca de meia hora) e é fácil de se deslocar em Amesterdão.

Se estiver realmente interessado neste tipo de música, recomendo também o museu de música eletrónica Our House, onde pode mergulhar numa experiência imersiva onde pode até criar batidas electrónicas.

4. Ir à Parada das Flores em Amesterdão

Carruagens Bloemencorso Bollenstreek| ©jdegraaf
Carruagens Bloemencorso Bollenstreek| ©jdegraaf

Consegue imaginar um desfile de 42 quilómetros onde só se vêem flores? Os seus olhos não conseguirão ver os muitos carros decorados com tulipas, narcisos ou jasmins que percorrem a estrada ao longo de quilómetros.

É o que acontece no Bloemencorso Bollenstreek, um evento de que pode desfrutar se vier a Amesterdão em abril. É agora tão conhecido pela sua beleza que atrai milhares de pessoas todos os anos, tanto visitantes como habitantes locais. O percurso começa em Noordwijk, a região das flores, e termina em Haarlem. No entanto,passa por muitos outros locais, incluindo o jardim Keukenhof, que fica apenas a meia hora de carro de Amesterdão.

Como é gratuito, não tem desculpa para reservar uma excursão de Amesterdão a várias destas aldeias e apreciar as flores e a primavera. O meu conselho é que, onde quer que esteja, não perca a oportunidade de ver este desfile ao vivo. Se já é mágico em fotografias, estar lá, com o cheiro doce e natural que exala, é espetacular. Já para não falar das esculturas, verdadeirasobras de arte feitas de flores.

Reserve a sua excursão a partir de Amesterdão

5. Prove a melhor cerveja holandesa no Meibockfestival

Desfrutar do Festival da Cerveja| ©Brett Sayles
Desfrutar do Festival da Cerveja| ©Brett Sayles

Se gosta de cerveja, ficará grato por estar em Amesterdão no final de abril, porque é nessa altura que se realiza o Meibockfestival. Este é o evento de cerveja da primavera. Todos os anos, vários fabricantes de cerveja artesanal reúnem-se na zona do canal.

A entrada custa cerca de 7 euros e, embora inclua um copo oficial, terá de pagar por cada cerveja separadamente (a partir de 1,5 euros cada). O melhor deste festival é que todas as bancas estão no centro da cidade, noPosthoornkerk, pelo que é fácil provar todas as variedades.

O meu conselho é que experimente um pouco de tudo, desde os sabores mais tradicionais aos mais experimentais, frutados ou intensos. Embora a cerveja holandesa seja o foco principal, também vêm aqui cervejeiros artesanais de outras partes do mundo. O que todas têm em comum é o facto de seremcervejas de primavera, que têm um tom especial e não utilizam ervas aromáticas. E se quiser mais, pode sempre ir à Heineken Experience, onde pode visitar o museu e conhecer a história desta importante marca, bem como desfrutar de um cruzeiro pelos canais e das cervejas da marca.

Obtenha a sua Experiência Heineken

6. Visite os museus de Amesterdão em abril durante a Semana Nacional dos Museus

No exterior da casa de Anne Frank| ©Daryl Mitchell
No exterior da casa de Anne Frank| ©Daryl Mitchell

Gostaria de visitar os melhores museus de Amesterdão a um preço reduzido? Se vai viajar para Amesterdão em abril, tenho boas notícias para si: é nessa altura que se realiza a Semana Nacional dos Museus. O que significa isso? Significa que, durante sete dias, haverá eventos especiais e descontos (ou até mesmo gratuitidade).

É a sua oportunidade de ver colecções de museus bem conhecidos, mas também de alguns que não são tão conhecidos, mas que ainda assim valem a pena ver. Para garantir que não perde nada, é melhorcomprar o seu bilhete com antecedência, porque, como seria de esperar, há normalmente muita procura e multidões. Se queres saber quais são as minhas recomendações, deixa-me falar-te delas.

Museu Casa de Anne Frank

Não vos vou mentir, é uma visita difícil, pois esta casa foi onde Anne Frank e a sua família se esconderam durante a invasão nazi. Percorrendo cada uma das divisões, poderás ler fragmentos do seu famoso diário.

De qualquer forma, acho que é essencial entender o que aconteceu ali, como em tantos outros lugares. É claro que normalmente há longas filas para entrar, então compre seusingressos para o Museu Casa de Anne Frank antes de ir para que você possa planejar bem sua excursão.

Museu Van Gogh

Outro dos clássicos que não pode perder se for a Amesterdão, especialmente se for em abril e se puder entrar com desconto durante a Semana dos Museus. Aqui pode ver mais de 200 obras do pintor, incluindo Os Girassóis e o seu famoso autorretrato, bem como desenhos, esboços e cartas.

A visita é uma viagem artística através da vida de Vincent Van Gogh. A verdade é que, apesar de normalmente estar muito cheio, é bastante impressionante poder ver praticamente todas as suas criações.

Por esta razão, recomendo que compre os seus bilhetes para o Museu Van Gogh com antecedência, que também incluem um cruzeiro pelos canais.

Museu da Ciência Nemo

Museu de Ciência Nemo| ©Gamekeeper
Museu de Ciência Nemo| ©Gamekeeper

Não queria deixar de mencionar o Museu de Ciência de Amesterdão, especialmente se viajar com a sua família. Todas as suas salas são muito divertidas e interactivas, fazendo com que se divirta muito, independentemente da sua idade, e que saia de lá com muitas coisas novas. Por outro lado, não posso deixar de mencionar a sua arquitetura; o edifício é muito moderno e tem a forma de um barco, o que fascina os mais pequenos e proporciona uma bela perspetiva da cidade.

Rijksmuseum

O Rijksmuseum é uma referência mundial por sua grande coleção de pinturas da Era de Ouro Holandesa. Isso inclui pinturas de Rembrandt, Vermeer ou Hals.

Se gosta de arte, tem de visitar o Rijksmuseum, é o mais famoso do país por uma razão! Claro que é bastante grande, por isso recomendo quevá com um guia ou com uma visita organizada; vai gostar muito mais de compreender toda a arte que está a ver.

Reserve os seus bilhetes para os museus de Amesterdão

7. Aproveite ao máximo as noites de abril em Amesterdão com um cruzeiro pelos canais

A hora de ouro nos canais| ©mgphotography.uk
A hora de ouro nos canais| ©mgphotography.uk

Com o bom tempo de abril, todos querem estar nas ruas de Amesterdão, ou melhor, nos seus canais. Património da Humanidade, o anel de canais da cidade não só é uma famosa atração turística, como também alberga mais de 2000 barcos-casa.

Talvez não queira ficar num deles, mas deve fazer um cruzeiro fluvial por Amesterdão para conhecer esta parte da cidade. São cerca de 75 quilómetros no total e, mesmo que não os consiga ver todos, um passeio de barco dar-lhe-á a oportunidade deadmirar a cidade de Amesterdão a partir da água, incluindo as luxuosas mansões.

O bom do mês de abril é que os dias são mais longos e a luz que cai ao pôr do sol torna tudo ainda mais bonito. O melhor desta atividade é que normalmente setem um guia (ou, na falta deste, um áudio-guia) para que se possa ouvir explicações sobre a história dos canais e da cidade enquanto se navega.

Reservar um passeio de barco nos canais de Amesterdão

8. Descubra as tradições da Páscoa em Amesterdão.

Paasbrood, o pão típico da Páscoa em Amesterdão| ©Tidbits T
Paasbrood, o pão típico da Páscoa em Amesterdão| ©Tidbits T

Como são as férias da Páscoa em Amesterdão? Em alguns aspectos, são semelhantes às de qualquer outra cidade (chocolate, ovos de Páscoa, dias de folga no trabalho...), mas há outros eventos e celebrações que são únicos. Quais?

A Páscoa em Amesterdão é geralmente uma celebração familiar, embora haja algumas actividades que se realizam em toda a cidade.

Árvore da Páscoa

As decorações são elementos muito importantes durante a Páscoa em Amesterdão. Poderá ficar surpreendido ao ver o que parecem ser árvores de Natal na rua (ou mesmo à venda nos supermercados). Na verdade, não são abetos, mas ramos de salgueiro dos quais pendem cascas de ovos pintadas e figuras de coelhos, borboletas e bebés.

Comidas típicas da Páscoa

Como é típico em todo o mundo, o chocolate é o alimento rei durante as férias da Páscoa.

No entanto, se estiver em Amesterdão no domingo de Páscoa, pode ir a uma pastelaria ou a um restaurante e saborear o pequeno-almoço(Paasontbijt) ou o brunch(Paasbrunch), que incluem o Paasbrood, um pão doce recheado com sultanas, creme de amêndoa, canela e, ao contrário do Kerstbrood (pão de Natal), coberto com casca de laranja.

9. Divirta-se com toda a família na Festa de Bredeweg.

Crianças na Festa de Bredeweg| ©Helen C
Crianças na Festa de Bredeweg| ©Helen C

Se viajar para Amesterdão com crianças, há sempre coisas para fazer com os mais pequenos, mas em abril, em particular, pode participar no Festival Bredeweg, um evento gratuito cheio de actividades para toda a família, desde artes e ofícios a concertos e peças de teatro.

Toda a celebração tem lugar na rua, no final de abril, pelo que o tempo é geralmente muito agradável. Embora este festival dure vários dias e tenha umavasta gama de eventos culturais, o ponto alto ocorre na noite da ópera de rua.

Não pense que os seus filhos se vão aborrecer, pois são normalmente representados contos infantis, como o da Cinderela - a música e a dança fazem com que a noite seja fantástica!

10. Assistir à abertura do World Press Photo em Amesterdão, em abril

No exterior do World Press Photo em Amesterdão| ©Tanmouss
No exterior do World Press Photo em Amesterdão| ©Tanmouss

Já ouviste falar do World Press Photo? De certeza que sim, pois trata-se de uma exposição itinerante que apresenta o melhor fotojornalismo do ano. Embora se desloque a várias cidades ao longo do ano, abre todos os meses de abril em Amesterdão. E fá-lo na De Nieuwe Kerk (Igreja Nova), um cenário perfeito para descobrir quais as fotografias que melhor captaram os acontecimentos dos últimos doze meses.

Para além de ser uma exposição, oWorld Press Photo é também um concurso, uma vez que um júri profissional e internacional escolhe a fotografia vencedora (e as outras finalistas). Qual teria escolhido?

Pode ser uma das pessoas a dar a sua opinião depois de ver e ler as histórias por detrás de cada imagem.

Como está o tempo em Amesterdão em abril?

primavera em Amesterdão| ©Naval S
primavera em Amesterdão| ©Naval S

abril é o mês da primavera em Amesterdão, o que significa temperaturas amenas (entre aproximadamente 7ºC e 17ºC) e sol quase todos os dias, com uma probabilidade muito baixa de chuva (cerca de 25%). Se já esteve em Amesterdão no inverno, compreenderá que poder visitar a cidade com céu limpo e sem casaco ou mackintosh é um luxo.

Como as temperaturas sobem e os dias de chuva diminuem, recomendo que aproveite o ar livre, tal como toda a gente faz. Além disso, haverá cerca de 15 horas de luz do dia por dia, pelo que as noites serão mais longas e não terá frio.

Multidões de turistas em Amesterdão em abril

Pessoas em Amesterdão| ©Michell Zappa
Pessoas em Amesterdão| ©Michell Zappa

Os meses de primavera atraem muitos turistas a Amesterdão, especialmente nos dias em que há celebrações especiais.

Não se esqueça disto se viajar em abril, especialmente quando reservar os voos e o alojamento - não deixe para a última hora! Embora o tempo seja ainda melhornos meses de verão em Amesterdão, com tantos eventos importantes a terem lugar em abril, como o Dia do Rei, a Páscoa e a abertura das túlipas, este mês é considerado época alta.

Embora isto possa ser uma desvantagem, é também uma razão para se juntar às festividades e viver uma experiência única. Já está preparado para a sua viagem a Amesterdão em abril? Com todos os planos para mergulhar nas tradições de Amesterdão, vai certamente divertir-se imenso.